Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A educação física escolar deve trabalhar com os movimentos naturais porque a insistência e a repetição de movimentos do mundo objetivo destrói a cultura do movimento dos indivíduos.
A educação física deve utilizar, além dos movimentos com eficácia técnica, os movimentos com eficácia simbólica, isto é, aqueles que orientam e fornecem sentidos a certas ações coletivas.
A atuação cultural é uma fase do desenvolvimento humano que a criança pode alcançar desde que passe pelos pré-requisitos motores estabelecidos biologicamente.
A educação física desencadeia e auxilia no desenvolvimento individual a fim de formar pessoas mais completas, com mais criatividade e que tenham mais possibilidades de exercer a autonomia e, assim, serem mais cultas.
As manifestações corporais utilizadas nas aulas de educação física devem ser aquelas que são patrimônio da humanidade, enfatizadas a partir da dimensão do acúmulo de conhecimentos e das produções humanas.
Referente às suas características, os jogos cooperativos são
acessíveis a todas as pessoas, em relação à visão.
finitos, em relação ao tempo.
limitados, em relação ao espaço.
excludentes, em relação aos objetivos.
terminais, em relação à finalidade.
No Ensino Fundamental, espera-se que o aluno compreenda que o esporte corresponde a uma produção humana que se encontra em constante construção e que a história do esporte, relacionada ao contexto de cada época, atende aos mais diversos interesses políticos, econômicos e educacionais. Contar como foi esse processo implica que o aluno possa contar a história
de cada modalidade esportiva sem apropriação cultural.
do próprio ser humano e das apropriações diferenciadas de cada cultura.
de cada esporte e das apropriações do atleta de rendimento.
do próprio esporte e da criação diferenciada de suas regras.
Suponhamos que você esteja elaborando um programa de atividades físicas para um grupo de crianças e adolescentes. Para tanto, é necessário conhecer os efeitos do processo maturacional e dos exercícios sobre os tecidos e as funções orgânicas. Nesse sentido, assinale a alternativa INCORRETA.
No final da puberdade, o crescimento dos ossos é concluído devido ao fechamento das cartilagens ósseas.
Os ganhos no aumento de força através de exercícios resistidos são diferentes entre indivíduos pré e pós-púberes.
O ganho de força em indivíduos pré-púberes está mais relacionado a uma adaptação dos mecanismos neurais que ao aumento da massa muscular devido à falta de progesterona.
Acredita-se que o treinamento físico adequado não apresente qualquer influência sobre a maturação do ser humano.
O risco de lesões, durante um treinamento resistido, parece estar mais ligado à má orientação e à execução. Quando existe supervisão adequada, os riscos parecem ser semelhantes aos de outros esportes.
São características dos princípios e valores próprios do esporte de rendimento (ER) e do esporte escolar (EE):
ER: Formação de atletas; regras ditadas pelas federações; exclusão de muitos e ênfase na vitória. EE: Formação do aluno/cidadão; regras adaptadas pelos alunos; inclusão de todos e ênfase no processo.
ER: Formação de atletas; regras adaptadas pelos alunos; exclusão de muitos e ênfase no processo. EE: Formação do aluno/cidadão; regras ditadas pelas federações; inclusão de todos e ênfase na vitória.
ER: Formação do aluno/cidadão; regras ditadas pelas federações; inclusão de todos e ênfase no processo. EE: Formação de atleta; regras adaptadas pelos alunos; exclusão de muitos e ênfase na vitória.
ER: Formação do aluno/cidadão; regras adaptadas pelos alunos; exclusão de muitos e ênfase na vitória. EE: Formação de atletas; regras ditadas pelas federações; inclusão de todos e ênfase no processo.
De acordo com a abordagem desenvolvimentista de Go Tani e colaboradores (1988), analise as seguintes assertivas a respeito do desenvolvimento do sistema motor.
I. O pressuposto básico dessa teoria é que o indivíduo desenvolve seu aparato motor a partir do desenvolvimento hierárquico de habilidades.
II. Entende-se por habilidades básicas uma atividade motora com uma meta geral como o arremessar, sendo ela a base para atividades motoras mais avançadas e altamente específicas, como o andar.
III. A partir dos 10 a 12 anos de idade, as crianças já estão aptas a adquirirem habilidades mais específicas, como arremessar.
IV. O desenvolvimento motor trabalha com duas possibilidades de variação: a diversificação do comportamento (variação da quantidade de elementos motor-comportamentais) e a diversificação da complexidade (variação da interação entre os elementos do comportamento motor).
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas III.
Apenas I e II.
Apenas I, III e IV.
Apenas II, III e IV.
Considerando-se o Eixo Temático − Esporte, pressupõe-se uma sequência de habilidades pela qual o aluno passa, gradativamente, na escolarização. Nessa sequência espera-se que o aluno seja capaz de, respectivamente, conhecer a história de cada modalidade esportiva, além de
vivenciar as técnicas básicas; identificar as técnicas básicas; aplicar as técnicas básicas de cada modalidade em situações de jogo e identificar as características de cada modalidade esportiva.
aplicar as técnicas básicas de cada modalidade em situações de jogo; identificar as técnicas básicas; vivenciar as técnicas básicas e identificar as características de cada modalidade esportiva.
identificar as técnicas básicas; vivenciar as técnicas básicas; aplicar as técnicas básicas de cada modalidade em situações de jogo e identificar as características de cada modalidade esportiva.
aplicar as técnicas básicas de cada modalidade em situações de jogo; vivenciar as técnicas básicas; identificar as técnicas básicas e identificar as características de cada modalidade esportiva.
O Material Pedagógico nas aulas de Educação Física pode variar conforme a criatividade do professor e dos alunos. São copos e recipientes de plástico, cordas, arcos, tampinhas de garrafa, pneus, bastões de madeira, bolas de meia, etc. que servirão para mediar os diferentes tipos de jogos, proposto por João Batista Freire. A respeito dos tipos de jogos, analise as assertivas a seguir.
I. Suponha que o professor estimule a imaginação das crianças sugerindo que simulem uma viagem à Lua, durante a aula de Educação Física: a primeira providência foi encontrar um foguete que os levasse até lá e isso foi resolvido com uma trave, ou um pedaço de pau, onde pudessem viajar. Esse fazer-de-conta é uma característica do jogo de regras.
II. O jogo, como o desenvolvimento infantil, evolui de um simples jogo de exercício, passando pelo jogo simbólico e o de construção até chegar ao jogo social.
III. O jogo de construção é o mais avançado nível de desenvolvimento motor da criança, pois nessa fase há regras e limites bem definidos, como o futebol.
IV. O jogo simbólico não teria limites funcionais, pois permite um espaço onde a criança, para viver sua fantasia, leva em conta a realidade. Durante o ato de imaginar, nada se interpõe à fantasia infantil, mas, durante a ação corporal que o acompanha, verifica-se uma busca de ajustamento ao mundo exterior.
V. O jogo de exercício observado em crianças que ainda não desenvolveram linguagem verbal é uma repetição de gestos aprendidos, em situações em que seu uso não é necessário, por puro prazer, como que para exercitar o gesto aprendido de modo a não desaprendê-lo.
Quais estão corretas?
Apenas I e II.
Apenas II e V.
Apenas I, II e IV.
Apenas II, IV e V.
I, II, III, IV e V.
Considere as seguintes características de um conteúdo: uma ginástica de demonstração, aberta à participação das pessoas, sem limitação em relação a movimento, música, conteúdo, espaço físico, vestuário e composição; possibilita o desenvolvimento de trabalhos com grupos mistos, com diversificação de idade e grupos heterogêneos em termos de desempenho e habilidades; uma de suas principais características é a não-competitividade. Essas características referem-se ao trato com a ginástica
geral.
rítmica desportiva.
artística.
aeróbica.
Na história da educação, vários métodos foram propostos na tentativa de entender esse processo:
Inicialmente deve-se fazer o levantamento do universo vocabular dos grupos, a fim de escolher as palavras geradoras, que variam conforme o lugar. Em seguida são realizados os círculos de cultura, constituídos de grupos pequenos sob a coordenação de um animador, que tanto pode ser um professor ou um companheiro já alfabetizado. Diante da representação (fotografia, figura) de uma favela, por exemplo, há o debate sobre o problema da habitação, da alimentação, do vestuário, da saúde, da educação, descobrindo-a como uma situação problemática. Em seguida, se passa à visualização da palavra favela. Para o autor, a alfabetização de adulto deve proporcionar-lhes a conscientização para que se alfabetizem (ARANHA, 2006).
O excerto acima descreve o Método
Paulo Freire.
Skinner.
Vygotsy.
Piaget.
Dewey.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...