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Nas quatro primeiras décadas do século XX, a Educação Física brasileira teve como referências pedagógicas principais a Medicina Higienista e a Instituição Militar. Nessa época, o(s) objetivo(s) predominante(s) da Educação Física escolar era(m):
formar cidadãos competitivos e autônomos em relação à prática de atividades corporais.
desenvolver a aptidão física dos indivíduos e formar um cidadão crítico.
desenvolver a aptidão física dos indivíduos e formar o homem disciplinado.
desenvolver o espírito lúdico e criativo e sociabilizar os alunos.
Uma prática muito comum nas escolas de todo o Brasil são os eventos fora do horário escolar como: festas, gincanas, jogos olímpicos, entre outros. Na pesquisa realizada por Daólio (1995), os professores de Educação Física apontam que estas atividades:
reduzem o tempo dedicado às aulas durante o ano letivo, prejudicando o processo.
devem ser organizadas por toda a escola e não apenas pelos professores de Educação Física.
fazem parte de seus planejamentos anuais e que eles gostam de organizá-las.
são típicas expressões da cultura não escolar dos alunos.
indicam a desvalorização da Educação Física no ambiente escolar.
De acordo com Betti (1999), surge um novo papel para a escola: educar para a mídia e educar com a mídia. Nessa perspectiva, os educadores devem compreender primeiramente:
a linguagem audiovisual que predomina na cultura jovem.
a existência da difusão de novas manifestações da cultura corporal.
a necessidade de refletir sobre as informações referentes ao esporte.
que a mídia auxilia o acesso de informações sobre a cultura física.
que a mídia está transformando a cultura corporal em espetáculo comprável.
Marcellino (1990), em sua proposta de Pedagogia da Animação, sustenta a importância de se atuar na relação entre trabalho e lazer na escola, pois:
cada vez mais se torna importante ocupar o tempo livre das crianças e jovens com atividades que as afastem do convívio comunitário prejudicial à sua formação moral.
a escola deve, o mais cedo possível, distinguir as atividades prazerosas das atividades diárias, preparando assim o aluno para separar trabalho e lazer.
a Educação Física deve cumprir, através de seus jogos e brincadeiras, a função de extravasar os impulsos agressivos contidos dos alunos devido às altas obrigações das demais disciplinas na escola.
o lúdico tem como utilidade primordial servir como instrumento para facilitar a produtividade dos alunos em suas tarefas escolares.
o lazer tem um duplo aspecto educativo e transformador, relativos, respectivamente, ao desenvolvimento de relacionamento interpessoal e ao exercício crítico e criativo em suas atividades.
Na tentativa de superar as diferenças de habilidades, gostos e expectativas entre meninos e meninas, condicionados culturalmente, o professor de Educação Física de uma turma na faixa etária de 7-8 anos deve:
isolar os grupos por gênero, neutralizando as diferenças existentes.
criar condições para a participação de todos, valendo-se da troca de experiências entre meninos e meninas.
avaliar seus alunos e alunas segundo o grau de habilidade motora e propor atividades diferenciadas.
propor as atividades dentro do programa pré-estabelecido, objetivando com isso que as diferenças sejam atenuadas.
propor à escola a separação das turmas por meninos e meninas para as aulas de Educação Física.
Os macronutrientes têm um importante papel como combustível biológico, uma vez que fornecem a energia necessária para manter as funções corporais em repouso e em atividade física. São considerados macronutrientes:
Numa aula de Educação Física para as séries iniciais do Ensino Fundamental, ministrada em uma quadra descoberta e sob moderado calor, o professor determinou a realização de exercícios durante pouco mais de 50 minutos consecutivos. Nesse período o professor não permitiu que os alunos abandonassem a aula para beber água. O procedimento do professor é adequado?
Não, as crianças devem ingerir líquidos constantemente, pois não conseguem regular a temperatura com a mesma eficácia dos adultos quando se exercitam.
Não, as crianças devem ingerir líquidos constantemente e as atividades infantis que duram 30 minutos ou mais devem ser reduzidas quando está calor.
Sim, as crianças têm maior tolerância ao calor que o adulto, não havendo necessidade de alterar a duração da atividade quando a temperatura for elevada.
Sim, as crianças têm muita tolerância ao calor e conseguem regular a temperatura com a mesma eficácia dos adultos quando se exercitam.
Sim, as crianças conseguem regular a temperatura com a mesma eficácia dos adultos quando se exercitam, bastando ingerir líquidos no final da aula.
Para que haja contração muscular, as células musculares precisam de energia. Nesse caso, a energia necessária é advinda:
A redução do ATP estocado no músculo estimula imediatamente a decomposição de algumas fontes de energia química para provocar sua ressíntese. Fornecem energia para ressintetizar o ATP:
carboidrato, fosfato de creatina e trifosfato de adenosina.
trifosfato de adenosina, difosfato de adenosina e fosfato de creatina.
Qual dos seguintes grupos de atividades utiliza a energia derivada, predominantemente, do sistema anaeróbio láctico?
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