Questões de Educação Física da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Educação Física da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação à metodologia do ensino aberto no processo ensino-aprendizagem da educação física, julgue os itens subsequentes. De acordo com os métodos de comando e tarefa, a maioria dos procedimentos durante a aula é determinada pelo professor, o que propicia a reflexão aberta dos alunos sobre a concepção de homem, ensino e sociedade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao processo de ensino-aprendizagem e aos fundamentos didático-pedagógicos da educação física, julgue os itens que se seguem. No método em que o aluno é visto como sujeito ativo, o professor é um mediador entre os estudantes e a ação sobre a realidade, com o intuito de permitir que os alunos analisem os problemas em um contexto global, a partir da inserção de novas informações e da utilização de conhecimentos presentes nas suas experiências socioculturais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao processo de ensino-aprendizagem e aos fundamentos didático-pedagógicos da educação física, julgue os itens que se seguem. A concepção de ensino aberto opera com situações-problemas, com a finalidade de proporcionar diferentes modos de solucioná-las.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao processo de ensino-aprendizagem e aos fundamentos didático-pedagógicos da educação física, julgue os itens que se seguem. Situações de resolução de problemas promovem aprendizagem quando, além de mobilizarem os conhecimentos prévios dos estudantes, apresentam desafios direcionados à satisfação e à eficiência.

  • C. Certo
  • E. Errado

A principal função do professor de educação física é ensinar habilidades motoras. Um meio de verificar o progresso do aluno é utilizar medidas de resultado/produto. Ao se utilizar dessas medidas, o professor deve observar

  • A.

    o tipo de parâmetro empregado para a realização da habilidade avaliada.

  • B.

    as características cinéticas da habilidade avaliada.

  • C.

    as características cinemáticas da habilidade avaliada.

  • D.

    as medidas de performance da habilidade avaliada.

  • E.

    o comportamento dos aspectos invariantes da habilidade avaliada.

O professor deve verificar o estágio de aprendizagem do aluno. Desse modo, um aluno no estágio associativo de aprendizagem apresenta

  • A.

    sequência temporal e espacial de movimento desordenada, execução de movimentos desnecessários e incapacidade de identificar erros.

  • B.

    padrão de movimento permanentemente estável, movimentos precisos e consistentes e capacidade de adaptar o movimento às variações contextuais.

  • C.

    curvas de performance estáveis nas primeiras sessões de prática da habilidade.

  • D.

    grande número de erros, padrão de movimento variável e dificuldade para identificar erros.

  • E.

    pouco dispêndio de energia, poucos erros na execução da habilidade e aumento da capacidade de identificar os estímulos relevantes.

De acordo com a teoria de esquema, o programa motor generalizado é constituído de dois elementos: aspectos invariantes e parâmetros. O conceito de parâmetros na execução de uma habilidade motora refere-se

  • A.

    aos aspectos que atuam de modo independente da variação das situações ambientais.

  • B.

    às características do movimento que permanecem constantes.

  • C.

    ao ritmo de uma classe particular de movimento.

  • D.

    à sequência das ações, ao timing relativo e à força relativa empregados na habilidade.

  • E.

    à quantidade de força, à velocidade e à direção modificáveis em situações diversas.

A prática e o feedback são elementos fundamentais para a aprendizagem, logo a estrutura da prática deve ser considerada por quem ensina habilidades motoras. Desse modo, considere que seu aprendiz desconheça a habilidade a ser aprendida. Nessa situação, nas primeiras sessões, uma prática efetiva para que ele apreenda o movimento é a prática

  • A.

    distribuída.

  • B.

    em bloco.

  • C.

    randômica.

  • D.

    maciça.

  • E.

    variada.

Considere que um professor seja o responsável pelo treinamento dos alunos da 7.ª e da 8.ª séries que compõem a equipe de futebol de uma escola. Nessa situação, para que os alunos estejam fisicamente preparados para a variabilidade das situações de jogo, o professor deve estruturar os treinos

  • A.

    utilizando exercícios para passes variados.

  • B.

    com práticas randômicas conforme as especificidades da aprendizagem.

  • C.

    combinando práticas em blocos com práticas variadas.

  • D.

    com base em repetições de jogadas ensaiadas.

  • E.

    utilizando exercícios para o desenvolvimento dos fundamentos do jogo por meio do método analítico-sintético.

Na abordagem dinâmica da aprendizagem, a interação entre as restrições relacionadas ao indivíduo, à tarefa e ao ambiente são referenciais importantes para a ação do professor. Nesse sentido, para facilitar a aprendizagem, o professor pode manipular os fatores da tarefa

  • A.

    fornecendo dicas importantes, variando o contexto em que as dicas são apresentadas e controlando gradualmente a quantidade e a complexidade de estímulos.

  • B.

    utilizando oportunidades de práticas em contexto ambiental semelhante ao ambiente em que a habilidade será executada.

  • C.

    ensinando a tarefa de forma fracionada, com o objetivo de facilitar a aprendizagem.

  • D.

    ensinando a tarefa pelos princípios do método globalfuncional, por meio do qual é possível transpor todo e qualquer tipo de restrição.

  • E.

    simplificando regras, alterando dimensões de ferramentas e implementos e modificando a altura da rede e tamanho das áreas de jogo.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...