Lista completa de Questões de Educação Física da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pode-se considerar dois paradigmas da avaliação educacional: o clássico, mais técnico, pautado na análise comparativa (antes e depois) de medidas específicas sobre os conteúdos ministrados, e o iluminativo, mais humano, que busca informações diversas sobre as modificações ocorridas ao longo da dinâmica do processo formativo. De acordo com o paradigma iluminativo,
a preocupação, na avaliação, deve recair mais no produto da aprendizagem do que no ambiente no qual a aprendizagem ocorre.
o professor, ao avaliar, deve usar critérios objetivos previamente definidos, garantindo a todos o mesmo tratamento.
a percepção que os sujeitos envolvidos têm de si mesmos e do processo educativo como um todo deve ser considerada na avaliação.
os resultados da avaliação devem ser expressos de uma forma numérica que viabilize o tratamento estatístico dos dados.
Julgue os itens seguintes, relacionados ao desenvolvimento dos aspectos afetivos da criança.
I O domínio afetivo não possui conteúdos explícitos, não é alvo de um programa discriminado, pois permeia os demais conteúdos. Na verdade, os sentimentos devem ser expressos, mais do que ensinados.
II A dimensão afetiva está presente na organização escolar e, com destaque, nas relações humanas particularmente, na atitude do professor. É com exemplo e testemunho que se ensina no domínio afetivo, muito mais do que com palavras.
III Os objetivos que tratam do domínio afetivo são atingidos a curto prazo, podendo ser facilmente observados na atitude dos alunos; caso contrário, não se justificaria a sua inclusão no planejamento educacional.
IV Existe uma relação direta entre o comportamento e a dimensão afetiva. As pessoas costumam agir de modo a revelar o que estão sentindo, o que favorece a convivência em grupo.
Estão certos apenas os itens
A metodologia dos jogos procura fornecer ao ensino da educação física meios adequados para o desenvolvimento das habilidades da criança. Assinale a opção em que o jogo apresentado é adequado à promoção da socialização e do aprendizado do comportamento tático nos jogos coletivos.
Um, dois, três, o último passa: os jogadores são divididos em duas colunas paralelas posicionadas atrás da linha de partida. Cerca de dois metros à frente está o pegador, de costas para os demais jogadores, entre as duas colunas. Ao sinal, os jogadores da frente correm, passam pelo pegador e dão as mãos até o outro lado do campo. O pegador deve deixar passar a primeira e a segunda dupla, tentando impedir a terceira.
Fogo, água, chuva: em um terreno arborizado, os jogadores correm livremente. Ao grito "Fogo", devem procurar se esconder atrás de algo. Ao grito "Água", devem subir em algum lugar (retirar os pés do chão). Ao grito "Chuva", devem procurar um lugar para ficar embaixo.
Estafeta: os jogadores são divididos em colunas paralelas e um cone é colocado 10 metros à frente dessas colunas. Ao sinal, o primeiro jogador de cada coluna deve correr com um bastão na mão, contornar o cone e entregar para o próximo companheiro, que faz o mesmo, até que todos tenham completado a tarefa. Vence o grupo que terminar primeiro.
Pára cabrito, corre cabrito: dividir a turma em dois grupos, um com colete. Um grupo deve pegar os jogadores do outro. Quando um jogador é pego deve ficar de cócoras (pára cabrito). Os jogadores livres podem salvar os que foram pegos, tocando neles (corre cabrito). O jogo termina quando todos os jogadores de um grupo estiverem pegos.
Julgue os itens a seguir, referentes à metodologia de ensino dos jogos.
I A metodologia de ensino dos jogos deve estar preferencialmente orientada para o alcance de metas específicas e para um aprendizado objetivo dos fundamentos técnicos e táticos de uma determinada modalidade esportiva.
II Como o jogo é sinônimo de espontaneidade, controles e orientações excessivos devem ser evitados e as regras devem restringi-lo o menos possível.
III O aprendizado das habilidades requeridas pelos jogos préesportivos capacita os alunos para o domínio das situações vividas no jogo final, sendo desnecessário o emprego de recursos adicionais.
IV Um jogo que, paralelamente à estimulação motora da criança, não permite a exteriorização da alegria e a comunicação entre os jogadores contraria os fundamentos da educação esportiva.
Estão certos apenas os itens
De acordo com as diretrizes relacionadas ao processo de ensino e avaliação da educação física contidas nos PCN, assinale a opção correta.
Na tentativa de circunscrever conceitualmente as práticas corporais utilizadas na educação física escolar, os PCN consideram esporte as atividades em que são adotadas regras oficiais em um contexto competitivo, enquanto consideram jogo as atividades com regras adaptadas às condições de um contexto competitivo ou recreativo.
Segundo os PCN, as aulas de educação física escolar devem estar centradas no princípio da cooperação entre os alunos. Sendo assim, o professor não deve utilizar atividades voltadas para a promoção da aprendizagem individual.
Entre as atividades rítmicas e expressivas a serem incluídas nas aulas de educação física, os PCN sugerem o resgate de todos os tipos de manifestações folclóricas brasileiras, excluindo-se, no entanto, as danças provenientes de outras culturas.
De acordo com os PCN, a ginástica, em função do seu caráter individualizado e de sua restrição à dimensão física, deve ser incluída nas aulas de educação física a partir do 3.º ciclo do ensino fundamental (5.ª e 6.ª séries).
Acerca dos conceitos e procedimentos de danças, jogos e lutas, assinale a opção correta, considerando as diretrizes contidas nos PCN.
Os conteúdos e a distribuição das atividades a serem desenvolvidas nas aulas de educação física no curso noturno devem ser totalmente diferenciadas das atividades realizadas nas aulas do curso diurno, em função das características especiais dos alunos.
Os objetivos da educação física escolar se confundem com os objetivos do esporte, da dança e da ginástica, e a escola deve contribuir para o alcance desses objetivos.
Para se evitar o desinteresse dos alunos pelas aulas de educação física, os PCN recomendam que os professores evitem a repetição das atividades, pois essa repetição pouco ou nada contribui para a aprendizagem dos alunos.
As brincadeiras de desequilíbrio e disputa, como cabo de guerra e braço de ferro, são consideradas pelos PCN atividades relacionadas com o conteúdo de lutas.
Com relação às contribuições da análise sociológica do corpo, considerado objeto de disciplina e controle para discussão das questões relacionadas com a orientação sexual dos alunos, assinale a opção correta.
A repressão sexual pode ser considerada como um conjunto de interdições, permissões, normas, valores e regras estabelecidos histórica e culturalmente para controlar o exercício da sexualidade.
As proibições e permissões são exercidas de forma unidirecional, de fora para dentro do indivíduo, por meio de inúmeros procedimentos sociais, entre os quais se destaca a educação.
O sexo é um fenômeno muito mais relacionado com a dimensão biológica, que se situa no plano da natureza, do que com a dimensão cultural.
Antigamente, em virtude da moral repressora, muitas práticas sexuais eram mantidas na clandestinidade, provocando o aparecimento de muitas doenças. Atualmente, com os avanços da medicina e a mudança do código moral, esses problemas foram minimizados.
No que se refere à corporalidade e à ludicidade no ambiente escolar, assinale a opção correta.
A educação para o lazer deve ser um tema de debates, de experimentações e de formação utilizado apenas nos níveis iniciais de escolaridade, principalmente na pré-escola.
A indústria cultural, adotando uma abordagem consumista, tende a influenciar, interferir e abarcar o tempo que os jovens disponibilizam para as práticas de atividades de lazer.
O principal fator limitante na viabilização dos projetos de recreação e lazer é a falta de instalações adequadas e de espaços públicos livres de barreiras arquitetônicas.
A informática pode ser vista como uma das principais ameaças à melhoria da qualidade dos serviços de recreação e lazer.
Assinale a opção que contém instruções corretas a um iniciante na prática da musculação.
Se os resultados não aparecem após as duas primeiras semanas de treinamento muscular, peça ao orientador que modifique o seu programa de exercícios, alterando um pouco a carga para estimular as modificações corporais.
Nunca comece seu treinamento sem, antes, se aquecer e se alongar. Esses procedimentos fazem parte da sessão de treinamento e são de suma importância para o bom desempenho. Entretanto, evite o alongamento após as sessões, pois podem provocar lesões.
Depois de iniciar seu programa de treinamento, respeite a ordem dos exercícios e obedeça rigorosamente o período de recuperação e descanso, pois esse período é tão importante quanto o de execução dos exercícios.
Caso o orientador esteja muito ocupado, peça orientações a amigos ou a outras pessoas que já pratiquem musculação há algum tempo, pois eles poderão ajudá-lo com a experiência que já adquiriram.
Com relação à análise crítica do papel político e social desempenhado pela educação física e pelo esporte na sociedade moderna, julgue os próximos itens.
I Com intuito de se coibirem os excessos provocados pela ênfase na competição, o esporte escolar deve assumir uma feição cooperativa, deixando-se a competição apenas a cargo dos clubes que se dedicam à formação de atletas.
II O cenário esportivo não tem nenhuma correlação com o mundo do trabalho.
III A crítica social ao esporte revela que a superveniência dos interesses políticos, a exploração econômica e a manipulação das massas transformaram o esporte em um fenômeno marcado pela ideologia capitalista.
IV A escolha dos conteúdos trabalhados na educação física, independentemente de possuírem um caráter eminentemente técnico e científico, têm uma ideologia inerente a ela.
Estão certos apenas os itens
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