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O professor iniciou sua aula desafiando os alunos a construírem um ou mais jogos esportivos a partir da dinâmica do jogo e das regras do esporte Voleibol. Como primeira atividade solicitou que eles dissessem as características do esporte Voleibol e suas regras principais. As indicações dos alunos foram sendo escritas no quadro de giz à medida que eles iam se manifestando. Como segunda atividade, os alunos se organizaram em quatro grupos para proporem modificações na regra e/ou fundamento do saque, de modo que todos tivessem a possibilidade de êxito na execução deste fundamento. Como terceira atividade, os alunos praticaram as sugestões de cada grupo. Finalizando a aula, o professor solicitou que os alunos opinassem sobre a dinâmica do trabalho em grupo, no sentido de buscar soluções para as dificuldades decorrentes da pouca habilidade demonstrada por uma grande parte dos alunos. Quais as dimensões do conhecimento contempladas, respectivamente, em cada uma das quatro atividades propostas pelo professor?
conceitual, conceitual, conceitual e atitudinal
conceitual, atitudinal, procedimental e conceitual
procedimental, conceitual, atitudinal e procedimental
conceitual, conceitual, procedimental e atitudinal
procedimental, procedimental, atitudinal e conceitual
Um dos alunos da 8ª série, durante a aula sobre os princípios do condicionamento físico, perguntou ao professor o que são volume e intensidade. O professor usando o exemplo de um corredor, explicou que esses dois termos significam, respectivamente, a:
a freqüência cardíaca atingida e o número de ve-zes que o indivíduo corre por semana
a distância percorrida e o número de vezes que o indivíduo corre por semana
a freqüência cardíaca atingida e a velocidade da corrida
a distância percorrida e o tempo gasto para per-corrê-la
a velocidade da corrida e a distância percorrida
A Educação Física "competitivista", conforme denominado por Ghiraldelli Jr. (1988), impulsionou a sua consolidação no pensamento pedagógico da Educação Física brasileira a partir da disseminação do denominado "método":
Francês
Natural Austríaco
Natural de Hébert
Treinamento Desportivo
Educação Física Desportiva Generalizada
O movimento humano, além de ser um comportamento observável, é produto de todo um processo que acontece internamente no indivíduo. Assinale a opção que apresenta a seqüência adequada dos mecanismos envolvidos na execução do movimento:
Órgãos dos sentidos → Mecanismo efetor → Mecanismo de decisão → Mecanismo perceptivo → Sistema Muscular
Mecanismo perceptivo → Órgãos dos sentidos → Mecanismo de decisão → Sistema Muscular → Mecanismo efetor
Órgãos dos sentidos → Mecanismo perceptivo → Mecanismo de decisão → Mecanismo efetor → Sistema Muscular
Mecanismo perceptivo → Órgãos dos sentidos → Mecanismo efetor → Mecanismo de decisão → Sistema Muscular
Órgãos dos sentidos → Mecanismo perceptivo → Mecanismo de decisão → Sistema Muscular → Mecanismo efetor
Numa seqüência de aulas sobre condicionamento aeróbio, o professor ensinou a forma mais utilizada para se calcular a freqüência cardíaca máxima. Trata-se da velha e conhecida fórmula de Karvonen. No entanto, o professor teve o cuidado de esclarecer que esta fórmula não garante fielmente o resultado, pois se trata de um resultado presumido, considerando que cada indivíduo apresenta diferentes respostas morfo-fisiológicas em função do estímulo empregado. Quais são, respectivamente, os limites inferior e superior da zona alvo para realização de um trabalho aeróbico, considerando um indivíduo de 16 anos de idade?
122 e 153 bpm
130 e 157 bpm
143 e 173 bpm
154 e 187 bpm
163 e 184 bpm
Com o propósito de explicar a busca de legitimação da Educação Física no currículo escolar, Valter Bracht argumenta que uma corrente de especialistas busca a justificativa da Educação Física fora das atividades, ou seja, nas suas aplicações e repercussões sociais. Para tal, esses especialistas se fundamentam no corpo de conhecimento das disciplinas biológicas e da sociologia funcionalista, configurando uma visão instrumental de Educação Física. Esses argumentos identificam o modelo de legitimação da Educação Física denominado de:
entrópico
heterônomo
autônomo
revolucionário
progressista
A organização curricular implica considerar certos critérios de organização, sistematização e distribuição dos conteúdos de ensino-aprendizagem em tempos pedagogicamente necessários para a sua assimilação. Apoiado nessa compreensão, o COLETIVO DE AUTORES sugere que, durante o ciclo de iniciação da sistematização do conhecimento (4ª a 6ª séries do Ensino Fundamental), sejam trabalhadas formas ginásticas:
para possibilitar o treinamento das capacidades fí-sicas, numa perspectiva crítica
locomotoras, manipulativas e estabilizadoras, para obtenção do controle corporal
coletivas, combinando-se a execução de movi-mentos básicos fundamentais
de diversos tipos (artística, aeróbia, rítmica, des-portiva etc.), aplicando suas técnicas básicas
tecnicamente aprimoradas, levando-se em consi-deração os interesses dos alunos
Tratando pedagogicamente o conhecimento Ginástica, o professor planejou uma seqüência de aulas em que o objetivo era executar diferentes tipos de movimentos básicos fundamentais manipulativos. O tema dessas aulas pode ter abrangido os seguintes movimentos manipulativos:
girar os braços sem perder o equilíbrio; executar uma parada de dois apoios; quicar a bola seqüencialmente no chão
rolar com linearidade; arremessar a bola num alvo; receber a bola jogada por outra pessoa
girar os braços sem perder o equilíbrio; escalar um paredão; galopar sem mudar a direção
conduzir a bola com o pé; rebater a bola com um taco; quicar a bola seqüencialmente no chão
chutar a bola na direção do gol; caminhar sobre uma superfície de pequena amplitude; executar uma parada de dois apoios
Em relação à Educação Física, a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n° 9.394/96), quando comparada com a legislação anterior (Lei n° 5.692/71), evidencia a seguinte mudança:
é facultativa no ensino médio
pode ser ministrada por instituições terceirizadas
deve privilegiar a dimensão conceitual da cultura corporal
é concebida como componente prático
é concebida como componente curricular
Numa aula para alunos da 8ª série do ensino fundamental, cujo tema era a importância da força muscular para a saúde, o professor explicou que no treinamento de força dinâmica um dos tipos de contração é aquele em que o músculo se alonga ao exercer a força. Nesse caso, o professor está se referindo ao conceito de força:
isotônica
isocinética
concêntrica
excêntrica
isométrica
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