Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segundo Kunz (2003), o esporte de maior difusão dentro da sociedade atual, é aquele que apresenta características competitivas, hegemônicas, televisivas e que nem sempre traz melhoras a saúde física. O esporte é atualmente um produto cultural altamente valorizado em todo o mundo, pelo menos no sentido econômico. São investidas somas extraordinárias para que os resultados cada vez melhores sejam alcançados. E a ciência que está a sua disposição não é uma ciência com interesse no ser humano ou na dimensão social do esporte. Essa ciência toma os indivíduos praticantes desse esporte como objetos de manipulação, objetos à sua disposição, para trabalhá-los de forma externa a eles próprios, ou seja, sem a sua participação efetiva na busca de soluções para o aperfeiçoamento físico-técnico. Para a autora, qual é o interesse de se ter uma maior difusão dentro da sociedade atual?
Interesse tecnológico e de rendimento.
Interesse em ter um corpo escultural.
Interesse na prática da Educação Física Escolar.
Interesse na prática esportiva fundada dentro da autoreflexão.
Um fenômeno conhecido em toda a prática esportiva é a dor muscular, que costuma aparecer algum tempo depois de um treinamento mais intenso que o normal.
Para que tal fenômeno não aconteça de forma exagerada, ao prescrevermos um treinamento de força, torna-se importante:
Aumentar rapidamente a carga, para que a musculatura reconheça o estímulo e se adapte com mais facilidade.
Aumentar a carga a cada novo esforço até que o praticante chegue ao seu limite e o músculo adapte-se ao estímulo
) Aumentar cuidadosamente a carga, para que a musculatura esquelética tenha tempo de se adaptar de forma funcional às tensões que se formam.
Aumentar a carga gradativamente, verificando o nível de tensão muscular e controlando- o para que o músculo chegue a um esforço máximo.
Aumentar a carga a cada dia de exercício, procurando atingir o máximo de esforço e uma melhor adaptação das fibras musculares.
O atletismo é um esporte que na maioria das vezes é negligenciado na Educação Física escolar. Um dos principais motivos é:
a falta de interesse dos alunos;
a falta de infra-estrutura física da maioria das escolas;
a falta de preparação dos professores;
não ser conveniente este tipo de esporte para a Educação Física.
Que prática é considerada, no senso comum, como sinônimo de saúde. Sendo essa relação direta de causa e efeito linear e incondicional também é explorada e estimulada pela indústria cultural, do lazer e da saúde ao reforçar conceitos e cultivar valores, no mínimo questionáveis, de dieta, forma física e modelos de corpo ideais. Atrelada a essas premissas inevitavelmente carregadas de valores ideológicos e a interesses econômicos, a prática da atividade física é vinculada diretamente ao consumo de bens e de serviços (equipamentos, academias, espaços de lazer, complementos alimentares, prescrições de treinamento), citada como método infalível no combate ao uso abusivo de álcool, fumo e drogas, e como recurso de integração social do jovem e do adolescente (BRASIL, 1998).
A cooperação e transformação didático-pedagógica.
A prática dos movimentos esportivos na modalidade da saúde.
A prática competitiva nas áreas da Educação Física.
A prática de jogos, esportes, lutas, danças e ginásticas.
A extensão dos efeitos do álcool depende de vários fatores tais como: quantidade ingerida, velocidade de absorção, massa corporal ou quantidade de água no corpo e velocidade de eliminação.
Com relação à prática de atividade física, após a ingestão de álcool, é correto afirmar:
Sob influência do álcool, ocorre um aumento na taxa de testoterona.
O álcool melhora a neoglicogênese a partir de aminoácidos no fígado.
A capacidade de desempenho muscular ou neuromuscular é diminuída, promovendo alterações de flexibilidade.
O sistema cardiorrespiratório não sofre alterações no que se refere aos efeitos do álcool, podendo ser executado qualquer exercício com o mesmo desempenho.
Um dos primeiros sinais da influência do álcool, é o fato de o tempo de reação tornar-se mais lento.
De acordo com De Rose Junior (2001), após os doze anos de idade, quando a criança já possuir um rico equipamento motor, uma adequada imagem corporal, uma estruturação espacial adequada e condições cognitivas suficientes assim como emocionais para pensar o jogo de forma a planejar a sua execução com base num raciocínio hipotético. Como podemos chamar esta etapa da aprendizagem?
De iniciação desportiva.
De prática maciça da atividade.
De prontidão competitiva.
De riqueza motriz.
O método a ser utilizado em um programa de treinamento para desenvolver a mobilidade (flexibilidade) deve estar relacionado ao seu objetivo principal.
Quando existir um auxílio externo (técnico/colega), fazendo com que ocorra um maior alongamento de determinados grupos musculares sem que os respectivos antagonistas sejam forçados, estamos adotando exercícios de estiramento:
Ativo.
Passivo.
Prolongado.
Relaxante.
Estático.
Como primeiro e decisivo passo para se atingir a continuidade no ensino com produção e eficiência desejáveis a educação Infantil, tem como objetivo principal o desenvolvimento da atividade global que é caracterizado pelo prolongamento de experiências de movimentos básicos, facilitando a escolaridade da criança e incorporando-se diretamente em outras fases do desenvolvimento ao longo da vida (NANNI, 1998). Com o avanço da idade cronológica, a criança passa a ser integrante de mais um grupo social, o seu ingresso exige modificações e adaptações das estruturas afetivas, cognitivas, motoras e sociais. Qual seria este grupo social?
A ação da família.
A escola.
A ação da sociedade em si.
A ação de grupos religiosos.
A composição corporal pode ser determinada por meios diretos, indiretos e duplamente indiretos, sendo possível medir com precisão mais de 30, dos componentes corporais.
A técnica duplamente indireta, cujo método baseia-se na condução de uma corrente elétrica de baixa intensidade, é chamada:
Hidrometria
Antropometria
Bioimpedância
Plestimografia
Índice de Massa corporal
Sabe-se que a conduta motora, de coordenação motora global é concretizada através da maturação motora e neurológica da criança. Para isto ocorrer haverá um refinamento das sensações e percepções, visual, auditiva, sinestésica, tátil e principalmente proprioceptiva (VELASCO, 1996). Através de quê a criança consegue esta coordenação motora global?
Através da interação com pequenos objetos e movimentos voluntários.
Através de ação diferenciada de energia e gasto energético.
Através de tarefas de coordenação motora.
Através solicitação motora que as atividades infantis requerem.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...