Questões de Educação Física da FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO)

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Em tese, os alunos de 6ª e 7ª série já estão aptos a refletir sobre os limites, as possibilidades, as crenças e os mitos associados aos benefícios das práticas corporais, o que permite ao professor provocar e dinamizar este tipo de debate. Para tratar o conhecimento nesse nível de complexidade é necessário que os alunos estejam prestes a atingir ou tenham atingido o estágio de desenvolvimento cognitivo:

  • A.

    operatório-concreto

  • B.

    operatório-formal

  • C.

    sensório-motor

  • D.

    pré-operatório

  • E.

    simbólico

Os especialistas e os seguidores da "abordagem crítico-superadora" defendem que a Educação Física curricular é uma disciplina que trata pedagogicamente, na educação básica, do conhecimento denominado "cultura corporal". Considerando os fundamentos dessa abordagem teórico-metodológica, a definição dos conteúdos de ensino deve ser norteada, fundamentalmente, em função:

  • A.

    do interesse da maioria da turma, para despertar maior motivação para a aprendizagem

  • B.

    da competência didático-pedagógica do professor, para garantir a eficácia do ensino

  • C.

    do estágio de desenvolvimento motor dos alunos, para assegurar a aprendizagem das habilidades motoras

  • D.

    da popularidade dos temas da cultura corporal junto a comunidade escolar, para reforçar a identidade comunitária

  • E.

    dos diferentes temas da cultura corporal, para possibilitar a vivência e a reflexão acerca do seu significado, sentido e fatores determinantes

Os intelectuais e políticos identificados com o pensamento higienista atribuíram à Educação Física brasileira uma importante missão educativa que era a de:

  • A.

    fomentar o interesse permanente pela prática recreativa das atividades físico-esportivas

  • B.

    educar a juventude por meio de atividades lúdico-esportivas para a ocupação das horas de ócio

  • C.

    trabalhar as atividades físicas na perspectiva da formação de corpos harmoniosos, saudáveis e robustos

  • D.

    desenvolver, por meio da prática de atividades físico-esportivas, um caráter altruísta, participativo e solidário

  • E.

    formar uma consciência crítica em relação aos fatores determinantes das normas e valores competitivos que impregnam o esporte

O objetivo e o resultado do movimento, assim como o plano motor e a maneira pela qual o movimento foi realmente executado são informações essenciais sobre o desenvolvimento da aprendizagem motora para a seguinte intervenção didática:

  • A.

    feedback

  • B.

    demonstração

  • C.

    variação da situação estímulo

  • D.

    transferência de aprendizagem

  • E.

    capacidade de ilustrar com exemplos

As abordagens pedagógicas da Educação Física denominadas de "Desenvolvimentista" e de "Construtivista-interacionista" têm como principais defensores, respectivamente, os professores Go Tani e João Batista Freire. De comum, elas se apoiam nas teorias do desenvolvimento humano. No entanto, a abordagem pedagógica "Construtivista-interacionista" diferencia-se da abordagem pedagógica "Desenvolvimentista", pois não se fundamenta nas teorias:

  • A.

    do desenvolvimento e da aprendizagem motora e não acredita na existência de padrões e esquemas motores

  • B.

    da aprendizagem motora e não acredita na existência de "padrões de movimento humano

  • C.

    do desenvolvimento cognitivo e não acredita na existência de "padrões de movimento humano"

  • D.

    da aprendizagem motora e não acredita na existência de "esquemas motores"

  • E.

    do desenvolvimento cognitivo e não acredita na existência de "esquemas motores"

O discurso "higienista" foi o que influenciou as propostas e as práticas pedagógicas quando da introdução oficial da Educação Física na escola brasileira. Considerando essa concepção pedagógica, qual foi o conhecimento de ensino-aprendizagem definido como obrigatório para alunos de ambos os sexos?

  • A.

    dança

  • B.

    esporte

  • C.

    ginástica

  • D.

    jogos populares

  • E.

    estruturas psicomotoras de base

Na perspectiva da abordagem crítico-superadora, desenvolvida pelo Coletivo de Autores, a Educação Física curricular é concebida como:

  • A.

    experiência pedagógica que tematiza as diferentes práticas corporais

  • B.

    educação por meio de práticas corporais

  • C.

    educação sobre o movimento humano

  • D.

    educação pelo movimento humano

  • E.

    prática do movimento humano

Circulam na sociedade inúmeras crenças. Vejamos o exemplo de uma delas que está associada à Educação Física e fortemente disseminada por meio da mídia: "conquistar um lugar ao sol pelo esforço próprio".

Segundo Ghiraldelli Jr., essa crença está associada a que tendência pedagógica da Educação Física brasileira?

  • A.

    higienista

  • B.

    militarista

  • C.

    pedagogicista

  • D.

    competitivista

  • E.

    popular

A abordagem pedagógica desenvolvimentista considera a premissa de que existe um período crítico de aprendizagem. Esse período está baseado na noção de que certos momentos revelam-se mais adequados para influenciar o comportamento e promover a aprendizagem, considerando que as capacidades mínimas necessárias para aprender determinadas habilidades estão presentes no indivíduo. Considerando esse pressuposto, o período crítico para a aprendizagem é determinado, fundamentalmente, pelo seguinte aspecto:

  • A.

    idade cronológica

  • B.

    calcificação das epífises ósseas

  • C.

    estado maturacional do sistema nervoso

  • D.

    processo de instrução da habilidade

  • E.

    motivação pela aprendizagem

Qual a abordagem pedagógica de Educação Física que desenvolveu seus fundamentos teórico-metodológicos identificados com os pressupostos e princípios do materialismo histórico-dialético?

  • A.

    crítico-superadora

  • B.

    crítico-emancipatória

  • C.

    parâmetros curriculares nacionais

  • D.

    psicomotricidade

  • E.

    recreacionista

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