Questões sobre Geral

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Analise as asserções.

I. Ao ensinar o nado Crawl, o professor de Educação Física da Escola, capaz de gerir situações didáticas eficazes, deve excluir a utilização dos praticantes mais habilidosos como modelo a ser observado, porque

II. o uso do modelo pode, tanto implicar a imposição de um padrão técnico de movimento, como oferecer uma noção geral a partir da qual se constrói um projeto pessoal de movimento.

 Sobre isso,

  • A. a primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
  • B. a primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
  • C. as duas asserções são proposições falsas.
  • D. as duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
  • E. as duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

Considere-se um árbitro de futebol, conhecedor das regras que regem a modalidade. Diante de algumas situações ocorridas em campo, analise as questões a seguir, considerando como válidas ou não durante uma partida.

I. É válido um gol feito através de um arremesso lateral, sem que o mesmo toque em algum jogado.

II. Poderá um goleiro fazer um cobrança de uma penalidade máxima.

III. Quando ocorre um impedimento, é concedido ao adversário um tiro livre indireto, cobrado no local da ocorrência.

IV. O Juiz poderá determinar uma penalidade máxima, quando um jogador da defesa, dentro da área penal, agride o adversário de ataque que está conduzindo a bola.

V. É permitido na defesa, durante uma partida, empurrar, segurar ou dar trancos, segurar a bola com as mãos fora da área penal.

Estão corretas:

  • A. I, III e IV.
  • B. III, IV e V.
  • C. II, IV e V.
  • D. I, II e III.
  • E. II, III e IV.

No futsal, o jogo pode iniciar, se cada equipe tiver, em quadra, no mínimo,

  • A. dois jogadores.
  • B. três jogadores.
  • C. quatro jogadores.
  • D. cinco jogadores.
  • E. cinco jogadores e reservas.

A prática esportiva tem importância significativa para os seus praticantes, pois, numa prática bem orientada, podem-se aprender valores fundamentais à vida, como união, respeito, amizade e honestidade. Além de aprenderem a lidar com as vitórias e as derrotas que o esporte proporciona, aprendem a vencer através do esforço pessoal, desenvolvendo a independência, o sentido de responsabilidade e a confiança em si mesmos. Voleibol, basquetebol, futebol, handebol, atletismo e natação são práticas esportivas, que contribuem para o desenvolvimento socioeducativo dos seus praticantes. Leia os itens.

I. Aumentar a força muscular e melhorar a flexibilidade e a resistência cardiorrespiratória.

II. Utilizar situações vividas na prática, para se aprender a convivência com outras pessoas no dia a dia.

III. Melhorar as habilidades motoras básicas, como correr, saltar, rebater e segurar.

IV. Desenvolver valores como liderança, trabalho em equipe e respeito às regras e às individualidades dos companheiros.

V. Aprender aspectos técnicos e táticos que serão utilizados em situação de jogo.

Estão relacionados com os aspectos socioeducativos da prática esportiva:

  • A. I, III e V.
  • B. II e IV.
  • C. I, II e III.
  • D. III, IV e V.
  • E. somente II e III.

São efeitos da atividade física:

  • A. diminuição da gordura corporal, incremento da força muscular, aumento da frequência cardíaca em repouso, diminuição da pressão arterial e melhora do autoconceito e da autoestima.
  • B. piora no estilo de vida, incremento da força muscular, diminuição da frequência cardíaca em repouso, aumento no volume sistólico, melhora do autoconceito e da autoestima.
  • C. diminuição da gordura corporal, incremento da força e resistência muscular, diminuição da frequência cardíaca em repouso, melhora da pressão arterial, melhora do autoconceito e da autoestima.
  • D. diminuição da atividade física, diminuição da força muscular, diminuição da frequência cardíaca em repouso, aumento na pressão arterial em repouso, melhora do autoconceito e da autoestima.
  • E. aumento da capacidade pulmonar, aumento no estresse e na ansiedade, diminuição da massa muscular, aumento da gordura corporal.

Diversos fatores influenciam na nossa qualidade de vida. Muitos desses fatores vão além da nossa reponsabilidade, contudo, de forma geral, eles podem ser modificados, melhorando a nossa vida e nos tornando pessoas mais felizes e ativas. Sobre os fatores que influenciam na nossa qualidade, julgue as afirmativas em certas (C) e erradas (E).

I. Espiritualidade é uma dimensão do homem, visto como ser naturalmente religioso, que busca alcançar a plenitude da sua relação com o transcendental (Deus).

II. O termo saúde é conceituado como “ausência de doença”, logo, saudável é uma pessoa sem doença, independentemente da educação, do trabalho, do ambiente, da família ou do lazer.

III. Os fatores apresentados na figura são interligados, quando se trata de qualidade de vida, de modo que, se algum deles deixa de existir ou passa a ter um mau funcionamento, a nossa qualidade de vida fica ameaçada.

IV. Lazer é uma forma de utilizar o tempo livre, para realizar tarefas prazerosas de livre-arbítrio do ser humano, sendo uma importante ferramenta contra o estresse.

V. O fator “ambiente” possui pouca influência na qualidade de vida, sendo sua manutenção de total responsabilidade individual.

Estão certas:

  • A. II, III, V.
  • B. I, IV, V.
  • C. I, III, IV, apenas.
  • D. I, II, III, IV.
  • E. I, II, V.

Sobre os conceitos de saúde, qualidade de vida, atividade física e exercício físico, enumere as questões como (V) verdadeiras ou (F) falsas.

I. Uma pessoa só é considerada saudável, se não estiver doente: isso é o que preconiza o conceito de saúde estabelecido pela OMS.

II. A qualidade de vida é uma condição humana resultante de parâmetros individuais e socioambientais, modificáveis ou não, que caracterizam as condições em que vive o ser humano.

III. É falso afirmar-se que todo movimento corporal que gera gasto de energia, realizado sem planejamento, é uma atividade física.

IV. O exercício físico e toda atividade física, planejada e estruturada, repetitiva, têm como objetivo a manutenção ou a melhoria de um ou mais componentes da aptidão física, de habilidades motoras ou de reabilitação orgânico-funcional.

V. A saúde é uma condição humana com dimensões físicas, sociais e psicológicas, caracterizadas num contínuo com polos positivo e negativo.

A sequência correta é

  • A. V, V, F, V, V.
  • B. F, V, F, V, V.
  • C. F, F, V, F, F.
  • D. V, F, V, V, F.
  • E. F, V, F, F, V.

Diante do exposto, é possível perceber que houve um aumento da procura por

  • A. dietas que preconizam a ingestão excessiva ou restrita de um ou mais macronutrientes (carboidratos, gorduras ou proteínas), bem como exercícios que permitem um aumento de massa muscular ou modelar o corpo.
  • B. exercícios físicos aquáticos (natação/hidroginástica), que são de baixo impacto, evitando o atrito (não prejudicando as articulações), previnem o envelhecimento precoce e melhoram a qualidade de vida.
  • C. mecanismos que permitem combinar alimentação e exercício físico, que permitem a aquisição e a manutenção de níveis adequados de saúde, sem a preocupação com padrões de beleza instituídos socialmente.
  • D. programas saudáveis de emagrecimento, que evitam os prejuízos causados na regulação metabólica, na função imunológica, na integridade óssea e na manutenção da capacidade funcional ao longo do envelhecimento.
  • E. exercícios de relaxamento, reeducação postural e alongamentos, que permitem melhor funcionamento do organismo, bem como uma dieta alimentar e hábitos saudáveis com base em produtos naturais.

A competição que mais sofrerá interferência na altitude elevada é o(a)

  • A. arremesso de peso.
  • B. salto triplo.
  • C. corrida de 100 metros.
  • D. salto em altura.
  • E. maratona.

O gráfico abaixo representa as vias energéticas predominantes e o tempo (duração) de uma atividade.

Com base no gráfico, tendo como referência a duração e a intensidade dos movimentos técnicos, acerca da via energética predominante na modalidade esportiva, é correto dizer-se que

  • A. na corrida de 100 metros, é o ATP, pois apresenta baixa intensidade e longa duração.
  • B. no salto em distância, é o sistema aeróbio, pois apresenta alta intensidade e curta duração.
  • C. no arremesso do dardo, é o ATP + o ácido lático, pois apresenta alta intensidade e longa duração.
  • D. no saque por cima do voleibol, é o ATP, pois apresenta alta intensidade e curta duração.
  • E. na prova de 50 metros crawl, é o ATP-CP, pois apresenta baixa intensidade e longa duração.
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