Questões de Educação Física da FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO)

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A APTIDÃO FÍSICA, definida pela capacidade humana de realizar atividades físicas, pode ser dividida em 2 (duas) formas distintas de abordagem. São elas

  • A.

    aptidão física relacionada aos esportes e relacionada à saúde.

  • B.

    aptidão física relacionada à recuperação da saúde e à prevenção de doenças.

  • C.

    aptidão física relacionada à saúde e à capacidade produtiva.

  • D.

    aptidão física relacionada ao trabalho e ao desempenho nos esportes.

  • E.

    aptidão física relacionada à performance e relacionada à saúde.

Considerando a Síndrome Biológica do Estresse, ou Síndrome Geral da Adaptação, quais são as 3 (três) fases que a compõem?

  • A.

    Fase de estimulação, fase de alarme e fase de exaustão.

  • B.

    Fase de estimulação, fase de alarme e fase de recuperação.

  • C.

    Fase de alarme, fase de estimulação e fase de exaustão.

  • D.

    Fase da Reação de alarme, fase de resistência e fase de exaustão.

  • E.

    Fase de alarme, fase de acomodação e fase de exaustão.

A ginástica laboral tem como objetivo promover adaptações fisiológicas, físicas e psíquicas por meio de exercícios dirigidos e adequados ao ambiente de trabalho (Lima, 2004). Em relação às adaptações físicas, sua proposta é gerar melhorias nos seguintes aspectos:

  • A.

    flexibilidade, mobilidade articular e postura corporal.

  • B.

    resistência muscular localizada, força e postura corporal.

  • C.

    força, flexibilidade e agilidade.

  • D.

    equilíbrio, postura corporal e resistência muscular localizada.

  • E.

    flexibilidade, agilidade e postura corporal.

As estratégias de aplicação da ginástica laboral pressupõem a possibilidade de ela ser desenvolvida de 3 (três) formas distintas em ambientes organizacionais. São elas

  • A.

    aquecimento, desenvolvimento e volta à calma.

  • B.

    preparatória, compensatória e relaxamento.

  • C.

    preparação, desenvolvimento e volta à calma.

  • D.

    introdutória, específica, finalização.

  • E.

    aquecimento, estimulação e relaxamento.

Considerando as 10 (dez) ferramentas básicas de atuação da Ergonomia nas empresas (Lima, 2003), assinale a opção que NÃO constitui uma dessas ferramentas:

  • A.

    eliminação do movimento crítico.

  • B.

    reorganização do projeto ergonômico.

  • C.

    melhoria do método de trabalho.

  • D.

    melhoria do condicionamento físico.

  • E.

    análise antropométrica do trabalhador.

As Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA’s) são uma exigência da legislação trabalhista e hoje têm sua função ligada diretamente à qualidade de vida dos trabalhadores. Dentre as opções abaixo, qual delas representa uma função das CIPA’s nas empresas?

  • A.

    Apontar condições inseguras de trabalho existentes na organização.

  • B.

    Corrigir falhas relacionadas à Qualidade de Vida no Trabalho – QVT.

  • C.

    Propor programas de exercícios físicos que previnam lesões no trabalho.

  • D.

    Capacitar trabalhadores para que não se acidentem no trabalho.

  • E.

    Providenciar soluções para problemas na ergonomia dos postos de trabalho.

De acordo com o modelo transteorético dos estágios da mudança de comportamento proposto por Prochaska et al (1992), há um momento no qual o indivíduo percebe a necessidade de aderir à prática de exercícios físicos como uma ação em favor de sua saúde. Esse estágio chama-se:

  • A.

    pré-contemplativo.

  • B.

    preparatório.

  • C.

    reflexivo.

  • D.

    ação.

  • E.

    contemplativo.

A introdução de programas de exercícios físicos no âmbito organizacional visa, em ultima análise, a uma mudança no estilo de vida dos trabalhadores de modo que eles incorporem a prática regular à rotina de suas vidas. Esse estágio, segundo o modelo transteorético chama-se:

  • A.

    ação.

  • B.

    contemplativo.

  • C.

    pré-contemplativo.

  • D.

    manutenção

  • E.

    preparatório.

Todas as recomendações em saúde, no sentido de buscar qualidade de vida e bem-estar, remetem para a importância da prevenção de doenças, sobretudo aquelas conhecidas como crônicas, que avançam silenciosamente antes de gerar sintomas. Assim, segundo Ogata e Marchi (2008), a idéia da prevenção inclui 5 (cinco) estratégias ao mesmo tempo distintas e interdependentes a que eles chamam de gestão pessoal da saúde. Assinale, nas opções abaixo, a que NÃO É uma delas:

  • A.

    praticar exercícios físicos regularmente.

  • B.

    exames médicos periódicos.

  • C.

    exames diagnósticos.

  • D.

    tratamento precoce.

  • E.

    imunizações.

O conceito de Qualidade de Vida, Saúde e Bem-Estar vem-se modificando ao longo dos tempos em função da própria forma como as sociedades tem-se modificado, sobretudo no mundo contemporâneo, fazendo com que o ser humano modifique sua maneira de viver. Ogata e Marchi (2008) propõem 4 (quatro) dimensões diferenciadas e preconizam que a harmonia entre elas é a condição ideal para uma vida melhor. Qual das opções abaixo corresponde a essas dimensões?

  • A.

    Física, Mental, Social e Profissional.

  • B.

    Física, Emocional, Social e Espiritual.

  • C.

    Emocional, Social, Mental e Psicológica.

  • D.

    Corporal, Fisiológica, Emocional e Social.

  • E.

    Física, Social, Psicológica e Profissional.

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