Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A caminhada é uma atividade física que pode ser abordada na aula de Educação Física no Ensino Médio como uma forma de lazer com benefícios para a saúde. Para organizar essa atividade em aula, o professor de Educação Física deve considerar as habilidades de

  • A.

    compreender como efetuar uma caminhada o mais rápido possível; identificar o melhor calçado para realizar a marcha atlética; relacionar o tipo de passada com o maior esforço físico durante a caminhada.

  • B.

    executar a marcha com 120 passos por minuto; conhecer as diferenças entre marchas: militar, atlética, escolar, etc.; sincronizar a ação dos braços com a das pernas.

  • C.

    realizar a caminhada em grupo; sincronizar a passada em duplas, trios e quintetos durante a caminhada; percorrer a maior distância possível em 12 minutos caminhando e depois correndo.

  • D.

    compreender os benefícios da caminhada; conhecer os cuidados necessários para sua realização; identificar suas diferentes formas e objetivos; relacionar o conceito de zona-alvo e condicionamento físico; identificar as alterações orgânicas decorrentes da atividade durante e após sua execução.

O conceito de Balanço Calórico é importante para que o aluno de Ensino Médio compreenda a relação entre atividade física, dieta e saúde. Esse conceito envolve a compreensão de mais dois conceitos que devem ser trabalhados em aula:

  • A.

    tipo de exercício e qualidade do alimento.

  • B.

    valor energético dos alimentos e valor do gasto energético das atividades físicas.

  • C.

    variedade de dieta e intensidade do exercício.

  • D.

    número de refeições e volume do exercício.

A dança como um conteúdo da aula de Educação Física no Ensino Médio possibilita, entre outras coisas, trabalhar com questões de gênero. Ela toca em preconceitos e assim o professor pode trabalhar visando habilidades de

  • A.

    reconhecer o movimento de dança mais adequado ao homem; reconhecer o movimento de dança mais adequado à mulher.

  • B.

    conhecer os tipos de dança pertinentes ao homem e à mulher; adquirir a habilidade para cada tipo de dança.

  • C.

    identificar a dança como possibilidade de superação de preconceitos; compreender as relações sociais entre homens e mulheres na dança.

  • D.

    relacionar a dança de salão e a competitiva aos gêneros; identificar os elementos constitutivos para a dança masculina e feminina.

No Ensino Fundamental, dentro do eixo temático − Esporte, e com relação a uma modalidade esportiva específica (por exemplo, voleibol), os tópicos que devem ser trabalhados nas aulas são

  • A.

    elementos técnicos básicos, tática, regras e hidratação.

  • B.

    história, elementos técnicos básicos, tática e regras.

  • C.

    história, regras, inclusão no esporte.

  • D.

    elementos técnicos básicos, regras, inclusão e hidratação.

O esporte coletivo envolve uma prática corporal composta de regras e organizações definidas que seja executada de forma competitiva. Handebol, futebol, futsal, basquetebol e voleibol são exemplos de esportes coletivos que fazem parte dessa cultura do movimento humano e que são ensinados nas aulas de educação física nas escolas brasileiras. Ao ensinar essas práticas corporais nas escolas, o professor deve

enaltecer o talento esportivo de alguns alunos ao mesmo tempo em que desenvolve estratégias de obrigatoriedade da inclusão de todos.

  • C. Certo
  • E. Errado

O esporte coletivo envolve uma prática corporal composta de regras e organizações definidas que seja executada de forma competitiva. Handebol, futebol, futsal, basquetebol e voleibol são exemplos de esportes coletivos que fazem parte dessa cultura do movimento humano e que são ensinados nas aulas de educação física nas escolas brasileiras. Ao ensinar essas práticas corporais nas escolas, o professor deve

utilizar-se de uma pedagogia que privilegie o método crítico e reflexivo e tratar a competição como um retrato momentâneo da capacidade individual e/ou coletiva.

  • C. Certo
  • E. Errado

O esporte coletivo envolve uma prática corporal composta de regras e organizações definidas que seja executada de forma competitiva. Handebol, futebol, futsal, basquetebol e voleibol são exemplos de esportes coletivos que fazem parte dessa cultura do movimento humano e que são ensinados nas aulas de educação física nas escolas brasileiras. Ao ensinar essas práticas corporais nas escolas, o professor deve

basear-se, na preparação das aulas, em características e elementos próprios dos mencionados esportes, que são, entre outras, a bola, as metas e as regras.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os nutrientes são substâncias químicas utilizadas para as mais diversas funções fisiológicas no nosso corpo. Entretanto, os nutrientes energéticos são somente

  • A.

    carboidratos, gorduras, proteínas.

  • B.

    carboidratos, minerais, água.

  • C.

    minerais, água, proteína.

  • D.

    minerais, vitaminas, gorduras.

  • E.

    carboidratos, proteínas, vitaminas.

O esporte coletivo envolve uma prática corporal composta de regras e organizações definidas que seja executada de forma competitiva. Handebol, futebol, futsal, basquetebol e voleibol são exemplos de esportes coletivos que fazem parte dessa cultura do movimento humano e que são ensinados nas aulas de educação física nas escolas brasileiras. Ao ensinar essas práticas corporais nas escolas, o professor deve

atentar, na organização das aulas, para o fato de que a estrutura funcional das modalidades esportivas coletivas é determinada pela interação entre as variáveis defesa e ataque; cooperação e oposição.

  • C. Certo
  • E. Errado

São aspectos que caracterizam a dança no contexto da escola

1. deve priorizar os movimentos naturais, os aspectos lúdicos do movimento e a expressão criadora do movimento como fatores de comunicação.

2. pode-se desenvolver os quatro impulsos primários que o ser humano possui, que são o sentimento, o ritmo, o movimento e a expressão.

3. por meio da dança praticada nas aulas de educação física escolar, é possível que o educando consiga desenvolver, eficazmente, sua capacidade de decodificar mensagens expressas numa linguagem sem sons verbalizados.

4. deve priorizar a técnica de manifestações corporais consagradas como o balé clássico, o jazz e outros, tornando assim a educação física escolar como ambiente preparatório para futuros bailarinos e bailarinas.

Os aspectos que realmente relacionam-se à Dança no contexto da escola são somente

  • A.

    1, 2

  • B.

    2, 3, 4

  • C.

    3, 4

  • D.

    1, 2, 3

  • E.

    2, 4

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...