Lista completa de Questões de Educação Física da Instituto Nacional de Educação (CETRO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre os princípios da atividade física, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A grande capacidade do organismo humano (órgãos, sistemas e tecidos), em se adaptar a cada nova carga de trabalho, exige que este seja exposto periodicamente a novos estímulos, a fim de que se atinjam ou aperfeiçoem os limites esperados (metabólicos e funcionais). Essa afirmação consiste no princípio da continuidade. ( ) O princípio da especificidade pressupõe que os benefícios do exercício físico são otimizados quando os programas são planejados para se adequarem às características, objetivos, capacidades e limitações específicas de cada participante (ou grupo). ( ) Uma das características do princípio da reversibilidade é que as adaptações metabólicas e funcionais induzidas pelos exercícios físicos tendem a retornar aos estados iniciais após a paralisação ou até mesmo as interrupções temporárias dos programas prescritos. ( ) Os principais parâmetros de controle do princípio da continuidade são volume e intensidade.V/ V/ V/ V
F/ F/ V/ V
V/ V/ F/ F
F/ F/ V/ F
Para se conseguir os resultados esperados em um programa de atividade física, a sobrecarga tem papel imprescindível. Sobre essa colocação, analise as assertivas abaixo.
I. Um dos pontos fundamentais da sobrecarga é atingir o limite superior de esforço. II. O ponto ideal de treinamento corresponde a uma carga física quando a intensidade e/ou volume são suficientes para provocar uma ativação do metabolismo energético ou plasmático da célula, em conjunto com a síntese de novas substâncias. III. A aplicação de novas cargas depende de alguns fatores. Entre eles, o período de restauração ampliada. É correto o que se afirma emI, II e III.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
II, apenas.
Para a inserção da Educação Física nos projetos político-pedagógicos da escola, é necessário que se observem alguns princípios, entre eles as práticas corporais como linguagem. A este respeito, assinale a alternativa incorreta.
Esse princípio se funda na premissa de que o conhecimento sobre o corpo e vivido no corpo é o que possibilita ao aluno compreender sua existência no mundo, pois é por meio dele que constroem significados, ocupam espaços, comunicam, interagem e se constituem como identidades individuais e coletivas.
Como educadores, os profissionais de Educação Física precisam construir estratégias de ensino que auxiliem o aluno a desenvolver suas capacidades de ler, de interpretar e de produzir diversos textos.
No contexto educacional, a linguagem escrita e a oral devem ocupar o centro das intervenções pedagógicas, mas a linguagem corporal e artística também são importantes.
O brincar, constituindo-se historicamente como linguagem própria do ser humano, deve ocupar um lugar de destaque no trabalho pedagógico, principalmente nas aulas de Educação Física.
Há diversas metodologias para o ensino das práticas esportivas coletivas (PEC) nas escolas. Entre elas, destacam-se as formas centradas nas técnicas, no jogo formal e nos jogos condicionados. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta uma característica da forma centrada nos jogos condicionados.
O jogo é decomposto em elementos técnicos (passe, recepção, drible).
O jogo não é decomposto.
A técnica surge para responder à situação global não orientada.
Os princípios do jogo regulam a aprendizagem.
O compromisso da área da Educação Física com a formação cidadã demanda que o processo ensino-aprendizagem seja orientado, sobretudo, pelos seguintes princípios metodológicos:
I. reconhecimento e valorização das experiências e conhecimentos prévios dos alunos. II. consideração da diversidade cultural como ponto de partida para aceitar as diferenças. III. articulação coerente entre conteúdos, métodos e recursos didáticos. IV. integração teoria-prática. É correto o que está contido emI, III e IV, apenas.
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
Uma discussão de grande importância para os professores no processo ensino-aprendizagem é a diferença entre os enfoques de medida com referência a normas e com referência a critério. Acerca desses enfoques, analise as assertivas abaixo.
I. O enfoque na norma visa à seleção de alguns indivíduos de determinado grupo para classificá-los em ordem crescente de desempenho, para detectar quem são os melhores. II. O enfoque no critério é utilizado quando se deseja estimar o nível de desempenho do indivíduo em relação às suas potencialidades ou a algum padrão. III. A utilização de um enfoque ou de outro define se o professor parte de pressupostos de inclusão ou de exclusão. É correto o que se afirma emI, II e III.
II e III, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
As aulas de Educação Física são imprescindíveis na infância para o crescimento e desenvolvimento esperados para os alunos. Muitas escolas fornecem autorizações para o absenteísmo nas aulas, por diversos motivos. Um dos resultados desse processo é um desenvolvimento precário
das capacidades cognitivas.
das capacidades motoras.
do desempenho.
da habilidade motora.
Ao fazer uma análise crítica das práticas esportivas na escola, o que de imediato se percebe é que, tanto pela ação concreta de quem atua quanto pelo que se encontra registrado na literatura especializada no tema, há uma grande incongruência. Isso ocorre porque é uma tarefa complexa passar da teoria para a prática. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta uma ação válida para que se consiga aplicar a teoria da cultura corporal de movimento na prática diária de aula.
O professor deve focar na aprendizagem esportiva com base nas movimentações técnicas específicas dos desportos.
O professor deve focar na aprendizagem de uma determinada prática exclusivamente à luz de sua regulamentação e de suas aplicações técnicas e táticas.
O professor deve mostrar que para o aluno se tornar tão bom quanto seu ídolo será preciso um sacrifício a mais, uma grande dedicação, e isso se dará se ela submeter-se a um rigoroso e criterioso programa de preparação.
O professor deve deixar a parte técnica em segundo plano, abordando a maior variabilidade possível de movimentos, regras e táticas, inspirando aos alunos o questionamento.
1-B/ 2-B/ 3-A/ 4-C/ 5-B
1-C/ 2-A/ 3-C/ 4-B/ 5-A
1-A/ 2-C/ 3-B/ 4-A/ 5-C
1-C/ 2-A/ 3-B/ 4-A/ 5-A
Hoje o esporte é o conteúdo dominante na organização das aulas de Educação Física. Tal fato tem diversas consequências negativas no processo ensino-aprendizagem. Sobre as possibilidades de anular tais consequências, analise as assertivas abaixo.
I. O professor de Educação Física deve abordar o tema, mas o esporte deve estar a serviço da instituição esportiva, servindo apenas para difundir o esporte de rendimento. II. O próprio esporte deve ser transformado didático-pedagogicamente. III. Os significados dos movimentos esportivos devem permanecer, mas os sentidos individual e coletivo do esporte devem mudar. É correto o que se afirma emI e II, apenas.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
III, apenas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...