Questões de Educação Física da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Educação Física da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Determinada aula de educação física tem o objetivo de orientar a formação de equipes de atletismo para a participação de todos os educandos nos jogos interclasses realizados dentro de uma visão adaptada das provas esportivas oficiais, a partir de uma metodologia que permita avaliar o potencial de cada educando.

 Nessa situação e de acordo com o texto, a tendência de avaliação mais adequada para a aula em questão deve ser a

  • A.

    crítica, pois a discussão acerca do uso ideológico do esporte é fundamental para evitar a exclusão dos menos habilidosos.

  • B.

    humanista, pois cada educando deve ter o direito de definir e aplicar os critérios de avaliação do seu próprio rendimento.

  • C.

    tradicional, pois os critérios técnicos devem ser levados em consideração em uma prática educativa que utilize o esporte como meio.

  • D.

    humanista, pois a ênfase do processo de avaliação deve estar centrada nas questões de ordem psicológica e emocional.

Determinada aula de educação física tem o objetivo de incrementar a prática do lazer no seio da comunidade, refletindo sobre as condições sociais que favorecem ou prejudicam o acesso das pessoas a esse direito básico de todo cidadão, adotando uma metodologia participativa que subsidie uma intervenção direta na realidade social.

 Nessa situação, e de acordo com o texto, a tendência de avaliação mais adequada para a aula em questão deve ser a

  • A.

    crítica, pois é fundamental um diagnóstico da realidade social que envolva todos os segmentos da comunidade na definição dos critérios de avaliação.

  • B.

    tradicional, pois a adoção de critérios padronizados que permitam avaliar a condição física das pessoas fornece indicadores sobre os materiais a serem utilizados.

  • C.

    humanista, pois a auto-avaliação dos alunos garante que, a longo prazo, o problema social pode ser resolvido pela mudança das consciências individuais.

  • D.

    tradicional, pois a complexidade da situação social requer que a avaliação seja centrada nos professores, especialistas qualificados para intervir com qualidade.

O planejamento educacional comprometido com uma postura aberta à co-decisão dos alunos sobre os rumos do processo ensino-aprendizagem deve manter diversas alternativas de ação. De acordo com as concepções abertas de ensino, o planejamento deve

  • A.

    prever todas as reações possíveis dos sujeitos envolvidos.

  • B.

    indicar os meios mais adequados para a solução de cada problema.

  • C.

    adequar-se às características das diversas pessoas envolvidas.

  • D.

    orientar as ações para conteúdos cientificamente mais relevantes.

O conhecimento dos diferentes tipos de contração muscular permite que o professor dose adequadamente a intensidade dos exercícios físicos realizados. Considerando que a contração muscular nem sempre gera movimento perceptível, julgue os próximos itens.

I Na contração excêntrica, a resistência é maior que a tensão do músculo, de modo que o músculo aumenta de tamanho, pois é superado pela resistência.

II Na contração isocinética, é necessário o uso de aparelhos que controlem a velocidade da ação muscular, mobilizando a força máxima ao longo de todo o movimento.

III Na contração concêntrica, a tensão muscular não é capaz de superar a resistência, logo, não produz movimento e mantém o mesmo comprimento do músculo contraído.

 IV Na contração isométrica, o músculo desenvolve uma tensão superior à resistência, de modo a encurtar-se e mover uma parte do corpo contra a resistência.

 Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    III e IV.

Na atividade denominada briga de galo, dispõem-se as crianças em duas fileiras, distanciadas um metro uma da outra. Os jogadores tomam a posição de cócoras, com os antebraços flexionados e as palmas das mãos voltadas para frente. Dado o sinal de início, os jogadores começarão a disputa, aproximandose uns dos outros e procurando derrubar o adversário, empurrando-o tão-somente com as mãos. Toda criança que for derrubada será declarada vencida. Toda criança que levantar durante o combate será desclassificada. Será considerada vencedora a equipe que conseguir eliminar o maior número de adversários.

Acerca das circunstâncias pedagógicas criadas pela realização do jogo descrito acima, assinale a opção correta.

  • A.

    Nesse jogo, as crianças ficam em uma posição de equilíbrio instável e usam os braços como uma alavanca reduzida, minimizando a possibilidade de acidentes.

  • B.

    Esse jogo favorece o desenvolvimento da solidariedade e da ação coletiva dos jogadores de uma mesma equipe para superar os desafios.

  • C.

    O referido jogo é adequado para turmas mistas, formadas por alunos de ambos os sexos, desde que se coloquem como adversários somente alunos do mesmo sexo.

  • D.

    Esse jogo utiliza um sistema de contagem de pontos fácil de ser colocado em prática, viabilizando que a apuração seja realizada pelos próprios alunos.

Considerando as idéias do texto acima, os padrões estéticos corporais gregos e os atuais, bem como o desenvolvimento dos conhecimentos na área de educação física relativos às políticas de saúde pública e à atuação pedagógica, julgue os itens subseqüentes.

A crítica à tendência pedagógica higienista da educação física escolar tem como objetivo evitar que as aulas se restrinjam à malhação do corpo pela ginástica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na corrida de revezamento em círculos, os alunos são divididos em dois grupos e formam dois círculos de jogadores, sentados no chão com as pernas cruzadas. É dado um bastão a um jogador de cada grupo. Após o sinal de início, os jogadores que seguram o bastão levantam-se e correm em torno do círculo até retornar ao seu lugar. Entregam o bastão para o jogador seguinte, que deve esperar sentado. O jogador que entrega o bastão deve sentar-se e o que recebe o bastão repete a ação do primeiro e assim sucessivamente até o último jogador. Os jogadores não podem parar; as duas equipes devem terminar juntas e realizar a tarefa no menor tempo possível. Os jogadores podem modificar livremente sua posição.

Acerca das circunstâncias pedagógicas criadas pela realização do jogo descrito acima, é correto afirmar que esse jogo

  • A.

    impede que os jogadores corram o mais próximo possível da sua velocidade máxima.

  • B.

    retira a motivação que os jogadores sentem de participar em atividades competitivas.

  • C.

    expõe os educandos com dificuldades motoras a uma situação de constrangimento.

  • D.

    desloca a competição contra o outro para a solução coletiva da situação-problema.

Considerando as idéias do texto acima, os padrões estéticos corporais gregos e os atuais, bem como o desenvolvimento dos conhecimentos na área de educação física relativos às políticas de saúde pública e à atuação pedagógica, julgue os itens subseqüentes.

Na atualidade, o padrão de corpo considerado ideal alerta os jovens contra os riscos dos transtornos alimentares compulsivos, como a bulimia e a anorexia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência às principais características da abordagem psicomotora da educação física, que permitem diferenciá-la da abordagem desenvolvimentista, julgue os itens abaixo.

I O aprendizado do movimento é o principal meio e fim específico da educação física, o que pode também contribuir para a identificação de talentos esportivos.

II As experiências de movimento devem estar hierarquicamente adequadas ao nível de desenvolvimento dos educandos a fim de que a aprendizagem seja alcançada.

 III Há preocupação com a formação integral do educando, considerando-se o ato de aprender como fruto da integração de processos cognitivos, afetivos e motores.

 IV Há o reconhecimento da importância das atividades corporais no aprendizado escolar, com destaque no amadurecimento da prontidão maturacional para alfabetização.

 Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    III e IV.

Nas primeiras aulas do ano letivo, um professor de educação física verifica que suas turmas apresentam uma grande heterogeneidade, tanto de interesses como de habilidades. A proporção entre meninos e meninas é equilibrada. Existem alunos portadores de necessidades educativas especiais que estão incluídos nas turmas regulares: dois são deficientes visuais, quatro são deficientes auditivos e um aluno é cadeirante.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir acerca de condutas adequadas do professor de educação física ao organizar o processo de ensino e aprendizagem.

Nessa situação, a ação educativa deve ser capaz de contemplar todos os alunos e, ao mesmo tempo, de fornecer um atendimento preferencial aos que têm maior capacidade de desenvolvimento de habilidades físicas.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...