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A respeito da relação entre Educação Física escolar e esporte, assinale V para afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) A Educação Física escolar encontra no esporte um importante conteúdo para suas aulas.
( ) As aulas de Educação Física escolar não devem ser restritas ao esporte.
( ) O esporte deve ser conteúdo privilegiado, levando ao desenvolvimento de atletas.
As afirmativas são, respectivamente,
Segundo Neira e Nunes (2008), a abordagem desenvolvimentista da Educação Física apresenta os seguintes problemas, à exceção de um. Assinale-o.
A elaboração de um programa de ginástica para as diferentes séries exige pensar na evolução que deve ter em sua abordagem, desde as primeiras séries até as séries finais do ensino fundamental e o ensino médio.
A respeito desse conteúdo, segundo Soares et al. (2012), assinale a afirmativa correta.
De acordo com Soares et al. (2012), assinale a opção que indica uma das formas de abordagem do conteúdo de dança nas séries iniciais do Ensino Fundamental (até 3a série).
A respeito da abordagem Esporte para Todos (EPT), assinale a afirmativa incorreta.
Leia o fragmento a seguir.
... muitos docentes-educadores já desistiram da prova do silêncio em salas de aula onde corpos quebrados resistem a ser silenciados. Hoje em muitas salas de aula o silêncio está roto e até quando se tenta impô-lo os corpos falam, com suas marcas, toda a classe de linguagens e de expressões. (Arroyo & Silva, 2012)
Segundo os autores, assinale a opção que melhor sintetiza o fragmento acima.
A respeito da abordagem crítico-superadora da Educação Física, assinale a afirmativa correta.
A produção teórica da Educação Física brasileira sofreu um impulso significativo a partir do início dos anos 80. A Educação Física tornou-se, efetivamente, um espaço multidisciplinar em busca da sua compreensão como prática social. As preocupações e os questionamentos dos profissionais da área da Educação Física mostravam uma visão de um novo e grande espaço, em que as atividades da Educação Física e as práticas esportivas deveriam construir uma nova paisagem humana, abrangendo:
As pedagogias do consenso e do conflito não deverão ser estudadas para que simplesmente rotulemos posturas educacionais. A educação formal e a Educação Física escolar são práticas sociais eivadas de contradições e ambigüidades. Para o profissional da Educação, compreendê-las é:
algo que pode afastar o profissional dos objetivos superiores da Educação.
via de regra, irrelevante, pois, no verdadeiro espírito da Educação, não há conflito.
buscar sempre o consenso, pois, sem ele, não chegaremos aos objetivos da Educação.
indispensável para nos posicionarmos do lado do consenso ou do lado do conflito.
compreendermo-nos, para que não sejamos presas de esquemas cristalizadores.
A Educação Física no Brasil foi, durante muito tempo, considerada uma prática neutra, sem conotação ideológica. Restringia-se a uma atividade física cujo movimento era apreendido:
pela pedagogia do conflito em seus aspectos eminentemente fisiológicos
pela pedagogia do consenso em seus aspectos eminentemente biomecânicos.
em práticas desportivas e recreativas contextualizadas nas vivências anteriores dos alunos.
em estímulos educativos fundamentados nos jogos, esportes, danças e lutas.
em aulas práticas que estimulavam, entre outras coisas, a capacidade crítica dos alunos.
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