Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O aumento no número e no tamanho das células e as transformações funcionais que ocorrem nos diferentes sistemas do organismo correspondem, respectivamente,

  • A.

    à maturação e à aprendizagem.

  • B.

    à aprendizagem e ao desenvolvimento.

  • C.

    ao crescimento e à aprendizagem.

  • D.

    ao desenvolvimento e à aprendizagem.

  • E.

    ao crescimento e ao desenvolvimento.

A crítica formulada à denominada tendência psicopedagogizante da Educação Física reside

  • A.

    no uso do esporte como conteúdo exclusivo de suas aulas.

  • B.

    no uso da disciplina militarizada em suas aulas.

  • C.

    na sua defesa da saúde e da aptidão física como objetivos principais.

  • D.

    na sua postura crítica e politizada.

  • E.

    nas suas formulações abstratas e a-históricas de criança, homem e idoso.

Quando se afirma que as intenções avaliativas devem ocorrer dentro de uma perspectiva processual, a avaliação do processo ensino-aprendizagem configura-se como avaliação

  • A.

    por testagem.

  • B.

    somativa.

  • C.

    continuada.

  • D.

    diagnóstica.

  • E.

    final.

O relatório final da VIII Conferência Nacional de Saúde destaca que saúde é "o resultante das condições de alimentação, habitação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse de terra e acesso aos serviços de saúde". Assim, a saúde, bem como os comportamentos a ela associados, devem ser entendidos em concordância com as contradições da sociedade. Neste sentido, a ocorrência de sedentarismo entre os brasileiros pode ser explicada

  • A.

    pela falta de interesse em praticar exercícios físicos do povo brasileiro e pelas desigualdades de acesso a bens essenciais, como educação e renda.

  • B.

    pela falta de interesse em praticar exercícios físicos do povo brasileiro e pelo uso freqüente de recursos tecnológicos que facilitam o sedentarismo.

  • C.

    pela precariedade de políticas públicas que atendam à população e pelo desconhecimento dos benefícios dos exercícios físicos.

  • D.

    pelas desigualdades de acesso a bens essenciais, como educação e renda, e pela precariedade de políticas públicas que atendam à população.

  • E.

    pelo uso freqüente de recursos tecnológicos que facilitam o sedentarismo e pelo desconhecimento dos benefícios dos exercícios físicos.

A professora Marcela irá dar uma aula de Educação Física para uma turma de crianças com idades de 10 a 12 anos, de ambos os sexos. A unidade em que a aula está inserida é basquetebol; as crianças já são iniciadas na prática deste esporte; que há duas quadras e 15 bolas; e o número de alunos está em torno de 20. Assim, para que todos os alunos participem ao mesmo tempo e sem discriminação, a professora deve

  • A.

    separar as crianças por sexo, colocando cada grupo em uma quadra.

  • B.

    separar as crianças pela estatura, colocando os mais baixos em uma quadra e os mais altos, em outra.

  • C.

    estimular a discussão para que as crianças possam tomar a decisão sobre como vão se distribuir da forma que mais agradar ao grupo, sem, contudo, favorecer o preconceito

  • D.

    apresentar as regras do desporto para que as crianças as memorizem e sigam durante o jogo, seja qual for a forma como se organizem.

  • E.

    dividir a aula em dois tempos, sendo que o primeiro seria reservado às meninas e o segundo, aos meninos.

Segundo os PCN de Ensino Médio, são competências e

habilidades a serem desenvolvidas em Educação Física:

I - compreender o funcionamento do organismo humano e

desenvolver noções conceituais de esforço;

II - refletir sobre informações específicas da cultura corporal

e reconhecer a importância da vitória esportiva;

III - demonstrar autonomia na elaboração de atividades

corporais e compreender as diferentes manifestações

da cultura corporal;

IV - compreender o sucesso no esporte como sinônimo

de vitória e demonstrar vontade de participar de

competições esportivas.

Estão corretas as competências e habilidades:

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    I e IV, apenas.

  • C.

    II e III, apenas.

  • D.

    II e IV, apenas.

  • E.

    III e IV, apenas.

A Educação Física, quando desenvolve sua prática tendo como referência a abordagem cultural, caracteriza-se pelo desenvolvimento de atitudes que

  • A.

    naturalizam e universalizam o corpo humano.

  • B.

    padronizam comportamentos para poder ensiná-los.

  • C.

    privilegiam o trabalho de habilidades eminentemente cognitivas.

  • D.

    procuram compreender o homem a partir de suas diferenças.

  • E.

    valorizam o modelo do esporte de rendimento.

Os alunos do Ensino Médio devem receber, nas aulas de

Educação Física, conhecimentos de Anatomia, Fisiologia e

Biologia

PORQUE

podem capacitá-los para uma análise crítica dos programas

de atividade física e permitir o estabelecimento de critérios

de julgamento.

A esse respeito, pode-se concluir que:

  • A.

    as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.

  • B.

    as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira

  • C.

    as duas afirmações são falsas.

  • D.

    a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.

  • E.

    a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.

Os professores devem se preocupar em desenvolver ações

educativas que levem os alunos a adquirir o gosto pela

prática de exercícios físicos

PORQUE

cabe ao próprio indivíduo, e somente a ele, a responsabilidade

pela prática continuada de exercícios físicos na vida adulta.

A esse respeito, pode-se concluir que:

  • A.

    as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.

  • B.

    as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.

  • C.

    as duas afirmações são falsas.

  • D.

    a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.

  • E.

    a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.

70 Durante uma aula de Educação Física o professor verificou que, na prática do jogo de handebol, seus alunos manifestavam comportamentos que exacerbavam a disputa e a rivalidade entre os participantes. No final da aula ele propôs que os alunos discutissem e identificassem os fatores que dificultaram a realização do objetivo do jogo. Eles concluíram que o excesso de individualismo, competitividade e desconfiança prejudicaram o jogo. Com a meta de alterar esta realidade, o professor adotou outras propostas de intervenção, em que privilegiou

  • A.

    o controle, a parceria e a alegria.

  • B.

    o respeito mútuo, a confiança e a solidariedade.

  • C.

    a amizade, a criatividade e a competição.

  • D.

    a seletividade, a diversão e a vitória.

  • E.

    a liderança, a cooperação e a indiferença.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...