Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A Ginástica Laboral situa-se entre as práticas destinadas a minimizar contingências decorrentes das atividades ocupacionais, constituindo-se de pausas com exercícios programados previamente, que levam em consideração as atividades nos diversos setores da empresa. Sobre a situação no trabalho e indicação de pausa analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Trabalho com movimentos repetitivos: pausas curtas de 3 a 5 minutos por hora trabalhada, reduzindo a fadiga e aumentando o potencial de ação prolongada.
II. No aprendizado de habilidades ou trabalho de aprendizes: dosar as pausas conforme a dificuldade das habilidades a serem aprendidas.
III. Trabalho pesado em ambientes quentes ou frios: pausas maiores que 10 a 15 minutos, além de um ou duas pausas curtas por turno de 3 a 5 minutos.
IV. Trabalhos com elevada exigência mental: pausas dosadas para que a carga horária máxima suportável não seja ultrapassada.
De acordo com Grandjean (1998) estão corretas as afirmativas:
O esporte pode ser conceituado como uma atividade ou prática competitiva, institucionalizada, que envolve esforço físico vigoroso ou o uso de habilidades motoras relativamente complexas, por indivíduos cuja participação é motivada pela combinação de fatores intrínsecos e extrínsecos. Entre os diversos critérios para classificação dos esportes, situam-se se a prática individual e coletiva se existe ou não relação com companheiros e se existe ou não interação direta com o adversário. Desta forma, analise as afirmações acerca da classificação dos esportes:
I. Esportes individuais em que não há interação com o oponente: são atividades que requerem a colaboração de dois ou mais atletas, mas que não implicam a interferência do adversário na atuação motora. É exemplo de esporte nesta classificação a Natação.
II. Esportes coletivos em que não há interação com o oponente: são atividades motoras em que a atuação do sujeito não é condicionada diretamente pela necessidade de colaboração do colega nem pela ação direta do oponente. É exemplo de esporte nesta classificação o Ginástica rítmica desportiva coletiva.
III. Esportes individuais em que há interação com o oponente: são aqueles em que os sujeitos se enfrentam diretamente, tentando em cada ato alcançar os objetivos do jogo evitando concomitantemente que o adversário o faça, porém sem a colaboração de um companheiro. É exemplo de esporte nesta classificação o Tênis.
IV. Esportes coletivos em que há interação com o oponente: são atividades nas quais os sujeitos, colaborando com seus companheiros de equipe de forma combinada, se enfrentam diretamente com a equipe adversária, tentando em cada ato atingir os objetivos do jogo, evitando ao mesmo tempo que os adversários o façam. É exemplo de esporte nesta classificação o Futebol.
De acordo com Ramirez (2007) estão corretas as afirmativas:
O Basquetebol se constitui em uma modalidade esportiva coletiva disputada por duas equipes composta por cinco jogadores cada, sendo o objetivo deste jogo a realização de pontos por meio de cestas e impedir a consecução destas pelo adversário (Confederação Brasileira de Basquetebol, 2010). Supondo a situação de uma equipe que converteu durante um jogo quinze cestas, com pontuações dentro das três possibilidades de valores, e três delas na forma de lances-livre, assinale a alternativa que apresenta o número mínimo de pontos obtidos por essa equipe no jogo:
A dança como linguagem corporal está presente em todas as sociedades e é parte integrante da cultura que se apresenta a partir de corpos, movimentos, crenças, ritmos, desejos e emoções. Nesta perspectiva analise as proposições analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Por meio das danças e brincadeiras, os alunos poderão conhecer as qualidades do movimento expressivo, como leve/pesado, forte/fraco, rápido/lento, intensidade, duração, direção sendo capaz de analisá-los a partir destes referenciais. Assim,
II. O conhecimento das técnicas associadas à dança proporcionará ao aluno a capacidade de construir coreografias, forma principal de construção a apresentação dos movimentos de ordem expressiva.
De acordo com Caio e Góis (2013) pode-se afirmar com relação às afirmativas que:
O lazer conceituado como o conjunto de ocupações, às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para se divertir e se entreter ou ainda para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora após livrarse ou desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais. Sobre a caracterização do lazer analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Lazer é a cultura vivenciada no tempo disponível das obrigações profissionais, escolares, familiares e sociais, combinando os aspectos tempo e atitude;
II. Lazer é fenômeno gerado historicamente e do qual emergem valores questionadores da sociedade como um todo, porém devido seu caráter lúdico sem influências da estrutura social vigente;
III. Lazer é um tempo privilegiado para a vivência de valores que contribuam para mudanças de ordem moral e cultural;
IV. Lazer é portador de um duplo aspecto educativo, veículo e objeto de educação.
De acordo com Marcelino (2008) estão corretas as afirmativas:
Sobre o esporte adaptado, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Embora o sentido de competição esteja enraizado na prática desportiva, o profissional de Educação Física deve dar aos esportes adaptados o sentido mais amplo possível, adotando-o para abranger não só as experiências de competição, mas também as que envolvam atividades recreativas para o tempo de lazer e permitem ao deficiente ter uma vida saudável. Assim,
II. A modificação das atividades por parte do profissional de Educação Física deve permitir a participação do aluno, caso este não consiga realizar a tarefa em função da deficiência e valorizar com treinamento e incentivo dentro dos níveis de habilidade que os deficientes conseguem atingir.
Pode-se afirmar de acordo com Winnick (2004) sobre as proposições:
A Cinesiologia se constitui no campo de estudos que se dedica à analise dos movimentos do corpo humano. Entre os referenciais considerados para análise do movimento humano, utiliza-se planos imaginários que dividem o corpo em partes de mesma massa ou peso. Assim, associe os planos contidos na coluna da esquerda às suas caracterizações localizadas na coluna da direita.
De acordo com Hall (2016) a correta associação entre os planos e suas caracterizações encontra-se na alternativa:
Quando um segmento corporal se move, ele sofre um deslocamento angular em torno de um eixo imaginário de rotação através da articulação à qual este segmento está ligado. Existem três planos de referência para a descrição do movimento humano, e cada um é orientado, perpendicularmente, a um dos três planos de movimento. Assim, analise as afirmativas acerca destes eixos e assinale a alternativa correta.
I. O eixo transverso, também conhecido como eixo frontal ou látero-medial, é perpendicular ao plano transverso.
II. O eixo anteroposterior constitui-se na linha imaginária em torno da qual ocorre a rotação no plano frontal.
III. O eixo longitudinal constitui-se na linha imaginária que em torno da qual ocorre a rotação no plano sagital.
Segundo Ginnis (2015) estão corretas as afirmativas:
Com relação à terminologia do movimento articular e sua realização a partir dos planos e eixos do movimento humano, associe os planos contidos na coluna da esquerda aos movimentos na coluna da direita:
De acordo com Hall (2016), a correta associação entre os planos e suas caracterizações, encontra-se na alternativa:
A energia retirada dos alimentos fica armazenada em células na forma de ATP, um composto de alta energia. As células podem estocar apenas quantidades limitadas de ATP e devem gerar constantemente novo ATP para fornecer energia necessária para todo o metabolismo celular, incluindo a contração muscular. As células podem geram ATP por meio de três rotas metabólicas. Analise as afirmativas acerca das mesmas e assinale a alternativa correta.
I. No sistema ATP-PCr, Pi é separado da PCr por meio da ação da creatina quinase. Então, Pi pode se combinar com ADP para formar ATP, mediante o uso da energia liberada da quebra de PCr. Esse sistema é aeróbio e sua principal função é manter os níveis de ATP. A produção de energia é de 1 mol de PCr.
II. O sistema glicolítico envolve o processo de glicólise, pelo qual ocorre o fracionamento da glicose ou do glicogênio até o acido pirúvico. Quando a glicólise ocorre sem a presença de oxigênio, o ácido pirúvico é convertido em ácido lático. Um mol de glicose produz 2 mols de ATP, mas um mol de glicogênio produz 3 mols de ATP.
III. O sistema oxidativo. Neste processo o corpo decompõe os combustíveis com a ajuda do oxigênio para a geração de energia e desta forma é um processo aeróbio. A produção oxidativa de ATP é feita a partir de carboidratos e gorduras, sendo a produção a partir de proteínas geralmente insignificante. No que diz respeito aos carboidratos envolve três processos: glicólise, ciclo de Krebs e cadeia de transporte de elétrons. O resultado final é H2O, CO2 e 32 ou 33 moléculas de ATP por molécula de carboidrato.
De acordo com Kenney, Wilmore e Costill (2013) estão corretas as afirmativas:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...