Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em relação ao ensino de danças populares na Educação Física, pode-se afirmar que:

I. ao resgatar, através do ensino, as danças populares de nossa cultura (bumba-meu-boi, coco, tambor de crioula), estaremos resgatando o que dizem ser a “cultura e identidade brasileiras”.

II. aprender danças populares de diversas regiões do Brasil, assim como danças populares de outros países, permite aos alunos a descoberta de outros modos de ver, pensar e agir corporalmente em sociedade, que muitas vezes são desconhecidos por eles.

III. uma postura crítica em relação às danças, que aprendemos e/ou criamos a partir da tradição dos povos, possibilita um outro tipo de olhar, um olhar não complacente e ingênuo frente às contribuições das etnias e culturas que formam o povo brasileiro.

IV. o conhecimento das danças populares nos permite perceber, nos processos pessoais e coletivos de criação em dança, que histórias carregamos, que povos representamos, que escolhas fazemos em relação às nossas vivências e atitudes em uma sociedade global.

V. facilitam e incentivam a aprendizagem de modelos de dança que vêm da mídia, por estarem na moda.

É CORRETO o que se afirma apenas nos itens

  • A. I, III, IV e V.
  • B. II, III e IV.
  • C. I, IV e V.
  • D. I, III e IV.
  • E. III, IV e V.

Uma alavanca é uma barra rígida que gira sobre um ponto fixo denominado eixo ou ponto de apoio. A vantagem mecânica de uma alavanca relaciona-se à aplicação de uma pequena força , na extremidade de uma barra do ponto de apoio, produzindo uma força maior na outra extremidade. Com relação às alavancas do corpo humano, assinale a opção correta.

  • A.

    Na maioria dos casos, o braço de força no corpo humano é mais curto que o braço de resistência, o que resulta em vantagem mecânica e, paralelamente, em perda de velocidade.

  • B.

    A ação do bíceps, de flexão do cotovelo contra uma resistência, caracteriza-se como alavanca de primeira classe, na qual o ponto de apoio está situado entre a força e a resistência.

  • C.

    As alavancas de segunda classe, nas quais a resistência se encontra entre o ponto de apoio e a força, são o tipo de alavanca mais comum no corpo humano.

  • D.

    O bastão de beisebol e a raquete de tênis representam extensões artificiais do braço de resistência, aumentando a velocidade enquanto exigem um acréscimo na aplicação da força muscular.

Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira, considerando os princípios epistemológicos que têm fundamentado o conhecimento abordado pela Educação Física brasileira.

1. Princípio positivista.

2. Princípio fenomenológico.

3. Princípio histórico-crítico.

4. Princípio holístico.

5. Princípio hermenêutico.

( ) concepção de Educação Física que prioriza o resgate da totalidade humana no seu contexto social.

( ) concepção de Educação Física que prioriza os aspectos biofisiológicos.

( ) concepção de Educação Física a partir da interpretação dos referenciais clássicos.

( ) concepção de Educação Física que prioriza os aspectos biopsicológicos.

( ) concepção de Educação Física que prioriza a relação dos fenômenos naturais e sociais.

Assinale a alternativa que apresenta seqüência CORRETA das respostas:

  • A. 3, 1, 5, 2, 4
  • B. 5, 4, 3, 2, 1
  • C. 4, 1, 2, 3, 5
  • D. 1, 2, 3, 4, 5
  • E. 2, 4, 3, 1, 5

Julgue os itens a seguir, de acordo com os princípios da concepção crítico-emancipatória da educação física escolar.

I As aulas de educação física devem criar oportunidades para que os alunos se expressem livre e espontaneamente, mas há momentos em que o aprender deve prevalecer sobre o prazer.

II Como o esporte é parte de um contexto sociocultural regido pela lógica do consumo e do rendimento, atualmente é impossível se trabalhar com o esporte de uma forma pedagogicamente responsável e emancipatória.

III Como os alunos chegam às aulas de educação física com um imaginário social formado a partir da influência direta da indústria cultural, a escola deve, em um primeiro momento, contrariar os interesses dos alunos, direcionando-os para a construção de uma nova estrutura firmada na participação.

IV Sob a perspectiva crítico-emancipatória, o professor deve, por meio de análise e discussão com os alunos, procurar alterar o significado central do movimento em cada modalidade esportiva.

Estão certos apenas os itens

  • A. I e II.
  • B. I e III.
  • C. II e IV.
  • D. III e IV.

A determinação da via energética predominante de uma atividade física contribui para o planejamento do treinamento físico. Ao considerar as vias energéticas predominantes e o tempo (duração) de uma atividade, seguindo a classificação: Sistema a longo prazo (oxidativo) > 3 min; Sistema a curto prazo (ATP - CP + ácido lático) 1,5 min; Sistema imediato (ATP - CP) 10 seg; Sistema imediato (ATP) 4 seg, (McARDLE, W.D; KATCH, F. I.;KATCH, V. L. Fisiologia do exercício: energia, nutrição e desempenho humano. 3. ed. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 1992.), assinale a opção que apresenta CORRETAMENTE a via energética predominante em cada uma das modalidades esportivas indicadas, considerando a duração e a intensidade dos gestos técnicos respectivos.

  • A. Na corrida de maratona é o ATP-CP, pois apresenta baixa intensidade e curta duração.
  • B. No salto em altura é o sistema aeróbio, pois apresenta alta intensidade e curta duração.
  • C. No arremesso de peso é o ATP + ácido lático, pois apresenta alta intensidade e longa duração.
  • D. Na corrida de 800 metros é o ATP, pois apresenta baixa intensidade e longa duração.
  • E. No saque do tênis é o ATP, pois apresenta alta intensidade e curta duração.

Considerando os fundamentos da abordagem desenvolvimentista da educação física, assinale a opção correta acerca do processo de aprendizagem e aquisição de habilidades motoras básicas e específicas.

  • A.

    O conceito de período crítico da aprendizagem refere-se à prontidão maturacional, quando o aluno reúne as condições mínimas para aprender determinadas habilidades. Segundo esse conceito, antes desse período, qualquer tentativa resulta em pouca ou nenhuma aprendizagem, da mesma forma que após esse período, a aprendizagem passa a ser muito mais difícil e até mesmo impossível.

  • B.

    Até os 7 anos de idade, o desenvolvimento motor da criança caracteriza-se pela aquisição de habilidades básicas, como andar, correr, saltar, arremessar, receber etc. As aulas de educação física devem, portanto, ser organizadas em torno de atividades que estimulem a interação entre esses padrões fundamentais para se formarem estruturas mais complexas.

  • C.

    A partir do 3.º e 4.º ciclos do ensino fundamental (5.ª a 8.ª séries), de acordo com o princípio hierárquico do desenvolvimento das habilidades motoras (do simples para o complexo), as aulas de educação física devem estimular ao máximo a diversificação das habilidades básicas, sem se preocupar com o ensino das habilidades específicas.

  • D.

    A crítica ao conceito de especialização precoce, indica que é contra indicado se superestimular a criança, em qualquer fase do desenvolvimento motor, para que ela realize qualquer tipo de habilidade motora.

Considerando a capoeira como conteúdo da Educação Física Escolar, analise os itens a seguir:

I. Os PCN classificam a Capoeira como um exemplo de conteúdo do jogo e especificam-na numa dimensão conceitual, atitudinal e procedimental.

II. A dimensão atitudinal pode ser tratada através das discussões geradas pelas vivências, vídeos e pesquisas que possibilitam a reflexão sobre as ressignificações da Capoeira, assim como as questões relativas às interferências políticas sofridas por esta.

III. Na dimensão conceitual do conteúdo, as informações referentes à origem da Capoeira podem ser discutidas pelos alunos, descobrindo-se as diversas manifestações e suas características, que podem ter sido ressignificadas na construção da Capoeira, considerando o processo histórico social, assim como as modificações sofridas desde sua criação até os dias de hoje.

IV. As discussões sobre a origem da Capoeira também podem ser utilizadas na dimensão procedimental do conteúdo, quando os alunos, após pesquisarem suas principais características (dança, ritual, brincadeiras), possam vivenciar cada uma dessas manifestações, tentando identificar características da Capoeira em cada uma delas (o jogo em duplas, a roda, a dança, os movimentos…).

É CORRETO o que se expressa apenas nos itens

  • A. I, II e IV.
  • B. I e III.
  • C. I, III e IV.
  • D. II, III e IV.
  • E. I, II e III.

Considere que o processo de aprendizagem de uma habilidade motora nova possa ser dividido em três estágios relativamente distintos entre si: verbal-cognitivo-motor e autônomo. Acerca das características de cada um dos estágios de aprendizagem e da atitude a ser assumida pelo professor, assinale a opção correta.

  • A.

    No estágio verbal-cognitivo, as questões centrais estão ligadas à identificação do que deve ou não deve ser feito. Nesse estágio, o professor pode dar instruções que estimulem os alunos a utilizar posturas similares às já aprendidas ou a organizar seqüências com outros movimentos conhecidos, de modo a facilitar a aprendizagem.

  • B.

    Como o estágio verbal-cognitivo requer pouca atenção do aluno, o professor deve fornecer-lhe estímulos variados, que exijam o processamento simultâneo de atividades, acrescentando às explicações técnicas orientações táticas gerais sobre o jogo.

  • C.

    No estágio motor, a atenção do aluno se volta para a organização de padrões de movimento mais eficientes; o aluno passa a ser capaz de detectar e corrigir seus próprios erros, não sendo mais necessário que o professor utilize modelos ou demonstrações.

  • D.

    No estágio autônomo, os alunos necessitam de grande atenção para a realização da habilidade motora, pois passam a se concentrar nos detalhes. Nesse momento, o professor pode incluir nas aulas uma fase de teste, tomando os devidos cuidados, pois a avaliação costuma prejudicar a motivação dos alunos.

Os macronutrientes têm um importante papel como combustível biológico, uma vez que fornecem a energia necessária para manter as funções corporais em repouso e em atividade física. São considerados macronutrientes:

  • A. carboidratos, vitaminas e sais minerais.
  • B. proteínas, gorduras e água.
  • C. carboidratos, gorduras e proteínas.
  • D. proteínas, vitaminas e carboidratos.
  • E. água, vitaminas e sais minerais.

Assinale a opção correta de acordo com as idéias apresentadas pela tendência pedagógica crítico-superadora.

  • A.

    As aulas de educação física devem articular o conteúdo específico da cultura corporal com os grandes problemas sociopolíticos da atualidade, como relações sociais de trabalho, distribuição de renda, saúde pública etc., desenvolvendo nos alunos uma leitura crítica da realidade brasileira.

  • B.

    Para a tendência crítico-superadora, as aulas de educação física devem ser realizadas no turno contrário ao que o aluno estuda, e a escola deve dispor de um espaço físico e adequado para a prática esportiva.

  • C.

    Por assumir uma postura crítica diante da "sociedade de consumo", o ensino da educação física não deve ter um sentido lúdico, que instigue nos alunos o exercício da criatividade do trabalho e do lazer.

  • D.

    Na seleção dos temas da cultura corporal a serem abordados nas aulas de educação física, o professor deve dar uma atenção especial às modalidades esportivas já institucionalizadas e difundidas na sociedade moderna.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...