Questões de Educação Física da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Lista completa de Questões de Educação Física da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Nas quatro primeiras décadas do século XX, a Educação Física brasileira teve como referências pedagógicas principais a Medicina Higienista e a Instituição Militar. Nessa época, o(s) objetivo(s) predominante(s) da Educação Física escolar era(m):

  • A. formar o homem autônomo e a mulher saudável.
  • B.

    formar cidadãos competitivos e autônomos em relação à prática de atividades corporais.

  • C.

    desenvolver a aptidão física dos indivíduos e formar um cidadão crítico.

  • D.

    desenvolver a aptidão física dos indivíduos e formar o homem disciplinado.

  • E.

    desenvolver o espírito lúdico e criativo e sociabilizar os alunos.

Uma prática muito comum nas escolas de todo o Brasil são os eventos fora do horário escolar como: festas, gincanas, jogos olímpicos, entre outros. Na pesquisa realizada por Daólio (1995), os professores de Educação Física apontam que estas atividades:

  • A.

    reduzem o tempo dedicado às aulas durante o ano letivo, prejudicando o processo.

  • B.

    devem ser organizadas por toda a escola e não apenas pelos professores de Educação Física.

  • C.

    fazem parte de seus planejamentos anuais e que eles gostam de organizá-las.

  • D.

    são típicas expressões da cultura não escolar dos alunos.

  • E.

    indicam a desvalorização da Educação Física no ambiente escolar.

De acordo com Betti (1999), surge um novo papel para a escola: educar para a mídia e educar com a mídia. Nessa perspectiva, os educadores devem compreender primeiramente:

  • A.

    a linguagem audiovisual que predomina na cultura jovem.

  • B.

    a existência da difusão de novas manifestações da cultura corporal.

  • C.

    a necessidade de refletir sobre as informações referentes ao esporte.

  • D.

    que a mídia auxilia o acesso de informações sobre a cultura física.

  • E.

    que a mídia está transformando a cultura corporal em espetáculo comprável.

Marcellino (1990), em sua proposta de Pedagogia da Animação, sustenta a importância de se atuar na relação entre trabalho e lazer na escola, pois:

  • A.

    cada vez mais se torna importante ocupar o tempo livre das crianças e jovens com atividades que as afastem do convívio comunitário prejudicial à sua formação moral.

  • B.

    a escola deve, o mais cedo possível, distinguir as atividades prazerosas das atividades diárias, preparando assim o aluno para separar trabalho e lazer.

  • C.

    a Educação Física deve cumprir, através de seus jogos e brincadeiras, a função de extravasar os impulsos agressivos contidos dos alunos devido às altas obrigações das demais disciplinas na escola.

  • D.

    o lúdico tem como utilidade primordial servir como instrumento para facilitar a produtividade dos alunos em suas tarefas escolares.

  • E.

    o lazer tem um duplo aspecto educativo e transformador, relativos, respectivamente, ao desenvolvimento de relacionamento interpessoal e ao exercício crítico e criativo em suas atividades.

Na tentativa de superar as diferenças de habilidades, gostos e expectativas entre meninos e meninas, condicionados culturalmente, o professor de Educação Física de uma turma na faixa etária de 7-8 anos deve:

  • A.

    isolar os grupos por gênero, neutralizando as diferenças existentes.

  • B.

    criar condições para a participação de todos, valendo-se da troca de experiências entre meninos e meninas.

  • C.

    avaliar seus alunos e alunas segundo o grau de habilidade motora e propor atividades diferenciadas.

  • D.

    propor as atividades dentro do programa pré-estabelecido, objetivando com isso que as diferenças sejam atenuadas.

  • E.

    propor à escola a separação das turmas por meninos e meninas para as aulas de Educação Física.

Os macronutrientes têm um importante papel como combustível biológico, uma vez que fornecem a energia necessária para manter as funções corporais em repouso e em atividade física. São considerados macronutrientes:

  • A. proteínas, vitaminas e carboidratos.
  • B. proteínas, gorduras e água.
  • C. carboidratos, vitaminas e sais minerais.
  • D. carboidratos, gorduras e proteínas.
  • E. água, vitaminas e sais minerais.

Numa aula de Educação Física para as séries iniciais do Ensino Fundamental, ministrada em uma quadra descoberta e sob moderado calor, o professor determinou a realização de exercícios durante pouco mais de 50 minutos consecutivos. Nesse período o professor não permitiu que os alunos abandonassem a aula para beber água. O procedimento do professor é adequado?

  • A.

    Não, as crianças devem ingerir líquidos constantemente, pois não conseguem regular a temperatura com a mesma eficácia dos adultos quando se exercitam.

  • B.

    Não, as crianças devem ingerir líquidos constantemente e as atividades infantis que duram 30 minutos ou mais devem ser reduzidas quando está calor.

  • C.

    Sim, as crianças têm maior tolerância ao calor que o adulto, não havendo necessidade de alterar a duração da atividade quando a temperatura for elevada.

  • D.

    Sim, as crianças têm muita tolerância ao calor e conseguem regular a temperatura com a mesma eficácia dos adultos quando se exercitam.

  • E.

    Sim, as crianças conseguem regular a temperatura com a mesma eficácia dos adultos quando se exercitam, bastando ingerir líquidos no final da aula.

Para que haja contração muscular, as células musculares precisam de energia. Nesse caso, a energia necessária é advinda:

  • A. do trifosfato de adenosina.
  • B. do oxigênio.
  • C. dos carboidratos.
  • D. das gorduras.
  • E. das vitaminas.

A redução do ATP estocado no músculo estimula imediatamente a decomposição de algumas fontes de energia química para provocar sua ressíntese. Fornecem energia para ressintetizar o ATP:

  • A.

    carboidrato, fosfato de creatina e trifosfato de adenosina.

  • B. carboidrato, lipídeo e fosfato de creatina.
  • C. lipídeo, difosfato de adenosina e vitamina.
  • D.

    trifosfato de adenosina, difosfato de adenosina e fosfato de creatina.

  • E. proteína, carboidrato e vitamina.

Qual dos seguintes grupos de atividades utiliza a energia derivada, predominantemente, do sistema anaeróbio láctico?

  • A. Judô e salto triplo no atletismo.
  • B. Golfe e 100m rasos no atletismo.
  • C. 100m na natação e salto em distância no atletismo.
  • D. 200m no atletismo e vela.
  • E. 400m no atletismo e 100m na natação.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...