Questões de Educação Física da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

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A dor muscular é produzida durante as contrações nas quais a tensão gerada é suficientemente intensa a ponto de ocluir o fluxo sanguíneo para os músculos ativos (isquemia). A dor persiste até que a intensidade da contração seja reduzida ou que a contração cesse totalmente e o fluxo sanguíneo seja restaurado, permitindo então a remoção dos produtos de desgaste acumulados (metabólitos). Por causa da isquemia, os produtos da atividade metabólica não podem ser removidos e, dessa forma, acumulam-se até o ponto de estimularem os receptores dolorosos localizados nos músculos. As substâncias predominantemente causadoras do referido fenômeno são:

  • A. ácido pirúvico e ácido láctico.
  • B. ácido láctico e acetilcolina.
  • C. ácido láctico e potássio.
  • D. adrenalina e potássio.
  • E. ácido pirúvico e potássio.

Na perspectiva da Educação Física Humanista, a facilitação da aprendizagem é a tarefa essencial do educador. No contato com os alunos, o professor deve estimulá-los a desenvolver a aptidão para aprender, para a autodescoberta, ou seja, aprender a aprender. Estimulação do potencial criativo, respeito às individualidades e liberdade de expressão são alguns dos princípios que, aplicados à Educação Física escolar, dão um cunho humanista. Outro princípio que se destaca na referida perspectiva é:

  • A. a performance física.
  • B. o bom desempenho físico.
  • C. o fair play.
  • D. a aprendizagem significativa.
  • E. a valorização do sucesso.

Paulo Freire caracteriza os três níveis de consciência como intransitiva, transitiva ingênua e transitiva crítica. Medina (1983) considera que a Educação Física convencional é determinada pelos limites da consciência intransitiva. A concepção modernizadora relaciona-se com a consciência transitiva ingênua. A terceira e última perspectiva é concebida por aqueles que alcançaram a consciência transitiva crítica e denomina-se Educação Física:

  • A. competitivista.
  • B. superadora.
  • C. renovadora.
  • D. revolucionária.
  • E. liberal.

Kunz (1994) defende o ensino crítico, pois é a partir dele que os alunos passam a compreender a estrutura autoritária dos processos institucionalizados da sociedade, os mesmos que formam falsas convicções, interesses e desejos. Assim, a tarefa da Educação Física crítica é promover condições para que essas estruturas autoritárias sejam suspensas e o ensino encaminhado para uma emancipação, possibilitada pelo uso da linguagem, que tem papel importante:

  • A. no agir comunicativo.
  • B. na prática esportiva.
  • C. na manutenção do status quo.
  • D. no controle social.
  • E. na alienação social.

Eleger a cidadania como eixo norteador significa entender que a Educação Física na escola é componente curricular que deve contribuir para a formação de alunos que sejam capazes, além de outros objetivos, de participar de atividades corporais adotando atitudes:

  • A. respeitosas à hierarquia, ao professor e à segurança nacional.
  • B. compatíveis com os preceitos da segurança nacional.
  • C. de respeito mútuo, dignidade e solidariedade.
  • D. compatíveis com as determinações da autoridade escolar.
  • E. de submissão aos direitos e deveres do Estado-Nação.

Enfatizar o lúdico, ao propor as vivências dos conteúdos culturais, físicos e esportivos para suas possíveis manifestações nos momentos de lazer. Demonstrar que o lazer está também na atitude das pessoas, não dependendo somente de fatores como acesso a equipamentos específicos e recursos financeiros para seu usufruto. Não pode ser esquecida a estreita relação entre o lazer e:

  • A. o prazer.
  • B. o poder aquisitivo.
  • C. a obrigação.
  • D. o dever.
  • E. a seriedade da vida.

Na década de 80, a educação sexual ganhou ênfase e passou a ser mais discutida, talvez em função do avanço da Aids e do aumento do número de adolescentes grávidas. Mas a verdadeira implementação desse tema, superando o simples conhecimento do funcionamento do aparelho reprodutor humano, encontra-se distante, provavelmente devido às dificuldades encontradas ao se abordarem questões que envolvam valores, crenças e opiniões. A Educação Física se aproxima desse tema a partir do momento em que privilegia o uso do corpo, ou a construção de uma cultura corporal cujos valores sobre beleza, estética corporal e gestual aparecem freqüentemente, assim como as questões de gênero. A sexualidade torna-se um assunto de grande importância quando enfoca não apenas a reprodução humana, mas também a busca do prazer. A discussão deve estender-se além da dimensão biológica, perpassando também pelas dimensões:

  • A. cognitiva e afetiva.
  • B. psicológica e social.
  • C. corpo e mente.
  • D. psicomotora e cognitiva.
  • E. psíquica e sociocultural.

A escola e as instituições congêneres deveriam ser os principais incentivadores de ações com o objetivo de desenvolver o lazer. Especialmente a Educação Física deveria dar atenção destacada ao lazer, não apenas em termos procedimentais, fornecendo repertório para que os alunos possam usufruí-lo, mas também em termos de atitudes e a compreensão do que venha a ser esse termo. Para além das práticas que devem, sim, fazer parte da educação formal e não-formal para o lazer, deve-se explorar a concepção de lazer para:

  • A.

    a comunidade, o município e o estado.

  • B.

    as instituições governamentais e não-governamentais.

  • C.

    a manutenção da ordem pública.

  • D.

    o controle social, viabilizando a ordem e o progresso.

  • E.

    o aluno, seus familiares e sua comunidade.

É necessário que se pense nos espaços de lazer dentro e ao redor da escola, bem como nos logradouros públicos, propiciando uma nova visão sobre o uso das instalações escolares e dos espaços públicos com a responsabilidade concorrente da comunidade. Os alunos e indivíduos da comunidade poderiam transformar-se em agentes socioculturais, favorecendo a utilização desses espaços para a apropriação de vivências de lazer. Apropriar-se da escola e dos espaços públicos pode significar:

  • A.

    um perigo para o estado de direito democrático.

  • B.

    a intromissão perigosa nos bens públicos.

  • C.

    a omissão de responsabilidade do poder público.

  • D.

    a responsabilidade sobre eles.

  • E.

    o enfraquecimento do poder público.

A nova significação atribuída à Educação Física é que a área ultrapassa a idéia única de estar voltada apenas para o ensino do gesto motor correto. Muito mais que isso, cabe ao professor problematizar, interpretar, relacionar, compreender com seus alunos as amplas manifestações da cultura corporal, de tal forma que os alunos compreendam os sentidos e significados impregnados nas práticas corporais. Ampliar-se a área além da dimensão procedimental para as dimensões:

  • A. atitudinal e conceitual.
  • B. afetiva e cognitiva.
  • C. psicológica e social.
  • D. técnica e tática.
  • E. teórica e científica.
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