Lista completa de Questões de Educação Física da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ainda a respeito dos princípios pedagógicos que devem integrar o projeto político-pedagógico da educação física escolar, assinale a opção correta.
O processo ensino-aprendizagem deve prescindir da mobilização dos saberes das crianças, visto que o conhecimento prévio dos alunos não interfere no conteúdo a ser abordado.
Educar e cuidar são ações complementares, mas independentes. Assim, a família deve responsabilizar-se pelos cuidados básicos da criança, e a escola, dedicar-se ao ensino do conhecimento historicamente acumulado.
A metodologia de ensino deve adaptar-se ao nível de desenvolvimento dos alunos, criando uma dinâmica que garanta a circulação da idéias e o desafio constante para a solução de situações-problema.
Na seleção de conteúdos da cultura corporal, deve-se escolher atividades que priorizem ora aspectos biomecânicos ou fisiológicos, ora psicológicos e sociais, o que facilita a discussão dos fundamentos científicos presentes na aula.
Acerca das diversas abordagens pedagógicas da educação física que surgiram a partir dos anos 80 do século XX, assinale a opção correta.
A abordagem construtivista fundamenta-se nos aspectos biomecânicos e fisiológicos e objetiva estimular o domínio dos padrões de movimento como suporte do crescimento motor.
A abordagem desenvolvimentista fundamenta-se nos aspectos psicológicos da relação da criança com o ambiente e objetiva incentivar a autonomia e as trocas interpessoais, dando suporte à formação da inteligência.
A abordagem psicomotora fundamenta-se nos aspectos neurológicos e psicológicos e objetiva favorecer a vivência das noções perceptivas, dando suporte à assimilação dos conceitos básicos.
A abordagem crítico-superadora fundamenta-se nos aspectos biomecânicos e psicológicos e objetiva desenvolver uma leitura crítica da realidade, dando suporte ao exercício consciente da cidadania.
A descrição correta dos exercícios físicos exige o emprego das definições gerais dos movimentos de uma articulação. Considerando o corpo em posição anatômica fundamental, julgue os itens a seguir, acerca da descrição técnica de movimentos musculares.
I A flexão ocorre quando um segmento corporal se afasta no plano ântero-posterior de um segmento corporal adjacente, enquanto que, na extensão, o segmento se aproxima.
II A abdução ocorre quando um segmento corporal move-se para fora, afastando-se da linha média do corpo. Na adução, o segmento aproxima-se da linha média.
III A rotação externa ocorre quando o segmento corporal movese em torno do seu próprio eixo e a sua superfície volta-se para dentro. O segmento corporal move-se para fora.
IV A circundução ocorre quando um segmento corporal move-se de forma a descrever um cone, cujo vértice está na articulação e a base, na extremidade distal.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e III.
II e IV.
III e IV.
Assinale a opção correta acerca do ensino de educação física pautado no modelo de reprodução, mencionado no texto.
A concepção de professor demanda o exercício de funções próximas à de um orientador ou facilitador da aprendizagem.
O foco do sistema de ensino está centrado no conteúdo, ou seja, no esporte de competição.
O objetivo do ensino dirige-se para o desenvolvimento integral do educando e a preparação para o exercício consciente da cidadania.
A principal fonte de normas relaciona-se com o respeito aos interesses e a satisfação das necessidades dos educandos.
Considerando o ensino de educação física pautado na perspectiva de transformação, conforme referida no texto, assinale a opção correta.
A principal fonte de informações advém da aplicação dos princípios psicofisiológicos do treinamento esportivo e das prescrições técnicas dos movimentos.
A concepção de educando destaca a agilidade corporal na execução de movimentos e o potencial de aperfeiçoamento das habilidades esportivas.
O principal critério de avaliação é o rendimento esportivo alcançado pelo educando, medido segundo índices preestabelecidos.
A concepção de metodologia de ensino implica a predominância de estratégias centradas nos educandos, concedendo-lhes autonomia de decisão.
Com relação aos aspectos históricos e aos diferentes significados do esporte como elemento da cultura corporal do movimento, julgue os itens a seguir.
O prazer do movimento corporal está associado ao rendimento na realização de uma tarefa, desde que se tome como referência o próprio sujeito; assim, por exemplo, quando um jovem atleta tem de alcançar um índice de 6,00 m no salto em distância, o fato de ele melhorar a marca de 5,90 m para 5,95 m não pode ser considerado uma vitória.
As tendências pedagógicas da educação física revelam o papel social que a educação do corpo desempenhou ao longo da história. Para atingir seus objetivos, cada uma delas adotou um conteúdo específico considerado mais adequado na época. Os conteúdos que as tendências higienista, pedagogicista, competitivista e progressista da educação física mais valorizavam consistiam, respectivamente, em
jogo, ginástica, cultura corporal e esporte.
esporte, cultura corporal, ginástica e jogo.
ginástica, jogo, esporte e cultura corporal.
cultura corporal, esporte, ginástica e jogo.
Com relação aos aspectos históricos e aos diferentes significados do esporte como elemento da cultura corporal do movimento, julgue os itens a seguir.
Um programa que vise à promoção do esporte na universidade não deve limitar-se à adesão dos universitários à prática esportiva, mas envolver também a reflexão sobre o papel que compete à universidade em face dos problemas do esporte na sociedade brasileira.
Considerando que o professor de educação física deve saber avaliar as funções que um músculo pode desempenhar, quando atua separadamente ou como membro de um grupo muscular, julgue os itens seguintes.
I O neutralizador é um músculo que se contrai para contrapor-se a uma ação indesejável de outro músculo que se contrai.
II Um músculo desempenha uma função sinergista quando atua isoladamente, assumindo o papel de motor principal de uma ação articular específica.
III A função de um músculo estabilizador é fixar um osso ou uma parte do corpo para que outro músculo tenha uma base firme para tracionar.
IV A contração do músculo agonista produz uma ação articular exatamente oposta à ação de outro músculo específico.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e III.
II e IV.
III e IV.
Com relação aos aspectos históricos e aos diferentes significados do esporte como elemento da cultura corporal do movimento, julgue os itens a seguir.
Na educação básica, as práticas esportivas escolares garantem caráter formativo quando mantêm a possibilidade de uma mensuração comparativa das habilidades em contexto marcado pelo prazer e autonomia dos participantes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...