Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segundo Fernandes Filho (2003), o método do somatotipo, de Heath-Carter (1967), é um dos mais utilizados na atualidade, tendo sofrido pequenas alterações em sua concepção inicial, o que lhe conferiu maior validade científica. Entre outras aplicações, o referido método pode ser usado para
I analisar a imagem corporal.
II comparar a forma corporal relativa de mulheres e homens.
III apontar as características das mudanças físicas das pessoas ao longo dos períodos de crescimento, treinamento e envelhecimento.
IV descrever e comparar a forma corporal de esportistas em diferentes níveis de competição.
V estimar quantitativamente a forma corporal e sua composição atual.
A quantidade de itens certos é igual a
Ao desenvolver a noção de regras do jogo de futebol, Ferraz observou que:
meninas e meninos não apresentam diferenças significativas quanto à compreensão das regras do jogo;
meninos desenvolvem padrões motores e cognitivos superiores às meninas em todas as faixas etárias;
meninas e meninos não apresentam diferenças quanto a performance motora;
aulas separadas por sexo permitem que as meninas desenvolvam melhores perfomances motoras que os meninos.
Na ocorrência de fraturas em aulas de educação física ou na prática de esportes, devem-se adotar alguns procedimentos de emergência. Com relação a noções de primeiros socorros, assinale a opção incorreta.
Na hipótese de fratura fechada no antebraço, o socorrista deve colocar duas talas, uma na face externa e outra na face interna do antebraço da vítima, de modo que as talas se estendam do cotovelo até o meio da palma da mão, e deve apoiar ou suspender o antebraço da vítima com uma tipóia.
No caso de fratura no pé, deve o socorrista retirar com cuidado o tênis da vítima, colocar talas nas faces externa e interna do pé fraturado, que devem ir do calcanhar até o meio da perna, e prender as talas com tiras.
Em caso de fratura na clavícula, uma maneira de imobilização provisória é a ligadura em forma de 8, com faixa larga ou bandagem, no sentido de tracionar os ombros da vítima para trás e estender a clavícula fraturada; em seguida, deve o socorrista suspender o antebraço do lado afetado, usando uma tipóia.
Na hipótese de fratura exposta e ferimento, a imobilização deve ser feita antes do curativo.
No caso de fratura fechada na perna, estando a vítima deitada, é providencial que o membro fraturado seja mantido em posição natural, sem qualquer desconforto, que o socorrista coloque talas suficientemente compridas para imobilizar as duas articulações próximas à fratura, que amarre as talas junto à perna fraturada, com tiras abaixo e acima do local fraturado e abaixo e acima das articulações próximas. Após esse procedimento, poderá, ainda, o socorrista amarrar, unidas, as duas pernas da vítima, antes de esta ser removida para atendimento médico.
Assegurar a igualdade de acesso à prática esportiva para todas às pessoas é uma meta conceitual do(a):
do associativismo no esporte;
da interdependência do bem-estar social com relação ao estado sociedade-esporte;
do esporte como meio democratização;
do envolvimento social do esporte.
Acerca dos fundamentos fisiológicos do exercício físico, julgue os itens que se seguem.
I A adrenalina, hormônio secretado pelas glândulas supra%u2013renais, é elemento causador de vasoconstrição e, conseqüentemente, de elevação da pressão arterial.
II A atividade física, principalmente realizada em pé, constitui um dos meios de controle da pressão arterial, em razão, entre outras, da melhora da circulação periférica e orgânica.
III A diminuição da pressão arterial durante o exercício físico pode servir como parâmetro para a interrupção precoce e imediata de teste de esforço.
IV A pressão arterial é expressa por dois valores, sendo o maior denominado pressão diastólica ou de contração cardíaca, e o menor, pressão sistólica ou de relaxamento.
V Em situação de repouso, uma pressão arterial elevada, a exemplo de 200 mmHg/100 mmHg, não representa contraindicação para início de teste de esforço.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e III.
II e IV.
III e V.
IV e V.
Assinale a opção correta acerca das alterações promovidas pelo exercício físico no sistema cardiovascular e na pressão arterial.
Existem evidências científicas de que a pressão arterial de indivíduos normotensos e hipertensos, tanto sistólica como diastólica, não se altera significativamente com um programa regular de atividades físicas.
É recomendada para indivíduos com doença vascular ou cardíaca a prática de exercícios estáticos, pois a tensão muscular comprime o sistema arterial, acarretando um aumento significativo da resistência ao fluxo de sangue.
Como a elevação da pressão arterial durante o exercício é consideravelmente mais alta quando a atividade é realizada com as pernas do que quando é feita com os braços, exercícios como marcha, corrida e ciclismo são contraindicados para indivíduos que apresentam disfunção cardiovascular.
A baixa pressão do sangue venoso é resolvida pela ação de válvulas que permitem um fluxo sanguíneo unidirecional de retorno ao coração, combinado com a compressão das veias pelos músculos durante o exercício, criando-se, assim, um efeito denominado de bomba de retorno venoso.
As lesões podem ser classificadas quanto a sua natureza ou quanto a seu tipo. Acerca dessa classificação, julgue os seguintes itens.
I A lesão aguda resulta de um incidente traumático súbito, a exemplo de uma forte e repentina torção do joelho.
II A tendinite do tendão de Aquiles constitui exemplo da denominada lesão crônica.
III As lesões nos tecidos moles, como os estiramentos ligamentares, as distensões e contusões musculares, enquadram-se na categoria das denominadas lesões sem risco de vida.
IV As fraturas ósseas e luxações são consideradas lesões sérias.
V Constituem exemplos das denominadas lesões com risco de vida os sangramentos intensos (hemorragias arteriais), a hipotermia e hipertermia.
A quantidade de itens certos é igual a
No estudo da composição corporal, para se estimarem a massa livre de gordura e a água corporal de indivíduos saudáveis, utiliza-se o teste de
cicloergometria.
ergometria.
ergoespirometria.
goniometria.
bioimpedância ou impedância bioelétrica.
Acerca dos objetivos e benefícios potenciais do exercício físico regular, para fins de tratamento e reabilitação de indivíduos com artrite, assinale a opção incorreta.
Um dos benefícios da atividade física regular é a melhoria do estado psicológico da pessoa.
Entre os benefícios potenciais do exercício físico, está a redução do risco em relação a doenças como enfermidades cardíacas, hipertensão, diabetes e outras patologias crônicas.
O exercício físico contribui para a diminuição da perda de massa óssea.
O exercício físico pouco ou nada contribui para a preservação e a restauração da amplitude dos movimentos de articulações lesionadas.
Um dos objetivos do exercício físico é o aumento da força e da resistência musculares para a melhoria da estabilidade articular.
Na revisão científica das diversas informações já publicadas acerca da relação entre exercício físico e osteoporose, o American College of Sports Medicine (ACSM - Colégio Americano de Medicina do Esporte) estabeleceu cinco princípios básicos que devem ser observados na avaliação de um programa de exercícios para a prevenção e o tratamento da osteoporose. O fato de pessoas com níveis mais baixos de densidade óssea e de força apresentarem melhor resultado em programa de exercícios do que as que possuem densidade óssea normal ou acima do normal está relacionado ao princípio
dos valores iniciais.
da sobrecarga.
da reversibilidade.
dos retornos diminuídos.
da especificidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...