Questões de Educação Física da FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO)

Lista completa de Questões de Educação Física da FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O professor iniciou sua aula desafiando os alunos a construírem um ou mais jogos esportivos a partir da dinâmica do jogo e das regras do esporte Voleibol. Como primeira atividade solicitou que eles dissessem as características do esporte Voleibol e suas regras principais. As indicações dos alunos foram sendo escritas no quadro de giz à medida que eles iam se manifestando. Como segunda atividade, os alunos se organizaram em quatro grupos para proporem modificações na regra e/ou fundamento do saque, de modo que todos tivessem a possibilidade de êxito na execução deste fundamento. Como terceira atividade, os alunos praticaram as sugestões de cada grupo. Finalizando a aula, o professor solicitou que os alunos opinassem sobre a dinâmica do trabalho em grupo, no sentido de buscar soluções para as dificuldades decorrentes da pouca habilidade demonstrada por uma grande parte dos alunos. Quais as dimensões do conhecimento contempladas, respectivamente, em cada uma das quatro atividades propostas pelo professor?

  • A.

    conceitual, conceitual, conceitual e atitudinal

  • B.

    conceitual, atitudinal, procedimental e conceitual

  • C.

    procedimental, conceitual, atitudinal e procedimental

  • D.

    conceitual, conceitual, procedimental e atitudinal

  • E.

    procedimental, procedimental, atitudinal e conceitual

Um dos alunos da 8ª série, durante a aula sobre os princípios do condicionamento físico, perguntou ao professor o que são volume e intensidade. O professor usando o exemplo de um corredor, explicou que esses dois termos significam, respectivamente, a:

  • A.

    a freqüência cardíaca atingida e o número de ve-zes que o indivíduo corre por semana

  • B.

    a distância percorrida e o número de vezes que o indivíduo corre por semana

  • C.

    a freqüência cardíaca atingida e a velocidade da corrida

  • D.

    a distância percorrida e o tempo gasto para per-corrê-la

  • E.

    a velocidade da corrida e a distância percorrida

A Educação Física "competitivista", conforme denominado por Ghiraldelli Jr. (1988), impulsionou a sua consolidação no pensamento pedagógico da Educação Física brasileira a partir da disseminação do denominado "método":

  • A.

    Francês

  • B.

    Natural Austríaco

  • C.

    Natural de Hébert

  • D.

    Treinamento Desportivo

  • E.

    Educação Física Desportiva Generalizada

O movimento humano, além de ser um comportamento observável, é produto de todo um processo que acontece internamente no indivíduo. Assinale a opção que apresenta a seqüência adequada dos mecanismos envolvidos na execução do movimento:

  • A.

    Órgãos dos sentidos → Mecanismo efetor → Mecanismo de decisão → Mecanismo perceptivo → Sistema Muscular

  • B.

    Mecanismo perceptivo → Órgãos dos sentidos → Mecanismo de decisão → Sistema Muscular → Mecanismo efetor

  • C.

    Órgãos dos sentidos → Mecanismo perceptivo → Mecanismo de decisão → Mecanismo efetor → Sistema Muscular

  • D.

    Mecanismo perceptivo → Órgãos dos sentidos → Mecanismo efetor → Mecanismo de decisão → Sistema Muscular

  • E.

    Órgãos dos sentidos → Mecanismo perceptivo → Mecanismo de decisão → Sistema Muscular → Mecanismo efetor

Numa seqüência de aulas sobre condicionamento aeróbio, o professor ensinou a forma mais utilizada para se calcular a freqüência cardíaca máxima. Trata-se da velha e conhecida fórmula de Karvonen. No entanto, o professor teve o cuidado de esclarecer que esta fórmula não garante fielmente o resultado, pois se trata de um resultado presumido, considerando que cada indivíduo apresenta diferentes respostas morfo-fisiológicas em função do estímulo empregado. Quais são, respectivamente, os limites inferior e superior da zona alvo para realização de um trabalho aeróbico, considerando um indivíduo de 16 anos de idade?

  • A.

    122 e 153 bpm

  • B.

    130 e 157 bpm

  • C.

    143 e 173 bpm

  • D.

    154 e 187 bpm

  • E.

    163 e 184 bpm

Com o propósito de explicar a busca de legitimação da Educação Física no currículo escolar, Valter Bracht argumenta que uma corrente de especialistas busca a justificativa da Educação Física fora das atividades, ou seja, nas suas aplicações e repercussões sociais. Para tal, esses especialistas se fundamentam no corpo de conhecimento das disciplinas biológicas e da sociologia funcionalista, configurando uma visão instrumental de Educação Física. Esses argumentos identificam o modelo de legitimação da Educação Física denominado de:

  • A.

    entrópico

  • B.

    heterônomo

  • C.

    autônomo

  • D.

    revolucionário

  • E.

    progressista

A organização curricular implica considerar certos critérios de organização, sistematização e distribuição dos conteúdos de ensino-aprendizagem em tempos pedagogicamente necessários para a sua assimilação. Apoiado nessa compreensão, o COLETIVO DE AUTORES sugere que, durante o ciclo de iniciação da sistematização do conhecimento (4ª a 6ª séries do Ensino Fundamental), sejam trabalhadas formas ginásticas:

  • A.

    para possibilitar o treinamento das capacidades fí-sicas, numa perspectiva crítica

  • B.

    locomotoras, manipulativas e estabilizadoras, para obtenção do controle corporal

  • C.

    coletivas, combinando-se a execução de movi-mentos básicos fundamentais

  • D.

    de diversos tipos (artística, aeróbia, rítmica, des-portiva etc.), aplicando suas técnicas básicas

  • E.

    tecnicamente aprimoradas, levando-se em consi-deração os interesses dos alunos

Tratando pedagogicamente o conhecimento Ginástica, o professor planejou uma seqüência de aulas em que o objetivo era executar diferentes tipos de movimentos básicos fundamentais manipulativos. O tema dessas aulas pode ter abrangido os seguintes movimentos manipulativos:

  • A.

    girar os braços sem perder o equilíbrio; executar uma parada de dois apoios; quicar a bola seqüencialmente no chão

  • B.

    rolar com linearidade; arremessar a bola num alvo; receber a bola jogada por outra pessoa

  • C.

    girar os braços sem perder o equilíbrio; escalar um paredão; galopar sem mudar a direção

  • D.

    conduzir a bola com o pé; rebater a bola com um taco; quicar a bola seqüencialmente no chão

  • E.

    chutar a bola na direção do gol; caminhar sobre uma superfície de pequena amplitude; executar uma parada de dois apoios

Em relação à Educação Física, a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n° 9.394/96), quando comparada com a legislação anterior (Lei n° 5.692/71), evidencia a seguinte mudança:

  • A.

    é facultativa no ensino médio

  • B.

    pode ser ministrada por instituições terceirizadas

  • C.

    deve privilegiar a dimensão conceitual da cultura corporal

  • D.

    é concebida como componente prático

  • E.

    é concebida como componente curricular

Numa aula para alunos da 8ª série do ensino fundamental, cujo tema era a importância da força muscular para a saúde, o professor explicou que no treinamento de força dinâmica um dos tipos de contração é aquele em que o músculo se alonga ao exercer a força. Nesse caso, o professor está se referindo ao conceito de força:

  • A.

    isotônica

  • B.

    isocinética

  • C.

    concêntrica

  • D.

    excêntrica

  • E.

    isométrica

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...