Lista completa de Questões de Educação Física da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Para dividir a turma em dois grupos e organizar as atividades de aula, utiliza-se com frequência o método em que dois alunos são escalados para escolher os demais, um por um, até que todos sejam escolhidos. Uma das consequências mais comuns dessa estratégia pedagógica é a exposição de alunos excluídos pelos colegas. Considerando que, a fim de eliminar o constrangimento diante do fato de existir alunos escolhidos por último, um professor dividiu a turma em dois grupos, fazendo uma fila por ordem de tamanho.
Em seguida, enumerou-os e pediu para que se agrupem em números pares e ímpares. Com essa estratégia pedagógica, o professor obteve como resultadoa eliminação da seletividade dos alunos e a avaliação da composição de subgrupos na turma.
a valorização da autonomia dos alunos, porém deixando de avaliar quem são os excluídos.
a valorização da autonomia dos alunos e a avaliação da composição de subgrupos na turma.
a eliminação da seletividade e a valorização da autonomia dos alunos.
a eliminação da seletividade dos alunos, porém deixando de avaliar quem são os excluídos.
As práticas corporais podem ser vistas como expressão e linguagem de um determinado indivíduo ou de uma determinada cultura. Em relação à educação física escolar, a prática corporal como expressão de uma determinada cultura
é relevante, pois o seu objeto de ensino específico são as expressões particulares de cada cultura.
é relevante, pois não existem técnicas esportivas consagradas universalmente que devem ser ensinadas.
não é relevante, pois seu objeto de ensino específico é o movimento humano.
não é relevante, pois existem técnicas esportivas consagradas universalmente que devem ser ensinadas independentemente das particularidades culturais.
é relevante, pois até as técnicas esportivas universais são executadas de modo particular em cada cultura e por cada indivíduo.
Com relação às práticas corporais como linguagem, é correto afirmar que
a dança permite a liberdade de ações que os esportes, por exemplo, não permitem, devido às regras rígidas e aos fundamentos técnicos padronizados.
os esportes exploram a expressão corporal somente em situações como o drible no futebol, quando o jogador cria um movimento inusitado e livre.
os esportes possibilitam a expressão corporal, por exemplo, quando cada indivíduo executa seu próprio estilo da técnica de movimento padronizado.
tanto as danças quanto os esportes só podem ser entendidos como linguagem autêntica fora da escola, à medida em que se alcança alto rendimento.
apenas nas danças é possível valorizar e desenvolver a expressão corporal.
Uma vez que a educação física escolar trabalha com espaços abertos, corpos em movimento e interações sociais constantes, a primeira preocupação do professor nas aulas deve ser
a segurança física e emocional dos alunos.
as determinantes sócio-históricas que constituem a realidade do local.
o planejamento pedagógico bem sistematizado.
a elaboração de um bom plano de aula.
os objetivos de ensino bem elaborados.
Os alunos de uma turma de 5.º ano do ensino fundamental que apresentam insatisfação com as aulas de educação física, considerando-as monótonas e desmotivantes, possivelmente irão interessar-se por uma proposta baseada no atletismo porque
elimina a competição e a exigência de interações sociais, típicas dos esportes com bola.
abre possibilidades para quem possui resistência aeróbica ou anaeróbica.
existem atletas de alto rendimento no Brasil nessa modalidade, os quais estão expostos a todo tempo na mídia e são exemplos a serem seguidos.
os gestos técnicos são fáceis de serem aprendidos.
é formado por várias modalidades e diferentes desafios.
O processo de inclusão social pleno das pessoas com deficiência é lento devido a inúmeras barreiras encontradas na sociedade, as quais vão desde a dificuldade de tolerância e convivência com as diferenças até a falta de organização urbana das cidades para melhorar a acessibilidade a todas as pessoas. Espera-se da escola contribuições relevantes para a mudança desse cenário. No caso, por exemplo, de uma turma de educação física que tenha entre seus alunos um cadeirante, o estágio mais avançado de inclusão se dará quando
o aluno cadeirante tiver alguma função de apoio no jogo dos andantes, como arbitrar a partida ou fazer a súmula.
os alunos andantes e o cadeirante construírem um modo equitativo de jogar juntos.
o cadeirante se sentir bem com sua diferença, a qual o impede de jogar com os andantes.
o aluno cadeirante tiver seu direito respeitado de não jogar com os andantes.
os alunos andantes não estigmatizarem o cadeirante.
Acerca da seleção de conteúdos das aulas de educação física e considerando-se o contexto social contemporâneo e a estrutura das escolas públicas no Brasil, é correto afirmar que as lutas
devem ser inseridas para que se atenda às expectativas do lúdico de crianças e jovens e utilizá-las como recurso pedagógico de reflexividade sobre a temática.
não devem ser inseridas para não que não se incentive a violência crescente entre crianças e jovens.
não devem ser inseridas para que não se valorize a espetacularização da violência promovida pela mídia.
não devem ser inseridas por não haver materiais adequados, como, por exemplo, o tatame.
devem ser inseridas a fim de identificar potenciais atletas para o alto rendimento.
deixar os alunos livres para escolherem suas atividades preferidas sem, contudo, estabelecer desafios específicos, de modo a propiciar um ambiente de criatividade.
eliminar as atividades esportivas, pois essas não permitem ambiente de liberdade de ação para os alunos.
propor sempre um desafio claro, apresentando regras elementares para a atividade, além de iniciar e mediar as ações a fim de que os alunos tenham um ambiente propício à expressão de suas individualidades.
promover rodas de debate sempre após as atividades para que os alunos expressem suas emoções.
garantir exclusivamente um valor instrumental e sistematizado para cada atividade, de modo que ao final da aula haja efetivo aprendizado da parte dos alunos.
Para organizar um evento multiesportivo e interturmas tendo como proposta a ênfase na participação do maior número de alunos e no maior número de jogos possíveis, o planejamento coletivo dos professores da escola deve optar pelo modelo de
campeonato tipo rodízio combinado com play-off, com cada turma formando um time em cada modalidade e com jogos até que haja um time campeão.
torneio tipo eliminatória, com cada turma formando quantos times quiser em cada modalidade e com jogos até que haja um time campeão.
campeonato tipo rodízio, com cada turma formando um time em cada modalidade e com jogos até que se encerre o tempo do evento.
festival tipo maratona de jogos, com cada turma formando um time em cada modalidade e com jogos até que haja um time campeão.
festival tipo maratona de jogos, com cada turma formando quantos times quiser em cada modalidade e com jogos até que se encerre o tempo do evento.
Pelo menos desde a década de 1980, o esporte, como fenômeno social relevante, tem levado cientistas sociais e pedagogos a questionar o senso comum que advoga benefícios inequívocos a sua prática e a denunciá-lo como agente de reprodução de uma sociedade injusta e desigual. Esses novos conhecimentos levam o professor a refletir sobre o valor educativo e a utilização ingênua do esporte na educação física.
Sendo assim, como consequência desse novo olhar, é correto afirmar que na educação física da escola atual o esporte deve sertransformado até que os alunos consigam jogar sem demonstrar um sentimento de competição, violência e respeito às regras.
incentivado no sentido de uma melhor detecção e seleção de alunos talentosos para, assim, oportunizar-lhes uma carreira profissional promissora.
limitado ao espaço das aulas curriculares, a fim de se evitar, com isso, a possibilidade de criação de equipes representativas da escola que dão oportunidade apenas aos mais talentosos.
mediado de modo que propicie reflexões por parte dos alunos sobre as interações sociais existentes no seio do jogo e as possíveis relações com o cotidiano.
eliminado e substituído por outras práticas menos competitivas e mais lúdicas, de modo a proporcionar maior participação dos alunos.
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