Lista completa de Questões de Educação Física da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação aos jogos tradicionais e ao desenvolvimento da cultura corporal na educação física, assinale a opção correta.
Por meio dos jogos tradicionais é possível transformar os conteúdos, a estrutura ou a função de jogos destinados às crianças, as quais de modo geral são insensíveis às formas populares mesmo com predisposição à cultura.
Os jogos tradicionais eliminatórios e competitivos devem ser explorados mais enfaticamente, por assegurarem que crianças, menos dotadas passem de meras observadoras a participantes ativas.
Os jogos tradicionais são responsáveis pelo tolhimento da criatividade, uma vez que são apresentados prontos e acabados, impedindo que os alunos tentem recriá-los.
Culturalmente arraigados e transmitidos de geração em geração, os jogos tradicionais devem ser evitados na educação física escolar, pois contribuem para a reprodução e não para a transformação dos conteúdos.
Os jogos tradicionais facilitam a aprendizagem dos códigos, o conhecimento de dados ou elementos culturais próprios de uma comunidade e contribuem para valorizá-los, aproximando diferentes gerações.
A educação física escolar deve trabalhar com os movimentos naturais porque a insistência e a repetição de movimentos do mundo objetivo destrói a cultura do movimento dos indivíduos.
A educação física deve utilizar, além dos movimentos com eficácia técnica, os movimentos com eficácia simbólica, isto é, aqueles que orientam e fornecem sentidos a certas ações coletivas.
A atuação cultural é uma fase do desenvolvimento humano que a criança pode alcançar desde que passe pelos pré-requisitos motores estabelecidos biologicamente.
A educação física desencadeia e auxilia no desenvolvimento individual a fim de formar pessoas mais completas, com mais criatividade e que tenham mais possibilidades de exercer a autonomia e, assim, serem mais cultas.
As manifestações corporais utilizadas nas aulas de educação física devem ser aquelas que são patrimônio da humanidade, enfatizadas a partir da dimensão do acúmulo de conhecimentos e das produções humanas.
Referente às suas características, os jogos cooperativos são
acessíveis a todas as pessoas, em relação à visão.
finitos, em relação ao tempo.
limitados, em relação ao espaço.
excludentes, em relação aos objetivos.
terminais, em relação à finalidade.
O esporte coletivo envolve uma prática corporal composta de regras e organizações definidas que seja executada de forma competitiva. Handebol, futebol, futsal, basquetebol e voleibol são exemplos de esportes coletivos que fazem parte dessa cultura do movimento humano e que são ensinados nas aulas de educação física nas escolas brasileiras. Ao ensinar essas práticas corporais nas escolas, o professor deve
enaltecer o talento esportivo de alguns alunos ao mesmo tempo em que desenvolve estratégias de obrigatoriedade da inclusão de todos.
O esporte coletivo envolve uma prática corporal composta de regras e organizações definidas que seja executada de forma competitiva. Handebol, futebol, futsal, basquetebol e voleibol são exemplos de esportes coletivos que fazem parte dessa cultura do movimento humano e que são ensinados nas aulas de educação física nas escolas brasileiras. Ao ensinar essas práticas corporais nas escolas, o professor deve
utilizar-se de uma pedagogia que privilegie o método crítico e reflexivo e tratar a competição como um retrato momentâneo da capacidade individual e/ou coletiva.
O esporte coletivo envolve uma prática corporal composta de regras e organizações definidas que seja executada de forma competitiva. Handebol, futebol, futsal, basquetebol e voleibol são exemplos de esportes coletivos que fazem parte dessa cultura do movimento humano e que são ensinados nas aulas de educação física nas escolas brasileiras. Ao ensinar essas práticas corporais nas escolas, o professor deve
basear-se, na preparação das aulas, em características e elementos próprios dos mencionados esportes, que são, entre outras, a bola, as metas e as regras.
O esporte coletivo envolve uma prática corporal composta de regras e organizações definidas que seja executada de forma competitiva. Handebol, futebol, futsal, basquetebol e voleibol são exemplos de esportes coletivos que fazem parte dessa cultura do movimento humano e que são ensinados nas aulas de educação física nas escolas brasileiras. Ao ensinar essas práticas corporais nas escolas, o professor deve
atentar, na organização das aulas, para o fato de que a estrutura funcional das modalidades esportivas coletivas é determinada pela interação entre as variáveis defesa e ataque; cooperação e oposição.
O esporte coletivo envolve uma prática corporal composta de regras e organizações definidas que seja executada de forma competitiva. Handebol, futebol, futsal, basquetebol e voleibol são exemplos de esportes coletivos que fazem parte dessa cultura do movimento humano e que são ensinados nas aulas de educação física nas escolas brasileiras. Ao ensinar essas práticas corporais nas escolas, o professor deve
enfatizar a aprendizagem fundamentando-a na repetição das técnicas e das jogadas para, em seguida, incluir, nesse processo, fatores cognitivos, sociais e culturais.
Atualmente, no voleibol, o jogador líbero
tem a tarefa de recepcionar bem os saques, passando a bola para o levantador.
Atualmente, no voleibol, o jogador líbero
atua como o único jogador que não pode atacar saltando; se necessário, ele deve passar a bola, por meio de toque ou de manchete, para a quadra adversária.
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