Questões de Educação Física da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

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A respeito da relação entre Educação Física escolar e esporte, assinale V para afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A Educação Física escolar encontra no esporte um importante conteúdo para suas aulas.

( ) As aulas de Educação Física escolar não devem ser restritas ao esporte.

( ) O esporte deve ser conteúdo privilegiado, levando ao desenvolvimento de atletas.

As afirmativas são, respectivamente,

  • A. V, V e V.
  • B. V, F e V.
  • C. V, V e F.
  • D. F, V e F.
  • E. F, F e F.

Segundo Neira e Nunes (2008), a abordagem desenvolvimentista da Educação Física apresenta os seguintes problemas, à exceção de um. Assinale-o.

  • A. A transformação das habilidades motoras no objetivo da Educação Física.
  • B. A falta de criticidade em relação aos conteúdos de cultura corporal.
  • C. A Educação Física é vista como um meio para desenvolver habilidades de outras disciplinas.
  • D. A possibilidade de desenvolvimento dos conteúdos fora da escola.
  • E. A ausência de reflexão sobre quem valida os aspectos da cultura corporal abordados.

“A elaboração de um programa de ginástica para as diferentes séries exige pensar na evolução que deve ter em sua abordagem, desde as primeiras séries até as séries finais do ensino fundamental e o ensino médio.”

A respeito desse conteúdo, segundo Soares et al. (2012), assinale a afirmativa correta.

  • A. As técnicas rústicas das primeiras séries devem logo ser lapidadas, para evitar a formação de vícios.
  • B. A técnica correta de aterrissagem é fundamental para evitar que o aluno se lesione.
  • C. O aluno deve ser informado sobre a técnica correta, de modo a ter um modelo para iniciar.
  • D. O salto deve ser a sequência de um movimento de três fases distintas: impulsão, voo e queda.
  • E. O salto deve ser apresentado como um problema a ser superado: vencer a gravidade.

De acordo com Soares et al. (2012), assinale a opção que indica uma das formas de abordagem do conteúdo de dança nas séries iniciais do Ensino Fundamental (até 3a série).

  • A. Danças com conteúdo relacionado à realidade social dos alunos e da comunidade.
  • B. Danças técnica e expressivamente aprimoradas, sobre temas criados pelos alunos.
  • C. Danças com interpretação técnica da representação de temas da cultura nacional.
  • D. Danças de livre interpretação de músicas diferentes.
  • E. Danças que exijam domínio de técnicas específicas.

A respeito da abordagem “Esporte para Todos” (EPT), assinale a afirmativa incorreta.

  • A. Coloca a autonomia do ser humano como ponto central.
  • B. Pode ser classificada como uma tendência liberal não diretiva.
  • C. Tem na competição e na vitória seus valores mais altos.
  • D. Preconiza a solidariedade como valor a ser desenvolvido.
  • E. Estimula a cooperação como forma de inserção do indivíduo na sociedade.

Leia o fragmento a seguir.

“... muitos docentes-educadores já desistiram da prova do silêncio em salas de aula onde corpos quebrados resistem a ser silenciados. Hoje em muitas salas de aula o silêncio está roto e até quando se tenta impô-lo os corpos falam, com suas marcas, toda a classe de linguagens e de expressões.” (Arroyo & Silva, 2012)

Segundo os autores, assinale a opção que melhor sintetiza o fragmento acima.

  • A. “A disciplina na sala de aula precisa ser mantida a todo custo.”
  • B. “O professor deve ignorar o barulho e seguir com seu planejamento de aula.”
  • C. "O professor não deve buscar o silêncio, mas aprender a ouvir o que dizem os alunos e seus corpos.”
  • D. "O professor deve incentivar os próprios alunos a manterem a disciplina entre eles.”
  • E. “Faz-se necessária uma revisão pedagógica, em conjunto com a família, para que seja conseguido silêncio em sala de aula.”

A respeito da abordagem crítico-superadora da Educação Física, assinale a afirmativa correta.

  • A. Implica em um processo de desenvolvimento da intenção do aluno de apreender a realidade.
  • B. Critica as abordagens em que o movimento não é o principal meio e fim da Educação Física.
  • C. O objetivo da aula supera o movimento, tornando-o um recurso ao ato de aprender.
  • D. Foi a primeira a levar em conta o conhecimento prévio da criança.
  • E. Valoriza o desempenho na execução do ato motor.

A produção teórica da Educação Física brasileira sofreu um impulso significativo a partir do início dos anos 80. A Educação Física tornou-se, efetivamente, um espaço multidisciplinar em busca da sua compreensão como prática social. As preocupações e os questionamentos dos profissionais da área da Educação Física mostravam uma visão de um novo e grande espaço, em que as atividades da Educação Física e as práticas esportivas deveriam construir uma nova paisagem humana, abrangendo:

  • A. o somatótipo, o biótipo e os aspectos sociais.
  • B. a mente, o corpo e o espírito.
  • C. o indivíduo, a escola e a sociedade.
  • D. a estética, a ética e os valores sociais.
  • E. as ciências da saúde e as ciências exatas.

As pedagogias do consenso e do conflito não deverão ser estudadas para que simplesmente rotulemos posturas educacionais. A educação formal e a Educação Física escolar são práticas sociais eivadas de contradições e ambigüidades. Para o profissional da Educação, compreendê-las é:

  • A.

    algo que pode afastar o profissional dos objetivos superiores da Educação.

  • B.

    via de regra, irrelevante, pois, no verdadeiro espírito da Educação, não há conflito.

  • C.

    buscar sempre o consenso, pois, sem ele, não chegaremos aos objetivos da Educação.

  • D.

    indispensável para nos posicionarmos do lado do consenso ou do lado do conflito.

  • E.

    compreendermo-nos, para que não sejamos presas de esquemas cristalizadores.

A Educação Física no Brasil foi, durante muito tempo, considerada uma prática neutra, sem conotação ideológica. Restringia-se a uma atividade física cujo movimento era apreendido:

  • A.

    pela pedagogia do conflito em seus aspectos eminentemente fisiológicos

  • B.

    pela pedagogia do consenso em seus aspectos eminentemente biomecânicos.

  • C.

    em práticas desportivas e recreativas contextualizadas nas vivências anteriores dos alunos.

  • D.

    em estímulos educativos fundamentados nos jogos, esportes, danças e lutas.

  • E.

    em aulas práticas que estimulavam, entre outras coisas, a capacidade crítica dos alunos.

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