Questões de Educação Física da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Ao elaborar uma aula de dança para o Ensino Fundamental, deve-se criar oportunidades de identificar e vivenciar os elementos constitutivos da dança, que são:

  • A.

    Beleza, formas e tempo.

  • B.

    Formas, formato e formação.

  • C.

    Campo, espaço e formas.

  • D.

    Formas, espaço e tempo.

Em relação ao Eixo Temático − Jogos e Brincadeiras, os alunos devem desenvolver as seguintes habilidades:

I. Identificar a diversidade e características dos diferentes jogos e brincadeiras.

II. Aprender a tirar vantagens das regras nos jogos e brincadeiras.

III. Reconhecer os jogos e brincadeiras como meio de educação para o lazer.

IV. Vivenciar diferentes formas de jogos e brincadeiras e compreender a sua importância na vida das pessoas.

As habilidades propostas pelas Orientações Pedagógicas do 6o ao 9o ano são as que constam APENAS em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I, III e IV.

  • C.

    II, III e IV.

  • D.

    I, II e IV.

A superação da perspectiva conservadora do lazer, segundo Marcelino (1987), implica levar o aluno do Ensino Médio a compreender o lazer como

  • A.

    instrumento de transformação da/na sociedade, promotor do ser humano em si mesmo.

  • B.

    forma de retribuir para o indivíduo o seu trabalho social.

  • C.

    forma de distrair o indivíduo das tensões do cotidiano e, assim, deixá-lo mais feliz.

  • D.

    instrumento para disciplinar os indivíduos em relação a hábitos saudáveis.

O esporte não leva necessariamente à saúde; por isso, é importante que a Educação Física esclareça o aluno do Ensino Médio sobre as relações entre esporte, saúde e qualidade de vida. Essas relações dependem de

  • A.

    princípios do treinamento esportivo (intensidade × frequência).

  • B.

    princípios e valores que sustentam a prática de esporte: sua orientação (cooperação × competição, prazer × obrigação etc.).

  • C.

    qualidade do material esportivo à disposição do praticante.

  • D.

    assistência médica oferecida ao praticante.

A lógica que rege a relação entre esporte e mídia é a da espetacularização e do consumo. Todavia, é importante que o aluno de Ensino Médio saiba delimitar de que tipo de esporte trata essa relação. Nesse contexto, o professor de Educação Física deve fazer referência ao esporte

  • A.

    de alto rendimento.

  • B.

    para todos.

  • C.

    como lazer.

  • D.

    adaptado.

A caminhada é uma atividade física que pode ser abordada na aula de Educação Física no Ensino Médio como uma forma de lazer com benefícios para a saúde. Para organizar essa atividade em aula, o professor de Educação Física deve considerar as habilidades de

  • A.

    compreender como efetuar uma caminhada o mais rápido possível; identificar o melhor calçado para realizar a marcha atlética; relacionar o tipo de passada com o maior esforço físico durante a caminhada.

  • B.

    executar a marcha com 120 passos por minuto; conhecer as diferenças entre marchas: militar, atlética, escolar, etc.; sincronizar a ação dos braços com a das pernas.

  • C.

    realizar a caminhada em grupo; sincronizar a passada em duplas, trios e quintetos durante a caminhada; percorrer a maior distância possível em 12 minutos caminhando e depois correndo.

  • D.

    compreender os benefícios da caminhada; conhecer os cuidados necessários para sua realização; identificar suas diferentes formas e objetivos; relacionar o conceito de zona-alvo e condicionamento físico; identificar as alterações orgânicas decorrentes da atividade durante e após sua execução.

O conceito de Balanço Calórico é importante para que o aluno de Ensino Médio compreenda a relação entre atividade física, dieta e saúde. Esse conceito envolve a compreensão de mais dois conceitos que devem ser trabalhados em aula:

  • A.

    tipo de exercício e qualidade do alimento.

  • B.

    valor energético dos alimentos e valor do gasto energético das atividades físicas.

  • C.

    variedade de dieta e intensidade do exercício.

  • D.

    número de refeições e volume do exercício.

A dança como um conteúdo da aula de Educação Física no Ensino Médio possibilita, entre outras coisas, trabalhar com questões de gênero. Ela toca em preconceitos e assim o professor pode trabalhar visando habilidades de

  • A.

    reconhecer o movimento de dança mais adequado ao homem; reconhecer o movimento de dança mais adequado à mulher.

  • B.

    conhecer os tipos de dança pertinentes ao homem e à mulher; adquirir a habilidade para cada tipo de dança.

  • C.

    identificar a dança como possibilidade de superação de preconceitos; compreender as relações sociais entre homens e mulheres na dança.

  • D.

    relacionar a dança de salão e a competitiva aos gêneros; identificar os elementos constitutivos para a dança masculina e feminina.

No Ensino Fundamental, dentro do eixo temático − Esporte, e com relação a uma modalidade esportiva específica (por exemplo, voleibol), os tópicos que devem ser trabalhados nas aulas são

  • A.

    elementos técnicos básicos, tática, regras e hidratação.

  • B.

    história, elementos técnicos básicos, tática e regras.

  • C.

    história, regras, inclusão no esporte.

  • D.

    elementos técnicos básicos, regras, inclusão e hidratação.

O termo educação física compreende vários entendimentos que denotam um amplo espectro de suas implicações para a sociedade. Assim, num sentido amplo a educação física pode ser entendida como

  • A.

    uma profissão que promove atividades físicas e esportivas para população de forma geral; um campo de investigação científica sobre atividades físicas; uma dimensão da educação, a física, ao lado de outras como a intelectual, a social e a moral; um componente curricular na escolarização nos níveis básico, médio e superior.

  • B.

    uma ocupação que auxilia profissionais na promoção de atividades físicas e esportivas; um curso de formação de árbitros de esportes individuais e coletivos; uma técnica corporal específica para academias; um esporte de cunho apenas educacional.

  • C.

    uma ação profissional restrita à escola de ensino fundamental; um curso de formação de árbitros de ginástica artística (olímpica); um campo de desenvolvimento de materiais esportivos; uma atividade extracurricular voltada para escolinhas de esporte escolar.

  • D.

    um conjunto de atividades físicas voltadas para o tempo livre; um programa de educação mental baseada no físico; a sistematização dos esportes coletivos e individuais; um componente do condicionamento físico para crianças e adultos; uma orientação para o trabalho manual.

  • E.

    uma profissão de nível secundário voltada para auxiliares de técnicas de massagem corporal; um conjunto de exercícios físicos e ginásticos; uma dimensão do lazer; um curso de especialização para coordenadores de clubes esportivos.

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