Questões de Educação Física da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Educação Física da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um professor de educação física, que trabalha em uma escola pública onde não existe quadra esportiva, costuma ministrar aulas em um campo de terra. Em uma de suas turmas da 7.ª série, há um aluno portador de necessidades educativas especiais (PNEE) que, por causa de uma lesão medular, utiliza uma cadeira de rodas.

Considerando a situação hipotética acima e as orientações contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), assinale a opção correta.

  • A.

    Como a lesão do aluno não tem cura, para que ele possa freqüentar as aulas de educação física, é desnecessária orientação médica.

  • B.

    O professor deve, no primeiro semestre letivo, organizar jogos e atividades que possam ser realizados no pátio da escola, permitindo a participação ativa do aluno PNEE. No segundo semestre, deve voltar a usar o campo de terra, local preferido pelos demais alunos da turma, dispensando-se o aluno PNEE das aulas, devido às dificuldades de locomoção da cadeira de rodas nesse tipo de terreno.

  • C.

    O professor não tem como impedir a ocorrência de situações constrangedoras entre o aluno portador de necessidades especiais e os demais alunos, mas pode ajudá-los a se familiarizarem com as diferenças.

  • D.

    As aulas devem, necessariamente, ser estruturadas em função das necessidades específicas do aluno PNEE, de forma a garantir o seu pleno acesso às atividades escolares.

Com relação à abordagem dos temas transversais pela educação física, julgue os itens subseqüentes, considerando as orientações dos PCN.

I Como nas aulas de educação física as situações de jogo promovem uma intensa mobilização afetiva, o professor não dispõe de um meio educativo apropriado para a discussão ética acerca dos valores pessoais, pois essa discussão deve acontecer em um ambiente tranqüilo e com uma postura racional.

II Nos jogos em que há árbitro, o professor não deve estimular que os alunos transfiram para o juiz a responsabilidade moral pela conduta esportiva adequada, reproduzindo o que preconiza o dito popular: "tudo que o juiz não vê, é como se não tivesse acontecido".

III No que se refere à saúde, compete à educação física, principalmente, transmitir aos alunos informações de como lidar de forma adequada e segura com as suas necessidades corporais.

IV O professor deve estimular a realização de jogos sem um árbitro, criando, assim, um espaço propício para a construção coletiva das regras, de forma que os alunos estabeleçam uma relação de compromisso com o que foi definido como certo ou errado.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A. 1
  • B. 2
  • C. 3
  • D. 4

Tendo como referência inicial os PCN, julgue os próximos itens.

I Atualmente, a veiculação de informações sobre as atividades físicas e esportivas na mídia enfatiza os produtos comercializados por diferentes empresas em detrimento dos processos que envolvem o domínio de procedimentos técnicos e a mudança de atitude diante da corporeidade.

II As brincadeiras de rua e as danças folclóricas, apesar de fazerem parte de um conteúdo relevante para a formação dos alunos, não devem ser introduzidas nas aulas de educação física, pois muitos professores não possuem conhecimento adequado desses temas.

III A prática de diversas modalidades esportivas em contato direto com a natureza, por si só, sem uma reflexão crítica paralela, não é suficiente para se criar uma consciência ecológica comprometida com a preservação da natureza.

IV A divisão da turma em dois grupos, um de meninas e outro de meninos, favorece o desenvolvimento dos aspectos psicossociais de cada grupo.

Estão certos apenas os itens

  • A. I e II.
  • B. I e III.
  • C. II e IV.
  • D. III e IV.

Uma alavanca é uma barra rígida que gira sobre um ponto fixo denominado eixo ou ponto de apoio. A vantagem mecânica de uma alavanca relaciona-se à aplicação de uma pequena força , na extremidade de uma barra do ponto de apoio, produzindo uma força maior na outra extremidade. Com relação às alavancas do corpo humano, assinale a opção correta.

  • A.

    Na maioria dos casos, o braço de força no corpo humano é mais curto que o braço de resistência, o que resulta em vantagem mecânica e, paralelamente, em perda de velocidade.

  • B.

    A ação do bíceps, de flexão do cotovelo contra uma resistência, caracteriza-se como alavanca de primeira classe, na qual o ponto de apoio está situado entre a força e a resistência.

  • C.

    As alavancas de segunda classe, nas quais a resistência se encontra entre o ponto de apoio e a força, são o tipo de alavanca mais comum no corpo humano.

  • D.

    O bastão de beisebol e a raquete de tênis representam extensões artificiais do braço de resistência, aumentando a velocidade enquanto exigem um acréscimo na aplicação da força muscular.

Julgue os itens a seguir, de acordo com os princípios da concepção crítico-emancipatória da educação física escolar.

I As aulas de educação física devem criar oportunidades para que os alunos se expressem livre e espontaneamente, mas há momentos em que o aprender deve prevalecer sobre o prazer.

II Como o esporte é parte de um contexto sociocultural regido pela lógica do consumo e do rendimento, atualmente é impossível se trabalhar com o esporte de uma forma pedagogicamente responsável e emancipatória.

III Como os alunos chegam às aulas de educação física com um imaginário social formado a partir da influência direta da indústria cultural, a escola deve, em um primeiro momento, contrariar os interesses dos alunos, direcionando-os para a construção de uma nova estrutura firmada na participação.

IV Sob a perspectiva crítico-emancipatória, o professor deve, por meio de análise e discussão com os alunos, procurar alterar o significado central do movimento em cada modalidade esportiva.

Estão certos apenas os itens

  • A. I e II.
  • B. I e III.
  • C. II e IV.
  • D. III e IV.

Considerando os fundamentos da abordagem desenvolvimentista da educação física, assinale a opção correta acerca do processo de aprendizagem e aquisição de habilidades motoras básicas e específicas.

  • A.

    O conceito de período crítico da aprendizagem refere-se à prontidão maturacional, quando o aluno reúne as condições mínimas para aprender determinadas habilidades. Segundo esse conceito, antes desse período, qualquer tentativa resulta em pouca ou nenhuma aprendizagem, da mesma forma que após esse período, a aprendizagem passa a ser muito mais difícil e até mesmo impossível.

  • B.

    Até os 7 anos de idade, o desenvolvimento motor da criança caracteriza-se pela aquisição de habilidades básicas, como andar, correr, saltar, arremessar, receber etc. As aulas de educação física devem, portanto, ser organizadas em torno de atividades que estimulem a interação entre esses padrões fundamentais para se formarem estruturas mais complexas.

  • C.

    A partir do 3.º e 4.º ciclos do ensino fundamental (5.ª a 8.ª séries), de acordo com o princípio hierárquico do desenvolvimento das habilidades motoras (do simples para o complexo), as aulas de educação física devem estimular ao máximo a diversificação das habilidades básicas, sem se preocupar com o ensino das habilidades específicas.

  • D.

    A crítica ao conceito de especialização precoce, indica que é contra indicado se superestimular a criança, em qualquer fase do desenvolvimento motor, para que ela realize qualquer tipo de habilidade motora.

Considere que o processo de aprendizagem de uma habilidade motora nova possa ser dividido em três estágios relativamente distintos entre si: verbal-cognitivo-motor e autônomo. Acerca das características de cada um dos estágios de aprendizagem e da atitude a ser assumida pelo professor, assinale a opção correta.

  • A.

    No estágio verbal-cognitivo, as questões centrais estão ligadas à identificação do que deve ou não deve ser feito. Nesse estágio, o professor pode dar instruções que estimulem os alunos a utilizar posturas similares às já aprendidas ou a organizar seqüências com outros movimentos conhecidos, de modo a facilitar a aprendizagem.

  • B.

    Como o estágio verbal-cognitivo requer pouca atenção do aluno, o professor deve fornecer-lhe estímulos variados, que exijam o processamento simultâneo de atividades, acrescentando às explicações técnicas orientações táticas gerais sobre o jogo.

  • C.

    No estágio motor, a atenção do aluno se volta para a organização de padrões de movimento mais eficientes; o aluno passa a ser capaz de detectar e corrigir seus próprios erros, não sendo mais necessário que o professor utilize modelos ou demonstrações.

  • D.

    No estágio autônomo, os alunos necessitam de grande atenção para a realização da habilidade motora, pois passam a se concentrar nos detalhes. Nesse momento, o professor pode incluir nas aulas uma fase de teste, tomando os devidos cuidados, pois a avaliação costuma prejudicar a motivação dos alunos.

Assinale a opção correta de acordo com as idéias apresentadas pela tendência pedagógica crítico-superadora.

  • A.

    As aulas de educação física devem articular o conteúdo específico da cultura corporal com os grandes problemas sociopolíticos da atualidade, como relações sociais de trabalho, distribuição de renda, saúde pública etc., desenvolvendo nos alunos uma leitura crítica da realidade brasileira.

  • B.

    Para a tendência crítico-superadora, as aulas de educação física devem ser realizadas no turno contrário ao que o aluno estuda, e a escola deve dispor de um espaço físico e adequado para a prática esportiva.

  • C.

    Por assumir uma postura crítica diante da "sociedade de consumo", o ensino da educação física não deve ter um sentido lúdico, que instigue nos alunos o exercício da criatividade do trabalho e do lazer.

  • D.

    Na seleção dos temas da cultura corporal a serem abordados nas aulas de educação física, o professor deve dar uma atenção especial às modalidades esportivas já institucionalizadas e difundidas na sociedade moderna.

Com relação à descrição cinesiológica dos tipos de contração e à análise das forças externas relacionadas a cada exercício ou situação descrita, assinale a opção correta.

  • A.

    Quando o indivíduo, encostado em uma parede, adota uma postura fixa na posição sentada (no ar), com os joelhos flexionados em 90 graus e com as plantas dos pés apoiadas no solo, os músculos de suas pernas estão executando uma contração isotônica.

  • B.

    Considere o exercício conhecido como apoio, no qual o indivíduo deitado em pronação mantém o corpo sem contato com o solo, apoiado na palma das mãos e nos artelhos hipertensos, e realiza a flexão completa seguida da extensão dos cotovelos, retornando à posição inicial. Nesse caso, no movimento de extensão, os músculos fazem uma contração excêntrica e, no movimento de flexão, uma contração concêntrica.

  • C.

    O exercício com contração isocinética exige a utilização de um aparelho especial, capaz de dosar a resistência, de forma a compensar a vantagem ou a desvantagem mecânica da alavanca durante todo o movimento articular, mantendo a velocidade constante.

  • D.

    No treinamento para ampliação da força muscular, os exercícios que exigem a realização de contrações concêntricas oferecem uma sobrecarga maior do que os exercícios com contração excêntrica.

Considerando o papel da educação física no Brasil, assinale a opção correta.

  • A.

    A educação física escolar deve ter como objetivo a identificação de atletas de alto nível, concentrando-se, para isso, no rendimento esportivo, nos recordes e nas medalhas.

  • B.

    A educação física escolar deve proporcionar aos alunos a oportunidade de aperfeiçoar o domínio de habilidades específicas em vez de experimentar atividades variadas de movimento.

  • C.

    A educação física escolar deve envolver a participação simultânea de todos os alunos da turma na atividade proposta, independentemente do nível individual de habilidade, sem se dividir a turma segundo a facilidade dos alunos de jogar uma ou outra modalidade esportiva.

  • D.

    O professor deve ter controle das aulas, direcionando as atividades a serem realizadas, sem se preocupar com os interesses dos alunos.

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