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Aulas de ginástica aeróbica são utilizadas tanto para a melhoria do sistema cardiovascular, como para o fortalecimento muscular, e fazem parte de múltiplas atividades utilizadas para o desenvolvimento e a manutenção da aptidão física. Com relação às características que uma aula típica de ginástica aeróbica deve ter, julgue os itens sequentes.
É recomendada a intensidade de 30% a 60% da frequência cardíaca máxima de reserva. Sessenta por cento é o máximo indicado para se conseguir a melhoria cardiorrespiratória; entretanto, deve-se destacar que o ganho tem relação direta com o nível inicial da qualidade cardiovascular do praticante.
Quando, em uma escola, meninos e rapazes praticam alguma modalidade esportiva ainda considerada por alguns como feminina, ouvem muitas vezes comentários pejorativos e podem ser até mesmo alvo de brincadeiras pesadas. Esse tipo de situação representa uma
brincadeira sem consequências, que docentes e familiares devem atribuir à imaturidade dos envolvidos.
forma de violência e requer a intervenção docente, para que se construa a inclusão de gênero.
forma salutar de pressão do grupo para que os praticantes dessa modalidade voltem-se para outras, mais adequadas.
manifestação comum entre praticantes de diferentes modalidades esportivas, que deve ser resolvida entre eles.
manifestação de desagrado de acordo com o direito de expressão garantido na lei.
Aulas de ginástica aeróbica são utilizadas tanto para a melhoria do sistema cardiovascular, como para o fortalecimento muscular, e fazem parte de múltiplas atividades utilizadas para o desenvolvimento e a manutenção da aptidão física. Com relação às características que uma aula típica de ginástica aeróbica deve ter, julgue os itens sequentes.
Algumas atividades que podem ser utilizadas nesse tipo de aula são a hidroginástica, a musculação, a bicicleta ergométrica, o circuit-training, o step e a ginástica com equipamentos.
Segundo Nascimento e Almeida, entre os argumentos restritivos para se trabalhar adequadamente com lutas, destacam-se dois:
A falta de vivência em lutas por parte dos professores e a preocupação com o fator violência.
A ausência de espaços adequados e as reclamações por parte dos pais dos alunos.
O aumento da violência apresentada pelos alunos e a falta de apoio por parte da coordenação.
A falta de vivência dos alunos e professores e a dificuldade para relacionar o conteúdo com as outras disciplinas da grade.
A preocupação com os alunos mais fracos e a falta de material didático para o desenvolvimento da disciplina.
Aulas de ginástica aeróbica são utilizadas tanto para a melhoria do sistema cardiovascular, como para o fortalecimento muscular, e fazem parte de múltiplas atividades utilizadas para o desenvolvimento e a manutenção da aptidão física. Com relação às características que uma aula típica de ginástica aeróbica deve ter, julgue os itens sequentes.
A aula deve começar com um aquecimento, que geralmente usa movimentos de moderada para alta intensidade, e com grande amplitude de movimentos.
A Federação Brasileira dos Profissionais em Educação Física e o Colégio Brasileiro das Ciências do Esporte, segundo Cecília Borges, realizam, há mais de uma década,
a requalificação dos profissionais provisionados que atuam nos clubes e nas academias.
pesquisas sobre a qualificação do profissional e sua valorização.
programas de atualização profissional escolar e esportiva.
debate sobre o bacharelado em Educação Física nas escolas públicas e privadas.
um rico debate sobre a atualização dos objetivos da Educação Física e seu status profissional.
Aulas de ginástica aeróbica são utilizadas tanto para a melhoria do sistema cardiovascular, como para o fortalecimento muscular, e fazem parte de múltiplas atividades utilizadas para o desenvolvimento e a manutenção da aptidão física. Com relação às características que uma aula típica de ginástica aeróbica deve ter, julgue os itens sequentes.
De modo geral, as quatro fases principais de uma aula de ginástica aeróbica são: atividades de alongamento, exercícios aeróbicos, exercícios localizados e atividades de esfriamento (volta à calma); entretanto, a prioridade de cada uma dessas etapas deve variar, dependendo dos objetivos característicos da aula, do nível de aptidão física, da idade, e das habilidades motoras dos participantes.
Segundo Paes, para promover o equilíbrio entre os aspectos técnicos e os valores humanos no esporte escolar, atendendo às necessidades das crianças, a pedagogia deve se estruturar a partir de dois referenciais: o metodológico e o
socioeducativo.
socioesportivo.
sociocultural.
sociométrico.
sociofilosófico.
Aulas de ginástica aeróbica são utilizadas tanto para a melhoria do sistema cardiovascular, como para o fortalecimento muscular, e fazem parte de múltiplas atividades utilizadas para o desenvolvimento e a manutenção da aptidão física. Com relação às características que uma aula típica de ginástica aeróbica deve ter, julgue os itens sequentes.
Para participantes sedentários, poderá haver uma redução da fase aeróbica da aula, como, por exemplo, alterando a duração e a intensidade, com ênfase na parte localizada.
Para Paes, com relação à estrutura pedagógica, o referencial metodológico para o ensino de esporte na escola deve responder basicamente a três questões: O que ensinar? Quando ensinar? Como ensinar? As respostas a essas questões deverão nortear
o desejo do aluno para a prática de atividades esportivas.
um elenco de atividades direcionadas para a série em questão.
a elaboração do planejamento com conteúdos, estratégias, procedimentos e avaliações.
a participação dos alunos em eventos esportivos, pedagógicos e culturais.
as viagens e trabalhos de estudo do meio, associadas às outras disciplinas.
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