Questões de Educação Física da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Educação Física da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para dividir a turma em dois grupos e organizar as atividades de aula, utiliza-se com frequência o método em que dois alunos são escalados para escolher os demais, um por um, até que todos sejam escolhidos. Uma das consequências mais comuns dessa estratégia pedagógica é a exposição de alunos excluídos pelos colegas. Considerando que, a fim de eliminar o constrangimento diante do fato de existir alunos escolhidos por último, um professor dividiu a turma em dois grupos, fazendo uma fila por ordem de tamanho.

Em seguida, enumerou-os e pediu para que se agrupem em números pares e ímpares. Com essa estratégia pedagógica, o professor obteve como resultado

  • A.

    a eliminação da seletividade dos alunos e a avaliação da composição de subgrupos na turma.

  • B.

    a valorização da autonomia dos alunos, porém deixando de avaliar quem são os excluídos.

  • C.

    a valorização da autonomia dos alunos e a avaliação da composição de subgrupos na turma.

  • D.

    a eliminação da seletividade e a valorização da autonomia dos alunos.

  • E.

    a eliminação da seletividade dos alunos, porém deixando de avaliar quem são os excluídos.

As práticas corporais podem ser vistas como expressão e linguagem de um determinado indivíduo ou de uma determinada cultura. Em relação à educação física escolar, a prática corporal como expressão de uma determinada cultura

  • A.

    é relevante, pois o seu objeto de ensino específico são as expressões particulares de cada cultura.

  • B.

    é relevante, pois não existem técnicas esportivas consagradas universalmente que devem ser ensinadas.

  • C.

    não é relevante, pois seu objeto de ensino específico é o movimento humano.

  • D.

    não é relevante, pois existem técnicas esportivas consagradas universalmente que devem ser ensinadas independentemente das particularidades culturais.

  • E.

    é relevante, pois até as técnicas esportivas universais são executadas de modo particular em cada cultura e por cada indivíduo.

Com relação às práticas corporais como linguagem, é correto afirmar que

  • A.

    a dança permite a liberdade de ações que os esportes, por exemplo, não permitem, devido às regras rígidas e aos fundamentos técnicos padronizados.

  • B.

    os esportes exploram a expressão corporal somente em situações como o drible no futebol, quando o jogador cria um movimento inusitado e livre.

  • C.

    os esportes possibilitam a expressão corporal, por exemplo, quando cada indivíduo executa seu próprio estilo da técnica de movimento padronizado.

  • D.

    tanto as danças quanto os esportes só podem ser entendidos como linguagem autêntica fora da escola, à medida em que se alcança alto rendimento.

  • E.

    apenas nas danças é possível valorizar e desenvolver a expressão corporal.

Uma vez que a educação física escolar trabalha com espaços abertos, corpos em movimento e interações sociais constantes, a primeira preocupação do professor nas aulas deve ser

  • A.

    a segurança física e emocional dos alunos.

  • B.

    as determinantes sócio-históricas que constituem a realidade do local.

  • C.

    o planejamento pedagógico bem sistematizado.

  • D.

    a elaboração de um bom plano de aula.

  • E.

    os objetivos de ensino bem elaborados.

Os alunos de uma turma de 5.º ano do ensino fundamental que apresentam insatisfação com as aulas de educação física, considerando-as monótonas e desmotivantes, possivelmente irão interessar-se por uma proposta baseada no atletismo porque

  • A.

    elimina a competição e a exigência de interações sociais, típicas dos esportes com bola.

  • B.

    abre possibilidades para quem possui resistência aeróbica ou anaeróbica.

  • C.

    existem atletas de alto rendimento no Brasil nessa modalidade, os quais estão expostos a todo tempo na mídia e são exemplos a serem seguidos.

  • D.

    os gestos técnicos são fáceis de serem aprendidos.

  • E.

    é formado por várias modalidades e diferentes desafios.

O processo de inclusão social pleno das pessoas com deficiência é lento devido a inúmeras barreiras encontradas na sociedade, as quais vão desde a dificuldade de tolerância e convivência com as diferenças até a falta de organização urbana das cidades para melhorar a acessibilidade a todas as pessoas. Espera-se da escola contribuições relevantes para a mudança desse cenário. No caso, por exemplo, de uma turma de educação física que tenha entre seus alunos um cadeirante, o estágio mais avançado de inclusão se dará quando

  • A.

    o aluno cadeirante tiver alguma função de apoio no jogo dos andantes, como arbitrar a partida ou fazer a súmula.

  • B.

    os alunos andantes e o cadeirante construírem um modo equitativo de jogar juntos.

  • C.

    o cadeirante se sentir bem com sua diferença, a qual o impede de jogar com os andantes.

  • D.

    o aluno cadeirante tiver seu direito respeitado de não jogar com os andantes.

  • E.

    os alunos andantes não estigmatizarem o cadeirante.

Acerca da seleção de conteúdos das aulas de educação física e considerando-se o contexto social contemporâneo e a estrutura das escolas públicas no Brasil, é correto afirmar que as lutas

  • A.

    devem ser inseridas para que se atenda às expectativas do lúdico de crianças e jovens e utilizá-las como recurso pedagógico de reflexividade sobre a temática.

  • B.

    não devem ser inseridas para não que não se incentive a violência crescente entre crianças e jovens.

  • C.

    não devem ser inseridas para que não se valorize a espetacularização da violência promovida pela mídia.

  • D.

    não devem ser inseridas por não haver materiais adequados, como, por exemplo, o tatame.

  • E.

    devem ser inseridas a fim de identificar potenciais atletas para o alto rendimento.

  • A.

    deixar os alunos livres para escolherem suas atividades preferidas sem, contudo, estabelecer desafios específicos, de modo a propiciar um ambiente de criatividade.

  • B.

    eliminar as atividades esportivas, pois essas não permitem ambiente de liberdade de ação para os alunos.

  • C.

    propor sempre um desafio claro, apresentando regras elementares para a atividade, além de iniciar e mediar as ações a fim de que os alunos tenham um ambiente propício à expressão de suas individualidades.

  • D.

    promover rodas de debate sempre após as atividades para que os alunos expressem suas emoções.

  • E.

    garantir exclusivamente um valor instrumental e sistematizado para cada atividade, de modo que ao final da aula haja efetivo aprendizado da parte dos alunos.

Para organizar um evento multiesportivo e interturmas tendo como proposta a ênfase na participação do maior número de alunos e no maior número de jogos possíveis, o planejamento coletivo dos professores da escola deve optar pelo modelo de

  • A.

    campeonato tipo rodízio combinado com play-off, com cada turma formando um time em cada modalidade e com jogos até que haja um time campeão.

  • B.

    torneio tipo eliminatória, com cada turma formando quantos times quiser em cada modalidade e com jogos até que haja um time campeão.

  • C.

    campeonato tipo rodízio, com cada turma formando um time em cada modalidade e com jogos até que se encerre o tempo do evento.

  • D.

    festival tipo maratona de jogos, com cada turma formando um time em cada modalidade e com jogos até que haja um time campeão.

  • E.

    festival tipo maratona de jogos, com cada turma formando quantos times quiser em cada modalidade e com jogos até que se encerre o tempo do evento.

Pelo menos desde a década de 1980, o esporte, como fenômeno social relevante, tem levado cientistas sociais e pedagogos a questionar o senso comum que advoga benefícios inequívocos a sua prática e a denunciá-lo como agente de reprodução de uma sociedade injusta e desigual. Esses novos conhecimentos levam o professor a refletir sobre o valor educativo e a utilização ingênua do esporte na educação física.

Sendo assim, como consequência desse novo olhar, é correto afirmar que na educação física da escola atual o esporte deve ser

  • A.

    transformado até que os alunos consigam jogar sem demonstrar um sentimento de competição, violência e respeito às regras.

  • B.

    incentivado no sentido de uma melhor detecção e seleção de alunos talentosos para, assim, oportunizar-lhes uma carreira profissional promissora.

  • C.

    limitado ao espaço das aulas curriculares, a fim de se evitar, com isso, a possibilidade de criação de equipes representativas da escola que dão oportunidade apenas aos mais talentosos.

  • D.

    mediado de modo que propicie reflexões por parte dos alunos sobre as interações sociais existentes no seio do jogo e as possíveis relações com o cotidiano.

  • E.

    eliminado e substituído por outras práticas menos competitivas e mais lúdicas, de modo a proporcionar maior participação dos alunos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...