Questões sobre Geral

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Nas competições de natação, existem provas individuais e de revezamento. O revezamento pode ser estilo livre ou medley e, de acordo com as regras oficiais, existe uma ordem dos nados no revezamento medley, que é a seguinte:

  • A. costa, borboleta, peito e livre.
  • B. costa, peito, livre e borboleta.
  • C. costa, peito, borboleta e livre.
  • D. borboleta, costa, peito e livre.
  • E. peito, borboleta, costa e livre.

Segundo as regras oficiais da Federação Internacional de Atletismo (IAAF) de 2014-2015, no que diz respeito ao uso de calçados nas provas atléticas, é correto afirmar que os atletas

  • A. podem competir descalços ou calçados em um ou em ambos os pés.
  • B. devem competir calçados e interromper a participação caso o calçaldo sofra algum dano.
  • C. não podem iniciar uma competição descalços, mas podem dispensar o uso dos calçados durante a prova.
  • D. podem utilizar calçados dotados de aprimoramento tecnológico que proporcione a eles um melhor desempenho.
  • E. não podem utilizar calçados que deixem visível qualquer marca de seu fabricante ou patrocinador da equipe.

Nos dias atuais, as pessoas estão cada vez mais aderindo à prática da corrida, basta ver a quantidade de provas de rua existentes atualmente. Contudo, por mais que correr pareça algo natural, a corrida como esporte requer técnica e cuidados específicos. O técnico de corridas de rua deve saber que o contato dos pés com o solo deve ser feito

  • A. com ligeiro predomíno da ponta, sem que o calcanhar encoste no chão.
  • B. com ligeiro predomínio do calcanhar, terminando na ponta.
  • C. com total predomínio do calcanhar, sem encostar a ponta.
  • D. ora com a borda externa ora com a borda interna do pé.
  • E. com o calcanhar e a ponta simultaneamente.

Um deficiente visual que participa de aulas de Educação Física ou de um treinamento de alguma modalidade esportiva poderá encontrar certa dificuldade em perceber e reproduzir alguns movimentos, tais como alguns gestos técnicos demonstrados pelo professor ou técnico.

Para que esse participante possa perceber melhor esses movimentos e ter uma melhor experiência durante a aula ou treinamento, o professor deve

  • A. explicar detalhadamente o movimento e exigir que o aluno tente reproduzi-lo a partir da explicação.
  • B. demonstrar o movimento para todos os alunos e, em seguida, separadamente, explicá-lo para o aluno deficiente.
  • C. segurar os braços e pernas do aluno deficiente e guiar os seus membros de forma a reproduzir o movimento corretamente.
  • D. deixar que o aluno toque o professor enquanto demonstra o movimento para perceber o movimento por meio do tato.
  • E. deixar que os outros alunos segurem os braços e pernas do aluno deficiente e guiem os seus membros para que reproduza o movimento corretamente.

Na presença de um aluno com deficiência auditiva, o professor de Educação Física deve

  • A. guiar o aluno, se este precisar, oferecendo o cotovelo para que ele se apóie.
  • B. aumentar as dimensões dos objetos utilizados em aula e utilizar cores contrastantes.
  • C. estar ciente de que, no caso de deficiência auditiva causada por doença na infância, a consequência é o deficit cognitivo.
  • D. estar ciente de que no caso de surdez decorrente de alteração no aparelho vestibular podem ocorrer dificuldades de equilíbrio.
  • E. informar o aluno sobre obstáculos e matérias presentes no espaço e remover aqueles que forem desnecessários.

Analise a seguinte situação:

Em uma aula de iniciação esportiva, o professor divide a turma em duplas e em cada dupla um dos alunos estará vendado. Cada dupla fica com posse de uma bola. Os alunos vendados devem seguir as orientações do companheiro de dupla para tentar quicar a bola no chão e recuperá-la; quicar a bola para frente, para trás, para um lado e para o outro; realizar algumas atividades de controle de bola, como passar a bola de uma mão para a outra, jogar para cima e recuperá-la; passar a bola para o colega de dupla; tentar receber a bola do colega de dupla. Depois de um tempo, o professor inverteu os papéis nas duplas.

A atividade descrita é comumente utilizada para que os alunos possam imaginar e compreender as características de pessoas com deficiência

  • A. cognitiva.
  • B. auditiva.
  • C. física.
  • D. social.
  • E. visual.

O Futebol de Cinco é uma modalidade paraolímpica em que os atletas participantes são

  • A. pessoas com deficiência mental.
  • B. pessoas com deficiência física.
  • C. pessoas com deficiência visual.
  • D. pessoas com paralisia.
  • E. amputados.

Captação de oxigênio de recuperação é um termo utilizado para designar a manutenção da ventilação, em níveis acima dos de repouso, que se observa após um período de execícios físicos intensos. Isso ocorre porque a temperatura corporal

  • A. elevada, após o exercício, aumenta a velocidade das reações químicas em todo o corpo; o coração e os músculos, usados na respiração, ainda estão trabalhando mais do que no repouso; os processos de reparo dos tecidos estão ocorrendo mais aceleradamente.
  • B. abaixa rapidamente após o exercício e é necessário evitar uma redução excessiva; o coração reduz drasticamente seu volume de ejeção e os músculos respiratórios trabalham para evitar uma baixa oxigenação; os processos de reparo dos tecidos estão ocorrendo mas lentamente.
  • C. se mantém elevada após o exercício para evitar contraturas musculares; o coração e os músculos, usados na respiração, ainda estão trabalhando mais para impedir a fadiga central; os processos de reparo dos tecidos estão interrompidos.
  • D. retorna rapidamente aos níveis de repouso; o fígado e os rins estão trabalhando mais do que no repouso para eliminar os metabólitos; os processos de reparo dos tecidos estão ocorrendo mais lentamente.
  • E. elevada, após o exercício, aumenta a velocidade das reações químicas, o débito cardíaco cai drasticamente em função da fadiga central, reduzindo o trabalho do coração a níveis inferiores aos de repouso; os processos de reparo dos substratos metabólicos estão acorrendo mais aceleradamente.

A maioria dos músculos esqueléticos é uma mistura de todos os tipos de fibras musculares esqueléticas, sendo cerca da metade delas de fibras oxidativas lentas. A proporção das fibras que compõem um músculo depende

  • A. de fatores nutricionais e genéticos, independentemente do regime de treinamento da pessoa.
  • B. das características morfológicas do indivíduo, da ação de cada músculo, sem interferência genética ou do treinamento físico.
  • C. de fatores emocionais e psicológicos para o recrutamento das fibras adequadas a cada situação, sem interferência do treinamento físico.
  • D. da ação de cada músculo, do regime de treinamento da pessoa e de fatores genéticos.
  • E. da ação de cada músculo, do regime de treinamento da pessoa, sem interferência genética.

Para a elaboração da sessão de treino de força, é necessário avaliar as variáveis que, por meio de diferentes combinações, permitem-nos uma enorme variedade de protocolos de treinamento. Quanto a essas variáveis, é correto afirmar que

  • A. o volume de treino é dado pela multiplicação do número de repetições pelo peso utilizado, divido pelo número de séries realizadas.
  • B. em relação à amplitude de movimento dos exercícios, de modo geral, não deve ser total para preservar a integridade articular e a manutenção da flexibilidade, sem prejuizo dos ganhos de força e potência.
  • C. a intensidade absoluta é baseada no teste de uma repetição máxima, enquanto a intensidade relativa se refere ao peso, em quilogramas, que se encontra na barra ou aparelho.
  • D. os intervalos entre as séries devem ser pensados de modo a proporcionar conforto ao atleta, permitindo uma boa recuperação entre as séries e os exercícios, pois esses intervalos ajudam a evitar lesões sem interferir na intensidade do treino.
  • E. a escolha de um exercício dinâmico, porém realizado com velocidade moderada, pode resultar na diminuição da potência muscular em função da fase de desaceleração durante a fase concêntrica final do movimento.
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