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De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), a educação física é uma disciplina que estuda a cultura corporal, utilizando-se de ferramentas como o jogo, o esporte, a ginástica, a dança e as lutas. Nesse sentido, é correto afirmar que a concepção de cultura utilizada pelos PCN de educação física
refere-se a um modo de vida pautado pelo bom gosto, o que distingue as pessoas no convívio social.
é proveniente de teorias educacionais críticas, como a críticoemancipatória, a crítico-reprodutivista e a crítico-superadora.
refere-se às trocas entre manifestações construídas historicamente e manifestações que os alunos trazem para a escola, considerando, portanto, a socialização das experiências e das vivências.
considera as sociedades heterogêneas e, por isso, visa uma homogeneização cultural.
corresponde a processos de erudição, de desenvolvimento do conhecimento formal, intelectual, espiritual e estético, o que estabelece uma forma de distinção social.
Assinale a opção que apresenta caráter pedagógico para o esporte de rendimento no cenário escolar atual.
Cada indivíduo deve render o mais que pode, propiciando que o processo da prática e o desenvolvimento da técnica estejam subordinados inconscientemente ao ideal de corpo do atleta.
Deve-se priorizar o esporte de rendimento como racionalização do jogo, visando, assim, o comportamento lúdico em sua forma pura como dimensão do humano.
O esporte de rendimento deve ser entendido em todas as suas implicações a fim de que se diversifique sua apropriação pelos alunos e, assim, seja problematizada sua prática cultural na sociedade.
Deve-se buscar o máximo rendimento na competição, sobrepujando o adversário e, assim, valorizando socialmente o código vitória-derrota.
Como o rendimento está condicionado à capacidade física, a especificidade e a função da educação física na escola deve ser a promoção da saúde.
Os artigos citados abaixo integram o Decreto n.º 69.450/1971, que regulamentou a educação física escolar e determinou os objetivos e o currículo a ser seguido.
Art. 1.º A educação física, atividade que, por seus meios, processos e técnicas, desperta, desenvolve e aprimora forças físicas, morais, cívicas, psíquicas e sociais do educando, constitui um dos fatores básicos para a conquista das finalidades da educação. Art. 2.º A educação física, desportiva e recreativa integrará, como atividade escolar regular, o currículo dos cursos de todos os graus de qualquer sistema de ensino. Tendo como referência as referidas normas, assinale a opção correta.A ênfase na melhora da aptidão física e no rendimento atlético faz que o esporte tenha como objetivo social a promoção da saúde.
O esporte, à medida que é praticado por grupos heterogêneos, é visto como prática social passível de ser apropriada de diferentes formas em realidades específicas.
Deve-se utilizar a pedagogia tecnicista não-diretiva para problematizar o esporte na sociedade, de modo a reinventá-lo, reconstruí-lo e produzi-lo a partir da escola.
O esporte é trabalhado e praticado na escola como algo que pode ser criado com formas de ação não institucionalizadas.
Devido às suas variadas modalidades, o esporte é compreendido como um campo de ação aberto por meio de experiências práticas.
Com relação a cultura e educação física, assinale a opção correta.
A capoeira, quando vinculada somente à aprendizagem e à reprodução de seus aspectos técnicos, perde seus significados culturais.
Para promover mudanças na cultura dominante da educação física escolar é necessário se subordinar às práticas sociais que afirmam valores, interesses, conceitos e tradições arraigados à prática da disciplina.
Como a educação física é construída culturalmente, ela prescinde de uma prática social, pois é reproduzida em diversos ambientes e espaços.
As diferenças entre as pessoas são proporcionadas pelas diferentes estruturas biológicas da espécie humana e por suas diferentes opções culturais.
Ao assumir uma identidade cultural, o esporte mantém seu sentido e significado, independentemente da cultura em que é praticado.
Assinale a opção que apresenta apenas abordagens para a educação física desenvolvidas depois do governo militar.
desenvolvimentista, saúde renovada e crítico-superadora
crítico-tecnicista, socioantropológica e reprodutivistainteracionista
construtivista, escolanovista e sociointeracionista
psicomotricidade, esportivista crítica e sistêmica
cultural, crítico-emancipatória e construtivista esportivista
Em relação aos novos objetivos e abordagens da educação física escolar desenvolvidos depois do governo militar, assinale a opção correta.
Deve-se considerar tanto o trabalho individual quanto o cooperativo em atividades de complexidade progressiva em que se provocam desequilíbrios para que, por meio da elaboração de soluções, se volte ao equilíbrio inicial.
Procura-se resolver dúvidas e oferecer atalhos, de modo a facilitar o raciocínio para que a aula renda e seja, assim, mais produtiva para o aluno.
Busca-se, fundamentalmente, envolver os alunos nas atividades de forma mais criativa, mais participativa e mais fundamentada por meio do autoritarismo e do elitismo.
A propriedade dada ao processo deve ser deslocada para o produto do ensino, de acordo com o princípio do ensino nãodiretivo.
Enfatiza-se a aptidão física e o movimento padronizado ao se desenvolver as produções da cultura corporal, com conhecimentos historicamente construídos e assimilados pela humanidade.
A respeito dos aspectos sociológicos do esporte para a educação física escolar atual, assinale a opção correta.
É necessário atribuir ao esporte na escola um sentido diferente daquele que possui o esporte de rendimento sem, contudo, que se abandone o movimento pela reflexão.
O esporte deve ser tratado na escola como iniciação que acompanha os avanços tecnológicos para o desenvolvimento da padronização cultural de sua prática, em que as exigências são as mesmas.
O esporte escolar não precisa eliminar o rendimento, pois toda ação humana não elimina a perspectiva do rendimento, sendo, também, uma manifestação da criatividade do ser humano.
Ao ser adotado como conhecimento hegemônico da cultura corporal, o esporte de rendimento traz na sua estrutura os mesmos elementos das relações na sociedade hoje, como a forte orientação no esforço e na cooperação, a ludicidade por meio da participação e a igualdade formal diante de leis ou regras.
É interessante que a escola incorpore o esporte como elemento da cultura corporal e que o faça de modo similar ao que ocorre no sistema esportivo.
Com relação à classificação para os jogos individuais, assinale a opção correta.
Os jogos individuais só sofrem influência em função da incerteza no meio variável.
Nos jogos individuais de adversário com arma só há oposição se a ação for simultânea com outro competidor.
Nos jogos individuais de ação alternativa não há cooperação, somente oposição, pois existem adversários apenas no momento da performance.
Nos jogos individuais de ação simultânea, no momento da performance não há adversários, só companheiros.
Nos jogos individuais com ação individual de adversários só há cooperação se a atividade também for considerada um jogo individual com ação simultânea.
No que se refere à classificação para jogos coletivos, assinale a opção correta.
O basquetebol é exemplo de jogo coletivo em que só há oposição e pode haver ou não influência do ambiente, como o vôlei de praia e o vôlei de quadra.
Para Parlebás, os jogos sociomotores podem ser subdivididos em jogos apenas com oposição e jogos com cooperação e oposição.
Na classificação de Parlebás, os jogos coletivos são divididos em dois grupos: psicomotores e sociomotores.
A classificação em jogos de invasão incluem aqueles em que as duas equipes jogam e pontuam no mesmo campo.
Nos jogos coletivos de campo dividido não há contato entre as equipes oponentes.
Cada jogo deve ser ensinado separadamente devido às suas especificidades, uma vez que as habilidades e as compreensões táticas sendo únicas para cada jogo dificulta a transferência dessas habilidades e compreensões táticas de um jogo para outro.
O ensino dos jogos pela sua compreensão apresenta uma estrutura linear e hierárquica: na base situam-se as destrezas motoras a fim de que se facilite a compreensão do jogo e a transferência das aprendizagens do aluno para situações similares.
O professor deve propor atividades que estejam acima do desenvolvimento e da aprendizagem dos alunos para que, a partir dessa complexidade, possa exigir maior empenho e conhecimento tático.
O professor não deve modificar os jogos, como regras e equipamentos, porque sem modificá-los irá criar um ambiente desafiador e específico para a compreensão desses jogos.
Na aprendizagem de jogos com oposição, é importante favorecer a cooperação e a participação dos alunos e reduzir a competitividade e as comparações, minimizando assim o resultado e enfatizando o processo do jogo e as conquistas pessoais.
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