Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a opção correta acerca do ensino de educação física pautado no modelo de reprodução, mencionado no texto.
A concepção de professor demanda o exercício de funções próximas à de um orientador ou facilitador da aprendizagem.
O foco do sistema de ensino está centrado no conteúdo, ou seja, no esporte de competição.
O objetivo do ensino dirige-se para o desenvolvimento integral do educando e a preparação para o exercício consciente da cidadania.
A principal fonte de normas relaciona-se com o respeito aos interesses e a satisfação das necessidades dos educandos.
Considerando o ensino de educação física pautado na perspectiva de transformação, conforme referida no texto, assinale a opção correta.
A principal fonte de informações advém da aplicação dos princípios psicofisiológicos do treinamento esportivo e das prescrições técnicas dos movimentos.
A concepção de educando destaca a agilidade corporal na execução de movimentos e o potencial de aperfeiçoamento das habilidades esportivas.
O principal critério de avaliação é o rendimento esportivo alcançado pelo educando, medido segundo índices preestabelecidos.
A concepção de metodologia de ensino implica a predominância de estratégias centradas nos educandos, concedendo-lhes autonomia de decisão.
Com relação aos aspectos históricos e aos diferentes significados do esporte como elemento da cultura corporal do movimento, julgue os itens a seguir.
O prazer do movimento corporal está associado ao rendimento na realização de uma tarefa, desde que se tome como referência o próprio sujeito; assim, por exemplo, quando um jovem atleta tem de alcançar um índice de 6,00 m no salto em distância, o fato de ele melhorar a marca de 5,90 m para 5,95 m não pode ser considerado uma vitória.
As tendências pedagógicas da educação física revelam o papel social que a educação do corpo desempenhou ao longo da história. Para atingir seus objetivos, cada uma delas adotou um conteúdo específico considerado mais adequado na época. Os conteúdos que as tendências higienista, pedagogicista, competitivista e progressista da educação física mais valorizavam consistiam, respectivamente, em
jogo, ginástica, cultura corporal e esporte.
esporte, cultura corporal, ginástica e jogo.
ginástica, jogo, esporte e cultura corporal.
cultura corporal, esporte, ginástica e jogo.
Com relação aos aspectos históricos e aos diferentes significados do esporte como elemento da cultura corporal do movimento, julgue os itens a seguir.
Um programa que vise à promoção do esporte na universidade não deve limitar-se à adesão dos universitários à prática esportiva, mas envolver também a reflexão sobre o papel que compete à universidade em face dos problemas do esporte na sociedade brasileira.
Considerando que o professor de educação física deve saber avaliar as funções que um músculo pode desempenhar, quando atua separadamente ou como membro de um grupo muscular, julgue os itens seguintes.
I O neutralizador é um músculo que se contrai para contrapor-se a uma ação indesejável de outro músculo que se contrai.
II Um músculo desempenha uma função sinergista quando atua isoladamente, assumindo o papel de motor principal de uma ação articular específica.
III A função de um músculo estabilizador é fixar um osso ou uma parte do corpo para que outro músculo tenha uma base firme para tracionar.
IV A contração do músculo agonista produz uma ação articular exatamente oposta à ação de outro músculo específico.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e III.
II e IV.
III e IV.
Com relação aos aspectos históricos e aos diferentes significados do esporte como elemento da cultura corporal do movimento, julgue os itens a seguir.
Na educação básica, as práticas esportivas escolares garantem caráter formativo quando mantêm a possibilidade de uma mensuração comparativa das habilidades em contexto marcado pelo prazer e autonomia dos participantes.
Determinada aula de educação física tem o objetivo de orientar a formação de equipes de atletismo para a participação de todos os educandos nos jogos interclasses realizados dentro de uma visão adaptada das provas esportivas oficiais, a partir de uma metodologia que permita avaliar o potencial de cada educando.
Nessa situação e de acordo com o texto, a tendência de avaliação mais adequada para a aula em questão deve ser a
crítica, pois a discussão acerca do uso ideológico do esporte é fundamental para evitar a exclusão dos menos habilidosos.
humanista, pois cada educando deve ter o direito de definir e aplicar os critérios de avaliação do seu próprio rendimento.
tradicional, pois os critérios técnicos devem ser levados em consideração em uma prática educativa que utilize o esporte como meio.
humanista, pois a ênfase do processo de avaliação deve estar centrada nas questões de ordem psicológica e emocional.
Determinada aula de educação física tem o objetivo de incrementar a prática do lazer no seio da comunidade, refletindo sobre as condições sociais que favorecem ou prejudicam o acesso das pessoas a esse direito básico de todo cidadão, adotando uma metodologia participativa que subsidie uma intervenção direta na realidade social.
Nessa situação, e de acordo com o texto, a tendência de avaliação mais adequada para a aula em questão deve ser a
crítica, pois é fundamental um diagnóstico da realidade social que envolva todos os segmentos da comunidade na definição dos critérios de avaliação.
tradicional, pois a adoção de critérios padronizados que permitam avaliar a condição física das pessoas fornece indicadores sobre os materiais a serem utilizados.
humanista, pois a auto-avaliação dos alunos garante que, a longo prazo, o problema social pode ser resolvido pela mudança das consciências individuais.
tradicional, pois a complexidade da situação social requer que a avaliação seja centrada nos professores, especialistas qualificados para intervir com qualidade.
O planejamento educacional comprometido com uma postura aberta à co-decisão dos alunos sobre os rumos do processo ensino-aprendizagem deve manter diversas alternativas de ação. De acordo com as concepções abertas de ensino, o planejamento deve
prever todas as reações possíveis dos sujeitos envolvidos.
indicar os meios mais adequados para a solução de cada problema.
adequar-se às características das diversas pessoas envolvidas.
orientar as ações para conteúdos cientificamente mais relevantes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...