Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação ao Eixo Temático − Ginástica, os alunos do Ensino Fundamental devem
adquirir força e flexibilidade para executar os movimentos da forma mais perfeita possível.
vivenciar e conhecer os nomes de todos os movimentos ginásticos.
conhecer as características de cada um dos aparelhos da Ginástica Artística.
vivenciar e conhecer as características de cada modalidade.
Edgar Morin (2000) apresenta sete saberes fundamentais que a educação do futuro deveria tratar com a máxima seriedade e em toda a cultura. Considerando tal importância, assinale a alternativa que contenha esses saberes.
As cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão; Noologia; Incerteza do conhecimento; Os princípios do conhecimento pertinente; Ensinar a condição humana; Redução e Disjunção; e A falsa racionalidade.
Erros mentais; Erros intelectuais; Erros da razão; Pragmatismos; Noologia; Incerteza do conhecimento; e Ensinar a identidade terrena.
O contexto; O global; O multidimensional; O complexo; A inteligência geral; A antinomia; e Problemas essenciais.
Erros mentais; Erros intelectuais; Erros da razão; O complexo; A inteligência geral; A antinomia; e Problemas essenciais.
As cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão; Os princípios do conhecimento pertinente; Ensinar a condição humana; Ensinar a identidade terrena; Enfrentar as incertezas; Ensinar a compreensão; e Ética do gênero humano.
No Ensino Médio, no Eixo Temático − Esporte, os alunos devem
criar as regras com base nos interesses imediatos do grupo ou parte dele.
compreender as regras das modalidades e cumpri-las incondicionalmente.
analisar as regras das modalidades estudadas e alterá-las de acordo com o interesse do grupo, espaços e materiais.
simplificar as regras de tal forma que elas não sejam mais necessárias para as práticas da modalidade.
Analise as afirmações a seguir, no que diz respeito a perspectivas teóricas, finalidades, conteúdos e forma para uma proposta de avaliação do processo de ensino-aprendizagem da Educação Física, de acordo com Castellani Filho et al (2009), no livro Metodologia de Ensino da Educação Física, e assinale a alternativa correta.
A perspectiva da reflexão de uma pedagogia desenvolvimentista, conforme Castellani Filho et al (2009) apresenta no livro, pressupõe o processo de avaliação desvinculado de um Projeto Histórico da sociedade onde o professor está atuando.
Preconizam a superação de práticas mecânicoburocráticas (aplicar testes, selecionar alunos, dar notas, detectar talentos) pela busca de práticas produtivo-criativas e reiterativas, que possibilitem, dentre outras coisas, mobilizar plenamente a consciência dos alunos, seus saberes e suas capacidades cognitivas.
A avaliação, na perspectiva da reflexão críticosuperadora, deverá observar nos alunos o desenvolvimento de visões abstratas, irreais que homogeneízem e igualem os alunos, condicionando entendimentos, que serão avaliados nas aulas de Educação Física.
De acordo com perspectiva dialógica, comunicativa e interativa, a avaliação nas aulas de Educação Física não deve envolver o aluno no planejamento desse processo, isto é, o processo de avaliação é dever e competência do professor, ao aluno caberá somente ser avaliado.
No processo de avaliação, o tempo pedagogicamente necessário para a aprendizagem deve ser excluído, pois na hora da avaliação o aluno deverá executar os movimentos o mais rápido e corretamente possível.
No que se refere ao Eixo Temático − Jogos e Brincadeiras, destacam-se cinco habilidades a serem alcançadas pelos alunos: 1) re (criar) jogos; 2) re (criar) espaços para a vivência de jogos; 3) re (criar) materiais para a vivência de jogos e brincadeiras; 4) construir brinquedos como papagaio ou pipa, bolas de meia, vaivém, dentre outros e 5) construir regras coletivamente. Com base nessas habilidades, o professor planejará suas aulas com vistas a desenvolver o tópico de (re)construção de
jogos e brincadeiras.
jogos e dança.
brincadeiras e esporte.
dança e esporte.
Supondo que você tenha que realizar uma competição para crianças do ensino fundamental, analise as assertivas seguintes a respeito do processo competitivo de acordo com De Rose (2002).
I. O período etário que vai desde a segunda infância (por volta dos sete anos de idade) até o final da adolescência (por volta dos 17 ou 18 anos) é chamado, para efeitos da realidade competitiva, de juvenil.
II. Quatro são os fatores evidenciados quando se compete: confronto, cooperação, objetivos coletivos, equilíbrio.
III. Deve-se levar em consideração a prontidão competitiva do aluno, que inclui componentes físicos, fisiológicos, psicológicos (emocionais e cognitivos) e sociais.
IV. A situação da competição pode ser bastante estressante para o aluno, principalmente se pais e professores pressionam demasiadamente o jovem atleta em busca de resultados.
Quais estão corretas?
Apenas II e III.
Apenas III e IV.
Apenas I, II e IV.
Apenas II, III e IV.
A Capoeira é um jogo corporal que envolve dança, luta, brincadeira, música e folclore. O principal movimento de deslocamento, base de todos os outros movimentos realizados na Capoeira, é denominado
rolê.
ataque.
esquiva.
ginga.
Relacione a Coluna 1 com a Coluna 2, a respeito das vias metabólicas de produção de energia.
Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo.
2 2 3 2 3 1 1.
3 1 1 2 1 2 3.
3 2 1 2 1 1 3.
1 1 2 3 2 1 2.
2 1 1 2 1 3 1.
O ensino sobre a diversidade cultural nas danças brasileiras, no Ensino Fundamental, deve levar em consideração a aquisição das seguintes habilidades:
I. Reconhecer a pluralidade das manifestações culturais na dança de outros países;
II. Vivenciar diferentes manifestações culturais da dança.I. Reconhecer a pluralidade das manifestações culturais na dança em nosso país;
II. Vivenciar diferentes manifestações culturais da dança.I. Reconhecer a pluralidade das manifestações culturais nos jogos de outros países;
II. Vivenciar diferentes manifestações culturais dos jogos.I. Reconhecer a pluralidade das manifestações culturais nos jogos em nosso país;
II. Vivenciar diferentes manifestações culturais dos jogos.De acordo com Soler, em Educação Física Escolar, o principal desafio da escola inclusiva é:
Desenvolver uma pedagogia centrada na criança, capaz de educar a todos, sem discriminação.
Integrar as crianças, os professores e a família através de jogos cooperativos.
Possibilitar a adaptação de todas as crianças, de tal modo que elas se enquadrem às necessidades da escola.
Oferecer serviços de apoio especializado para atender às peculiaridades da Educação formal.
Proporcionar alternativas para que todos possam adquirir conhecimento, elaborando atividades próprias para cada grupo de alunos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...