Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A estruturação mental na criança que lhe permite saber que um elemento, por exemplo, um número, um bastão, uma bola, é menor que os seguintes e maior que os anteriores, ao mesmo tempo, é chamada de

  • A.

    interligação.

  • B.

    intercalação.

  • C.

    mentalização.

  • D.

    enumeração.

  • E.

    seriação.

Ao propormos um exercício de corrida com pontos de referência, como a corrida em ziguezague, estamos prioritariamente educando o aluno pelo movimento com

  • A.

    ajustamento ao meio líquido.

  • B.

    coordenação oculomanual.

  • C.

    ajustamento postural.

  • D.

    adaptação do equilíbrio.

  • E.

    adaptação do deslocamento a distância.

Um exercício recomendado para crianças desenvolverem ajustamento postural e de equilíbrio, é o conhecido

  • A.

    salto de precisão, com as crianças saltando de um degrau com os pés juntos dentro de um determinado alvo.

  • B.

    transposição de obstáculo em corrida, com as crianças saltando de um lado para outro tocando aros colocados no percurso.

  • C.

    rinha, com as crianças agachadas frente a frente tentando desequilibrar-se mutuamente, tocando-se com as mãos espalmadas.

  • D.

    drible com obstáculo, com as crianças conduzindo com um dos pés uma bola de futebol em ziguezague.

  • E.

    arremesso de pelota com a mão esquerda para os destros e direita para os canhotos, visando um alvo colocado na horizontal.

O aspecto cooperativo na competição, aliado ao prazer da atividade realizada com consciência, deverá, segundo Wey Moreira, nesse início de século ser privilégio

  • A.

    da Pedagogia do Movimento.

  • B.

    da Base teórica do Treinamento Personalizado.

  • C.

    da Educação Física pragmática.

  • D.

    do Esporte de rendimento escolar.

  • E.

    do Esporte Paraolímpico.

Para Carmo, a Educação Física Transformadora entende o aluno, o professor, a escola e o conteúdo como

  • A.

    fenômenos estanques e desintegrados.

  • B.

    agindo unicamente em seus objetivos.

  • C.

    elementos interdependentes sob o ponto de vista pedagógico.

  • D.

    integrados de forma inter-relacionada.

  • E.

    sintonizados basicamente com a produção e rendimento.

A Educação Física brasileira encontra na Capoeira uma atividade rica em movimentos e ritmos. Considerando o seu passado histórico, especialistas recomendam que essa atividade deve ser

  • A.

    ignorada como memória dos tempos da escravidão.

  • B.

    sistematizada como modalidade esportiva.

  • C.

    resgatada como manifestação cultural.

  • D.

    desenvolvida apenas para adultos como atividade de lazer.

  • E.

    ensinada separadamente para ambos os sexos.

O jogo é um dos elementos principais de um programa de Educação Física, principalmente se estiver satisfazendo as crianças na sua necessidade de ação e movimento. Para tanto, o profissional deve conhecer essas crianças e entender

  • A.

    as motivações, tendências e incentivos que as colocam em ação.

  • B.

    seu lado competitivo e estimulá-la para o rendimento.

  • C.

    que as mais habilidosas devem ser elogiadas.

  • D.

    que as menos habilidosas devem ser dispensadas da atividade.

  • E.

    que a ação pedagógica deve ser disciplinada e reguladora.

A Educação Física Escolar nos dias atuais, para não ser vazia de conteúdo, deverá contribuir para que os alunos aprendam os seus temas específicos,

  • A.

    para, prioritariamente, bater os recordes de rendimento na instituição.

  • B.

    para serem os melhores entre os seus pares.

  • C.

    ignorando o lado social e econômico de suas comunidades.

  • D.

    visando a sua alienação na sociedade sedentária.

  • E.

    sob a perspectiva histórica e cultural.

Segundo Santin, a corporeidade deve alcançar

  • A.

    suas finalidades na prática dos esportes radicais.

  • B.

    a plenitude do seu desenvolvimento no estado estético.

  • C.

    a disciplina dentro dos padrões de rendimento impostos pela ciência e técnica das atividades esportivas.

  • D.

    o equilíbrio entre o esforço físico e a automatização.

  • E.

    o entendimento do corpo a partir de elementos externos.

Um programa, adequadamente estruturado para crianças de 10 a 14 anos, deve conter atividades que busquem atingir objetivos de

  • A.

    explorar ao máximo a capacidade de esforço e intensidade de execução do aluno.

  • B.

    praticar esportes enfatizando a competição e o rendimento.

  • C.

    evitar qualquer atividade esportiva para os menos hábeis.

  • D.

    adaptar esforço e intensidade à capacidade de execução dos alunos.

  • E.

    impedir o conformismo pela derrota em competições esportivas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...