Lista completa de Questões de Educação Física da FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em tese, os alunos de 6ª e 7ª série já estão aptos a refletir sobre os limites, as possibilidades, as crenças e os mitos associados aos benefícios das práticas corporais, o que permite ao professor provocar e dinamizar este tipo de debate. Para tratar o conhecimento nesse nível de complexidade é necessário que os alunos estejam prestes a atingir ou tenham atingido o estágio de desenvolvimento cognitivo:
operatório-concreto
operatório-formal
sensório-motor
pré-operatório
simbólico
Os especialistas e os seguidores da "abordagem crítico-superadora" defendem que a Educação Física curricular é uma disciplina que trata pedagogicamente, na educação básica, do conhecimento denominado "cultura corporal". Considerando os fundamentos dessa abordagem teórico-metodológica, a definição dos conteúdos de ensino deve ser norteada, fundamentalmente, em função:
do interesse da maioria da turma, para despertar maior motivação para a aprendizagem
da competência didático-pedagógica do professor, para garantir a eficácia do ensino
do estágio de desenvolvimento motor dos alunos, para assegurar a aprendizagem das habilidades motoras
da popularidade dos temas da cultura corporal junto a comunidade escolar, para reforçar a identidade comunitária
dos diferentes temas da cultura corporal, para possibilitar a vivência e a reflexão acerca do seu significado, sentido e fatores determinantes
Os intelectuais e políticos identificados com o pensamento higienista atribuíram à Educação Física brasileira uma importante missão educativa que era a de:
fomentar o interesse permanente pela prática recreativa das atividades físico-esportivas
educar a juventude por meio de atividades lúdico-esportivas para a ocupação das horas de ócio
trabalhar as atividades físicas na perspectiva da formação de corpos harmoniosos, saudáveis e robustos
desenvolver, por meio da prática de atividades físico-esportivas, um caráter altruísta, participativo e solidário
formar uma consciência crítica em relação aos fatores determinantes das normas e valores competitivos que impregnam o esporte
O objetivo e o resultado do movimento, assim como o plano motor e a maneira pela qual o movimento foi realmente executado são informações essenciais sobre o desenvolvimento da aprendizagem motora para a seguinte intervenção didática:
feedback
demonstração
variação da situação estímulo
transferência de aprendizagem
capacidade de ilustrar com exemplos
As abordagens pedagógicas da Educação Física denominadas de "Desenvolvimentista" e de "Construtivista-interacionista" têm como principais defensores, respectivamente, os professores Go Tani e João Batista Freire. De comum, elas se apoiam nas teorias do desenvolvimento humano. No entanto, a abordagem pedagógica "Construtivista-interacionista" diferencia-se da abordagem pedagógica "Desenvolvimentista", pois não se fundamenta nas teorias:
do desenvolvimento e da aprendizagem motora e não acredita na existência de padrões e esquemas motores
da aprendizagem motora e não acredita na existência de "padrões de movimento humano
do desenvolvimento cognitivo e não acredita na existência de "padrões de movimento humano"
da aprendizagem motora e não acredita na existência de "esquemas motores"
do desenvolvimento cognitivo e não acredita na existência de "esquemas motores"
O discurso "higienista" foi o que influenciou as propostas e as práticas pedagógicas quando da introdução oficial da Educação Física na escola brasileira. Considerando essa concepção pedagógica, qual foi o conhecimento de ensino-aprendizagem definido como obrigatório para alunos de ambos os sexos?
dança
esporte
ginástica
jogos populares
estruturas psicomotoras de base
Na perspectiva da abordagem crítico-superadora, desenvolvida pelo Coletivo de Autores, a Educação Física curricular é concebida como:
experiência pedagógica que tematiza as diferentes práticas corporais
educação por meio de práticas corporais
educação sobre o movimento humano
educação pelo movimento humano
prática do movimento humano
Circulam na sociedade inúmeras crenças. Vejamos o exemplo de uma delas que está associada à Educação Física e fortemente disseminada por meio da mídia: "conquistar um lugar ao sol pelo esforço próprio".
Segundo Ghiraldelli Jr., essa crença está associada a que tendência pedagógica da Educação Física brasileira?
higienista
militarista
pedagogicista
competitivista
popular
A abordagem pedagógica desenvolvimentista considera a premissa de que existe um período crítico de aprendizagem. Esse período está baseado na noção de que certos momentos revelam-se mais adequados para influenciar o comportamento e promover a aprendizagem, considerando que as capacidades mínimas necessárias para aprender determinadas habilidades estão presentes no indivíduo. Considerando esse pressuposto, o período crítico para a aprendizagem é determinado, fundamentalmente, pelo seguinte aspecto:
idade cronológica
calcificação das epífises ósseas
estado maturacional do sistema nervoso
processo de instrução da habilidade
motivação pela aprendizagem
Qual a abordagem pedagógica de Educação Física que desenvolveu seus fundamentos teórico-metodológicos identificados com os pressupostos e princípios do materialismo histórico-dialético?
crítico-superadora
crítico-emancipatória
parâmetros curriculares nacionais
psicomotricidade
recreacionista
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...