Questões de Educação Física da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Educação Física da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As lesões podem ser classificadas quanto a sua natureza ou quanto a seu tipo. Acerca dessa classificação, julgue os seguintes itens.

 I A lesão aguda resulta de um incidente traumático súbito, a exemplo de uma forte e repentina torção do joelho.

II A tendinite do tendão de Aquiles constitui exemplo da denominada lesão crônica.

III As lesões nos tecidos moles, como os estiramentos ligamentares, as distensões e contusões musculares, enquadram-se na categoria das denominadas lesões sem risco de vida.

IV As fraturas ósseas e luxações são consideradas lesões sérias.

V Constituem exemplos das denominadas lesões com risco de vida os sangramentos intensos (hemorragias arteriais), a hipotermia e hipertermia.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A. 1
  • B. 2
  • C. 3
  • D. 4
  • E. 5

No estudo da composição corporal, para se estimarem a massa livre de gordura e a água corporal de indivíduos saudáveis, utiliza-se o teste de

  • A.

    cicloergometria.

  • B.

    ergometria.

  • C.

    ergoespirometria.

  • D.

    goniometria.

  • E.

    bioimpedância ou impedância bioelétrica.

Acerca dos objetivos e benefícios potenciais do exercício físico regular, para fins de tratamento e reabilitação de indivíduos com artrite, assinale a opção incorreta.

  • A.

    Um dos benefícios da atividade física regular é a melhoria do estado psicológico da pessoa.

  • B.

    Entre os benefícios potenciais do exercício físico, está a redução do risco em relação a doenças como enfermidades cardíacas, hipertensão, diabetes e outras patologias crônicas.

  • C.

    O exercício físico contribui para a diminuição da perda de massa óssea.

  • D.

    O exercício físico pouco ou nada contribui para a preservação e a restauração da amplitude dos movimentos de articulações lesionadas.

  • E.

    Um dos objetivos do exercício físico é o aumento da força e da resistência musculares para a melhoria da estabilidade articular.

Na revisão científica das diversas informações já publicadas acerca da relação entre exercício físico e osteoporose, o American College of Sports Medicine (ACSM - Colégio Americano de Medicina do Esporte) estabeleceu cinco princípios básicos que devem ser observados na avaliação de um programa de exercícios para a prevenção e o tratamento da osteoporose. O fato de pessoas com níveis mais baixos de densidade óssea e de força apresentarem melhor resultado em programa de exercícios do que as que possuem densidade óssea normal ou acima do normal está relacionado ao princípio

  • A.

    dos valores iniciais.

  • B.

    da sobrecarga.

  • C.

    da reversibilidade.

  • D.

    dos retornos diminuídos.

  • E.

    da especificidade.

Com relação ao condicionamento físico para a promoção da saúde e reabilitação, julgue os seguintes itens.

 I É correto afirmar que a atividade física regular, em especial a atividade física vigorosa, e a perda de peso contribuem para a redução do HDL, conhecido como colesterol ruim.

II A atividade física moderada regular aumenta significativamente os níveis de triglicerídeos.

III A atividade física regular e moderada contribui para a diminuição dos coágulos sanguíneos indesejáveis que se instalam nos vasos e artérias.

IV A atividade física moderada regular reduz a pressão arterial em indivíduos de meia-idade ou mais velhos, o que também pode ser conseqüência da perda de peso ou redução do estresse.

V A atividade física regular contribui para a reposição dos níveis de LDL (colesterol de lipoproteína de baixa densidade), também chamado de bom colesterol.

Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e II.

  • B.

    III e IV.

  • C.

    I, II e V.

  • D.

    II, III e V.

  • E.

    III, IV e V.

Julgue, em cada item a seguir, se é apresentado procedimento de emergência correto a ser adotado no atendimento a vítima de insolação, durante atividade física ou esportiva.

I Colocar saco de gelo na cabeça da vítima.

II Fazer fricções na pele da vítima, para facilitar a circulação sanguínea.

III Remover a vítima e colocá-la em local fresco e arejado, ou refrigerado.

IV Executar massagem cardíaca ou respiração boca-a-boca, caso necessário.

V Refrescar o corpo da vítima com aplicação de compressas frias na testa, rosto e pescoço.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A. 1
  • B. 2
  • C. 3
  • D. 4
  • E. 5

O índice de cintura-quadril (ICQ) está relacionado com a distribuição e o acúmulo de gordura na região abdominal (obesidade na parte superior do corpo), especialmente nos homens, e pode servir de referência para se avaliar o risco individual de doença arterial coronariana, hipertensão, diabete melitos, distúrbios metabólicos e outros. A fórmula correta para o cálculo do ICQ, considerando-se as circunferências da cintura (C) e do quadril (Q) é

  • A.

    ICQ = Q - C.

  • B.

    CQ = C / Q.

  • C.

    ICQ = Q × C.

  • D.

    ICQ = Q / C.

  • E.

    ICQ = C + Q.

Acerca dos fundamentos fisiológicos do exercício, julgue os itens a seguir.

I Na situação de repouso, todo o combustível alimentar para satisfazer as necessidades energéticas corporais são fornecidos pelas proteínas.

II O fenômeno denominado oscilação cardiovascular ocorre quando, por exemplo, durante trabalho físico submáximo prolongado (mais de 60 minutos), o volume de ejeção aumenta gradualmente, a freqüência cardíaca diminui gradualmente com a progressão do exercício e o débito cardíaco torna-se variável.

III No início do exercício físico, ocorre aumento na ventilação, causado principalmente pelo comando central dos neurônios.

IV Durante exercício de intensidade moderada em ambiente com alta temperatura, o sangue se distribui diretamente para a pele, de modo que essa alteração no fluxo sanguíneo cutâneo causa o aumento da temperatura corporal central.

V Durante o exercício físico, a água se desloca do sangue para as células e tecidos circundantes, o que ocasiona redução no volume plasmático, a qual pode ser compensada pela ingestão de líquidos.

Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    III e V.

  • E.

    IV e V.

No Brasil, um tema marcante na área de educação física refere-se ao mito do esporte como meio de ascensão social pelo esforço individual e pelo talento, embasado em exemplos isolados como Ronaldinho Gaúcho, Robinho e Daiane dos Santos. Considerando esse assunto, assinale a opção correta.

  • A.

    No contexto político, a utilização do mito do esporte como forma de ascensão social contribui para diminuir as desigualdades que marcam a sociedade brasileira, na medida em que transmite a noção de que o sucesso está ao alcance de todos.

  • B.

    O discurso político que apresenta o esporte como meio de inclusão social ou de combate à violência difere do discurso que apresenta a visão do esporte como meio de ascensão social.

  • C.

    Segundo uma perspectiva histórica, a crescente profissionalização do esporte no Brasil, atualmente, estimula a sua popularização.

  • D.

    A profissionalização do esporte de alto rendimento no Brasil não influenciou a educação física escolar.

As propostas pedagógicas da educação física brasileira da década de 80 do século passado podem ser classificadas em: biológica, psicopedagógica e histórico-crítica. Acerca dessas propostas, assinale a opção correta.

  • A.

    Em oposição à proposta biológica, a proposta psicopedagógica é considerada reducionista do homem e acrítica diante da realidade social.

  • B.

    A proposta psicopedagógica surgiu como uma reação contra a tendência biológica, que tinha como foco central ou a promoção da saúde ou a melhoria do rendimento esportivo.

  • C.

    A proposta histórico-crítica destacou a dimensão política da prática pedagógica da educação física, ao mesmo tempo em que valorizou a preocupação com a estética e a saúde dos alunos.

  • D.

    À medida que novas tendências pedagógicas surgem, há um movimento de reação contra as tendências anteriores, que, progressivamente, desaparecem do cenário escolar.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...