Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A Educação Física tem passado por transformações significativas no que se refere ao seu planejamento pedagógico. Dentre as concepções adotadas, o professor que optar pela cultura corporal de movimento, deve contemplar elementos da cultura plural ancorados em:
No Brasil, um tema marcante na área de educação física refere-se ao mito do esporte como meio de ascensão social pelo esforço individual e pelo talento, embasado em exemplos isolados como Ronaldinho Gaúcho, Robinho e Daiane dos Santos. Considerando esse assunto, assinale a opção correta.
No contexto político, a utilização do mito do esporte como forma de ascensão social contribui para diminuir as desigualdades que marcam a sociedade brasileira, na medida em que transmite a noção de que o sucesso está ao alcance de todos.
O discurso político que apresenta o esporte como meio de inclusão social ou de combate à violência difere do discurso que apresenta a visão do esporte como meio de ascensão social.
Segundo uma perspectiva histórica, a crescente profissionalização do esporte no Brasil, atualmente, estimula a sua popularização.
A profissionalização do esporte de alto rendimento no Brasil não influenciou a educação física escolar.
O exercício físico provoca diferentes modificações no organismo dependendo do tipo de exercício, das cargas de volume e das cargas de intensidade. Entre os efeitos que o exercício aeróbio pode provocar, a longo prazo,destacam-se:
As propostas pedagógicas da educação física brasileira da década de 80 do século passado podem ser classificadas em: biológica, psicopedagógica e histórico-crítica. Acerca dessas propostas, assinale a opção correta.
Em oposição à proposta biológica, a proposta psicopedagógica é considerada reducionista do homem e acrítica diante da realidade social.
A proposta psicopedagógica surgiu como uma reação contra a tendência biológica, que tinha como foco central ou a promoção da saúde ou a melhoria do rendimento esportivo.
A proposta histórico-crítica destacou a dimensão política da prática pedagógica da educação física, ao mesmo tempo em que valorizou a preocupação com a estética e a saúde dos alunos.
À medida que novas tendências pedagógicas surgem, há um movimento de reação contra as tendências anteriores, que, progressivamente, desaparecem do cenário escolar.
Como uma prática corporal, a dança pode estar na escola, de acordo com os pressupostos educacionais, e ser adaptada conforme as necessidades e características do contexto escolar. Sobre o conteúdo dança, analise as proposições a seguir.
I. Considerando que a dança pode ser tematizada como conteúdo de educação física escolar para que os alunos possam usá-la como linguagem, visando à articulação de suas próprias idéias, deve-se pôr ênfase nos seguintes aspectos: experimentação, criação e apreciação.
II. Para Laban, o valor educacional da dança pode ser atribuído à universalização das formas de movimento que esta manifestação domina.
III. As danças de rua e as danças folclóricas, apesar de fazerem parte de um conteúdo relevante para a formação dos alunos, não devem ser introduzidas nas aulas de educação física, pois muitos professores não possuem conhecimento adequado desses temas.
IV. Entre as atividades rítmicas e expressivas a serem incluídas nas aulas de Educação Física, os PCN sugerem o resgate de todos os tipos de manifestações folclóricas brasileiras, excluindo-se, no entanto, as danças provenientes de outras culturas.
V. O jogo, o esporte e a dança têm em comum a representação corporal, com características lúdicas de diversas culturas humanas.
É CORRETO o que está contido apenas nas proposições
Um professor de educação física, que trabalha em uma escola pública onde não existe quadra esportiva, costuma ministrar aulas em um campo de terra. Em uma de suas turmas da 7.ª série, há um aluno portador de necessidades educativas especiais (PNEE) que, por causa de uma lesão medular, utiliza uma cadeira de rodas.
Considerando a situação hipotética acima e as orientações contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), assinale a opção correta.
Como a lesão do aluno não tem cura, para que ele possa freqüentar as aulas de educação física, é desnecessária orientação médica.
O professor deve, no primeiro semestre letivo, organizar jogos e atividades que possam ser realizados no pátio da escola, permitindo a participação ativa do aluno PNEE. No segundo semestre, deve voltar a usar o campo de terra, local preferido pelos demais alunos da turma, dispensando-se o aluno PNEE das aulas, devido às dificuldades de locomoção da cadeira de rodas nesse tipo de terreno.
O professor não tem como impedir a ocorrência de situações constrangedoras entre o aluno portador de necessidades especiais e os demais alunos, mas pode ajudá-los a se familiarizarem com as diferenças.
As aulas devem, necessariamente, ser estruturadas em função das necessidades específicas do aluno PNEE, de forma a garantir o seu pleno acesso às atividades escolares.
Uma aluna da 6ª série de uma Escola Municipal de São Luís foi acometida de dengue e solicitou à direção da instituição dispensa das aulas de Educação Física. Qual o procedimento legal a ser adotado?
Com relação à abordagem dos temas transversais pela educação física, julgue os itens subseqüentes, considerando as orientações dos PCN.
I Como nas aulas de educação física as situações de jogo promovem uma intensa mobilização afetiva, o professor não dispõe de um meio educativo apropriado para a discussão ética acerca dos valores pessoais, pois essa discussão deve acontecer em um ambiente tranqüilo e com uma postura racional.
II Nos jogos em que há árbitro, o professor não deve estimular que os alunos transfiram para o juiz a responsabilidade moral pela conduta esportiva adequada, reproduzindo o que preconiza o dito popular: "tudo que o juiz não vê, é como se não tivesse acontecido".
III No que se refere à saúde, compete à educação física, principalmente, transmitir aos alunos informações de como lidar de forma adequada e segura com as suas necessidades corporais.
IV O professor deve estimular a realização de jogos sem um árbitro, criando, assim, um espaço propício para a construção coletiva das regras, de forma que os alunos estabeleçam uma relação de compromisso com o que foi definido como certo ou errado.
A quantidade de itens certos é igual a
Leia as afirmações:
* Desde a implantação dos cursos de Educação Física no Brasil, os conteúdos que receberam maior atenção foram aqueles provenientes das Ciências Biológicas (Biologia, Anatomia e Fisiologia).
* Esse enfoque tinha como objetivo fortalecer o corpo do trabalhador por meio de exercícios físicos capazes de manter o organismo saudável e resistente às condições de trabalho requeridas, para o trabalhador taylorista-fordista, e compatíveis com a nova ordem político-econômica da primeira metade do século XX.
A esse respeito, pode-se concluir que:
Tendo como referência inicial os PCN, julgue os próximos itens.
I Atualmente, a veiculação de informações sobre as atividades físicas e esportivas na mídia enfatiza os produtos comercializados por diferentes empresas em detrimento dos processos que envolvem o domínio de procedimentos técnicos e a mudança de atitude diante da corporeidade.
II As brincadeiras de rua e as danças folclóricas, apesar de fazerem parte de um conteúdo relevante para a formação dos alunos, não devem ser introduzidas nas aulas de educação física, pois muitos professores não possuem conhecimento adequado desses temas.
III A prática de diversas modalidades esportivas em contato direto com a natureza, por si só, sem uma reflexão crítica paralela, não é suficiente para se criar uma consciência ecológica comprometida com a preservação da natureza.
IV A divisão da turma em dois grupos, um de meninas e outro de meninos, favorece o desenvolvimento dos aspectos psicossociais de cada grupo.
Estão certos apenas os itens
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...