Questões sobre Geral

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A respeito do que Arroyo e Silva (2012) denominam de “Pedagogia da Infância”, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A expressão “ajustamentos primários” refere-se aos ajustes que a criança realiza no seu entorno durante a prática pedagógica a fim de satisfazer suas necessidades.

( ) A Pedagogia da Infância tem os conteúdos escolares como base do seu projeto educacional pedagógico.

( ) A dimensão que os conteúdos assumem na educação das crianças está vinculada aos processos gerais dessas crianças.

As afirmativas são, respectivamente,

  • A. V, V e V.
  • B. V, V e F.
  • C. V, F e V.
  • D. F, F e V.
  • E. F, F e F.

A área para o salto em distância e/ou o salto triplo é composta pelo corredor de salto e pela caixa de areia. No corredor de salto ficam duas tábuas de impulsão. O salto NÃO será válido caso o atleta:

  • A. Não toque na segunda tábua de impulsão.
  • B. Se o atleta realizar o segundo salto com a perna contrária ao primeiro salto.
  • C. Se o atleta realizar o terceiro salto com a perna contrária aos dois primeiros saltos.
  • D. Se o atleta não queimar o salto no momento da impulsão na primeira tábua de impulsão.
  • E. Se o atleta ao cair sair pelo lado do fundo da caixa de areia.

Assinale a opção que apresenta as quatro categorias corretas para esse conceito.

  • A. Pequena, média, grande e muito grande.
  • B. Verbal, gestual, expressiva e não-verbal.
  • C. Física, cognitiva, afetiva e psicossocial.
  • D. Grossa, fina, simples e complexa.
  • E. Íntima, pessoal, social e pública.

Dentre as perspectivas teóricas da Educação Física, o Coletivo de Autores apresenta uma sistematização de conteúdos com bases nos seguintes ciclos de escolarização:

  • A. I) Do Pré a 3ª série; II) da 4ª a 6ª séries; III) da 7ª a 8ª séries; IV) Ensino Médio.
  • B. I) Da Educação Infantil; II) do 1º ao 5º ano; III) da 6º ao 9º ano; IV) do Ensino Médio.
  • C. I) Da Educação Infantil; II) do ensino fundamental I; III) do Ensino Fundamental II; IV) do ensino médio.
  • D. I) Do Pré-escolar ao 2º ano; II) do 3º ao 9º ano; IV) do ensino médio.
  • E. I) Do Ensino Fundamental I; II) do ensino Fundamental II; III) do ensino médio.

“Até a década de 1970, a legislação brasileira proibia que mulheres praticassem lutas de qualquer natureza, futebol, futebol de salão, futebol de praia, polo aquático, rugby e halterofilismo. Apenas em 1979 essa legislação deixou de existir.” (Altman, 2015).

Com base neste trecho, assinale a afirmativa incorreta.

  • A. A existência dessa legislação indica a falta de interesse das mulheres por estas práticas.
  • B. A inserção da mulher nestes esportes se deu de forma improvisada, em equipes masculinas.
  • C. O fim da legislação possibilitou a apropriação das atividades e o empoderamento das mulheres.
  • D. A suposta incapacidade física feminina sempre foi a base para aquelas restrições esportivas.
  • E. As limitações da legislação não impediram a prática das atividades por mulheres.

No atletismo algumas provas de pista são disputadas em raias, algumas com a exigência de que permaneçam na mesma raia do começo ao fim da prova; outras provas permitem que os atletas iniciem a prova em uma raia e terminem em outra. Dentre as provas abaixo relacionadas, assinale a alternativa correspondente ao conjunto de provas onde NÃO pode haver mudança de raia:

  • A. 100 m, 800 m, 200 m.
  • B. 10.000 m, 5000 m, 1500 m.
  • C. 10000 m, 5000 m, 800 m.
  • D. Maratona, 100 m, 400 m.
  • E. 400 m, 200 m, 100 m.

“O esporte é uma construção histórico-cultural que está subordinada aos códigos e significados impostos pela sociedade. Assim, o esporte pode ser considerado como uma forma de controle social pela adaptação do praticante aos valores e normas dominantes, defendidos para a funcionalidade e o desenvolvimento da sociedade.” (Soares et al. 2012)

Algumas características do processo que indicam essa reprodução estão listadas nas opções a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A. A exigência de um rendimento máximo foca o esforço no desempenho e no mérito.
  • B. A regulamentação flexível permite a livre interpretação das regras e procedimentos.
  • C. A esportivização sem contextualizar cria a cultura da comparação e do valor em sobrepujar.
  • D. A racionalização dos meios e técnicas deixa pouco espaço para a criatividade e o questionamento.
  • E. O pressuposto de domínio dos elementos técnico-táticos para que possa obter o melhor desempenho.

Das alternativas abaixo, qual representa a compreensão de domínio cognitivo do comportamento humano?

  • A. Os sentimentos e as emoções.
  • B. As operações mentais como descoberta ou reconhecimento de informação, a retenção ou armazenamento de informação.
  • C. Os movimentos para controlar o corpo ou objetos.
  • D. Mover ou controlar o corpo ou parte do corpo no espaço.
  • E. A capacidade do corpo de desenvolver-se a partir do estímulo motor.

Soares et al. (2012) destacam os princípios utilizados na seleção dos conteúdos a serem incluídos no currículo escolar.

As opções a seguir indicam princípios apresentados pelos autores, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A. A relevância social do conteúdo, o que implica compreender seu significado na reflexão pedagógica da escola.
  • B. A hierarquização dos conteúdos, o que exige pré-requisitos, reforçando o etapismo.
  • C. A contemporaneidade do conteúdo, o que garante a seleção dos temas mais atuais.
  • D. A adequação do conteúdo às práticas sociais e à capacidade cognitiva do aluno.
  • E. A simultaneidade dos conteúdos, o que implica na apresentação dos conteúdos ao mesmo tempo.

A temática jogo tem sido uma das mais discutidas no campo do pensamento pedagógico e sua compreensão pressupõe concebê-lo sob várias classificações. Os jogos de regras são caracterizados por

  • A. serem os mais fáceis para as crianças, se constituírem em jogos com regras preestabelecidas e fazerem parte da cultura da criança.
  • B. necessidade das crianças jogarem, formarem grupos sociais e resolverem os problemas neles surgidos.
  • C. uma situação-problema, um resultado em função desse objetivo e um conjunto de regras.
  • D. fazerem parte da cultura popular, estarem disponíveis nas brincadeiras das crianças e serem aceitos pelas escolas.
  • E. permitirem o aparecimento de conflitos sociais, a realização de tarefas individuais e coletivas e por trazerem prazer na realização das mesmas.
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