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O Atletismo é estritamente ligado aos movimentos naturais do ser humano de correr, marchar, lançar, arremessar e saltar, e, por isso, é chamado de esporte base. (GONÇALVES, 2007, p. 01). Em relação ao tema abordado analise as afirmativas a respeito do significado dos fundamentos do atletismo.
I. Cada fundamento se materializa em provas específicas.
II. O atletismo por partir de atividades naturais, possibilita o desenvolvimento de movimentos e gestos esportivos, facilitando o aprendizado de suas provas, nas escolas o atletismo se apresenta como uma modalidade que não requer muito material e não traz despesas para o aluno.
III. O atletismo a ser utilizado na escola deve ser considerado como o "préatletismo".
IV. O atletismo a ser utilizado na escola deve ser considerado como o "esporte profissional".
Estão corretas as proposições:
Somente I e II;
Somente I, II e III;
Somente II e III;
Somente I, III e IV.
Um dos principais objetivos no ensino fundamental é que os alunos sejam capazes de: participar de atividades corporais, estabelecendo relações equilibradas e construtivas com os outros, reconhecendo e respeitando características, físicas e de desempenho de si próprio e dos outros, sem discriminar por características, pessoais, físicas, sexuais ou sociais; com isso as aulas de Educação física devem propiciar aos alunos através de atividades corporais uma atitude construtiva, possibilitando uma atitude de respeito, aceitação e solidariedade. O professor de Educação física deve desenvolver as potencialidades de seus alunos e não excluílos das aulas, muitas vezes, sob o pretexto de preservá-los. A escola opta por dispensá-los da educação física, por considerar professor despreparado para dar aula para esses alunos. Quais são estes alunos a que o texto se refere?
Alunos com um grande desempenho físico dentro das atividades.
Alunos Portadores de necessidades educativas especiais.
Alunos com uma vivência cheia de estratégias.
Alunos com atividade escolar desenvolvida dentro da sociedade.
Conceitualmente, segundo Weineck(2000), resistência é a capacidade de o organismo resistir à fadiga, como um todo ou parcialmente.
Para desenvolvermos a capacidade de resistência é importante:
Utilizar os métodos mais simples de treinamento, pois metabolicamente os treinos de resistência se assemelham.
Utilizar os métodos de treinamento que correspondam às expectativas do treinador, uma vez que este tem conhecimento fundamentado.
Utilizar métodos e conteúdos de treinamento que sejam de fácil aplicação e em que as exigências metabólicas não sejam altas.
Utilizar os métodos e conteúdos de treinamento que se aproximem das exigências metabólicas específicas do objetivo previamente determinado.
Utilizar métodos mais complexos, independentemente das exigências metabólicas, pois na adaptação o organismo comporta-se de forma igual.
A respeito do Voleibol é INCORRETA a informação expressa em:
levantamento é a forma de iniciar a jogada;
recepção é a ação de receber o saque do adversário;
ataque é a atividade de passar a bola para o campo contrário, dificultando a defesa;
bloqueio é a interceptação do ataque adversário.
No ambiente escolar normalmente a tradição é desenvolver com mais profundidade os conteúdos trabalhados de forma mecânica e conteúdos que são mais complicados de dominar, são trabalhados superficialmente. Não basta apenas o aluno ter conhecimento de conteúdos procedimentais se estes não forem relacionados com os outros tipos. Portanto, para que os conteúdos sejam pertinentes à aprendizagem. Como eles precisam ser?
Os conteúdos são mais direcionados para os professores.
Os conteúdos precisam transpor o grau de educação.
Os conteúdos precisam ser em grupos distintos.
Os que educam e formam o aluno de maneira integral.
Um programa de treinamento para o desenvolvimento das capacidades de força está sujeito a diferentes regras, cujo conhecimento influencia de forma decisiva e efetiva o resultado de treinamento. As afirmativas abaixo estão relacionadas a esse tipo de treinamento:
1. Em pessoas não treinadas, cargas pequenas já são suficientes para alcançar um acentuado aumento de força.
2. Os métodos de treinamento de força estão divididos em dinâmico, estático (isométrico) e misto.
3. Quanto mais treinado for o praticante, mais o treinamento deve ser específico e diferenciado.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
É correta apenas a afirmativa 1.
É correta apenas a afirmativa 1.
É correta apenas a afirmativa 3.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.
Analise as proposições abaixo colocando (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) O hormônio do crescimento (GH), além de ser um potente agente anabólico, estimula diretamente a lipólise.
( ) Como o GH pode promover a lipólise, realizar exercícios regularmente que aumentam sua taxa de secreção pode contribuir para diminuição da obesidade, que é um dos componentes da síndrome metabólica.
( ) No exercício, à medida que os níveis plasmáticos de glicose no sangue vão aumentando, ocorre estimulação da glicogenólise hepática pelo aumento gradual da concentração plasmática de glucagon (7,8).
( ) As endorfinas são um tipo de opióide liberado durante o exercício. Elas estão relacionadas à maior tolerância à dor, ao controle do apetite, à redução da ansiedade, da raiva e da tensão.
A sequência correta encontrada é:
V-V-V-V;
F-V-F-V;
V-V-F-V;
V-F-V-V.
A escola é entendida como parte constituinte das condições dignas da existência humana em sociedade. As pedagogias surgem da crise originada do conflito entre os interesses antagônicos e diferentes das classes proprietária e proletária, e são entendidas como disciplinas capazes de suprir a complexidade, globalidade, conflitividade e especificidade da educação (COLETIVO DE AUTORES,1992). Para os autores o currículo escolar está vinculado em quê?
A um projeto político-pedagógico.
A uma sociedade antecessora.
A uma corrente de habilidades motoras.
A uma corrente de modalidades esportivas.
Flexibilidade, segundo Dantas(1999), é uma qualidade física responsável pela execução voluntária de um movimento de amplitude angular máxima, por uma articulação ou conjunto de articulações, dentro dos limites morfológicos, sem risco de provocar lesão. A mobilidade articular sofre influência de fatores mecânicos, endógenos e exógenos.
São considerados fatores mecânicos, endógenos e exógenos, respectivamente:
Tendões, pele e hora do dia.
Músculos, sexo e somatotipo.
Pele, ligamentos e condição física.
Capsula articular, idade e temperatura.
Capsula articular, temperatura do ambiente e somatotipo.
São fatores que afetam o dispêndio de energia de uma pessoa, EXCETO:
termogênese induzida pela dieta;
clima;
gravidez;
altura do indivíduo.
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