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A cultura exerce controle sobre o corpo, não apenas como meio de imposição de regras, mas também por meio da construção da própria noção de corpo. Nesse sentido, cada um dos itens abaixo apresenta uma frase, retirada de entrevista feita em pesquisa realizada por Daólio, seguida de uma assertiva a ser julgada.
I "Eu pego aluno que não sabe correr, não sabe respirar direito ainda. Só jogam futebol." Esse professor considera o corpo do aluno como algo ligado à natureza, desprovido de aprendizagens anteriores.
II "A regra de um jogo você transporta para a regra da vida, como você vive em sociedade." Esse professor demonstra que a educação física contribui para o aluno compreender seu papel na sociedade.
III "É a hora que eles podem jogar bola. É aquela hora de lazer, de descontração." Esse professor valoriza o conteúdo da educação física e a sua interação com outras disciplinas do currículo escolar.
IV "Dentro da educação física você pode ajudar o corpo a funcionar, essa máquina a funcionar de uma forma melhor." Esse professor manifesta uma visão que valoriza o corpo como uma expressão do ser-no-mundo.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e III.
II e IV.
III e IV.
Acerca do processo de formação continuada dos professores de educação física que auxilie uma elaboração crítica do projeto político-pedagógico da escola, julgue os itens subseqüentes.
I Os limites da escola na transformação da realidade social direcionam a formação continuada para uma dimensão mais técnica, neutra do ponto de vista político.
II O caráter diversificado da realidade escolar implica uma formação generalista, na qual o domínio de técnicas especializadas é mais importante do que a teoria.
III Devem ser elaboradas estratégias de formação continuada para que os professores desenvolvam competências para lidar com situações novas, que apresentem problemas não-rotineiros.
IV A natureza da formação continuada é conflitante: de um lado, reúne professores em torno de uma proposta pedagógica, de outro, atende necessidades locais.
I e II.
I e III.
II e IV.
III e IV.
Moreira, ao discorrer sobre as perspectivas da educação física para o século XXI, analisou a problemática do ensino do ritmo sob uma perspectiva sistêmica. Acerca desse tema, julgue os próximos itens.
I A marcação de um ritmo padronizado é um recurso metodológico que contribui para se fixar a intensidade do esforço físico exigido na aula.
II O ensino dos modelos rítmicos permite que o indivíduo expresse sua subjetividade, por meio da descoberta do ritmo próprio.
III O caráter métrico do ritmo sugere que se inicie o ensino pelos componentes cognitivos e, depois, se introduzam as dimensões perceptivas.
IV O ritmo faz parte de toda manifestação humana, não apenas no sentido individual, mas também na comunicação com o outro.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e III.
II e IV.
III e IV.
Julgue os itens abaixo, relativos às estratégias para a incorporação da dança ou do esporte aos conteúdos da educação física escolar.
I Na realização de apresentações de dança, o professor deve selecionar os alunos que apresentam melhor domínio dos aspectos técnicos e expressivos.
II A prática esportiva na escola deve seguir os mesmos parâmetros que regem o esporte de uma maneira geral, sob pena de tornar-se descontextualizada.
III No ensino da dança, o professor se vê diante do desafio de equilibrar o treinamento da dimensão técnica sem prejudicar a espontaneidade da expressão corporal.
IV Na seleção do esporte a ser trabalhado nas aulas, o professor deve identificar a preferência da comunidade local, pois isso garante a motivação cultural.
I e II.
I e III.
II e IV.
III e IV.
De acordo com a compreensão pedagógica do uso da competição na educação física escolar, assinale a opção correta.
A competição destaca alunos com destreza corporal, que merecem ser reconhecidos pelo seu potencial.
A competição torna-se cooperativa quando visa superar coletivamente um desafio.
Retirar o caráter competitivo das aulas é a melhor opção para a escola evitar os problemas do esporte.
É por culpa do jogo em si que a competição assume uma dimensão negativa de colocar um jogador contra o outro.
Com relação aos princípios pedagógicos que devem integrar o projeto político-pedagógico da educação física escolar, assinale a opção correta.
O ensino da educação física deve fundamentar-se na visão do corpo como instrumento a serviço da razão.
As aulas de educação física devem favorecer as atividades da cultura corporal em um contexto de cooperação e estímulo à participação de todos.
Nas orientações sobre como lidar com o próprio corpo, devese frisar que o aluno recorra sempre ao professor para ter segurança no monitoramento das atividades corporais.
As aulas de educação física auxiliam no julgamento ético e estético do corpo, visto que, nas atividades físicas, se indica o que é certo ou errado e o que é feio ou bonito.
Ainda a respeito dos princípios pedagógicos que devem integrar o projeto político-pedagógico da educação física escolar, assinale a opção correta.
O processo ensino-aprendizagem deve prescindir da mobilização dos saberes das crianças, visto que o conhecimento prévio dos alunos não interfere no conteúdo a ser abordado.
Educar e cuidar são ações complementares, mas independentes. Assim, a família deve responsabilizar-se pelos cuidados básicos da criança, e a escola, dedicar-se ao ensino do conhecimento historicamente acumulado.
A metodologia de ensino deve adaptar-se ao nível de desenvolvimento dos alunos, criando uma dinâmica que garanta a circulação da idéias e o desafio constante para a solução de situações-problema.
Na seleção de conteúdos da cultura corporal, deve-se escolher atividades que priorizem ora aspectos biomecânicos ou fisiológicos, ora psicológicos e sociais, o que facilita a discussão dos fundamentos científicos presentes na aula.
Acerca das diversas abordagens pedagógicas da educação física que surgiram a partir dos anos 80 do século XX, assinale a opção correta.
A abordagem construtivista fundamenta-se nos aspectos biomecânicos e fisiológicos e objetiva estimular o domínio dos padrões de movimento como suporte do crescimento motor.
A abordagem desenvolvimentista fundamenta-se nos aspectos psicológicos da relação da criança com o ambiente e objetiva incentivar a autonomia e as trocas interpessoais, dando suporte à formação da inteligência.
A abordagem psicomotora fundamenta-se nos aspectos neurológicos e psicológicos e objetiva favorecer a vivência das noções perceptivas, dando suporte à assimilação dos conceitos básicos.
A abordagem crítico-superadora fundamenta-se nos aspectos biomecânicos e psicológicos e objetiva desenvolver uma leitura crítica da realidade, dando suporte ao exercício consciente da cidadania.
A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa ao aluno:
Que cumpra jornada de trabalho de quatro horas.
A descrição correta dos exercícios físicos exige o emprego das definições gerais dos movimentos de uma articulação. Considerando o corpo em posição anatômica fundamental, julgue os itens a seguir, acerca da descrição técnica de movimentos musculares.
I A flexão ocorre quando um segmento corporal se afasta no plano ântero-posterior de um segmento corporal adjacente, enquanto que, na extensão, o segmento se aproxima.
II A abdução ocorre quando um segmento corporal move-se para fora, afastando-se da linha média do corpo. Na adução, o segmento aproxima-se da linha média.
III A rotação externa ocorre quando o segmento corporal movese em torno do seu próprio eixo e a sua superfície volta-se para dentro. O segmento corporal move-se para fora.
IV A circundução ocorre quando um segmento corporal move-se de forma a descrever um cone, cujo vértice está na articulação e a base, na extremidade distal.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e III.
II e IV.
III e IV.
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