Questões de Educação Física da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

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Discutir a ética na área da Educação Física é discutir amplamente o sentido ético da convivência humana nas suas relações com várias dimensões da vida social: o ambiente, a cultura, o trabalho, o lazer, o consumo, a sexualidade e a saúde. Observa-se, nas práticas da Educação Física, que os seres humanos expressam comportamentos de excitação, cansaço, medo, vergonha, prazer, satisfação, entre outros. Isso se deve, muitas vezes, ao fato de as atitudes serem afetadas pela intensidade e qualidade dos estados emocionais vivenciados corporalmente. O desenvolvimento moral do indivíduo está intimamente relacionado:

  • A. à criação e à educação familiar.
  • B. à afetividade e à racionalidade.
  • C. ao binômio corpo e mente.
  • D. ao meio ambiente.
  • E. à família e ao ambiente.

A saúde esteve historicamente ligada à Educação Física, muito embora tal ligação estivesse voltada ao caráter eminentemente biológico. O conceito de saúde apresenta limitações quando se pretende defini-lo de maneira estanque e conclusiva. Isso porque, quando se fala em saúde, além dos aspectos biológicos, não se pode deixar de considerar seus fatores de influência e determinação, que são:

  • A.

    o meio ambiente e os fatores psicológicos e sociais.

  • B.

    a infra-estrutura básica de saneamento e os fatores naturais e psicossociais.

  • C.

    o meio ambiente e os aspectos socioeconômicos, culturais, afetivos e psicológicos.

  • D.

    a infra-estrutura básica de saneamento e os fatores genéticos e psicossociais.

  • E.

    as condições ambientais e os aspectos social, financeiro, cultural e psicomotor.

Longe de ser instrumento de pressão e castigo, a avaliação deve mostrar-se útil para as partes envolvidas, contribuindo para o autoconhecimento e para a análise das etapas já vencidas, no sentido de alcançar objetivos previamente traçados. A avaliação pode e deve oferecer ao professor elementos para uma reflexão contínua sobre a sua prática no que se refere à escolha:

  • A.

    de competências, objetivos, conteúdos e estratégias.

  • B.

    de indivíduos selecionados, classificação e composição de ranking.

  • C.

    do melhor desempenho, objetivos, técnicas e táticas.

  • D.

    da classificação, objetivos, atividades e estratégias

  • E.

    da melhor equipe, dos sistemas técnicos e táticos.

O estilo redacional de trabalhos científicos deve seguir alguns princípios básicos. A linguagem rebuscada, cheia de termos desnecessários, desvia a atenção do leitor, confundindo-o por vezes. Cada palavra empregada deve traduzir o pensamento que deseja transmitir. A seleção de termos inequívocos e a cautela no uso de expressões coloquiais devem estar sempre presentes na redação acadêmica. Na linguagem científica, os assuntos devem ser tratados de maneira direta e simples, com lógica e continuidade no desenvolvimento das idéias. Além da consistência, a redação técnico-científica deve seguir os seguintes princípios:

  • A.

    erudição, requinte e inclusão.

  • B.

    clareza, precisão e comunicabilidade.

  • C.

    teoria, cientificidade e excelência.

  • D.

    erudição, cientificidade e inclusão.

  • E.

    teoria, erudição e excelência.

A dança é considerada como uma das formas mais antigas de manifestação da expressão corporal. A manifestação expressiva de determinado povo, com seus atributos divinos e religiosos, que emitem algumas características que podem identificar uma nação ou região, é denominada de dança:

  • A. folclórica.
  • B. étnica.
  • C. cultural.
  • D. social.
  • E. lazer.

Em todas as épocas e espaços geográficos, a dança desempenhou para os povos uma representação de suas manifestações, de seus estados de espírito, de emoções de expressão e comunicação de suas características culturais. Por meio de gestos e movimentos, a dança traduz as mais íntimas das emoções, acompanhada ou não da música e do canto ou de ritmos peculiares. Ao longo do tempo, os seres humanos utilizam a dança como:

  • A. meio de comunicação.
  • B. estratégia de encantamento.
  • C. linguagem corporal.
  • D. meio de sedução.
  • E. expressão de alegria.

Do ponto de vista fisiológico, a força é a capacidade de exercer tensão contra uma resistência, que ocorre por meio de diferentes ações musculares. Existem quatro tipos básicos de contração muscular, que são:

  • A. dinâmica, estática, concêntrica e cinética.
  • B. dinâmica, estática, excêntrica e concêntrica.
  • C. isotônica, concêntrica, dinâmica e isocinética.
  • D. isotônica, isométrica, estática e cinética.
  • E. isotônica, isométrica, excêntrica e isocinética.

A prescrição de treinamento ou de exercícios caracteriza-se pelas instruções escritas sobre o treinamento físico a ser realizado dentro de um período determinado. Para indivíduos treinados ou sedentários, é um programa individual baseado no nível de aptidão e no estado de saúde. Para a sua efetivação, deverão ser considerados os seguintes itens:

  • A.

    avaliação médica; determinação da freqüência, intensidade e duração do treinamento; modalidade de atividade.

  • B.

    avaliação anamnésica; determinação da freqüência cardíaca e duração do treinamento; equipamentos a serem utilizados.

  • C.

    testes físicos; determinação da quantidade, duração e modalidade; equipamentos a serem utilizados.

  • D.

    testes ergométricos; determinação da freqüência, intensidade e duração do treinamento; períodos.

  • E.

    avaliação física; determinação da freqüência e duração do treinamento; modalidade da atividade.

Os tipos mais comuns de doenças cardiovasculares são o ataque cardíaco ou coronariopatia, apoplexia ou acidente vascular cerebral e doenças hipertensivas. Entre os fatores de risco associados à coronariopatia, destacam-se três grandes fatores, quais sejam, a hipertensão, os altos níveis sanguíneos de colesterol e:

  • A. a obesidade.
  • B. a falta de exercícios.
  • C. o estresse.
  • D. o fumo.
  • E. a hereditariedade.

Maior conteúdo de mioglobina, maior oxidação de carboidratos (glicogênio) e maior oxidação de gordura são as três principais adaptações que ocorrem no músculo esquelético como resultado de um programa de treinamento físico:

  • A. anaeróbico
  • B. aeróbico.
  • C. intervalado anaeróbico.
  • D. de resistência láctica.
  • E. de endurance láctica.
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