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Acerca de educação física escolar, esportivização, competição e jogos cooperativos, julgue os próximos itens.
Nas aulas de educação física, para minimizar os efeitos da competição do esporte de rendimento, os jogos cooperativos devem apresentar características como: não terem perdedores; terem resultado coletivo; permitirem a troca dos jogadores das equipes; permitirem a utilização de regras de inclusão dos menos habilidosos.
Texto para as questões de 37 a 40
Interessado em definir diretrizes estratégicas para uma política de fomento ao esporte universitário, o reitor de uma universidade constituiu uma comissão, formada por representantes de alunos, professores e funcionários, encarregada de, diante das condições disponíveis, identificar as necessidades da comunidade acadêmica e propor sugestões para a elaboração de um projeto capaz de atender aos diversos interesses dessa comunidade.
Considerando os aspectos envolvidos na gestão desse projeto de esporte universitário, assinale a opção que corresponde a uma ação incorreta.
A comunidade deve ter autonomia na gestão do projeto, podendo rever a estrutura de funcionamento, desde que se preserve o caráter participativo e educativo das atividades.
O projeto pode assumir feições diferentes, de acordo com os interesses de cada grupo; logo, não precisa ter a mesma estrutura e as mesmas atividades em todos os locais.
O projeto deve ser iniciado somente após o planejamento detalhado de todas as suas etapas e o repasse dos recursos financeiros e humanos necessários para sua completa implantação.
Devido às dificuldades com a infra-estrutura, inadequada na maioria das universidades, deve-se compartilhar recursos entre o esporte de alto nível e o de lazer.
Nos anos 80 do século passado, vários autores apresentaram diferentes respostas para a questão: o que é educação física? Bracht defende que essa questão deve ser respondida na perspectiva da fenomenologia, ao afirmar que é preciso identificar o significado social concreto atribuído ao termo educação física. Segundo esse autor, deve-se
buscar a essência metafísica da educação física, ou seja, o que há de comum nela em diferentes momentos da história do homem.
fazer uma análise prospectiva da educação física, ou seja, apresentar um projeto que explicite, de forma ideal, como ela deve ser.
reconhecer que a educação física é uma ciência, ou seja, desenvolver uma teoria que delimite seu objeto de estudo e a forma de análise.
analisar o que geralmente vem sendo a educação física, ou seja, uma prática pedagógica, construída socialmente, com foco na cultura corporal.
As tendências pedagógicas da educação física brasileira retratam a influência exercida pela conjuntura social e política sobre os objetivos da escola na educação do corpo. Assinale a opção em que a correspondência entre o procedimento adotado e a função social valorizada está correta.
A utilização da dança na escola está relacionada com a preocupação em favorecer a autonomia dos alunos, formando uma pessoa consciente de si.
O esporte na escola está associado à preocupação em cuidar da condição física dos alunos, com foco na formação de pessoas saudáveis.
Com a utilização das lutas na escola, busca-se desenvolver a prontidão dos alunos para guerrear, tornando-os aptos a defender a pátria.
A ginástica na escola está associada à preocupação em estimular as capacidades perceptivo-motoras dos alunos, formando pessoas ágeis.
A ginástica como manifestação da cultura corporal deve ser resgatada pela escola como uma vivência que enriquece a consciência corporal dos alunos. Coerentemente com esse objetivo e contrariando a ginástica tradicional, deve-se propor que, na aula de ginástica, os alunos
executem os movimentos da forma mais semelhante possível à do modelo apresentado pelo professor.
prestem atenção às sensações advindas dos movimentos, coordenando-as com a respiração.
se esforcem ao máximo para executar os exercícios na intensidade prescrita pelo professor para toda a turma.
sigam as orientações posturais durante a execução dos movimentos para evitarem danos às próprias articulações.
Assinale a opção que apresenta uma visão crítica em relação à utilização ideológica do esporte para manipulação das massas, em favor de determinados interesses políticos e econômicos.
O esporte cria a oportunidade de competir em igualdade de condições, conferindo, ao final, o destaque merecido para aqueles que, pelos seus próprios méritos, foram melhores.
O esporte valoriza o atleta como homem, independentemente do resultado esportivo, reconhecendo o esforço e a dedicação exigidos pelos árduos treinamentos.
O esporte não possui uma virtude mágica nem uma deformação crônica, ele é aquilo que se fizer dele, podendo formar tanto pessoas desonestas quanto pessoas dignas.
O esporte oferece a possibilidade de o atleta obter ascensão social, tornando-se rico e famoso, o que prova que o sucesso está ao alcance de todos.
Proposta por Paulo Freire, a diferenciação entre três graus de consciência na interpretação do mundo foi utilizada por Medina para iniciar a reflexão sobre o papel político e social que compete à educação física. Assinale a opção em que a postura pedagógica do professor está de acordo com o nível de consciência indicado.
O professor com consciência transitiva ingênua está preocupado com a satisfação das necessidades básicas dos alunos e, portanto, dedica-se a uma educação do físico.
O professor com consciência transitiva crítica está preocupado com a satisfação das necessidades psíquicas dos alunos e, portanto, dedica-se a uma educação por meio do físico.
O professor com consciência transitiva crítica está preocupado com uma leitura social da realidade e, portanto, dedica-se a uma educação para a transformação social.
O professor com consciência intransitiva está preocupado com a auto-realização dos alunos e, portanto, dedica-se a uma educação do homem.
Freire apresentou uma pesquisa na qual foram avaliadas 30 crianças, de 7 a 12 anos de idade, ao realizarem um fundamento técnico do futebol: o chute. A pesquisa esclareceu o inconveniente de se tratar alunos reais como se fossem seres ideais. Assinale a opção que apresenta um dos resultados obtidos nesse estudo.
O êxito do chutar a bola não deve ser avaliado com base no fato de a criança fazer gol, pois, quando a bola é defendida pelo goleiro ou vai para fora do campo, isso não significa que o chute foi errado.
A análise das filmagens indica que todas as crianças obtiveram êxito na tarefa proposta, apresentando condutas motoras semelhantes entre si e próximas do modelo técnico desejado.
O grau de acerto na realização da tarefa aumentava à medida que os gestos se aproximavam do padrão técnico que corresponde à mecânica ideal do chute.
Quanto mais detalhada a análise dos movimentos realizados pelas crianças, mais se encontraram elementos que ressaltavam a similitude das condutas motoras, aparentemente iguais.
Em uma escola que desenvolva um projeto político-pedagógico fundamentado na perspectiva crítico-superadora, a avaliação do processo ensino-aprendizagem desenvolvido nas aulas de educação física deve focar
a saúde e primar pelo uso de técnicas adequadas que permitam dimensionar o nível de condicionamento físico dos alunos.
as habilidades corporais e contribuir para identificar os estímulos adequados aos alunos, de acordo com o nível de desempenho de cada um.
o biotipo do aluno e auxiliá-lo na construção de uma imagem positiva de si e que aumente a auto-estima dele.
a expressão corporal e mediar a socialização dos alunos em torno das práticas corporais presentes na cultura.
Nas aulas de educação física para as séries iniciais do ensino fundamental, devem ser utilizados como conteúdo conhecimentos corporais que sejam significativos para os alunos. Não estão em acordo com essa perspectiva as atividades cujos conteúdos
façam referência à história de vida ou ao contexto sociocultural no qual os alunos estão inseridos.
estejam centrados exclusivamente nos padrões de movimento previstos para o estágio de desenvolvimento motor dos alunos.
sejam vivenciados de forma ativa e tragam prazer e satisfação para os alunos.
guardem correspondência direta com experiências concretas dos alunos.
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