Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O conhecimento dos diferentes tipos de contração muscular permite que o professor dose adequadamente a intensidade dos exercícios físicos realizados. Considerando que a contração muscular nem sempre gera movimento perceptível, julgue os próximos itens.

I Na contração excêntrica, a resistência é maior que a tensão do músculo, de modo que o músculo aumenta de tamanho, pois é superado pela resistência.

II Na contração isocinética, é necessário o uso de aparelhos que controlem a velocidade da ação muscular, mobilizando a força máxima ao longo de todo o movimento.

III Na contração concêntrica, a tensão muscular não é capaz de superar a resistência, logo, não produz movimento e mantém o mesmo comprimento do músculo contraído.

 IV Na contração isométrica, o músculo desenvolve uma tensão superior à resistência, de modo a encurtar-se e mover uma parte do corpo contra a resistência.

 Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    III e IV.

Na atividade denominada briga de galo, dispõem-se as crianças em duas fileiras, distanciadas um metro uma da outra. Os jogadores tomam a posição de cócoras, com os antebraços flexionados e as palmas das mãos voltadas para frente. Dado o sinal de início, os jogadores começarão a disputa, aproximandose uns dos outros e procurando derrubar o adversário, empurrando-o tão-somente com as mãos. Toda criança que for derrubada será declarada vencida. Toda criança que levantar durante o combate será desclassificada. Será considerada vencedora a equipe que conseguir eliminar o maior número de adversários.

Acerca das circunstâncias pedagógicas criadas pela realização do jogo descrito acima, assinale a opção correta.

  • A.

    Nesse jogo, as crianças ficam em uma posição de equilíbrio instável e usam os braços como uma alavanca reduzida, minimizando a possibilidade de acidentes.

  • B.

    Esse jogo favorece o desenvolvimento da solidariedade e da ação coletiva dos jogadores de uma mesma equipe para superar os desafios.

  • C.

    O referido jogo é adequado para turmas mistas, formadas por alunos de ambos os sexos, desde que se coloquem como adversários somente alunos do mesmo sexo.

  • D.

    Esse jogo utiliza um sistema de contagem de pontos fácil de ser colocado em prática, viabilizando que a apuração seja realizada pelos próprios alunos.

Considerando as idéias do texto acima, os padrões estéticos corporais gregos e os atuais, bem como o desenvolvimento dos conhecimentos na área de educação física relativos às políticas de saúde pública e à atuação pedagógica, julgue os itens subseqüentes.

A crítica à tendência pedagógica higienista da educação física escolar tem como objetivo evitar que as aulas se restrinjam à malhação do corpo pela ginástica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na corrida de revezamento em círculos, os alunos são divididos em dois grupos e formam dois círculos de jogadores, sentados no chão com as pernas cruzadas. É dado um bastão a um jogador de cada grupo. Após o sinal de início, os jogadores que seguram o bastão levantam-se e correm em torno do círculo até retornar ao seu lugar. Entregam o bastão para o jogador seguinte, que deve esperar sentado. O jogador que entrega o bastão deve sentar-se e o que recebe o bastão repete a ação do primeiro e assim sucessivamente até o último jogador. Os jogadores não podem parar; as duas equipes devem terminar juntas e realizar a tarefa no menor tempo possível. Os jogadores podem modificar livremente sua posição.

Acerca das circunstâncias pedagógicas criadas pela realização do jogo descrito acima, é correto afirmar que esse jogo

  • A.

    impede que os jogadores corram o mais próximo possível da sua velocidade máxima.

  • B.

    retira a motivação que os jogadores sentem de participar em atividades competitivas.

  • C.

    expõe os educandos com dificuldades motoras a uma situação de constrangimento.

  • D.

    desloca a competição contra o outro para a solução coletiva da situação-problema.

Considerando as idéias do texto acima, os padrões estéticos corporais gregos e os atuais, bem como o desenvolvimento dos conhecimentos na área de educação física relativos às políticas de saúde pública e à atuação pedagógica, julgue os itens subseqüentes.

Na atualidade, o padrão de corpo considerado ideal alerta os jovens contra os riscos dos transtornos alimentares compulsivos, como a bulimia e a anorexia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência às principais características da abordagem psicomotora da educação física, que permitem diferenciá-la da abordagem desenvolvimentista, julgue os itens abaixo.

I O aprendizado do movimento é o principal meio e fim específico da educação física, o que pode também contribuir para a identificação de talentos esportivos.

II As experiências de movimento devem estar hierarquicamente adequadas ao nível de desenvolvimento dos educandos a fim de que a aprendizagem seja alcançada.

 III Há preocupação com a formação integral do educando, considerando-se o ato de aprender como fruto da integração de processos cognitivos, afetivos e motores.

 IV Há o reconhecimento da importância das atividades corporais no aprendizado escolar, com destaque no amadurecimento da prontidão maturacional para alfabetização.

 Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    III e IV.

Nas primeiras aulas do ano letivo, um professor de educação física verifica que suas turmas apresentam uma grande heterogeneidade, tanto de interesses como de habilidades. A proporção entre meninos e meninas é equilibrada. Existem alunos portadores de necessidades educativas especiais que estão incluídos nas turmas regulares: dois são deficientes visuais, quatro são deficientes auditivos e um aluno é cadeirante.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir acerca de condutas adequadas do professor de educação física ao organizar o processo de ensino e aprendizagem.

Nessa situação, a ação educativa deve ser capaz de contemplar todos os alunos e, ao mesmo tempo, de fornecer um atendimento preferencial aos que têm maior capacidade de desenvolvimento de habilidades físicas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A abordagem construtivista da educação física

 I respeita o universo cultural dos educandos e explora a gama múltipla de possibilidades educativas da atividade lúdica infantil.

II propicia uma leitura crítica das contradições da realidade social a partir do resgate histórico e da contextualização das práticas corporais.

III considera o conhecimento corporal prévio que a criança possui antes de entrar para a escola e a importância da sua participação ativa na solução de problemas.

 IV questiona o caráter alienante da educação física na escola, propondo um modelo de superação das contradições e injustiças sociais.

Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    III e IV.

Nas primeiras aulas do ano letivo, um professor de educação física verifica que suas turmas apresentam uma grande heterogeneidade, tanto de interesses como de habilidades. A proporção entre meninos e meninas é equilibrada. Existem alunos portadores de necessidades educativas especiais que estão incluídos nas turmas regulares: dois são deficientes visuais, quatro são deficientes auditivos e um aluno é cadeirante.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir acerca de condutas adequadas do professor de educação física ao organizar o processo de ensino e aprendizagem.

Na organização das aulas, a fim de contemplar a diversidade de interesses dos alunos, o professor deve dividir a turma em grupos, segundo as preferências por modalidades esportivas.

  • C. Certo
  • E. Errado

O compromisso da educação física em contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos educandos mediante a disseminação de conhecimentos, o ensino de procedimentos e o desenvolvimento de atitudes favoráveis a um estilo de vida ativo e saudável está relacionado com diversos aspectos além da aptidão física propriamente dita. De acordo com esse princípio,

  • A.

    a valorização de conhecimentos relativos à construção da auto-estima e da identidade pessoal conduz ao respeito pelas diferenças corporais em lugar da imposição de um padrão estético.

  • B.

    a apreciação do esporte-espetáculo permite identificá-lo como sinônimo de saúde e bem-estar, reforçando uma relação direta de causa e efeito de caráter linear e incondicional.

  • C.

    a atividade física está necessariamente vinculada ao consumo de determinados bens e serviços, tais como equipamentos de ginástica, academias e complementos alimentares.

  • D.

    a transmissão de informações científicas sobre o corpo contribui de forma acertada e inequívoca para a alteração ou construção de comportamentos favoráveis à proteção e à promoção da saúde do educando

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...