Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Educação Física - Geral - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
Trata-se de uma arrumação de palavras sem acompanhamento de melodia, mas às vezes é rimada e, nesse caso, a emissão da voz obedece a um ritmo que a própria metrificação das sílabas lhe empresta. Sua finalidade é ensinar algo à criança ou entretê-la. As ________________, embora se aproxime do acalanto, possuem ritmo e não música; usadas para decorar nomes ou números e ainda para exercitar a boa pronúncia da criança. Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmação anterior.
ladainhas
cantigas de roda
parlendas
anedotas
falas míticas
A educação física no dia a dia se vê diante de dois conceitos: atividade física e exercício físico que podem ser definidos, respectivamente, como
ações que não envolvem o intelecto e despertam o interesse por trabalhos no campo das ciências exatas; atividades de ginástica, especialmente aquelas orientadas por um personal trainer.
execução voluntária de movimentos corporais que redundem em gasto energético acima do nível basal; realização de uma série planejada de movimentos corporais com o intuito de melhorar o rendimento físico.
movimentos involuntários tais como reflexos e instintos corporais; atividades físicas desde que individuais.
ativações neuromusculares dos membros superiores e inferiores; ações que não envolvem o intelecto.
execução expontânea com o intuito de melhorar o rendimento físico e a performance motora; execução voluntária de movimentos corporais que redundem em gasto energético acima do nível basal.
Na atualidade, no basquetebol, atribui-se numeração tática de ataque de acordo com a função de cada jogador. Por exemplo, o jogador
2, que recebe a denominação de ala, deve ter boa velocidade para conduzir o contra-ataque e ser um bom arremessador.
Educação Física - Geral - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
Considere as afirmativas sobre o jogo de voleibol.
1. Seis substituições é o máximo permitido por equipe por set. Um ou mais jogadores podem ser substituídos ao mesmo tempo.
2. Interrupções regulamentares do jogo podem ser solicitadas pelo técnico, ou na ausência do técnico, pelo capitão em jogo, e somente por eles.
3. Cada equipe tem direito ao máximo de dois tempos e seis substituições em cada set.
4. Um bloqueio coletivo é executado por dois ou três jogadores próximos entre si e é efetivo quando um deles toca a bola.
As situações que realmente são permitidas no jogo de voleibol são
1, 3
3, 4
2, 3, 4
1, 2, 3
1, 2, 3, 4
A educação física é uma profissão que repercute em vários setores da sociedade pelo fato de estabelecer relações estreitas com a saúde, a educação e o lazer. Essas relações se estabelecem, principalmente, porque a educação física na saúde
age no diagnóstico de doenças crônico-degenerativas, na educação atua na seleção, montagem e treinamento das equipes esportivas escolares, e no lazer por organizar e implementar corridas de rua.
age na cura de doenças crônico-degenerativas, na educação atua de forma preponderante ao controlar e disciplinar o corpo das crianças, e no lazer por sua capacidade de organizar acampamentos esportivos.
atua no tratamento de lesões de origem esportiva e laboral, na educação atua na organização de competições esportivas escolares e no lazer por atuar na administração de espaços de prática de atividade física.
auxilia o médico na rotina ambulatorial com pacientes de diferentes idades, na educação atua na organização e implementação das festividades cívicas nacionais na escola, e no lazer por atuar e implementar a organização de festas populares.
age no cuidado da pessoa no âmbito da atenção primária, na educação participa efetivamente da escolarização formal como um dos componentes curriculares, no lazer por seu papel na atribuição de sentidos a práticas corporais na reflexão sobre o tempo livre.
Na atualidade, no basquetebol, atribui-se numeração tática de ataque de acordo com a função de cada jogador. Por exemplo, o jogador
1 é denominado ala-pivô e prepara as jogadas de ataque e bloqueio.
Educação Física - Geral - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
No futsal, a bola continuará em jogo quando
tocar no teto de uma quadra coberta.
a partida for interrompida pelo árbitro.
tocar nos árbitros colocados dentro da quadra.
atravessar pelo alto as linhas laterais ou de meta.
perder sua condição normal durante o transcorrer da partida.
Em uma aula de ginástica, o participante ao efetuar um rolamento para frente de maneira inadequada queixa-se de forte dor no pescoço e relata sensação de formigamento nos membros superiores. Nessa situação, o Educador Físico deve, de imediato,
solicitar a execução de uma série de exercícios de alongamento, para aumentar a irrigação sanguínea e evitar a falta de oxigenação na cabeça, de modo que o participante não venha a desmaiar durante a atividade.
motivar o participante a fazer um novo rolamento tomando cuidado com os detalhes da sequência didática, alertando-o de que o movimento realizado de forma correta não acarreta dor nem mal estar.
acomodar o participante em uma cadeira para que possa acompanhar a aula e aconselhá-lo a, posteriormente, procurar um ortopedista, caso o formigamento permaneça.
chamar o serviço de resgate/ambulância ao local da aula e cuidar para que o participante fique calmo e deitado numa posição confortável evitando movimentos bruscos que envolvam a cabeça, o tronco, o quadril e membros superiores.
fazer uma massagem relaxante na região do pescoço e tronco do participante, passar alguns alongamentos específicos localizados para a região muscular atingida e liberá-lo para retornar à atividade com o grupo.
Considerando as fases de desenvolvimento motor de crianças de 10 a 12 anos de idade, ao ministrar aulas de handebol para alunos dessa faixa etária, o professor deve
organizar as sessões de prática das habilidades básicas de forma que os alunos adquiram padrões fundamentais de movimento maduros bem como experiências práticas, para diversificar tais padrões.
As capacidades motoras condicionais são capacidades ligadas ao processo energético e metabólico determinadas pela obtenção e transformação de energia. Elas referem-se à potencialidade individual para a execução de habilidades motoras, que podem ser desenvolvidas pelo treinamento. Assinale a alternativa que não corresponde a uma capacidade motora condicional:
Coordenação.
Força.
Velocidade.
Resistência.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...