Questões de Educação Física da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE)

Lista completa de Questões de Educação Física da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre a ginástica laboral, é correto afirmar:

1. O programa de ginástica laboral possui três fases: a fase de aquecimento, a fase postural e a fase de alívio.

2. É um instrumento de promoção de saúde e prevenção de lesões.

3. Ajuda na reeducação postural e no alívio do estresse.

4. O programa de ginástica laboral possui três fases: a fase preparatória, a fase compensatória e a fase de relaxamento.

5. O programa de ginástica laboral não atinge todos os grupos musculares.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A. São corretas apenas as afirmativas 1 e 5.
  • B. São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.
  • C. São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
  • D. São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
  • E. São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.

Para ir além de ser apenas uma prática de atividade na Educação Física e alcançar o status de prática pedagógica na escola, duas questões didáticas se fazem fundamentais. São elas:

  • A. Estimular a autonomia dos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem na escola e promover a conscientização e a apropriação da comunidade escolar.
  • B. Estimular a criatividade no processo de ensino-aprendizagem na escola e promover a conscientização e a apropriação por parte dos professores e alunos.
  • C. Desenvolver a autonomia dos envolvidos (professores e alunos) e oferecer a conscientização e a apropriação, por parte dos professores, sobre o que se propõe e, por parte dos alunos, sobre o que se assimila.
  • D. Estimular a autonomia dos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem na escola (professores e alunos) e promover a conscientização e a apropriação, por parte dos professores, sobre o que se ensina e, por parte dos alunos, sobre o que se aprende.
  • E. Desenvolver a criatividade dos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem na escola e promover a conscientização e a apropriação, por parte dos professores, sobre o que se ensina e, por parte dos alunos, sobre o que se aprende.

Existem fatores do nosso estilo de vida que afetam negativamente nossa saúde e qualidade de vida, sobre os quais podemos ter controle. São eles:

  • A. Fumo, álcool, drogas, fadiga, alimentação, sedentarismo e obesidade.
  • B. Fumo, álcool, drogas, stress, isolamento social, sedentarismo, esforços intensos ou repetitivos.
  • C. Drogas, álcool, fadiga, isolamento social, obesidade, inatividade e esforços intensos ou repetitivos.
  • D. Fumo, álcool, stress, alimentação, isolamento social, obesidade e inatividade.
  • E. Fumo, álcool, drogas, fadiga, alimentação, obesidade e sedentarismo.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) no que se refere a exercício físico e estresse.

( ) O principal objetivo do exercício físico é adquirir condição física e grau de condicionamento bem acima dos exigidos em suas atividades esportivas.

( ) Estudos mostram que a falta de exercício físico, por si só, é fator de risco, contribuindo para diversas doenças, dentre elas o estresse.

( ) O esforço físico é uma forma de estresse, referido como estresse funcional. Contudo, se praticado de forma regular, recreativa e que não leve à exaustão, representa um estímulo que promove a saúde.

( ) Os alongamentos são outra forma de exercícios físicos que são muito eficazes no combate ao estresse.

( ) Os exercícios físicos liberam substâncias denominadas endorfinas, que têm um efeito semelhante ao da morfina, diminuindo a sensação de cansaço e dor.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A. V – F – V – F – V
  • B. V – F – F – F – V
  • C. F – V – V – V – F
  • D. F– V – V – F – F
  • E. F – V – F – V – F

Para a prática do voleibol, o atleta precisa ter domínio de seis habilidades, que chamamos de fundamentos, que são:

  • A. Passe, toque, manchete, bloqueio, levantamento e saque.
  • B. Passe, ataque, defesa, cortada, contra-ataque e saque.
  • C. Saque, toque, manchete, passe, ataque e defesa.
  • D. Saque, passe, levantamento, ataque, bloqueio e defesa.
  • E. Saque, levantamento, ataque, contra-ataque, passe e defesa.

As doenças hipocinéticas trazem limitações ao corpo. As pessoas que sofrem dessas doenças podem correr riscos de morte. A prevenção se dá através de uma rotina de exercícios físicos.

As doenças conhecidas como hipocinéticas são:

  • A. Obesidade, cardiopatia, hipertensão, diabetes, artrite e sarcopenia.
  • B. Sedentarismo, artrite, artrose, hipertensão, doença arterial coronariana e derrames cerebrais.
  • C. Obesidade arterial, cardiopatia, hipertensão arterial, diabetes tipo II, osteoporose e sarcopenia.
  • D. Obesidade, derrames cerebrais, doença arterial coronariana, diabetes, sarcopenia e sedentarismo.
  • E. Obesidade arterial, doença arterial coronariana, osteoporose, artrite, artrose e derrames cerebrais.

Dos vários nutrientes que consumimos, apenas três podem liberar energia para o exercício físico. São eles:

  • A. A glicose, as vitaminas e os minerais.
  • B. A glicose, as vitaminas e as proteínas.
  • C. Os carboidratos, a glicose e as proteínas.
  • D. Os carboidratos, a glicose e as vitaminas.
  • E. Os carboidratos, as gorduras e as proteínas.

Caponi e Almeida Filho (2003) afirmam que a saúde contemporânea possui três formulações que servem de referência para o debate dessa questão. São elas:

  • A. Saúde como ausência de doença, saúde como bem-estar e saúde como um valor social.
  • B. Saúde como senso comum, saúde médica e saúde normativa.
  • C. Saúde como ausência de doença, saúde médica e saúde normativa.
  • D. Saúde como senso comum, saúde como bem-estar e saúde como um valor social.
  • E. Saúde como ausência de doença, saúde como doença e saúde como um valor socioeducativo.

Segundo a regra 15 de basquete, o ato de arremesso do jogador termina quando:

  • A. A bola deixa a(s) mão(s) do jogador no caso de um arremesso em suspensão.
  • B. A bola sai de posse do jogador no ato de um arremesso.
  • C. A bola deixa a(s) mão(s) do jogador no ato de um arremesso.
  • D. A bola deixa a(s) mão(s) do jogador e, no caso de um arremesso em suspensão, ambos os pés tenham retornado ao solo.
  • E. A bola sai de posse do jogador e, no caso de um arremesso em suspensão, ambos os pés tenham retornado ao solo.

No voleibol, a ordem de rotação é determinada pela formação inicial da equipe e controlada através da ordem de saque e posição dos jogadores durante o set.

Uma falta na rotação é cometida quando o saque não é efetuado conforme a ordem de rotação, acarretando as seguintes consequências:

  • A. A equipe sacadora é sancionada com um ponto e a ordem de rotação dos jogadores será retificada.
  • B. A equipe sacadora é sancionada com um ponto. O próximo saque será executado pela equipe adversária e a ordem de rotação dos jogadores será retificada.
  • C. A equipe sacadora é advertida, sendo o próximo saque executado pela equipe adversária e a ordem de rotação dos jogadores será mantida.
  • D. A equipe adversária é beneficiada com a posse de bola e a ordem de rotação dos jogadores será retificada.
  • E. A equipe adversária é beneficiada com a posse de bola e a ordem de rotação dos jogadores será mantida.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...