Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação aos jogos pré-desportivos, marque a alternativa correta:

  • A.

    A pretensão do uso destes jogos é, levando em conta somente os níveis técnicos e táticos dos alunos, elevar o rendimento esportivo na determinada modalidade.

  • B.

    Os jogos pré-desportivos podem ser utilizados como facilitadores de ensino, pois possibilitam adequar as atividades à vivência motora dos alunos.

  • C.

    Propiciam menor motivação por dificultar o aprendizado.

  • D.

    São usados exclusivamente na fase de especialização esportiva.

  • E.

    Promovem a exclusão dos menos aptos e sem habilidades motoras adequadas para a modalidade

Com relação à estrutura e ao funcionamento do corpo, bem como aos princípios básicos e efeitos do treinamento físico, julgue os próximos itens.

Dos fatores que afetam o aprimoramento do treinamento com exercícios, a frequência e a duração de realização das sessões de treinamento são os mais determinantes.

  • C. Certo
  • E. Errado

O ser humano é capaz de executar um grande número de habilidades motoras e poderíamos preencher listas e listas com a indicação das mesmas. Entretanto, uma análise mais detalhada nos leva a reconhecer a existência de características comuns entre elas. A classificação das habilidades, de acordo com critérios facilita o estudo dos fatores que influenciam a aprendizagem e o controle motor, pois estes fatores são específicos a uma determinada classe ou categoria.

Com base nos seus conhecimentos relacionados à classificação das habilidades motoras, marque a alternativa correta:

  • A.

    Quanto à precisão, as habilidades motoras se dividem em discretas e contínuas.

  • B.

    Quanto à distinção dos pontos inicial e final, as habilidades motoras se dividem em abertas e fechadas.

  • C.

    Quanto à precisão, as habilidades motoras se dividem em grossas e finas.

  • D.

    Quanto à estabilidade do ambiente, as habilidades motoras se dividem em grossas e finas.

  • E.

    Quanto à distinção dos pontos inicial e final, as habilidades motoras se dividem em habilidades motoras de circuito aberto e habilidades motoras de circuito fechado.

Com relação à estrutura e ao funcionamento do corpo, bem como aos princípios básicos e efeitos do treinamento físico, julgue os próximos itens.

Em um gráfico que representa a prática de exercícios, de leve a moderadamente intenso, por indivíduos ativos ou não, observa-se uma relação linear entre a frequência cardíaca e o consumo de oxigênio.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a alternativa que completa corretamente o texto a seguir:

São disputas em que os oponentes devem ser subjugados, com técnicas e estratégias de desequilíbrio, contusão, imobilização ou exclusão de um determinado espaço na combinação de ações de ataque e defesa. Caracterizam- se por uma regulamentação específica a fim de punir atitudes de violência e deslealdade. Podem ser citados exemplos: de brincadeiras de cabo de guerra e braço de ferro, até as práticas mais complexas. A atividade referida por este trecho é _________________________.

  • A.

    lutas

  • B.

    ginástica artística

  • C.

    dança

  • D.

    atletismo

  • E.

    futebol

Com relação à estrutura e ao funcionamento do corpo, bem como aos princípios básicos e efeitos do treinamento físico, julgue os próximos itens.

O exercício seletivo de áreas corporais específicas, tais como o abdominal, é mais efetivo para a perda de gordura localizada do que a atividade física de natureza aeróbica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a alternativa que completa corretamente o texto aseguir

A ginástica artística, também conhecida no Brasil por ginástica olímpica, é uma modalidade de ginástica na qual os atletas realizam um conjunto de exercícios em aparelhos oficiais. Movimentos estes que revelam força, agilidade, flexibilidade, coordenação, equilíbrio e controle do corpo. Os aparelhos da ginástica artística masculina diferenciam-se dos aparelhos disputados na ginástica artística feminina no seguinte aspecto: enquanto os aparelhos masculinos procuram demonstrar a força e domínio do ginasta, os aparelhos femininos dão um destaque maior à vertente artística e à agilidade. Os aparelhos exclusivos da categoria feminina, são _________________________.

  • A.

    cavalo com alças e argolas

  • B.

    barras paralelas assimétricas e trave de equilíbrio

  • C.

    solo e barra fixa

  • D.

    salto sobre o cavalo e barra fixa

  • E.

    trave de equilíbrio e argolas

Em uma aula em cujo objetivo é desenvolver competências para o jogo de basquetebol, o professor organizou a turma em fileiras/colunas para que cada aluno, por vez, execute um movimento em progressão com a bola, determinado pelo professor e de acordo com as regras oficiais desse esporte. Essa dinâmica de aula

valorizará, dependendo das estratégias pedagógicas a serem escolhidas, o caráter lúdico na atividade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Enumere a segunda coluna de acordo com as respectivas fases do Desenvolvimento Motor listadas na primeira.

1. Fase dos movimentos reflexivos

2. Fase dos movimentos rudimentares

3. Fase dos movimentos fundamentais

4. Fase dos movimentos especializados

( ) Nesta fase o equilíbrio e as habilidades locomotoras e manipulativas estão sendo refinadas progressivamente.

( ) Nesta fase encontram-se os primeiros movimentos fetais. São involuntários, ou seja, controlados subcorticalmente.

( ) Fase em que há exploração e teste das capacidades de movimento do corpo. Os principais movimentos são: andar, correr, saltar, arremessar, quicar e chutar.

( ) Nesta fase os movimentos são determinados maturacionalmente e a sequência de aparição é previsível. A taxa de aparição varia de acordo com a genética e ambiente, sendo alguns destes: controle da cabeça, pescoço, músculos do tronco, alcançar, segurar, largar, gatinhar, caminhar.

A sequência correta é, de cima para baixo:

  • A.

    1 – 2 – 3 – 4

  • B.

    4 – 3 – 2 – 1

  • C.

    3 – 2 – 1 – 4

  • D.

    4 – 1 – 3 – 2

  • E.

    4 – 2 – 3 – 1

Em uma aula em cujo objetivo é desenvolver competências para o jogo de basquetebol, o professor organizou a turma em fileiras/colunas para que cada aluno, por vez, execute um movimento em progressão com a bola, determinado pelo professor e de acordo com as regras oficiais desse esporte. Essa dinâmica de aula

promoverá a transferência do conhecimento e da expressão corporal adquiridos nessa atividade para outras atividades da cultura corporal dos alunos.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...