Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Nas primeiras aulas do ano letivo, um professor de educação física verifica que suas turmas apresentam uma grande heterogeneidade, tanto de interesses como de habilidades. A proporção entre meninos e meninas é equilibrada. Existem alunos portadores de necessidades educativas especiais que estão incluídos nas turmas regulares: dois são deficientes visuais, quatro são deficientes auditivos e um aluno é cadeirante.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir acerca de condutas adequadas do professor de educação física ao organizar o processo de ensino e aprendizagem.

Na escolha das atividades, após uma fase inicial em que o professor auxilia o aluno na sondagem de aptidões, é imprescindível que esse profissional mantenha a atividade selecionada até o final do ano letivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção correta a respeito da abordagem do tema meio ambiente nas aulas de educação física.

  • A.

    As orientações acerca dos cuidados com o próprio organismo distanciam-se da discussão sobre o meio ambiente, que diz respeito aos aspectos exteriores e não inclui as pessoas.

  • B.

    Nas atividades corporais praticadas próximas da natureza, é importante adotar uma atitude comprometida com a minimização das marcas deixadas pelo homem no meio ambiente.

  • C.

    Os esportes de aventura incentivam a proximidade com a natureza, não envolvem recursos sofisticados nem geram conseqüências negativas como poluição sonora, visual e ambiental.

  • D.

    A preocupação com o meio ambiente restringe-se aos ecossistemas naturais, excluindo dessa dimensão a utilização tanto dos espaços da escola como das áreas urbanas próximas.

Nas primeiras aulas do ano letivo, um professor de educação física verifica que suas turmas apresentam uma grande heterogeneidade, tanto de interesses como de habilidades. A proporção entre meninos e meninas é equilibrada. Existem alunos portadores de necessidades educativas especiais que estão incluídos nas turmas regulares: dois são deficientes visuais, quatro são deficientes auditivos e um aluno é cadeirante.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir acerca de condutas adequadas do professor de educação física ao organizar o processo de ensino e aprendizagem.

A co-educação reforça a necessidade da dimensão coletiva da educação, que, para ocorrer de forma organizada, deve dividir os alunos em grupos de meninos, que jogam futebol, e de meninas, que preferem queimada, por exemplo.

  • C. Certo
  • E. Errado

É possível fazer uma associação entre a incidência de erros no desempenho e os estágios de aquisição de uma nova habilidade motora. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

  • A.

    No estágio inicial de aprendizagem, o aprendiz é capaz de detectar e corrigir alguns dos seus próprios erros no desempenho.

  • B.

    No estágio intermediário de aprendizagem, o aprendiz ainda apresenta uma quantidade elevada de erros no desempenho.

  • C.

    Após a automatização do movimento, a aprendizagem é interrompida e o indivíduo deixa de cometer erros no desempenho.

  • D.

    No estágio final de aprendizagem, o aprendiz pode concentrar-se nos erros que ocorrem nas fases mais críticas e difíceis do movimento.

Nas primeiras aulas do ano letivo, um professor de educação física verifica que suas turmas apresentam uma grande heterogeneidade, tanto de interesses como de habilidades. A proporção entre meninos e meninas é equilibrada. Existem alunos portadores de necessidades educativas especiais que estão incluídos nas turmas regulares: dois são deficientes visuais, quatro são deficientes auditivos e um aluno é cadeirante.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir acerca de condutas adequadas do professor de educação física ao organizar o processo de ensino e aprendizagem.

Para manter o próprio compromisso e o da escola com uma aprendizagem significativa, o professor deve permitir a participação dos alunos no planejamento de ensino, combinada com a sua proposta de ampliar o acesso deles à cultura corporal.

  • C. Certo
  • E. Errado

O conhecimento dos sistemas de classificação das habilidades motoras favorece a aplicação dos princípios de aprendizagem mais adequados para cada caso. Assinale a opção correta quanto aos critérios e termos de classificação dessas habilidades.

  • A.

    As habilidades motoras abertas, como o futebol, ocorrem em um ambiente estável e previsível, enquanto as fechadas, como o boliche, ocorrem em ambiente variável e imprevisível.

  • B.

    As habilidades motoras discretas têm um fim e um início facilmente definidos, como o arremesso de peso, enquanto as contínuas, como a corrida, não têm um início ou um fim específicos.

  • C.

    As habilidades motoras finas, como a coordenação oculomotora, envolvem a grande musculatura na realização do movimento, enquanto as globais, como o pular, exigem o controle dos músculos pequenos.

  • D.

    Nas habilidades motoras de circuito aberto, a informação sobre o resultado pode ser usada no ajuste da ação durante o próprio movimento, enquanto, nas de circuito fechado, a informação de retorno somente pode ser aplicada na próxima tentativa.

Nas primeiras aulas do ano letivo, um professor de educação física verifica que suas turmas apresentam uma grande heterogeneidade, tanto de interesses como de habilidades. A proporção entre meninos e meninas é equilibrada. Existem alunos portadores de necessidades educativas especiais que estão incluídos nas turmas regulares: dois são deficientes visuais, quatro são deficientes auditivos e um aluno é cadeirante.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir acerca de condutas adequadas do professor de educação física ao organizar o processo de ensino e aprendizagem.

Considerando os alunos portadores de deficiência visual, o professor pode propor um jogo de futebol no qual todos os participantes estejam vendados, para igualar as condições, favorecer a empatia e estimular a convivência entre os alunos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A seleção de conteúdos adequados a uma concepção aberta de ensino da educação física deve levar em consideração alguns princípios didáticos. Tais princípios não incluem atividades que

  • A.

    sigam modelos de movimentos tecnicamente interligados.

  • B.

    possibilitem a autocondução por parte dos educandos.

  • C.

    valorizem a utilização do potencial de realização dos educandos.

  • D.

    promovam a interação social e a comunicação entre os educandos.

Nas primeiras aulas do ano letivo, um professor de educação física verifica que suas turmas apresentam uma grande heterogeneidade, tanto de interesses como de habilidades. A proporção entre meninos e meninas é equilibrada. Existem alunos portadores de necessidades educativas especiais que estão incluídos nas turmas regulares: dois são deficientes visuais, quatro são deficientes auditivos e um aluno é cadeirante.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir acerca de condutas adequadas do professor de educação física ao organizar o processo de ensino e aprendizagem.

Para garantir a participação do aluno cadeirante nas aulas e adotar uma conduta inclusiva, o professor deve atribuir a ele a verificação da freqüência dos colegas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A adoção de uma concepção aberta no ensino da educação física deve vencer alguns preconceitos. Assinale a opção que não retrata uma compreensão preconceituosa do ensino aberto.

  • A.

    Não é preciso fazer planejamento.

  • B.

    O aluno pode fazer o que quiser.

  • C.

    Não se aprende coisa alguma.

  • D.

    O professor atua como conselheiro.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...