Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O Atletismo é estritamente ligado aos movimentos naturais do ser humano de correr, marchar, lançar, arremessar e saltar, e, por isso, é chamado de esporte base. (GONÇALVES, 2007, p. 01). Em relação ao tema abordado analise as afirmativas a respeito do significado dos fundamentos do atletismo.

I. Cada fundamento se materializa em provas específicas.

II. O atletismo por partir de atividades naturais, possibilita o desenvolvimento de movimentos e gestos esportivos, facilitando o aprendizado de suas provas, nas escolas o atletismo se apresenta como uma modalidade que não requer muito material e não traz despesas para o aluno.

III. O atletismo a ser utilizado na escola deve ser considerado como o "préatletismo".

IV. O atletismo a ser utilizado na escola deve ser considerado como o "esporte profissional".

Estão corretas as proposições:

  • A.

    Somente I e II;

  • B.

    Somente I, II e III;

  • C.

    Somente II e III;

  • D.

    Somente I, III e IV.

Um dos principais objetivos no ensino fundamental é que os alunos sejam capazes de: participar de atividades corporais, estabelecendo relações equilibradas e construtivas com os outros, reconhecendo e respeitando características, físicas e de desempenho de si próprio e dos outros, sem discriminar por características, pessoais, físicas, sexuais ou sociais; com isso as aulas de Educação física devem propiciar aos alunos através de atividades corporais uma atitude construtiva, possibilitando uma atitude de respeito, aceitação e solidariedade. O professor de Educação física deve desenvolver as potencialidades de seus alunos e não excluílos das aulas, muitas vezes, sob o pretexto de preservá-los. A escola opta por dispensá-los da educação física, por considerar professor despreparado para dar aula para esses alunos. Quais são estes alunos a que o texto se refere?

  • A.

    Alunos com um grande desempenho físico dentro das atividades.

  • B.

    Alunos Portadores de necessidades educativas especiais.

  • C.

    Alunos com uma vivência cheia de estratégias.

  • D.

    Alunos com atividade escolar desenvolvida dentro da sociedade.

Conceitualmente, segundo Weineck(2000), resistência é a capacidade de o organismo resistir à fadiga, como um todo ou parcialmente.

Para desenvolvermos a capacidade de resistência é importante:

  • A.

    Utilizar os métodos mais simples de treinamento, pois metabolicamente os treinos de resistência se assemelham.

  • B.

    Utilizar os métodos de treinamento que correspondam às expectativas do treinador, uma vez que este tem conhecimento fundamentado.

  • C.

    Utilizar métodos e conteúdos de treinamento que sejam de fácil aplicação e em que as exigências metabólicas não sejam altas.

  • D.

    Utilizar os métodos e conteúdos de treinamento que se aproximem das exigências metabólicas específicas do objetivo previamente determinado.

  • E.

    Utilizar métodos mais complexos, independentemente das exigências metabólicas, pois na adaptação o organismo comporta-se de forma igual.

A respeito do Voleibol é INCORRETA a informação expressa em:

  • A.

    levantamento é a forma de iniciar a jogada;

  • B.

    recepção é a ação de receber o saque do adversário;

  • C.

    ataque é a atividade de passar a bola para o campo contrário, dificultando a defesa;

  • D.

    bloqueio é a interceptação do ataque adversário.

No ambiente escolar normalmente a tradição é desenvolver com mais profundidade os conteúdos trabalhados de forma mecânica e conteúdos que são mais complicados de dominar, são trabalhados superficialmente. Não basta apenas o aluno ter conhecimento de conteúdos procedimentais se estes não forem relacionados com os outros tipos. Portanto, para que os conteúdos sejam pertinentes à aprendizagem. Como eles precisam ser?

  • A.

    Os conteúdos são mais direcionados para os professores.

  • B.

    Os conteúdos precisam transpor o grau de educação.

  • C.

    Os conteúdos precisam ser em grupos distintos.

  • D.

    Os que educam e formam o aluno de maneira integral.

Um programa de treinamento para o desenvolvimento das capacidades de força está sujeito a diferentes regras, cujo conhecimento influencia de forma decisiva e efetiva o resultado de treinamento. As afirmativas abaixo estão relacionadas a esse tipo de treinamento:

1. Em pessoas não treinadas, cargas pequenas já são suficientes para alcançar um acentuado aumento de força.

2. Os métodos de treinamento de força estão divididos em dinâmico, estático (isométrico) e misto.

3. Quanto mais treinado for o praticante, mais o treinamento deve ser específico e diferenciado.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    É correta apenas a afirmativa 1.

  • B.

    É correta apenas a afirmativa 1.

  • C.

    É correta apenas a afirmativa 3.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.

  • E.

    São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

Analise as proposições abaixo colocando (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) O hormônio do crescimento (GH), além de ser um potente agente anabólico, estimula diretamente a lipólise.

( ) Como o GH pode promover a lipólise, realizar exercícios regularmente que aumentam sua taxa de secreção pode contribuir para diminuição da obesidade, que é um dos componentes da síndrome metabólica.

( ) No exercício, à medida que os níveis plasmáticos de glicose no sangue vão aumentando, ocorre estimulação da glicogenólise hepática pelo aumento gradual da concentração plasmática de glucagon (7,8).

( ) As endorfinas são um tipo de opióide liberado durante o exercício. Elas estão relacionadas à maior tolerância à dor, ao controle do apetite, à redução da ansiedade, da raiva e da tensão.

A sequência correta encontrada é:

  • A.

    V-V-V-V;

  • B.

    F-V-F-V;

  • C.

    V-V-F-V;

  • D.

    V-F-V-V.

A escola é entendida como parte constituinte das condições dignas da existência humana em sociedade. As pedagogias surgem da crise originada do conflito entre os interesses antagônicos e diferentes das classes proprietária e proletária, e são entendidas como disciplinas capazes de suprir a complexidade, globalidade, conflitividade e especificidade da educação (COLETIVO DE AUTORES,1992). Para os autores o currículo escolar está vinculado em quê?

  • A.

    A um projeto político-pedagógico.

  • B.

    A uma sociedade antecessora.

  • C.

    A uma corrente de habilidades motoras.

  • D.

    A uma corrente de modalidades esportivas.

Flexibilidade, segundo Dantas(1999), é uma qualidade física responsável pela execução voluntária de um movimento de amplitude angular máxima, por uma articulação ou conjunto de articulações, dentro dos limites morfológicos, sem risco de provocar lesão. A mobilidade articular sofre influência de fatores mecânicos, endógenos e exógenos.

São considerados fatores mecânicos, endógenos e exógenos, respectivamente:

  • A.

    Tendões, pele e hora do dia.

  • B.

    Músculos, sexo e somatotipo.

  • C.

    Pele, ligamentos e condição física.

  • D.

    Capsula articular, idade e temperatura.

  • E.

    Capsula articular, temperatura do ambiente e somatotipo.

São fatores que afetam o dispêndio de energia de uma pessoa, EXCETO:

  • A.

    termogênese induzida pela dieta;

  • B.

    clima;

  • C.

    gravidez;

  • D.

    altura do indivíduo.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...