Questões de Educação Física da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), a educação física é uma disciplina que estuda a cultura corporal, utilizando-se de ferramentas como o jogo, o esporte, a ginástica, a dança e as lutas. Nesse sentido, é correto afirmar que a concepção de cultura utilizada pelos PCN de educação física

  • A.

    refere-se a um modo de vida pautado pelo bom gosto, o que distingue as pessoas no convívio social.

  • B.

    é proveniente de teorias educacionais críticas, como a críticoemancipatória, a crítico-reprodutivista e a crítico-superadora.

  • C.

    refere-se às trocas entre manifestações construídas historicamente e manifestações que os alunos trazem para a escola, considerando, portanto, a socialização das experiências e das vivências.

  • D.

    considera as sociedades heterogêneas e, por isso, visa uma homogeneização cultural.

  • E.

    corresponde a processos de erudição, de desenvolvimento do conhecimento formal, intelectual, espiritual e estético, o que estabelece uma forma de distinção social.

Assinale a opção que apresenta caráter pedagógico para o esporte de rendimento no cenário escolar atual.

  • A.

    Cada indivíduo deve render o mais que pode, propiciando que o processo da prática e o desenvolvimento da técnica estejam subordinados inconscientemente ao ideal de corpo do atleta.

  • B.

    Deve-se priorizar o esporte de rendimento como racionalização do jogo, visando, assim, o comportamento lúdico em sua forma pura como dimensão do humano.

  • C.

    O esporte de rendimento deve ser entendido em todas as suas implicações a fim de que se diversifique sua apropriação pelos alunos e, assim, seja problematizada sua prática cultural na sociedade.

  • D.

    Deve-se buscar o máximo rendimento na competição, sobrepujando o adversário e, assim, valorizando socialmente o código vitória-derrota.

  • E.

    Como o rendimento está condicionado à capacidade física, a especificidade e a função da educação física na escola deve ser a promoção da saúde.

Os artigos citados abaixo integram o Decreto n.º 69.450/1971, que regulamentou a educação física escolar e determinou os objetivos e o currículo a ser seguido.

Art. 1.º A educação física, atividade que, por seus meios, processos e técnicas, desperta, desenvolve e aprimora forças físicas, morais, cívicas, psíquicas e sociais do educando, constitui um dos fatores básicos para a conquista das finalidades da educação.

Art. 2.º A educação física, desportiva e recreativa integrará, como atividade escolar regular, o currículo dos cursos de todos os graus de qualquer sistema de ensino.

Tendo como referência as referidas normas, assinale a opção correta.

  • A.

    A ênfase na melhora da aptidão física e no rendimento atlético faz que o esporte tenha como objetivo social a promoção da saúde.

  • B.

    O esporte, à medida que é praticado por grupos heterogêneos, é visto como prática social passível de ser apropriada de diferentes formas em realidades específicas.

  • C.

    Deve-se utilizar a pedagogia tecnicista não-diretiva para problematizar o esporte na sociedade, de modo a reinventá-lo, reconstruí-lo e produzi-lo a partir da escola.

  • D.

    O esporte é trabalhado e praticado na escola como algo que pode ser criado com formas de ação não institucionalizadas.

  • E.

    Devido às suas variadas modalidades, o esporte é compreendido como um campo de ação aberto por meio de experiências práticas.

Com relação a cultura e educação física, assinale a opção correta.

  • A.

    A capoeira, quando vinculada somente à aprendizagem e à reprodução de seus aspectos técnicos, perde seus significados culturais.

  • B.

    Para promover mudanças na cultura dominante da educação física escolar é necessário se subordinar às práticas sociais que afirmam valores, interesses, conceitos e tradições arraigados à prática da disciplina.

  • C.

    Como a educação física é construída culturalmente, ela prescinde de uma prática social, pois é reproduzida em diversos ambientes e espaços.

  • D.

    As diferenças entre as pessoas são proporcionadas pelas diferentes estruturas biológicas da espécie humana e por suas diferentes opções culturais.

  • E.

    Ao assumir uma identidade cultural, o esporte mantém seu sentido e significado, independentemente da cultura em que é praticado.

Assinale a opção que apresenta apenas abordagens para a educação física desenvolvidas depois do governo militar.

  • A.

    desenvolvimentista, saúde renovada e crítico-superadora

  • B.

    crítico-tecnicista, socioantropológica e reprodutivistainteracionista

  • C.

    construtivista, escolanovista e sociointeracionista

  • D.

    psicomotricidade, esportivista crítica e sistêmica

  • E.

    cultural, crítico-emancipatória e construtivista esportivista

Em relação aos novos objetivos e abordagens da educação física escolar desenvolvidos depois do governo militar, assinale a opção correta.

  • A.

    Deve-se considerar tanto o trabalho individual quanto o cooperativo em atividades de complexidade progressiva em que se provocam desequilíbrios para que, por meio da elaboração de soluções, se volte ao equilíbrio inicial.

  • B.

    Procura-se resolver dúvidas e oferecer atalhos, de modo a facilitar o raciocínio para que a aula renda e seja, assim, mais produtiva para o aluno.

  • C.

    Busca-se, fundamentalmente, envolver os alunos nas atividades de forma mais criativa, mais participativa e mais fundamentada por meio do autoritarismo e do elitismo.

  • D.

    A propriedade dada ao processo deve ser deslocada para o produto do ensino, de acordo com o princípio do ensino nãodiretivo.

  • E.

    Enfatiza-se a aptidão física e o movimento padronizado ao se desenvolver as produções da cultura corporal, com conhecimentos historicamente construídos e assimilados pela humanidade.

A respeito dos aspectos sociológicos do esporte para a educação física escolar atual, assinale a opção correta.

  • A.

    É necessário atribuir ao esporte na escola um sentido diferente daquele que possui o esporte de rendimento sem, contudo, que se abandone o movimento pela reflexão.

  • B.

    O esporte deve ser tratado na escola como iniciação que acompanha os avanços tecnológicos para o desenvolvimento da padronização cultural de sua prática, em que as exigências são as mesmas.

  • C.

    O esporte escolar não precisa eliminar o rendimento, pois toda ação humana não elimina a perspectiva do rendimento, sendo, também, uma manifestação da criatividade do ser humano.

  • D.

    Ao ser adotado como conhecimento hegemônico da cultura corporal, o esporte de rendimento traz na sua estrutura os mesmos elementos das relações na sociedade hoje, como a forte orientação no esforço e na cooperação, a ludicidade por meio da participação e a igualdade formal diante de leis ou regras.

  • E.

    É interessante que a escola incorpore o esporte como elemento da cultura corporal e que o faça de modo similar ao que ocorre no sistema esportivo.

Com relação à classificação para os jogos individuais, assinale a opção correta.

  • A.

    Os jogos individuais só sofrem influência em função da incerteza no meio variável.

  • B.

    Nos jogos individuais de adversário com arma só há oposição se a ação for simultânea com outro competidor.

  • C.

    Nos jogos individuais de ação alternativa não há cooperação, somente oposição, pois existem adversários apenas no momento da performance.

  • D.

    Nos jogos individuais de ação simultânea, no momento da performance não há adversários, só companheiros.

  • E.

    Nos jogos individuais com ação individual de adversários só há cooperação se a atividade também for considerada um jogo individual com ação simultânea.

No que se refere à classificação para jogos coletivos, assinale a opção correta.

  • A.

    O basquetebol é exemplo de jogo coletivo em que só há oposição e pode haver ou não influência do ambiente, como o vôlei de praia e o vôlei de quadra.

  • B.

    Para Parlebás, os jogos sociomotores podem ser subdivididos em jogos apenas com oposição e jogos com cooperação e oposição.

  • C.

    Na classificação de Parlebás, os jogos coletivos são divididos em dois grupos: psicomotores e sociomotores.

  • D.

    A classificação em jogos de invasão incluem aqueles em que as duas equipes jogam e pontuam no mesmo campo.

  • E.

    Nos jogos coletivos de campo dividido não há contato entre as equipes oponentes.

  • A.

    Cada jogo deve ser ensinado separadamente devido às suas especificidades, uma vez que as habilidades e as compreensões táticas sendo únicas para cada jogo dificulta a transferência dessas habilidades e compreensões táticas de um jogo para outro.

  • B.

    O ensino dos jogos pela sua compreensão apresenta uma estrutura linear e hierárquica: na base situam-se as destrezas motoras a fim de que se facilite a compreensão do jogo e a transferência das aprendizagens do aluno para situações similares.

  • C.

    O professor deve propor atividades que estejam acima do desenvolvimento e da aprendizagem dos alunos para que, a partir dessa complexidade, possa exigir maior empenho e conhecimento tático.

  • D.

    O professor não deve modificar os jogos, como regras e equipamentos, porque sem modificá-los irá criar um ambiente desafiador e específico para a compreensão desses jogos.

  • E.

    Na aprendizagem de jogos com oposição, é importante favorecer a cooperação e a participação dos alunos e reduzir a competitividade e as comparações, minimizando assim o resultado e enfatizando o processo do jogo e as conquistas pessoais.

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