Questões de Educação Física da Instituto Nacional de Educação (CETRO)

Lista completa de Questões de Educação Física da Instituto Nacional de Educação (CETRO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Quando se trabalha com rolamentos, estrelas, parada de mão e salto no plinto, estamos trabalhando com

  • A.

    destrezas técnicas.

  • B.

    qualidades físicas básicas.

  • C.

    imagem corporal.

  • D.

    alongamento.

  • E.

    forma física básica.

A competição, um grande papel atribuído ao esporte, estimula a união dos participantes desenvolvendo a

  • A.

    auto-suficiência do aluno.

  • B.

    auto-estima.

  • C.

    solidariedade, o companheirismo, a lealdade e a formação de caráter.

  • D.

    vontade de ganhar.

  • E.

    fator crítico de superação.

Lazer é

  • A.

    o estado de espírito do ser humano.

  • B.

    estado de espírito em que o ser humano se coloca, instintivamente, dentro do seu tempo livre, em busca do lúdico.

  • C.

    estar de bem consigo mesmo.

  • D.

    o que fazemos ao final das obrigações.

  • E.

    o simples fato de fazermos aquilo de que gostamos.

No voleibol, são fundamentos do jogo os seguintes itens:

  • A.

    Saque - toque e arremesso.

  • B.

    Bloqueio – saque e drible.

  • C.

    Toque – arremesso e manchete.

  • D.

    Levantamento – manchete e cortada.

  • E.

    Drible – arremesso e saque.

 

Dentro do aprendizado do basquetebol, os movimentos e gestos básicos e a ordem dos fundamentos são:

I o manejo do corpo;

II o drible;

III os passes;

IV o manejo de bola;

V os arremessos;

VI o rebote.

  • A.

    IV, III, I, II, VI, V

  • B.

    III, IV, II, I, V, VI

  • C.

    I, IV, II, III, V, VI

  • D.

    IV, III, VI, V, I, II

  • E.

    I, II, III, IV, V, VI

Pela ordem, quais habilidades são necessárias para o voleibol?

1. rebater

2. velocidade

3. lançar

4. força

5. agilidade

6. equilíbrio

7. saltar

8. correr/andar

9. ritmo

10.rolar

  • A.

    2, 4, 5, 6, 8

  • B.

    4, 5, 7, 6, 3

  • C.

    5, 7, 8, 9, 10

  • D.

    1, 3, 7, 8, 10

  • E.

    3, 4, 5, 6, 7

Considere as seguintes afirmativas sobre o handebol:

I - A seqüência progressiva das sansões disciplinares são: advertência, exclusão, desqualificação, expulsão.

II - As medidas da quadra e a duração de um jogo para categoria adulto são respectivamente: 20mx30m / 2 tempos de 30 minutos.

III - A penalidade para o jogador que realiza a substituição irregular é a exclusão e são permitidas 14 substituições durante o jogo.

IV - São fases do ataque: contra-ataque, ataque temporário, ataque organizado, ataque em sistema.

São corretas as afirmações feitas apenas em:

  • A.

    I, II e IV

  • B.

    I, III e IV

  • C.

    I e IV

  • D.

    I e III

  • E.

    I, II e III

O teste de dobra cutânea é utilizado para medir

  • A.

    a quantidade de gordura contida no tecido celular subcutâneo.

  • B.

    os números de dobras do corpo.

  • C.

    a quantidade de sangue.

  • D.

    a extremidade dos ossos.

  • E.

    a espessura dos ossos.

O papel da Educação Física na escola é entendido a partir de diferentes concepções, entre elas encontra-se a biológica e a bio-psicológica, às quais correspondem, respectivamente, à melhoria

  • A.

    do desenvolvimento intelectual.

  • B.

    do equilíbrio emocional e ao desenvolvimento intelectual.

  • C.

    do desenvolvimento psíquico e à melhoria do desenvolvimento psicomotor.

  • D.

    Da aptidão física e à melhoria do desenvolvimento psicomotor cognitivo e afetivo.

  • E.

    da aptidão física e da intelectual.

A Educação Física no Brasil passou por várias tendências que estão incorporadas e vivas na didática dos professores atuais, uma delas é a Pedagogicista, que se resume em:

  • A.

    Enfatiza a saúde em primeiro plano; papel fundamental na formação de pessoas sadias e fortes.

  • B.

    Visa impor à toda sociedade padrões de comportamento esteriotipado, frutos da conduta disciplinar própria ao regime da caserna.

  • C.

    Necessidade de encarar a Educação Física não somente como prática capaz de promover saúde, mas como uma forma capaz de promover a chamada Educação Integral.

  • D.

    Caracterização da competição e da superação individual com valores fundamentais e desejados para a sociedade moderna.

  • E.

    Sustenta-se numa "teorização" transmitida oralmente entre as gerações de trabalhadores.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...