Lista completa de Questões de Educação Física da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A nicotina comprovadamente é um dos muitos componentes do fumo que contribui para os efeitos tóxicos naqueles considerados fumantes. Além da nicotina, temos o monóxido de carbono, que segundo Kuschinski/Luellmann appud Weineck (2000), circula no sangue do fumante no valor de 1 a 3%. As afirmativas abaixo correspondem aos efeitos do monóxido de carbono e da nicotina sobre o organismo.
1. Os efeitos do CO (monóxido de carbono) podem ser classificados em agudos e crônicos. As modificações a nível de função celular de transporte de oxigênio são consideradas de efeito agudo.
2. Devido ao efeito vasoconstritor da nicotina, ocorre uma redução da circulação na pele e com isso uma piora na termo regulação.
3. A principal capacidade física que pode ser alterada pelo consumo constante do fumo está relacionada com a força.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
É correta apenas a afirmativa 1.
É correta apenas a afirmativa 2.
É correta apenas a afirmativa 3.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.
Nossas escolhas e decisões cotidianas certamente afetam a maneira como vivemos e por quanto tempo vivemos. A escolha por um estilo de vida ativo poderá trazer uma série de modificações corporais.
Assinale a alternativa que melhor explica a influência da atividade física na qualidade de vida.
Todas as partes de nosso corpo, se usadas com moderação e exercitadas em tarefas a que estão acostumadas, tornam-se saudáveis e envelhecem mais lentamente, enquanto que, se utilizadas com pouca frequência, tornam-se sujeitas a doenças e envelhecem rapidamente.
Modificações nas sociedades humanas, de magnitude e ritmo sem precedentes, fizeram com que a atividade física passasse a ser estudada como fator de prevenção.
A atividade física entendida como uma característica do ser humano representa um tema discutido por vários segmentos da sociedade moderna.
A diminuição de espaços ao ar livre, utilização de tecnologias e maus hábitos alimentares não influenciam na qualidade de vida.
A atividade física representa uma das causas dla morte prematura nas sociedades contemporâneas.
Para Damasceno (1992), os testes de habilidades físicas são considerados elementos importantes de avaliação para uma melhoria da condição neuro- -psico-social do portador de deficiência mental (DM). Ao avaliarmos um DM devemos primeiramente classificá- lo, podendo assim selecionar sua capacidade de entendimento para executar os testes propostos.
Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o coeficiente de Inteligência de um DM, pode ser classificado em:
DM aguda e DM crônica
DM tipo I, DM tipo II, DM tipo III, DM tipo IV
DM nível I, DM nível II, DM nível III, DM nível IV
DM grau I, DM grau II, DM grau III, DM grau IV
DM grau I, DM grau II, DM grau III, DM grau IV
Além das atividades físicas regulares, outras atividades também contribuem para o desenvolvimento psico-físico-social do deficiente. Livre de pressões e avaliações, criam um clima de liberdade, propício à aprendizagem.
Essas atividades são denominadas:
Jogos Recreativos.
Jogos exploratórios.
Jogos de aprendizagem.
Atividades direcionadas.
Atividades direcionadas.
O Estado de Santa Catarina, mesmo tendo como base a Lei Federal LDBEN no 9394/96, diferencia sua conceituação no que se refere à educação especial, descrito em seu Artigo 58.
Em nosso Estado, a Educação Especial é vista como:
Política de escolaridade que deve ser fundamentada no direito à diferença e na construção do sujeito cultural, social e histórico.
Atendimento educacional que tem por objetivo corrigir e minorar os efeitos da condição específica de cada aluno, mediante sua adaptação escolar e interação social.
Inclusão e valorização fundamentada nos direitos de todo o cidadão comum onde busca amenizar os efeitos da condição individual de cada um.
Respeito às diferenças e à prática de inclusão, introduzindo o portador de deficiência nos programas educacionais propostos na rede de ensino regular.
Processo interativo de educação escolar que visa à prevenção, ao ensino, à reabilitação e à integração social de educandos portadores de necessidades especiais, mediante a utilização de recursos pedagógicos e tecnológicos específicos.
Ao percorrermos a história da humanidade, podemos constatar e identificar períodos onde a exclusão social e o extermínio de pessoas portadoras de deficiência eram legitimados. A construção de uma sociedade inclusiva é um processo que envolve todos os segmentos sociais, dentre os quais podemos destacar a família e a escola.
O Estado de Santa Catarina vem participando deste processo no qual o princípio de educação inclusiva se institui através de documentos. Sua política de Educação Especial (Decreto no 5296/2004) trata da inclusão, garantindo que:
Todas as pessoas com deficiência deverão passar por uma seleção, para terem assegurado o acesso às escolas de educação infantil e ensino fundamental.
A todas as pessoas de 0 a 14 anos deverá ser assegurado o acesso, mediante a garantia de matrícula e de frequência, às escolas de educação infantil e do ensino fundamental.
A todas as pessoas, independentemente da idade, deverá ser assegurado o acesso, mediante a garantia de matricula e frequência, às escolas de educação infantil e do ensino fundamental.
A todas as pessoas, independentemente do grau de seu comprometimento, deverá ser assegurado o acesso, mediante a garantia de matricula e de frequência, às escolas de educação infantil e do ensino fundamental e médio.
A todas as pessoas portadoras de deficiências deverá ser assegurado o acesso, mediante garantia de matricula e frequência, somente às escolas de educação especial.
A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa ao aluno:
Que cumpra jornada de trabalho de quatro horas.
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