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Analise as assertivas abaixo sobre aptidão física e conceitos relacionados.
I. Atividade física pode ser compreendida como exercícios planejados e estruturados, objetivando o desenvolvimento da aptidão física. II. A aptidão física relacionada com a performance motora é relativa apenas ao esporte de alto rendimento. III. A aptidão cardiorrespiratória é um dos componentes da aptidão física relacionada com a saúde. IV. Os índices de gordura corporal e distribuição de gordura subcutânea fazem parte de um dos componentes da aptidão física. É correto o que se afirma emI, II, III e IV.
III e IV, apenas.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
Assinale a alternativa correta sobre os componentes da aptidão física relacionada à saúde.
A resistência muscular, um dos componentes da aptidão física relacionada à saúde, é a capacidade de um grupo muscular em realizar repetidas contrações sem diminuir significativamente a eficiência do trabalho realizado.
A flexibilidade, um dos componentes da aptidão física relacionada à saúde, se refere especificamente à capacidade de alongar as fibras musculares.
A velocidade, um dos componentes da aptidão física relacionada à saúde, é imprescindível para a manutenção das atividades da vida diária.
A resistência anaeróbia, um dos componentes da aptidão física relacionada à saúde, consiste na capacidade do organismo como um todo em resistir à fadiga em esforços de curta duração.
Sobre a aptidão cardiorrespiratória, analise as assertivas abaixo.
I. Cabe ao sistema cardiorrespiratório fornecer elementos vitais ao organismo e eliminar os subprodutos das reações químicas celulares, como CO2 e ácido lático. II. A aptidão cardiorrespiratória é o funcionamento efetivo do coração e artérias. III. O Acidente Vascular Cerebral (popularmente conhecido como derrame) tem relação direta com uma aptidão cardiorrespiratória deficiente. IV. A baixa aptidão cardiorrespiratória pode resultar em fadiga prematura, baixa capacidade no trabalho e maior risco de doenças cardiovasculares. É correto o que se afirma emI, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
II e IV, apenas.
I e IV, apenas.
Analise as assertivas abaixo sobre Educação Física, saúde e qualidade de vida.
I. A Educação Física e a saúde possuem uma relação histórica, e conforme as discussões propostas acerca do tema se intensificam, percebe-se que o grau de relacionamento entre elas está fixo e estabelecido. II. A Promoção da Saúde considera a relação da Educação Física com a saúde, apesar de interpretar a última apenas como a ausência de doenças. III. A Aptidão Física Relacionada à Saúde (Health Related Fitness) estabelece uma relação entre a Educação Física e a saúde pela via da aptidão, priorizando parâmetros fisiológicos. É correto o que se afirma emI, II e III.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
III, apenas.
Os profissionais de Educação Física devem atentar para a atual necessidade social derivada da interrelação entre saúde e qualidade de vida. Partindo desse pressuposto, os programas de Educação Física com foco na qualidade de vida devem
focalizar nos grupos de risco.
priorizar a prática da atividade física sobre as demais práticas.
compreender o processo de desmedicalização.
ter a ação focada no que concerne às relações específicas entre Educação Física e saúde.
Pode-se conceituar conteúdo como uma seleção de formas ou saberes culturais, conceitos, explicações, raciocínios, habilidades, linguagens, valores, crenças, sentimentos, atitudes, interesses modelos de conduta etc., cuja assimilação é considerada essencial para que se produza um desenvolvimento e uma socialização adequada ao aluno. É importante ressaltar que nem todos os saberes e formas culturais são suscetíveis de constarem como conteúdos curriculares, o que exige uma seleção rigorosa da escola. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
Os conteúdos curriculares, inclusive da Educação Física, devem incluir conhecimentos acadêmicos.
Os conteúdos curriculares são as atividades e conceitos aplicados nas aulas.
Os conteúdos curriculares são as informações conceituais capazes de ativar as capacidades cognitivas.
Os conteúdos curriculares da Educação Física devem ter um caráter procedimental, relacionado ao saber fazer.
As abordagens distintas da Educação Física pressupõem ênfase em conteúdos e dimensões diferentes. Sobre as relações estabelecidas por essas abordagens com relação aos conteúdos, assinale a alternativa correta.
A seleção de conteúdos para a abordagem psicomotora pressupõe a construção do conhecimento a partir da interação do sujeito com o mundo, e para cada criança a construção deste conhecimento exige elaboração, ou seja, uma ação sobre o mundo.
Tanto a abordagem cognitiva quanto a psicomotora pressupõem que a seleção de conteúdos foque na busca do desenvolvimento integral do ser humano, mas o foco do trabalho acaba se restringindo a crianças de até 10/11 anos.
Uma das abordagens mais difundidas hoje, a desenvolvimentista, pressupõe que os conteúdos devem ser selecionados de forma a restringirem as ações nas características de progressão normal do crescimento físico e do desenvolvimento motor.
A abordagem da saúde renovada defende a ideia de que o movimento é o principal meio e fim da Educação Física, propugnando a especificidade dos seus conteúdos. Propõe que uma aula de Educação Física deve privilegiar a aprendizagem do movimento, embora possam estar ocorrendo outras aprendizagens em decorrência da prática das habilidades motoras.
Apoiados nas discussões que vinham ocorrendo nas áreas educacionais e na tentativa de romper com o modelo hegemônico do esporte/aptidão física praticado nas aulas de Educação Física, surgiu a abordagem crítico-superadora. Sobre a seleção de conteúdos proposta por essas abordagens, analise as assertivas abaixo.
I. A abordagem crítico-superadora propõe que se considere a relevância social dos conteúdos, sua contemporaneidade e sua adequação às características sociocognitivas dos alunos. II. A abordagem crítico-superadora especifica que é preciso fazer com que o aluno fuja dos conhecimentos do senso comum e opte pela compreensão do conhecimento científico, para ampliar o seu acervo de conhecimento. III. Quem opta pela abordagem crítico-superadora deve buscar evitar o ensino por etapas e adotar a simultaneidade na transmissão dos conteúdos, ou seja, os mesmos conteúdos devem ser trabalhados de maneira mais aprofundada ao longo das séries, sem a visão de pré-requisitos. É correto o que se afirma emI, II e III.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
I e II, apenas.
Para o desenvolvimento dos conteúdos, o professor deve ter em mente três dimensões: a conceitual (1), a procedimental (2) e a atitudinal (3). Sendo assim, correlacione esses termos com os conceitos e conteúdos correspondentes na lista abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Vivenciar e adquirir alguns fundamentos básicos dos esportes, danças, ginásticas, lutas, capoeira. Por exemplo, praticar a ginga e a roda da capoeira. ( ) Reconhecer e valorizar atitudes não preconceituosas quanto aos níveis de habilidade, sexo, religião e outras. ( ) Os modos corretos da execução de vários exercícios e práticas corporais cotidianas, tais como levantar um objeto do chão, sentar-se em frente ao computador, realizar um exercício abdominal adequadamente etc. ( ) Observar as transformações pelas quais passou a sociedade em relação aos hábitos de vida (diminuição do trabalho corporal em função das novas tecnologias) e relacioná-las com as necessidades atuais de atividade física.3/ 2/ 2/ 1
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Todo tipo de exercício físico, para ser adequadamente prescrito e planejado, deve seguir os princípios da atividade física, a fim de obterem-se os efeitos desejados. Um desses princípios é o princípio da individualidade biológica, cuja definição estipula que
o mesmo tipo de exercício, na mesma intensidade, duração e frequência semanal, proporcionará diferentes efeitos, devido exclusivamente à genética do indivíduo.
o mesmo tipo de exercício, na mesma intensidade, duração e frequência semanal, proporcionará diferentes efeitos, devido exclusivamente a características individuais.
o programa de exercícios que foi excelente para determinada pessoa normalmente é contraindicado para outra.
os benefícios do exercício físico são otimizados quando os programas são planejados para se adequarem às características, objetivos, capacidades e limitações de cada participante.
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