Lista completa de Questões de Educação Física da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação à metodologia do ensino aberto no processo ensino-aprendizagem da educação física, julgue os itens subsequentes. De acordo com os métodos de comando e tarefa, a maioria dos procedimentos durante a aula é determinada pelo professor, o que propicia a reflexão aberta dos alunos sobre a concepção de homem, ensino e sociedade.
Com relação ao processo de ensino-aprendizagem e aos fundamentos didático-pedagógicos da educação física, julgue os itens que se seguem. No método em que o aluno é visto como sujeito ativo, o professor é um mediador entre os estudantes e a ação sobre a realidade, com o intuito de permitir que os alunos analisem os problemas em um contexto global, a partir da inserção de novas informações e da utilização de conhecimentos presentes nas suas experiências socioculturais.
Com relação ao processo de ensino-aprendizagem e aos fundamentos didático-pedagógicos da educação física, julgue os itens que se seguem. A concepção de ensino aberto opera com situações-problemas, com a finalidade de proporcionar diferentes modos de solucioná-las.
Com relação ao processo de ensino-aprendizagem e aos fundamentos didático-pedagógicos da educação física, julgue os itens que se seguem. Situações de resolução de problemas promovem aprendizagem quando, além de mobilizarem os conhecimentos prévios dos estudantes, apresentam desafios direcionados à satisfação e à eficiência.
A principal função do professor de educação física é ensinar habilidades motoras. Um meio de verificar o progresso do aluno é utilizar medidas de resultado/produto. Ao se utilizar dessas medidas, o professor deve observar
o tipo de parâmetro empregado para a realização da habilidade avaliada.
as características cinéticas da habilidade avaliada.
as características cinemáticas da habilidade avaliada.
as medidas de performance da habilidade avaliada.
o comportamento dos aspectos invariantes da habilidade avaliada.
O professor deve verificar o estágio de aprendizagem do aluno. Desse modo, um aluno no estágio associativo de aprendizagem apresenta
sequência temporal e espacial de movimento desordenada, execução de movimentos desnecessários e incapacidade de identificar erros.
padrão de movimento permanentemente estável, movimentos precisos e consistentes e capacidade de adaptar o movimento às variações contextuais.
curvas de performance estáveis nas primeiras sessões de prática da habilidade.
grande número de erros, padrão de movimento variável e dificuldade para identificar erros.
pouco dispêndio de energia, poucos erros na execução da habilidade e aumento da capacidade de identificar os estímulos relevantes.
De acordo com a teoria de esquema, o programa motor generalizado é constituído de dois elementos: aspectos invariantes e parâmetros. O conceito de parâmetros na execução de uma habilidade motora refere-se
aos aspectos que atuam de modo independente da variação das situações ambientais.
às características do movimento que permanecem constantes.
ao ritmo de uma classe particular de movimento.
à sequência das ações, ao timing relativo e à força relativa empregados na habilidade.
à quantidade de força, à velocidade e à direção modificáveis em situações diversas.
A prática e o feedback são elementos fundamentais para a aprendizagem, logo a estrutura da prática deve ser considerada por quem ensina habilidades motoras. Desse modo, considere que seu aprendiz desconheça a habilidade a ser aprendida. Nessa situação, nas primeiras sessões, uma prática efetiva para que ele apreenda o movimento é a prática
distribuída.
em bloco.
randômica.
maciça.
variada.
Considere que um professor seja o responsável pelo treinamento dos alunos da 7.ª e da 8.ª séries que compõem a equipe de futebol de uma escola. Nessa situação, para que os alunos estejam fisicamente preparados para a variabilidade das situações de jogo, o professor deve estruturar os treinos
utilizando exercícios para passes variados.
com práticas randômicas conforme as especificidades da aprendizagem.
combinando práticas em blocos com práticas variadas.
com base em repetições de jogadas ensaiadas.
utilizando exercícios para o desenvolvimento dos fundamentos do jogo por meio do método analítico-sintético.
Na abordagem dinâmica da aprendizagem, a interação entre as restrições relacionadas ao indivíduo, à tarefa e ao ambiente são referenciais importantes para a ação do professor. Nesse sentido, para facilitar a aprendizagem, o professor pode manipular os fatores da tarefa
fornecendo dicas importantes, variando o contexto em que as dicas são apresentadas e controlando gradualmente a quantidade e a complexidade de estímulos.
utilizando oportunidades de práticas em contexto ambiental semelhante ao ambiente em que a habilidade será executada.
ensinando a tarefa de forma fracionada, com o objetivo de facilitar a aprendizagem.
ensinando a tarefa pelos princípios do método globalfuncional, por meio do qual é possível transpor todo e qualquer tipo de restrição.
simplificando regras, alterando dimensões de ferramentas e implementos e modificando a altura da rede e tamanho das áreas de jogo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...