Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um professor, ao planejar sua aula para trabalhar com tópico A inclusão no esporte, no Ensino Fundamental, deve ter em mente os princípios de não seleção e da aprendizagem, além dos de

  • A.

    inclusão, participação parcial e rendimento.

  • B.

    exclusão, participação seletiva e competição.

  • C.

    inclusão, participação significativa e ludicidade.

  • D.

    exclusão, participação dos melhores e rendimento.

Luckesi propõe que a avaliação do aproveitamento escolar seja praticada como uma atribuição de qualidade aos resultados da aprendizagem dos educandos, tendo por base seus aspectos essenciais e, como objetivo final, uma tomada de decisão que direcione o aprendizado e, consequentemente, o desenvolvimento do educando. Nesse sentido, o professor deverá:

 I. Coletar, analisar e sintetizar, da forma mais objetiva possível, as manifestações das condutas – cognitivas, efetivas, psicomotoras – dos educandos, produzindo uma configuração do efetivamente aprendido.

II. Atribuir uma qualidade a essa configuração da aprendizagem, a partir de um padrão (nível de expectativa) preestabelecido e admitido como válido pela comunidade dos educadores e especialistas dos conteúdos que estejam sendo trabalhados.

III. Baseado na qualificação, decidir sobre a forma de revisar os conteúdos apresentados, a fim de que os educandos possam acompanhar, de fato, o andamento dos conteúdos de cada disciplina; sem esquecer, no entanto, de que o grupo de alunos deve receber a mesma atenção, independentemente de nível de aprendizagem.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas II.

  • C.

    Apenas I e II.

  • D.

    Apenas II e III.

  • E.

    I, II e III.

Ao elaborar uma aula de dança para o Ensino Fundamental, deve-se criar oportunidades de identificar e vivenciar os elementos constitutivos da dança, que são:

  • A.

    Beleza, formas e tempo.

  • B.

    Formas, formato e formação.

  • C.

    Campo, espaço e formas.

  • D.

    Formas, espaço e tempo.

Na obra Metodologia do Ensino de Educação Física, “a capacidade da expressão corporal desenvolve-se num continuum de experiências que se iniciam na interpretação espontânea ou livre, evoluindo para a interpretação de temas da dança formalizada, onde conscientemente o corpo é o suporte da comunicação. A escola também pode oferecer outras formas de prática da expressão corporal (...) contribuindo para o desenvolvimento da expressão comunicativa nos alunos. Faz-se necessário o resgate da cultura brasileira no mundo da dança através da tematização das origens culturais, sejam do índio, do branco ou do negro, como forma de despertar a identidade social do aluno no projeto de construção de cidadania.”

Assim sendo, considerando o conteúdo expressivo da dança, podem ser sugeridos, dentre outros, os seguintes temas:

I. As ações da vida diária.

II. As sensações corporais.

III. Os seres e fenômenos do mundo animal, vegetal e mineral.

IV. O mundo do trabalho e o mundo da escola.

Quais, de acordo com a obra citada, estão corretos?

  • A.

    Apenas I e II.

  • B.

    Apenas II e III.

  • C.

    Apenas I, II e III.

  • D.

    Apenas II, III e IV.

  • E.

    I, II, III e IV.

Em relação ao Eixo Temático − Jogos e Brincadeiras, os alunos devem desenvolver as seguintes habilidades:

I. Identificar a diversidade e características dos diferentes jogos e brincadeiras.

II. Aprender a tirar vantagens das regras nos jogos e brincadeiras.

III. Reconhecer os jogos e brincadeiras como meio de educação para o lazer.

IV. Vivenciar diferentes formas de jogos e brincadeiras e compreender a sua importância na vida das pessoas.

As habilidades propostas pelas Orientações Pedagógicas do 6o ao 9o ano são as que constam APENAS em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I, III e IV.

  • C.

    II, III e IV.

  • D.

    I, II e IV.

Luckesi, em Avaliação da aprendizagem escolar, diz que na aprendizagem há quatro objetivos fundamentais que decorrem do processo de assimilação ativa dos conteúdos e de desenvolvimento do educando. Avalie as assertivas abaixo relacionadas a esses processos, assinalando C, se correta, ou E, se errada.

( ) Revisitar conhecimentos e metodologias como forma de apresentar conteúdos cujo nível de dificuldade cause repetência escolar.

( ) Apropriar-se dinâmica e independentemente desses conhecimentos e metodologias, por meio da exercitação.

( ) Transferir inteligentemente esses conhecimentos e metodologias para situações-problema diversas daquelas com as quais os conhecimentos e metodologias foram produzidos e transmitidos.

( ) Produzir novas e criativas visões e interpretações da realidade.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A.

    C – C – C – C.

  • B.

    E – C – C – C.

  • C.

    C – E – C – E.

  • D.

    E – C – E – C.

  • E.

    E – E – E – E.

A superação da perspectiva conservadora do lazer, segundo Marcelino (1987), implica levar o aluno do Ensino Médio a compreender o lazer como

  • A.

    instrumento de transformação da/na sociedade, promotor do ser humano em si mesmo.

  • B.

    forma de retribuir para o indivíduo o seu trabalho social.

  • C.

    forma de distrair o indivíduo das tensões do cotidiano e, assim, deixá-lo mais feliz.

  • D.

    instrumento para disciplinar os indivíduos em relação a hábitos saudáveis.

Segundo Soler, em Educação Física Escolar, falar sobre jogo na escola é uma tarefa árdua, pois o espaço escolar na maioria das vezes não permite a presença do jogo. Existe toda uma organização escolar que impede o movimento, alegria e descontração, partindo do pressuposto de que pessoas imóveis aprendem melhor. Através do jogo, conseguimos uma melhor _____________, o trabalho em grupo é _____________, a imaginação é ______________, o prazer é muito ______________ em estar na escola, a _______________ ajuda a aprender (...).

As lacunas do trecho acima ficam correta e respectivamente preenchidas por:

  • A.

    familiarização – reprimido – experenciada – grande – alegria

  • B.

    individualização – proibido – reprimida – pequeno – necessidade

  • C.

    convivência – necessário – desenvolvida – menor – rigidez

  • D.

    socialização – reforçado – trabalhada – maior – fantasia

  • E.

    particularização – exclusivo – ponderada – discutível – solidão

O esporte não leva necessariamente à saúde; por isso, é importante que a Educação Física esclareça o aluno do Ensino Médio sobre as relações entre esporte, saúde e qualidade de vida. Essas relações dependem de

  • A.

    princípios do treinamento esportivo (intensidade × frequência).

  • B.

    princípios e valores que sustentam a prática de esporte: sua orientação (cooperação × competição, prazer × obrigação etc.).

  • C.

    qualidade do material esportivo à disposição do praticante.

  • D.

    assistência médica oferecida ao praticante.

A lógica que rege a relação entre esporte e mídia é a da espetacularização e do consumo. Todavia, é importante que o aluno de Ensino Médio saiba delimitar de que tipo de esporte trata essa relação. Nesse contexto, o professor de Educação Física deve fazer referência ao esporte

  • A.

    de alto rendimento.

  • B.

    para todos.

  • C.

    como lazer.

  • D.

    adaptado.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...