Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os seguintes itens, relativos a estratégias de aulas de educação física que o professor pode utilizar ao lidar com pessoas com necessidades especiais.

Nos casos de baixa acuidade visual, deve-se aumentar as dimensões dos objetos e utilizar cores menos contrastantes.

  • C. Certo
  • E. Errado

A principal meta dos programas de promoção da saúde por meio do esporte escolar é proporcionar fundamentação teórica e prática para que os educandos possam

  • A.

    incorporar conhecimentos que lhes serão úteis para toda a vida.

  • B.

    praticar atividade física em benefício do fortalecimento muscular.

  • C.

    evitar maus hábitos alimentares, para crescerem saudáveis.

  • D.

    incorporar hábitos esportivos em sua vida acadêmico- escolar.

  • E.

    evitar as doenças hipocinéticas, que costumam acometer os trabalhadores em funções repetitivas.

Julgue os seguintes itens, relativos a estratégias de aulas de educação física que o professor pode utilizar ao lidar com pessoas com necessidades especiais.

Na presença de alunos deficientes auditivos, o professor deve posicionar-se de forma que seu rosto fique visível para o aluno e incentivar alguns alunos da turma no uso da linguagem labial e gestual.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um dos problemas de exclusão relacionados à prática esportiva na escola é o da divisão entre meninos e meninas. Essa divisão não é apenas reflexo de um fato biológico, mas está também relacionada

  • A.

    à opção sexual e comportamental apresentada por grupos de crianças e adolescentes.

  • B.

    à construção social dos gêneros masculino e feminino, cada qual com suas características socialmente atribuídas.

  • C.

    à cultura familiar e educacional, que carrega traços característicos de camadas sociais diferentes.

  • D.

    aos jogos e brincadeiras características da região de origem das crianças.

  • E.

    aos hábitos adquiridos pelos alunos em seus primeiros anos de educação infantil.

Julgue os seguintes itens, relativos a estratégias de aulas de educação física que o professor pode utilizar ao lidar com pessoas com necessidades especiais.

O professor de educação física deve preparar o ambiente para levar o aluno à independência e à autonomia e elevar sua autoestima.

  • C. Certo
  • E. Errado

No texto Imagem e Ação, Betti, referindo-se à relação mídia − educação e Educação Física, entende que esta não deve ser considerada na visão de combate ao sedentarismo, desenvolvimento das capacidades físicas e habilidades motoras e muito menos na de formação de futuros atletas. E enfatiza que a Educação Física só ocorrerá de forma pedagógica eficiente quando for concebida

  • A.

    articulando-se vivência corporal, conhecimento e reflexão.

  • B.

    incentivando a cultura, a participação e o companheirismo.

  • C.

    incorporando a sociedade, o pragmatismo e o conhecimento.

  • D.

    estimulando a comunicação, a educação e a vivência corporal.

  • E.

    aprimorando a motricidade, a imagem e a reflexão.

A terceira idade se caracteriza por significativa variação na capacidade fisiológica, mental e funcional, influenciada, por exemplo, for fatores genéticos e de estilo de vida. Quanto ao desenvolvimento da força, nessa faixa etária, há consenso na literatura atual de que ela é importante porque influencia positivamente o desempenho de muitas atividades físicas do cotidiano do idoso, melhorando sua condição de vida. Nesse sentido, pessoas da terceira idade que praticam treinamento de força apresentam

aumento da resistência à insulina.

  • C. Certo
  • E. Errado

Betti, com base em Sérgio, define motricidade humana como a capacidade de movimento para a transcendência, o que significa

  • A.

    utilizar o esporte para o desenvolvimento das capacidades e habilidades do ser humano.

  • B.

    esportivizar o conhecimento, para transformá-lo em benefício da saúde e bem estar.

  • C.

    usufruir, compartilhar, produzir, reproduzir e transformar as formas culturais do exercício.

  • D.

    refletir sobre o movimento físico, incorporando-o ao acervo motor.

  • E.

    instrumentalizar o movimento esportivo, transformando- o em ferramenta aplicável na vida cotidiana e no trabalho.

A terceira idade se caracteriza por significativa variação na capacidade fisiológica, mental e funcional, influenciada, por exemplo, for fatores genéticos e de estilo de vida. Quanto ao desenvolvimento da força, nessa faixa etária, há consenso na literatura atual de que ela é importante porque influencia positivamente o desempenho de muitas atividades físicas do cotidiano do idoso, melhorando sua condição de vida. Nesse sentido, pessoas da terceira idade que praticam treinamento de força apresentam

aumento da densidade mineral óssea total, principalmente em homens.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sousa e Altmann contribuem para a fundamentação de uma Educação Física indutora de ação pedagógica que permite às mulheres e aos homens, conjunta e indiscriminadamente,

  • A.

    vivências esportivas do cidadão que frequenta todos os tipos de escola.

  • B.

    conhecimento e vivências lúdicas do corpo que pensa, sente, age, constrói e consome cultura.

  • C.

    construção de um projeto lúdico desportivo e cultural, que contribua para o desenvolvimento físico.

  • D.

    trabalho pedagógico que determine uma condição ideal de aproveitamento escolar.

  • E.

    trabalho escolar em conjunto e separadamente para o melhor benefício didático.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...