Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação ao Eixo Temático − Ginástica, os alunos do Ensino Fundamental devem

  • A.

    adquirir força e flexibilidade para executar os movimentos da forma mais perfeita possível.

  • B.

    vivenciar e conhecer os nomes de todos os movimentos ginásticos.

  • C.

    conhecer as características de cada um dos aparelhos da Ginástica Artística.

  • D.

    vivenciar e conhecer as características de cada modalidade.

Edgar Morin (2000) apresenta sete saberes “fundamentais” que a educação do futuro deveria tratar com a máxima seriedade e em toda a cultura. Considerando tal importância, assinale a alternativa que contenha esses saberes.

  • A.

    As cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão; Noologia; Incerteza do conhecimento; Os princípios do conhecimento pertinente; Ensinar a condição humana; Redução e Disjunção; e A falsa racionalidade.

  • B.

    Erros mentais; Erros intelectuais; Erros da razão; Pragmatismos; Noologia; Incerteza do conhecimento; e Ensinar a identidade terrena.

  • C.

    O contexto; O global; O multidimensional; O complexo; A inteligência geral; A antinomia; e Problemas essenciais.

  • D.

    Erros mentais; Erros intelectuais; Erros da razão; O complexo; A inteligência geral; A antinomia; e Problemas essenciais.

  • E.

    As cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão; Os princípios do conhecimento pertinente; Ensinar a condição humana; Ensinar a identidade terrena; Enfrentar as incertezas; Ensinar a compreensão; e Ética do gênero humano.

No Ensino Médio, no Eixo Temático − Esporte, os alunos devem

  • A.

    criar as regras com base nos interesses imediatos do grupo ou parte dele.

  • B.

    compreender as regras das modalidades e cumpri-las incondicionalmente.

  • C.

    analisar as regras das modalidades estudadas e alterá-las de acordo com o interesse do grupo, espaços e materiais.

  • D.

    simplificar as regras de tal forma que elas não sejam mais necessárias para as práticas da modalidade.

Analise as afirmações a seguir, no que diz respeito a perspectivas teóricas, finalidades, conteúdos e forma para uma proposta de avaliação do processo de ensino-aprendizagem da Educação Física, de acordo com Castellani Filho et al (2009), no livro “Metodologia de Ensino da Educação Física”, e assinale a alternativa correta.

  • A.

    A perspectiva da reflexão de uma pedagogia desenvolvimentista, conforme Castellani Filho et al (2009) apresenta no livro, pressupõe o processo de avaliação desvinculado de um Projeto Histórico da sociedade onde o professor está atuando.

  • B.

    Preconizam a superação de práticas mecânicoburocráticas (aplicar testes, selecionar alunos, dar notas, detectar talentos) pela busca de práticas produtivo-criativas e reiterativas, que possibilitem, dentre outras coisas, “mobilizar plenamente a consciência dos alunos, seus saberes e suas capacidades cognitivas”.

  • C.

    A avaliação, na perspectiva da reflexão críticosuperadora, deverá observar nos alunos o desenvolvimento de visões abstratas, irreais que “homogeneízem” e “igualem” os alunos, condicionando entendimentos, que serão avaliados nas aulas de Educação Física.

  • D.

    De acordo com perspectiva dialógica, comunicativa e interativa, a avaliação nas aulas de Educação Física não deve envolver o aluno no planejamento desse processo, isto é, o processo de avaliação é dever e competência do professor, ao aluno caberá somente ser avaliado.

  • E.

    No processo de avaliação, o ‘tempo pedagogicamente necessário para a aprendizagem’ deve ser excluído, pois na hora da avaliação o aluno deverá executar os movimentos o mais rápido e corretamente possível.

No que se refere ao Eixo Temático − Jogos e Brincadeiras, destacam-se cinco habilidades a serem alcançadas pelos alunos: 1) re (criar) jogos; 2) re (criar) espaços para a vivência de jogos; 3) re (criar) materiais para a vivência de jogos e brincadeiras; 4) construir brinquedos como “papagaio” ou “pipa”, bolas de meia, “vaivém”, dentre outros e 5) construir regras coletivamente. Com base nessas habilidades, o professor planejará suas aulas com vistas a desenvolver o tópico de (re)construção de

  • A.

    jogos e brincadeiras.

  • B.

    jogos e dança.

  • C.

    brincadeiras e esporte.

  • D.

    dança e esporte.

Supondo que você tenha que realizar uma competição para crianças do ensino fundamental, analise as assertivas seguintes a respeito do processo competitivo de acordo com De Rose (2002).

I. O período etário que vai desde a segunda infância (por volta dos sete anos de idade) até o final da adolescência (por volta dos 17 ou 18 anos) é chamado, para efeitos da realidade competitiva, de juvenil.

II. Quatro são os fatores evidenciados quando se compete: confronto, cooperação, objetivos coletivos, equilíbrio.

III. Deve-se levar em consideração a prontidão competitiva do aluno, que inclui componentes físicos, fisiológicos, psicológicos (emocionais e cognitivos) e sociais.

IV. A situação da competição pode ser bastante estressante para o aluno, principalmente se pais e professores pressionam demasiadamente o jovem atleta em busca de resultados.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas II e III.

  • B.

    Apenas III e IV.

  • C.

    Apenas I, II e IV.

  • D.

    Apenas II, III e IV.

  • E. I, II, III e IV.

A Capoeira é um jogo corporal que envolve dança, luta, brincadeira, música e folclore. O principal movimento de deslocamento, base de todos os outros movimentos realizados na Capoeira, é denominado

  • A.

    rolê.

  • B.

    ataque.

  • C.

    esquiva.

  • D.

    ginga.

Relacione a Coluna 1 com a Coluna 2, a respeito das vias metabólicas de produção de energia.

Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo.

  • A.

    2 – 2 – 3 – 2 – 3 – 1 – 1.

  • B.

    3 – 1 – 1 – 2 – 1 – 2 – 3.

  • C.

    3 – 2 – 1 – 2 – 1 – 1 – 3.

  • D.

    1 – 1 – 2 – 3 – 2 – 1 – 2.

  • E.

    2 – 1 – 1 – 2 – 1 – 3 – 1.

O ensino sobre a diversidade cultural nas danças brasileiras, no Ensino Fundamental, deve levar em consideração a aquisição das seguintes habilidades:

  • A.

    I. Reconhecer a pluralidade das manifestações culturais na dança de outros países;

    II. Vivenciar diferentes manifestações culturais da dança.

  • B.

    I. Reconhecer a pluralidade das manifestações culturais na dança em nosso país;

    II. Vivenciar diferentes manifestações culturais da dança.

  • C.

    I. Reconhecer a pluralidade das manifestações culturais nos jogos de outros países;

    II. Vivenciar diferentes manifestações culturais dos jogos.

  • D.

    I. Reconhecer a pluralidade das manifestações culturais nos jogos em nosso país;

    II. Vivenciar diferentes manifestações culturais dos jogos.

De acordo com Soler, em Educação Física Escolar, o principal desafio da escola inclusiva é:

  • A.

    Desenvolver uma pedagogia centrada na criança, capaz de educar a todos, sem discriminação.

  • B.

    Integrar as crianças, os professores e a família através de jogos cooperativos.

  • C.

    Possibilitar a adaptação de todas as crianças, de tal modo que elas se enquadrem às necessidades da escola.

  • D.

    Oferecer serviços de apoio especializado para atender às peculiaridades da Educação formal.

  • E.

    Proporcionar alternativas para que todos possam adquirir conhecimento, elaborando atividades próprias para cada grupo de alunos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...