Lista completa de Questões de Educação Física da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A abordagem construtivista da educação física
I respeita o universo cultural dos educandos e explora a gama múltipla de possibilidades educativas da atividade lúdica infantil.
II propicia uma leitura crítica das contradições da realidade social a partir do resgate histórico e da contextualização das práticas corporais.
III considera o conhecimento corporal prévio que a criança possui antes de entrar para a escola e a importância da sua participação ativa na solução de problemas.
IV questiona o caráter alienante da educação física na escola, propondo um modelo de superação das contradições e injustiças sociais.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e III.
II e IV.
III e IV.
Nas primeiras aulas do ano letivo, um professor de educação física verifica que suas turmas apresentam uma grande heterogeneidade, tanto de interesses como de habilidades. A proporção entre meninos e meninas é equilibrada. Existem alunos portadores de necessidades educativas especiais que estão incluídos nas turmas regulares: dois são deficientes visuais, quatro são deficientes auditivos e um aluno é cadeirante.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir acerca de condutas adequadas do professor de educação física ao organizar o processo de ensino e aprendizagem.
Na organização das aulas, a fim de contemplar a diversidade de interesses dos alunos, o professor deve dividir a turma em grupos, segundo as preferências por modalidades esportivas.
O compromisso da educação física em contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos educandos mediante a disseminação de conhecimentos, o ensino de procedimentos e o desenvolvimento de atitudes favoráveis a um estilo de vida ativo e saudável está relacionado com diversos aspectos além da aptidão física propriamente dita. De acordo com esse princípio,
a valorização de conhecimentos relativos à construção da auto-estima e da identidade pessoal conduz ao respeito pelas diferenças corporais em lugar da imposição de um padrão estético.
a apreciação do esporte-espetáculo permite identificá-lo como sinônimo de saúde e bem-estar, reforçando uma relação direta de causa e efeito de caráter linear e incondicional.
a atividade física está necessariamente vinculada ao consumo de determinados bens e serviços, tais como equipamentos de ginástica, academias e complementos alimentares.
a transmissão de informações científicas sobre o corpo contribui de forma acertada e inequívoca para a alteração ou construção de comportamentos favoráveis à proteção e à promoção da saúde do educando
Nas primeiras aulas do ano letivo, um professor de educação física verifica que suas turmas apresentam uma grande heterogeneidade, tanto de interesses como de habilidades. A proporção entre meninos e meninas é equilibrada. Existem alunos portadores de necessidades educativas especiais que estão incluídos nas turmas regulares: dois são deficientes visuais, quatro são deficientes auditivos e um aluno é cadeirante.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir acerca de condutas adequadas do professor de educação física ao organizar o processo de ensino e aprendizagem.
Na escolha das atividades, após uma fase inicial em que o professor auxilia o aluno na sondagem de aptidões, é imprescindível que esse profissional mantenha a atividade selecionada até o final do ano letivo.
Assinale a opção correta a respeito da abordagem do tema meio ambiente nas aulas de educação física.
As orientações acerca dos cuidados com o próprio organismo distanciam-se da discussão sobre o meio ambiente, que diz respeito aos aspectos exteriores e não inclui as pessoas.
Nas atividades corporais praticadas próximas da natureza, é importante adotar uma atitude comprometida com a minimização das marcas deixadas pelo homem no meio ambiente.
Os esportes de aventura incentivam a proximidade com a natureza, não envolvem recursos sofisticados nem geram conseqüências negativas como poluição sonora, visual e ambiental.
A preocupação com o meio ambiente restringe-se aos ecossistemas naturais, excluindo dessa dimensão a utilização tanto dos espaços da escola como das áreas urbanas próximas.
Nas primeiras aulas do ano letivo, um professor de educação física verifica que suas turmas apresentam uma grande heterogeneidade, tanto de interesses como de habilidades. A proporção entre meninos e meninas é equilibrada. Existem alunos portadores de necessidades educativas especiais que estão incluídos nas turmas regulares: dois são deficientes visuais, quatro são deficientes auditivos e um aluno é cadeirante.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir acerca de condutas adequadas do professor de educação física ao organizar o processo de ensino e aprendizagem.
A co-educação reforça a necessidade da dimensão coletiva da educação, que, para ocorrer de forma organizada, deve dividir os alunos em grupos de meninos, que jogam futebol, e de meninas, que preferem queimada, por exemplo.
É possível fazer uma associação entre a incidência de erros no desempenho e os estágios de aquisição de uma nova habilidade motora. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
No estágio inicial de aprendizagem, o aprendiz é capaz de detectar e corrigir alguns dos seus próprios erros no desempenho.
No estágio intermediário de aprendizagem, o aprendiz ainda apresenta uma quantidade elevada de erros no desempenho.
Após a automatização do movimento, a aprendizagem é interrompida e o indivíduo deixa de cometer erros no desempenho.
No estágio final de aprendizagem, o aprendiz pode concentrar-se nos erros que ocorrem nas fases mais críticas e difíceis do movimento.
Nas primeiras aulas do ano letivo, um professor de educação física verifica que suas turmas apresentam uma grande heterogeneidade, tanto de interesses como de habilidades. A proporção entre meninos e meninas é equilibrada. Existem alunos portadores de necessidades educativas especiais que estão incluídos nas turmas regulares: dois são deficientes visuais, quatro são deficientes auditivos e um aluno é cadeirante.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir acerca de condutas adequadas do professor de educação física ao organizar o processo de ensino e aprendizagem.
Para manter o próprio compromisso e o da escola com uma aprendizagem significativa, o professor deve permitir a participação dos alunos no planejamento de ensino, combinada com a sua proposta de ampliar o acesso deles à cultura corporal.
O conhecimento dos sistemas de classificação das habilidades motoras favorece a aplicação dos princípios de aprendizagem mais adequados para cada caso. Assinale a opção correta quanto aos critérios e termos de classificação dessas habilidades.
As habilidades motoras abertas, como o futebol, ocorrem em um ambiente estável e previsível, enquanto as fechadas, como o boliche, ocorrem em ambiente variável e imprevisível.
As habilidades motoras discretas têm um fim e um início facilmente definidos, como o arremesso de peso, enquanto as contínuas, como a corrida, não têm um início ou um fim específicos.
As habilidades motoras finas, como a coordenação oculomotora, envolvem a grande musculatura na realização do movimento, enquanto as globais, como o pular, exigem o controle dos músculos pequenos.
Nas habilidades motoras de circuito aberto, a informação sobre o resultado pode ser usada no ajuste da ação durante o próprio movimento, enquanto, nas de circuito fechado, a informação de retorno somente pode ser aplicada na próxima tentativa.
Nas primeiras aulas do ano letivo, um professor de educação física verifica que suas turmas apresentam uma grande heterogeneidade, tanto de interesses como de habilidades. A proporção entre meninos e meninas é equilibrada. Existem alunos portadores de necessidades educativas especiais que estão incluídos nas turmas regulares: dois são deficientes visuais, quatro são deficientes auditivos e um aluno é cadeirante.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir acerca de condutas adequadas do professor de educação física ao organizar o processo de ensino e aprendizagem.
Considerando os alunos portadores de deficiência visual, o professor pode propor um jogo de futebol no qual todos os participantes estejam vendados, para igualar as condições, favorecer a empatia e estimular a convivência entre os alunos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...