Questões de Educação Física da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Educação Física da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com a visão desenvolvimentista, o conjunto de mudanças que acontecem no comportamento motor humano, ao longo do tempo, ocorre desde o nascimento até

  • A.

    o fim da vida.

  • B.

    o final da infância.

  • C.

    o fim do período maturacional.

  • D.

    o início da fase adulta.

  • E.

    o estágio de operações formais.

Com base nos dados de crescimento físico na adolescência o professor pode acompanhar e avaliar o desenvolvimento de seus alunos. Na adolescência, a velocidade de crescimento em estatura ocorre em três fases: início de aceleração, velocidade de pico e desaceleração. A fase de início de aceleração principia

  • A.

    aos nove anos de idade, em meninos e meninas.

  • B.

    aos dezoito anos de idade nos meninos e aos dezesseis anos de idade nas meninas.

  • C.

    aos onze anos de idade nos meninos e aos nove anos de idade nas meninas.

  • D.

    aos treze anos de idade nos meninos e aos quinze anos de idade nas meninas.

  • E.

    aos treze anos de idade nos meninos e aos onze anos de idade nas meninas.

Durante um jogo de decisão de um campeonato escolar, um aluno fez um gol, nos minutos finais do jogo, utilizando-se da mão. O juiz do jogo não percebeu a infração e confirmou como válido o gol que conferiu o título à turma. Posteriormente, ao ser perguntado se ele colocou a mão na bola, o aluno respondeu “— Não importa, o importante é que estou me sentindo muito querido pela nossa torcida”.

Considerando a situação hipotética apresentada, é correto afirmar que, conforme a teoria de desenvolvimento moral de Kohlberg, o comportamento desse aluno é típico do estágio de crescimento moral correspondente ao

  • A.

    estágio 5 — nível pós-convencional.

  • B.

    estágio 1 — nível pré-convencional.

  • C.

    estágio 2 — nível pré-convencional.

  • D.

    estágio 3 — nível convencional.

  • E.

    estágio 4 — nível convencional.

Na pré-escola e nas primeiras séries do ensino fundamental, o professor deve observar aspectos do desenvolvimento da percepção visual infantil, como a percepção de profundidade. Nesse sentido, para o treinamento da interceptação de objetos, o professor pode manipular fatores do ambiente, como

  • A.

    movimentos dentro e fora da água.

  • B.

    atividades de rolamento do corpo sobre várias superfícies e em vários ângulos.

  • C.

    atividades de locomoção em diferentes ritmos.

  • D.

    posições de equilíbrio estático e dinâmico.

  • E.

    atividades com bolas de diferentes tamanhos, com variação de distância, velocidade e trajetória.

  • A.

    excluir das aulas os meninos que cometam atitudes discriminatórias contra as meninas.

  • B.

    estabelecer regras, nos jogos esportivos, que obriguem os meninos a passar a bola para as meninas, independentemente de quem esteja mais bem posicionado para marcar pontos.

  • C.

    dividir a turma por sexo em todas as aulas para garantir, minimamente, espaço para que as meninas realizem seus jogos.

  • D.

    promover, obrigatoriamente, aulas mistas, fazendo com que meninos e meninas tenham de propor soluções para os conflitos causados pelas diferenças.

  • E.

    tematizar as tensões existentes nas aulas e construir estratégias metodológicas diversificadas para possibilitar que meninos e meninas construam soluções conjuntas para as diferenças.

Inserir o futebol como conteúdo exclusivo ou hegemônico nas aulas de educação física

  • A.

    não é recomendado, visto que essa modalidade já está exageradamente presente em nossa cultura, não necessitando ser aprendido.

  • B.

    pode transformar a aula em um ambiente próximo ao esporte profissional, que é um tema irrelevante a ser abordado.

  • C.

    favorece os mais habilidosos e, consequentemente, torna a aula uma espécie de treinamento para a seleção das equipes que representam a escola.

  • D.

    elimina a possibilidade de ampliar a cultura corporal de alunos e alunas.

  • E.

    exclui as alunas, uma vez que mulheres não jogam esse esporte em nossa sociedade.

Nas aulas de educação física, os jogos populares trazidos para as escolas pelos alunos

  • A.

    devem ser selecionados no programa porque são expressão legítima da cultura local da comunidade onde está inserida a escola.

  • B.

    não devem ser selecionados no programa quando não representarem um conhecimento universal.

  • C.

    não devem ser selecionados no programa porque são brincadeiras típicas do tempo livre que não apresentam valor pedagógico.

  • D.

    devem ser selecionados no programa, dado que, atualmente, cabe à educação física escolar substituir o tempo livre do recreio.

  • E.

    não devem ser selecionados no programa, pois transgridem a lógica desportiva e dificultam o aprendizado das modalidades esportivas.

A cada nova unidade de ensino, o professor de uma turma de educação física do sexto ano de escola pública organiza uma eleição entre os alunos, a fim de selecionar a atividade a ser trabalhada.

Com relação a essa situação hipotética, e tendo em conta a intenção do professor de democratizar a seleção dos conteúdos, o problema dessa iniciativa está em

  • A.

    garantir a motivação dos alunos ao trabalhar em aula com temas de interesse da maioria.

  • B.

    transferir a responsabilidade de decisão, a qual deve estar centrada na figura do professor.

  • C.

    eliminar o poder de decisão dos alunos.

  • D.

    descumprir programas estabelecidos por órgãos superiores competentes para definir o conteúdo das aulas.

  • E.

    constranger o direito das minorias da turma de ter os desejos e anseios atendidos.

Em comparação com o handebol, a iniciação ao voleibol no ensino fundamental oferece dificuldades para que os alunos alcancem a dinâmica do jogo, principalmente por

  • A.

    desconhecerem as regras oficias do voleibol.

  • B.

    terem dificuldades com os movimentos técnicos do voleibol, que são especializados e não naturais.

  • C.

    gostarem mais de handebol do que de voleibol pelo fato de aquele ser mais parecido com o futebol, que é verdadeiramente o único interesse.

  • D.

    se sentirem desmotivados em razão da falta de contato físico entre os praticantes.

  • E.

    terem baixa estatura se comparados aos atletas profissionais do voleibol.

Um professor tem balizas de futsal e pretende ensinar o handebol fazendo com que seus alunos vivenciem o jogo de modo o mais próximo possível das regras oficiais. Entretanto, só dispõe das dimensões e das linhas oficiais da quadra do basquetebol como espaço para as aulas. A melhor adaptação que ele pode fazer, além de utilizar as linhas limítrofes, é

  • A.

    utilizar a linha de três pontos como área de gol e o círculo central para início do jogo.

  • B.

    utilizar o círculo central para início do jogo e marcar a área de gol com uma fita.

  • C.

    utilizar a linha de três pontos como linha de nove metros e marcar a área de gol com uma fita.

  • D.

    utilizar a área restritiva como área do gol e marcar o tiro de sete metros com uma fita.

  • E.

    utilizar a linha de três pontos como área de gol e marcar o tiro de sete metros com uma fita.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...