Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O aumento no número e no tamanho das células e as transformações funcionais que ocorrem nos diferentes sistemas do organismo correspondem, respectivamente,
à maturação e à aprendizagem.
à aprendizagem e ao desenvolvimento.
ao crescimento e à aprendizagem.
ao desenvolvimento e à aprendizagem.
ao crescimento e ao desenvolvimento.
A crítica formulada à denominada tendência psicopedagogizante da Educação Física reside
no uso do esporte como conteúdo exclusivo de suas aulas.
no uso da disciplina militarizada em suas aulas.
na sua defesa da saúde e da aptidão física como objetivos principais.
na sua postura crítica e politizada.
nas suas formulações abstratas e a-históricas de criança, homem e idoso.
Quando se afirma que as intenções avaliativas devem ocorrer dentro de uma perspectiva processual, a avaliação do processo ensino-aprendizagem configura-se como avaliação
por testagem.
somativa.
continuada.
diagnóstica.
final.
O relatório final da VIII Conferência Nacional de Saúde destaca que saúde é "o resultante das condições de alimentação, habitação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse de terra e acesso aos serviços de saúde". Assim, a saúde, bem como os comportamentos a ela associados, devem ser entendidos em concordância com as contradições da sociedade. Neste sentido, a ocorrência de sedentarismo entre os brasileiros pode ser explicada
pela falta de interesse em praticar exercícios físicos do povo brasileiro e pelas desigualdades de acesso a bens essenciais, como educação e renda.
pela falta de interesse em praticar exercícios físicos do povo brasileiro e pelo uso freqüente de recursos tecnológicos que facilitam o sedentarismo.
pela precariedade de políticas públicas que atendam à população e pelo desconhecimento dos benefícios dos exercícios físicos.
pelas desigualdades de acesso a bens essenciais, como educação e renda, e pela precariedade de políticas públicas que atendam à população.
pelo uso freqüente de recursos tecnológicos que facilitam o sedentarismo e pelo desconhecimento dos benefícios dos exercícios físicos.
A professora Marcela irá dar uma aula de Educação Física para uma turma de crianças com idades de 10 a 12 anos, de ambos os sexos. A unidade em que a aula está inserida é basquetebol; as crianças já são iniciadas na prática deste esporte; que há duas quadras e 15 bolas; e o número de alunos está em torno de 20. Assim, para que todos os alunos participem ao mesmo tempo e sem discriminação, a professora deve
separar as crianças por sexo, colocando cada grupo em uma quadra.
separar as crianças pela estatura, colocando os mais baixos em uma quadra e os mais altos, em outra.
estimular a discussão para que as crianças possam tomar a decisão sobre como vão se distribuir da forma que mais agradar ao grupo, sem, contudo, favorecer o preconceito
apresentar as regras do desporto para que as crianças as memorizem e sigam durante o jogo, seja qual for a forma como se organizem.
dividir a aula em dois tempos, sendo que o primeiro seria reservado às meninas e o segundo, aos meninos.
Segundo os PCN de Ensino Médio, são competências e habilidades a serem desenvolvidas em Educação Física: I - compreender o funcionamento do organismo humano e desenvolver noções conceituais de esforço; II - refletir sobre informações específicas da cultura corporal e reconhecer a importância da vitória esportiva; III - demonstrar autonomia na elaboração de atividades corporais e compreender as diferentes manifestações da cultura corporal; IV - compreender o sucesso no esporte como sinônimo de vitória e demonstrar vontade de participar de competições esportivas. Estão corretas as competências e habilidades:
I e II, apenas.
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
A Educação Física, quando desenvolve sua prática tendo como referência a abordagem cultural, caracteriza-se pelo desenvolvimento de atitudes que
naturalizam e universalizam o corpo humano.
padronizam comportamentos para poder ensiná-los.
privilegiam o trabalho de habilidades eminentemente cognitivas.
procuram compreender o homem a partir de suas diferenças.
valorizam o modelo do esporte de rendimento.
Os alunos do Ensino Médio devem receber, nas aulas de Educação Física, conhecimentos de Anatomia, Fisiologia e Biologia PORQUE podem capacitá-los para uma análise crítica dos programas de atividade física e permitir o estabelecimento de critérios de julgamento. A esse respeito, pode-se concluir que:
as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira
as duas afirmações são falsas.
a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
Os professores devem se preocupar em desenvolver ações educativas que levem os alunos a adquirir o gosto pela prática de exercícios físicos PORQUE cabe ao próprio indivíduo, e somente a ele, a responsabilidade pela prática continuada de exercícios físicos na vida adulta. A esse respeito, pode-se concluir que:
as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
as duas afirmações são falsas.
a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
70 Durante uma aula de Educação Física o professor verificou que, na prática do jogo de handebol, seus alunos manifestavam comportamentos que exacerbavam a disputa e a rivalidade entre os participantes. No final da aula ele propôs que os alunos discutissem e identificassem os fatores que dificultaram a realização do objetivo do jogo. Eles concluíram que o excesso de individualismo, competitividade e desconfiança prejudicaram o jogo. Com a meta de alterar esta realidade, o professor adotou outras propostas de intervenção, em que privilegiou
o controle, a parceria e a alegria.
o respeito mútuo, a confiança e a solidariedade.
a amizade, a criatividade e a competição.
a seletividade, a diversão e a vitória.
a liderança, a cooperação e a indiferença.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...