Questões de Educação Física da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

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Soares et al. (2012) destacam os princípios utilizados na seleção dos conteúdos a serem incluídos no currículo escolar.

As opções a seguir indicam princípios apresentados pelos autores, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A. A relevância social do conteúdo, o que implica compreender seu significado na reflexão pedagógica da escola.
  • B. A hierarquização dos conteúdos, o que exige pré-requisitos, reforçando o etapismo.
  • C. A contemporaneidade do conteúdo, o que garante a seleção dos temas mais atuais.
  • D. A adequação do conteúdo às práticas sociais e à capacidade cognitiva do aluno.
  • E. A simultaneidade dos conteúdos, o que implica na apresentação dos conteúdos ao mesmo tempo.

A respeito do currículo da Educação Física no Ensino Fundamental, analise as afirmativas a seguir.

I. A ênfase que é dada aos conteúdos justifica-se pela falta de clareza do professor acerca do próprio currículo.

II. O currículo escolar inclui o método de ensino empregado pelo professor.

III. Conteúdos e objetivos são necessários ao processo educativo e podem, por si, dar conta do processo.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. I e II, apenas.
  • E. I e III, apenas.

Leia o fragmento a seguir.

Assinale a opção que melhor sintetiza o fragmento acima.

  • A. O poder cultural e a fixação de um modo de ser, pensar e agir.
  • B. Uma definição reduzida à ideia de alienação e manipulação da cultura.
  • C. Uma possibilidade de compreensão das mudanças.
  • D. Uma ideia de povo meramente consumidor e passivo.
  • E. Como se dá a construção histórica de poder entre grupos sociais.

É comum a associação da Educação Física escolar com a base da pirâmide desportiva, como a principal responsável pela detecção de talentos.

A partir dos anos 1970, esse modelo alimentou as políticas para a Educação Física escolar. Sobre o papel da Educação Física escolar na formação de atletas de alto nível, assinale a afirmativa correta.

  • A. As aulas de Educação Física são espaços privilegiados para a prática e aprendizado de modalidades esportivas.
  • B. A iniciação no esporte se dá, quase sempre, de maneira formal nas escolas ou nos clubes.
  • C. A associação existe apenas no imaginário, sendo raro um atleta citar a escola como sua base no esporte.
  • D. A Educação Física escolar não deve ter maior participação no processo de iniciação no esporte.
  • E. A Educação Física escolar deve reforçar seu papel de formadora de talentos, especialmente em época de Olimpíadas.

Do ponto de vista sociológico, a criança é produtora de cultura e tem cidadania ativa, interpretando a sociedade de forma singular.

Sobre as crianças no ambiente escolar, assinale a afirmativa incorreta.

  • A. Para diferentes crianças dentro da escola existem diferentes infâncias.
  • B. A legitimidade de cada infância está nas suas especificidades, assim como na sua hierarquia.
  • C. Devem ser criados espaços para manifestação das práticas dos diversos grupos dentro da escola.
  • D. A cultura é criada dinamicamente pela criança, a partir da interação com os pares e os adultos.
  • E. Pensar o cotidiano escolar implica reconhecer a singularidade de cada grupo.

Coma base no relato da ocupação do espaço por gênero na escola, feito por Altman (2015), assinale a afirmativa correta.

  • A. O esporte é um espaço democrático em relação ao gênero.
  • B. Jogos musicados, pular corda e outros ocupam o mesmo espaço dos esportes no recreio escolar.
  • C. Em geral, a posição de capitão de equipes mistas é ocupada de forma similar pelos dois gêneros.
  • D. As meninas resistem à dominação, ocupando os espaços com atividades esportivas.
  • E. O esporte, especialmente o futebol, é um espaço de dominação masculina.

A respeito da capoeira nas aulas de Educação Física, analise as afirmativas a seguir.

I. A Educação Física escolar deve focar principalmente nos aspectos técnicos da capoeira, como foi feito com o judô, favorecendo o aparecimento de atletas de alto desempenho.

II. Em seu conjunto de gestos, a capoeira expressa, de forma explícita, a “voz” do oprimido em sua relação com o opressor.

III. A transformação da capoeira em mais uma modalidade esportiva é benéfica para a disseminação de seu conteúdo e o aumento do número de praticantes.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. I e III, apenas.
  • E. II e III, apenas.

Com base nesse trecho, percebe-se que um dos primeiros efeitos da citada invasão da educação pelo mercado, segundo os autores, seria

  • A. a precarização dos conteúdos abordados.
  • B. a exclusão dos que não acompanham o desempenho estabelecido como padrão.
  • C. a venda da força de trabalho do professor por valores irrisórios.
  • D. a busca por uma educação menos alienante e focada no sistema produtivo.
  • E. A redefinição de padrões de avaliação menos rígidos.

Soares et al. (2012) contrapõem duas perspectivas de Educação Física escolar, diferenciadas pelo desenvolvimento da aptidão física e pela reflexão sobre a cultura do movimento. Dentro dessa diferenciação, analise as afirmativas a seguir.

I. A perspectiva de desenvolvimento da aptidão física procura adaptar o homem à sociedade, valorizando o respeito a normas, recorrendo à filosofia liberal para a formação do caráter.

II. A perspectiva da reflexão sobre a cultura do movimento busca uma reflexão pedagógica sobre as formas de representação do mundo que o homem tem produzido, exteriorizadas na expressão corporal.

III. A dimensão corpórea do homem, na perspectiva da reflexão sobre a cultura corporal, se materializa nas três atividades produtivas da história da humanidade: linguagem, trabalho e poder.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. I e II, apenas.
  • E. I, II e III.

A respeito do processo de avaliação na Educação Física escolar, analise as afirmativas a seguir.

I. A avaliação tem sido entendida como uma exigência burocrática ou como uma forma de seleção de alunos para competições, sendo realizada por meio da simples frequência em aula, da capacidade técnica de execução de gestos ou não sendo realizada.

II. O princípio do rendimento olímpico privilegia os mais aptos, independente de sua condição inicial. Desta forma, o aluno tem condições de ser avaliado em pé de igualdade com os demais, independente de sua origem, e seu desempenho dependerá, exclusivamente, do seu esforço.

III. Na perspectiva crítico-superadora, dentro do marco referencial para a aula, o aluno deve ter a possibilidade de expressar seus objetivos de ação e participar da avaliação coletiva dos mesmos.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. I e II, apenas.
  • E. I e III, apenas.
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