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O conhecimento dos diferentes tipos de contração muscular permite que o professor dose adequadamente a intensidade dos exercícios físicos realizados. Considerando que a contração muscular nem sempre gera movimento perceptível, julgue os próximos itens.
I Na contração excêntrica, a resistência é maior que a tensão do músculo, de modo que o músculo aumenta de tamanho, pois é superado pela resistência.
II Na contração isocinética, é necessário o uso de aparelhos que controlem a velocidade da ação muscular, mobilizando a força máxima ao longo de todo o movimento.
III Na contração concêntrica, a tensão muscular não é capaz de superar a resistência, logo, não produz movimento e mantém o mesmo comprimento do músculo contraído.
IV Na contração isométrica, o músculo desenvolve uma tensão superior à resistência, de modo a encurtar-se e mover uma parte do corpo contra a resistência.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e III.
II e IV.
III e IV.
Na atividade denominada briga de galo, dispõem-se as crianças em duas fileiras, distanciadas um metro uma da outra. Os jogadores tomam a posição de cócoras, com os antebraços flexionados e as palmas das mãos voltadas para frente. Dado o sinal de início, os jogadores começarão a disputa, aproximandose uns dos outros e procurando derrubar o adversário, empurrando-o tão-somente com as mãos. Toda criança que for derrubada será declarada vencida. Toda criança que levantar durante o combate será desclassificada. Será considerada vencedora a equipe que conseguir eliminar o maior número de adversários.
Acerca das circunstâncias pedagógicas criadas pela realização do jogo descrito acima, assinale a opção correta.
Nesse jogo, as crianças ficam em uma posição de equilíbrio instável e usam os braços como uma alavanca reduzida, minimizando a possibilidade de acidentes.
Esse jogo favorece o desenvolvimento da solidariedade e da ação coletiva dos jogadores de uma mesma equipe para superar os desafios.
O referido jogo é adequado para turmas mistas, formadas por alunos de ambos os sexos, desde que se coloquem como adversários somente alunos do mesmo sexo.
Esse jogo utiliza um sistema de contagem de pontos fácil de ser colocado em prática, viabilizando que a apuração seja realizada pelos próprios alunos.
Considerando as idéias do texto acima, os padrões estéticos corporais gregos e os atuais, bem como o desenvolvimento dos conhecimentos na área de educação física relativos às políticas de saúde pública e à atuação pedagógica, julgue os itens subseqüentes.
A crítica à tendência pedagógica higienista da educação física escolar tem como objetivo evitar que as aulas se restrinjam à malhação do corpo pela ginástica.
Na corrida de revezamento em círculos, os alunos são divididos em dois grupos e formam dois círculos de jogadores, sentados no chão com as pernas cruzadas. É dado um bastão a um jogador de cada grupo. Após o sinal de início, os jogadores que seguram o bastão levantam-se e correm em torno do círculo até retornar ao seu lugar. Entregam o bastão para o jogador seguinte, que deve esperar sentado. O jogador que entrega o bastão deve sentar-se e o que recebe o bastão repete a ação do primeiro e assim sucessivamente até o último jogador. Os jogadores não podem parar; as duas equipes devem terminar juntas e realizar a tarefa no menor tempo possível. Os jogadores podem modificar livremente sua posição.
Acerca das circunstâncias pedagógicas criadas pela realização do jogo descrito acima, é correto afirmar que esse jogo
impede que os jogadores corram o mais próximo possível da sua velocidade máxima.
retira a motivação que os jogadores sentem de participar em atividades competitivas.
expõe os educandos com dificuldades motoras a uma situação de constrangimento.
desloca a competição contra o outro para a solução coletiva da situação-problema.
Considerando as idéias do texto acima, os padrões estéticos corporais gregos e os atuais, bem como o desenvolvimento dos conhecimentos na área de educação física relativos às políticas de saúde pública e à atuação pedagógica, julgue os itens subseqüentes.
Na atualidade, o padrão de corpo considerado ideal alerta os jovens contra os riscos dos transtornos alimentares compulsivos, como a bulimia e a anorexia.Com referência às principais características da abordagem psicomotora da educação física, que permitem diferenciá-la da abordagem desenvolvimentista, julgue os itens abaixo.
I O aprendizado do movimento é o principal meio e fim específico da educação física, o que pode também contribuir para a identificação de talentos esportivos.
II As experiências de movimento devem estar hierarquicamente adequadas ao nível de desenvolvimento dos educandos a fim de que a aprendizagem seja alcançada.
III Há preocupação com a formação integral do educando, considerando-se o ato de aprender como fruto da integração de processos cognitivos, afetivos e motores.
IV Há o reconhecimento da importância das atividades corporais no aprendizado escolar, com destaque no amadurecimento da prontidão maturacional para alfabetização.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e III.
II e IV.
III e IV.
Nas primeiras aulas do ano letivo, um professor de educação física verifica que suas turmas apresentam uma grande heterogeneidade, tanto de interesses como de habilidades. A proporção entre meninos e meninas é equilibrada. Existem alunos portadores de necessidades educativas especiais que estão incluídos nas turmas regulares: dois são deficientes visuais, quatro são deficientes auditivos e um aluno é cadeirante.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir acerca de condutas adequadas do professor de educação física ao organizar o processo de ensino e aprendizagem.
Nessa situação, a ação educativa deve ser capaz de contemplar todos os alunos e, ao mesmo tempo, de fornecer um atendimento preferencial aos que têm maior capacidade de desenvolvimento de habilidades físicas.
A abordagem construtivista da educação física
I respeita o universo cultural dos educandos e explora a gama múltipla de possibilidades educativas da atividade lúdica infantil.
II propicia uma leitura crítica das contradições da realidade social a partir do resgate histórico e da contextualização das práticas corporais.
III considera o conhecimento corporal prévio que a criança possui antes de entrar para a escola e a importância da sua participação ativa na solução de problemas.
IV questiona o caráter alienante da educação física na escola, propondo um modelo de superação das contradições e injustiças sociais.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e III.
II e IV.
III e IV.
Nas primeiras aulas do ano letivo, um professor de educação física verifica que suas turmas apresentam uma grande heterogeneidade, tanto de interesses como de habilidades. A proporção entre meninos e meninas é equilibrada. Existem alunos portadores de necessidades educativas especiais que estão incluídos nas turmas regulares: dois são deficientes visuais, quatro são deficientes auditivos e um aluno é cadeirante.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir acerca de condutas adequadas do professor de educação física ao organizar o processo de ensino e aprendizagem.
Na organização das aulas, a fim de contemplar a diversidade de interesses dos alunos, o professor deve dividir a turma em grupos, segundo as preferências por modalidades esportivas.
O compromisso da educação física em contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos educandos mediante a disseminação de conhecimentos, o ensino de procedimentos e o desenvolvimento de atitudes favoráveis a um estilo de vida ativo e saudável está relacionado com diversos aspectos além da aptidão física propriamente dita. De acordo com esse princípio,
a valorização de conhecimentos relativos à construção da auto-estima e da identidade pessoal conduz ao respeito pelas diferenças corporais em lugar da imposição de um padrão estético.
a apreciação do esporte-espetáculo permite identificá-lo como sinônimo de saúde e bem-estar, reforçando uma relação direta de causa e efeito de caráter linear e incondicional.
a atividade física está necessariamente vinculada ao consumo de determinados bens e serviços, tais como equipamentos de ginástica, academias e complementos alimentares.
a transmissão de informações científicas sobre o corpo contribui de forma acertada e inequívoca para a alteração ou construção de comportamentos favoráveis à proteção e à promoção da saúde do educando
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