Questões de Educação Física da Instituto Nacional de Educação (CETRO)

Lista completa de Questões de Educação Física da Instituto Nacional de Educação (CETRO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a alternativa incorreta acerca da importância do desenvolvimento perceptivo-motor na criança.

  • A.

    Somente o desenvolvimento perceptivo-motor correto garantirá à criança uma concepção mais ajustada sobre o mundo externo que a rodeia.

  • B.

    Dificuldades de aprendizagem simbólica refletem em uma deficiente noção temporal, e podem ser ajustadas caso se foque na aprendizagem espacial para a organização do sistema sensório-motor da criança.

  • C.

    Qualquer aprendizagem escolar, quer se trate de leitura, escrita ou de cálculo é, fundamentalmente, um processo de relação perceptivo-motora.

  • D.

    Somente um pleno desenvolvimento preceptivo motor por parte da criança oferecerá condições para favorecer o amadurecimento e o depuramento de suas estruturas cognitivas.

Nos programas de atividades físicas voltados à promoção da saúde, devem-se privilegiar as atividades que utilizam a gordura como substrato energético, ou seja, esforços físicos de baixa a moderada intensidade durante um período de tempo prolongado, considerando que as gorduras representam o maior depósito de energia no organismo humano. Tal fato é fundamentado pelo princípio

  • A.

    do treinamento aeróbio.

  • B.

    da individualidade.

  • C.

    da especificidade.

  • D.

    do treinamento contínuo.

Acerca de termos-chave que o professor de Educação Física deve dominar sobre aprendizagem motora, analise as assertivas abaixo.

I. Habilidades motoras uma vez aprendidas podem ser influenciadas por fatores psicológicos, fisiológicos ou ambientais.

II. Aprendizagem motora é o campo de investigação que estuda o comportamento motor (habilidades, padrões, generalizações motoras e capacidades físicas) em populações normais ou não em diferentes faixas etárias.

III. A habilidade como indicador de qualidade de desempenho é uma expressão relacionada com o executante. Define o grau de competência subjetiva ou objetivamente determinada pelo nível de produtividade em torno de um desempenho esperado.

IV. Habilidade motora é a qualidade geral do indivíduo relacionada com a execução de uma variedade de tarefas.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I, II, III e IV.

  • B.

    I e IV, apenas.

  • C.

    II e IV, apenas.

  • D.

    I e III, apenas.

Analise as assertivas abaixo acerca das habilidades motoras fundamentais.

I. As crianças possuem um potencial para estar no estágio amadurecido da maior parte das habilidades motoras fundamentais por volta dos seis anos de idade.

II. A progressão para estágios amadurecidos de um padrão motor fundamental depende exclusivamente da prática.

III. Há diferenças de desenvolvimento de padrões motores perceptíveis em crianças da mesma idade. Um dos resultados dessas diferenças pode ser a integração sensório-motora incompleta.

IV. A estabilidade é o aspecto mais fundamental do aprendizado do movimento.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I, II, III e IV.

  • B.

    I, III e IV, apenas.

  • C.

    II e IV, apenas.

  • D.

    I e III, apenas.

A Educação Física, em relação ao conteúdo programático, dá evidência:

  • A.

    à relação do bem-estar do corpo e mente.

  • B.

    à colocação, em primeiro lugar, do ser humano.

  • C.

    a apenas jogos esportivos.

  • D.

    à grande vontade de jogar com o movimento.

  • E.

    a um grande enfoque prático.

A promoção de um aluno em Educação Física, no ensino fundamental, se dá por:

  • A.

    teste físico.

  • B.

    teste final.

  • C.

    aplicação.

  • D.

    aproveitamento em aulas.

  • E.

    freqüência.

Tendências pedagógicas que expressam a superação de uma visão dicotomizada de Educação Física escolar:

I histórico-crítica

II humanista

III tecnicista

IV progressista

V pedagocista Estão corretas:

  • A.

    II, III e V

  • B.

    I, II e IV

  • C.

    I , III e V

  • D.

    I, II e V

  • E.

    II, III e IV

Se a Educação Física for colocada na forma de performance e competitividade, está

  • A.

    atingindo a todos alunos.

  • B.

    motivando todos os alunos.

  • C.

    priorizando apenas os alunos com grande habilidade.

  • D.

    enfatizando o esporte para todos.

  • E.

    priorizando a aula aberta.

A avaliação em Educação Física se evidencia por uma forma tecnista e de performance ao enfatizar

  • A.

    as deficiências do aluno.

  • B.

    as habilidades gerais do aluno.

  • C.

    o exame biométrico.

  • D.

    a percepção do aluno.

  • E.

    as formas básicas.

Ao trabalharmos com força, resistência, velocidade e equilíbrio, estamos trabalhando com

  • A.

    destrezas técnicas.

  • B.

    qualidades físicas básicas.

  • C.

    habilidade motora.

  • D.

    técnicas específicas.

  • E.

    habilidade física.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...