Questões de Educação Física da Instituto Nacional de Educação (CETRO)

Lista completa de Questões de Educação Física da Instituto Nacional de Educação (CETRO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre os princípios da atividade física, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A grande capacidade do organismo humano (órgãos, sistemas e tecidos), em se adaptar a cada nova carga de trabalho, exige que este seja exposto periodicamente a novos estímulos, a fim de que se atinjam ou aperfeiçoem os limites esperados (metabólicos e funcionais). Essa afirmação consiste no princípio da continuidade.

( ) O princípio da especificidade pressupõe que os benefícios do exercício físico são otimizados quando os programas são planejados para se adequarem às características, objetivos, capacidades e limitações específicas de cada participante (ou grupo).

( ) Uma das características do princípio da reversibilidade é que as adaptações metabólicas e funcionais induzidas pelos exercícios físicos tendem a retornar aos estados iniciais após a paralisação ou até mesmo as interrupções temporárias dos programas prescritos.

( ) Os principais parâmetros de controle do princípio da continuidade são volume e intensidade.

  • A.

    V/ V/ V/ V

  • B.

    F/ F/ V/ V

  • C.

    V/ V/ F/ F

  • D.

    F/ F/ V/ F

Para se conseguir os resultados esperados em um programa de atividade física, a sobrecarga tem papel imprescindível. Sobre essa colocação, analise as assertivas abaixo.

I. Um dos pontos fundamentais da sobrecarga é atingir o limite superior de esforço.

II. O ponto ideal de treinamento corresponde a uma carga física quando a intensidade e/ou volume são suficientes para provocar uma ativação do metabolismo energético ou plasmático da célula, em conjunto com a síntese de novas substâncias.

III. A aplicação de novas cargas depende de alguns fatores. Entre eles, o período de restauração ampliada.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I e III, apenas.

  • C.

    II e III, apenas.

  • D.

    II, apenas.

Para a inserção da Educação Física nos projetos político-pedagógicos da escola, é necessário que se observem alguns princípios, entre eles as práticas corporais como linguagem. A este respeito, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    Esse princípio se funda na premissa de que o conhecimento sobre o corpo e vivido no corpo é o que possibilita ao aluno compreender sua existência no mundo, pois é por meio dele que constroem significados, ocupam espaços, comunicam, interagem e se constituem como identidades individuais e coletivas.

  • B.

    Como educadores, os profissionais de Educação Física precisam construir estratégias de ensino que auxiliem o aluno a desenvolver suas capacidades de ler, de interpretar e de produzir diversos textos.

  • C.

    No contexto educacional, a linguagem escrita e a oral devem ocupar o centro das intervenções pedagógicas, mas a linguagem corporal e artística também são importantes.

  • D.

    O brincar, constituindo-se historicamente como linguagem própria do ser humano, deve ocupar um lugar de destaque no trabalho pedagógico, principalmente nas aulas de Educação Física.

Há diversas metodologias para o ensino das práticas esportivas coletivas (PEC) nas escolas. Entre elas, destacam-se as formas centradas nas técnicas, no jogo formal e nos jogos condicionados. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta uma característica da forma centrada nos jogos condicionados.

  • A.

    O jogo é decomposto em elementos técnicos (passe, recepção, drible).

  • B.

    O jogo não é decomposto.

  • C.

    A técnica surge para responder à situação global não orientada.

  • D.

    Os princípios do jogo regulam a aprendizagem.

O compromisso da área da Educação Física com a formação cidadã demanda que o processo ensino-aprendizagem seja orientado, sobretudo, pelos seguintes princípios metodológicos:

I. reconhecimento e valorização das experiências e conhecimentos prévios dos alunos.

II. consideração da diversidade cultural como ponto de partida para aceitar as diferenças.

III. articulação coerente entre conteúdos, métodos e recursos didáticos.

IV. integração teoria-prática.

É correto o que está contido em

  • A.

    I, III e IV, apenas.

  • B.

    I e IV, apenas.

  • C.

    II e III, apenas.

  • D.

    III e IV, apenas.

Uma discussão de grande importância para os professores no processo ensino-aprendizagem é a diferença entre os enfoques de medida com referência a normas e com referência a critério. Acerca desses enfoques, analise as assertivas abaixo.

I. O enfoque na norma visa à seleção de alguns indivíduos de determinado grupo para classificá-los em ordem crescente de desempenho, para detectar quem são os melhores.

II. O enfoque no critério é utilizado quando se deseja estimar o nível de desempenho do indivíduo em relação às suas potencialidades ou a algum padrão.

III. A utilização de um enfoque ou de outro define se o professor parte de pressupostos de inclusão ou de exclusão.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    II e III, apenas.

  • C.

    III, apenas.

  • D.

    I e II, apenas.

As aulas de Educação Física são imprescindíveis na infância para o crescimento e desenvolvimento esperados para os alunos. Muitas escolas fornecem autorizações para o absenteísmo nas aulas, por diversos motivos. Um dos resultados desse processo é um desenvolvimento precário

  • A.

    das capacidades cognitivas.

  • B.

    das capacidades motoras.

  • C.

    do desempenho.

  • D.

    da habilidade motora.

Ao fazer uma análise crítica das práticas esportivas na escola, o que de imediato se percebe é que, tanto pela ação concreta de quem atua quanto pelo que se encontra registrado na literatura especializada no tema, há uma grande incongruência. Isso ocorre porque é uma tarefa complexa passar da teoria para a prática. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta uma ação válida para que se consiga aplicar a teoria da cultura corporal de movimento na prática diária de aula.

  • A.

    O professor deve focar na aprendizagem esportiva com base nas movimentações técnicas específicas dos desportos.

  • B.

    O professor deve focar na aprendizagem de uma determinada prática exclusivamente à luz de sua regulamentação e de suas aplicações técnicas e táticas.

  • C.

    O professor deve mostrar que para o aluno se tornar tão bom quanto seu ídolo será preciso um sacrifício a mais, uma grande dedicação, e isso se dará se ela submeter-se a um rigoroso e criterioso programa de preparação.

  • D.

    O professor deve deixar a parte técnica em segundo plano, abordando a maior variabilidade possível de movimentos, regras e táticas, inspirando aos alunos o questionamento.

  • A.

    1-B/ 2-B/ 3-A/ 4-C/ 5-B

  • B.

    1-C/ 2-A/ 3-C/ 4-B/ 5-A

  • C.

    1-A/ 2-C/ 3-B/ 4-A/ 5-C

  • D.

    1-C/ 2-A/ 3-B/ 4-A/ 5-A

Hoje o esporte é o conteúdo dominante na organização das aulas de Educação Física. Tal fato tem diversas consequências negativas no processo ensino-aprendizagem. Sobre as possibilidades de anular tais consequências, analise as assertivas abaixo.

I. O professor de Educação Física deve abordar o tema, mas o esporte deve estar a serviço da instituição esportiva, servindo apenas para difundir o esporte de rendimento.

II. O próprio esporte deve ser transformado didático-pedagogicamente.

III. Os significados dos movimentos esportivos devem permanecer, mas os sentidos individual e coletivo do esporte devem mudar.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    II e III, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    III, apenas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...